terça-feira, 23 de junho de 2026

40 ANOS DOS FANTASMAS


Em Setembro vão se completar 40 anos de lançamento do seriado Os Fantasmas.
Então, comemorando o festejo de esmeralda desse desenho, vamos ver algumas curiosidades sobre ele?

👻Curiosidades gerais:
A aparência física dos heróis principais era aquela clássica dos anos 80: o Jake, como o líder do grupo, era o típico herói norte-americano loiro de olhos azuis e com o corpo em forma; o Eddie era o herói atrapalhado do grupo que era gordo, desengonçado e responsável pelas cenas de humor mais explícito do desenho.
Ao longo do seriado, vemos que o Líder Mau era parente de outras assombrações: ele era irmão da Líder Perversa e primo do Conde de la Grumpette e do Cavaleiro do Terror...
Isso indica que ele era membro de alguma espécie de nobreza de seres sobrenaturais de sangue azul.
O Presunto foi inspirado no C-3PO da franquia Star Wars (1977).
A Líder Perversa tinha 2 robôs do mesmo tipo que servem a ela e que eram amigos do Presunto.
Os únicos vilões secundários do seriado que pareciam ter residências próprias eram o Morcegoide e o Sir Transelote (respectivamente uma casa perto do QG Mal-Assombrado e um castelo perto de Camelot).
O episódio 34 dos fantasmas foi visivelmente inspirado no episódio 34 de He-Man e os Defensores do Universo (1983): lá, o Mentor foi transformado numa estátua de cristal pelo Esqueleto e um dragão, pra aceitar salvar ele, submeteu os heróis a uma prova, aceitando o bom comportamento deles como resultado no final; aqui, o Jake e o Eddie foram transformados em estátuas de pedra por um cavaleiro de pedra e um dragão, pra aceitar salvar eles, submeteu os heróis restantes a uma prova, aceitando o bom comportamento deles como resultado no final.
O Cavaleiro do Terror tinha a mesma aparência que o cavaleiro fantasma que tinha ajudado o Caçador a atacar os exterminadores no episódio 27.
No episódio 59, quando o Líder Mau transferiu o QG Mal-Assombrado pra dimensão da Terra, ele apareceu sobrevoando o Rio de Janeiro, com o Pão de Açúcar e o Morro da Urca ao fundo.

👻Goofs: 
O Líder Mau tinha poderes de teletransporte. Portanto, ele podia desaparecer de onde quisesse e reaparecer onde quisesse, certo?
Nesse caso, por que ele ficou preso dentro de uma mina por 100 anos?
Bom, de qualquer forma, no final do episódio 5, ele foi preso no mesmo lugar. E no episódio 6 ele apareceu solto, embora nunca seja explicado como ele fugiu dessa vez. Mas talvez ele tenha finalmente se lembrado de usar o poder de teletransporte.

O Cabeça Oca não tava presente na cena em que os outros fantasmas recrutados pelo Líder Mau se apresentaram no episódio 1. Mas ele apareceu no episódio 3 como se já fosse um desses fantasmas.

No episódio 8, os Irmãos Cariados se desmaterializaram porque comeram um desmaterializador. Mas no episódio 14, um dragão fantasma come um desmaterializador e nada aconteceu com ele.

No episódio 9, ficamos sabendo que o avô paterno do Jake era um emigrante de outro país que se tinha se mudado pros Estados Unidos quando eram jovem. Mas isso contradiz o episódio 17, quando ficamos sabendo que um bisavô do Jake já morava no Oeste dos Estados Unidos, onde era dono de uma mina de ouro.
Aliás, no episódio 56, vemos mais informações sobre o bisavô do Jake, ficando claro que ele tinha sido o xerife de uma cidade do Oeste na juventude.

No episódio 13, todos os fantasmas que serviam ao Líder Mau, menos o Caçador, traíram ele pra se juntar ao Grande Mau (que foi derrotado no mesmo episódio). Mas, nos episódios seguintes, o Líder Mau continua trabalhando com os mesmos fantasmas, que parecem ter voltado pro lado dele sem nenhum tipo de oposição.
Pra um vilão de personalidade tirânica, é meio estranho que ele tenha aceitado esses traidores de volta tão numa boa assim.

No episódio 25, quando os heróis entraram no Fantasmóvel pra viajar no tempo em 1986, a Madame Por Quê não apareceu embarcando no Fantasmóvel com eles. Mas quando eles chegaram ao século I a.C., ela apareceu no Fantasmóvel.

No episódio 37, os Exterminadores foram ao QG Mal Assombrado pra resgatar o Porcego, que tinha sido capturado pelo Líder Mau. E eles encontraram o Porcego lá dentro. Mas quando corriam de volta pro Fantasmóvel, o Porcego não apareceu fugindo junto com eles.
Quando eles já tavam a bordo do Fantasmóvel, o Porcego voltou a aparecer junto com eles.

No episódio 41, um grupo de criaturas da mesma espécie do Porcego apareceram dentro do vagão onde a Madame Por Quê morava. Mas no episódio 48, uma dessas criaturas chegou ao escritório dos exterminadores, se identificando como um primo do Porcego e dizendo que tinha ido lá pra visitar ele.
Embora já tivessem visto ele antes, os exterminadores reagiram com surpresa, como se não soubessem de quem se tratava.

No episódio 56, quando os exterminadores viajaram do século XX pro passado com o Fantasmóvel, a Jessica não apareceu no carro. Mas, quando eles chegaram ao passado, ela tava lá.

O episódio 57 foi lançado fora de ordem: no episódio 42, os heróis se lembraram de uma ocasião em que eles tinham ido resgatar 2 meninos no QG Mal-Assombrado. Mas essa história só seria mostrada no episódio 57.

Em alguns episódios em que exterminadores apareceram no espaço, eles tavam usando (relativamente) roupas de astronautas e o Fantasmóvel tava transformado num veículo espacial; em outros, eles tavam viajando pelo espaço como se tivessem voando dentro de uma atmosfera de ar respirável e o Fantasmóvel tava na forma voadora comum dele.

💥💥💥

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

HE-MAN




















OS FANTASMAS









Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

sexta-feira, 19 de junho de 2026

THIERRY LHERMITTE

O francês Thierry Lhermitte é um ator principalmente de comédias.
O único trabalho dele até hoje num filme de terror foi em 1997, quando ele interpretou o Dr. Thierry Pigot em Um Lobisomem Americano em Paris.
Mais informações sobre o Thierry? Lá vai:















Mais informações sobre Um Lobisomem Americano em Paris? Lá vai:


Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

segunda-feira, 15 de junho de 2026

LEONARDO NAM

O argentino Leonardo Nam é um ator mais de dramas e comédias. Mas uma quantidade mediana de produções de terror consta no currículo dele.
A estreia dele na área foi em Perfect (2018).
No ano seguinte, o Leonardo apareceu no seriado Monstro do Pântano.
Em 2020, ele foi visto em 1 episódio do seriado Room 104.
No ano seguinte, o Leonardo protagonizou O que Você Mais Teme?
Em 2022, Lobisomem na Noite contou com ele no elenco.
E em 2025, o Leonardo participou de Love is the Monster.
Mais informações sobre o ator? Lá vai:








Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

sexta-feira, 12 de junho de 2026

THIAGO FRAGOSO

O brasileiro Thiago Fragoso sempre foi um ator mais de novelas. E o único filme de terror em que ele apareceu até hoje foi Medusa (2021).
Outras produções em que ele apareceu e que eu indiquei aqui foram O Clone (2001), Toma Lá, Dá Cá (2007) e Babilônia (2015).
Mais informações sobre o Thiago? Lá vai:













Mais informações sobre Babilônia? Lá vai:


Mais informações sobre O Clone? Lá vai:


Mais informações sobre Toma Lá, Dá Cá? Lá vai:


Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

segunda-feira, 8 de junho de 2026

SEAN TEALE

O inglês Sean Teale é um ator mais de dramas.
O único filme de terror em que ele apareceu até hoje foi Resgate Mortal (2013).
Mais informações sobre o Sean? Lá vai:

















Mais informações sobre Resgate Mortal? Lá vai:


Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

sábado, 6 de junho de 2026

EDGAR VIVAR

O mexicano Edgar Vivar (aliás, ele tá no Brasil atualmente) é famoso em terras brasucas por ter interpretado o Sr. Barriga no seriado Chaves (1972).
Ele sempre foi um ator mais de dramas e comédias. Mas apareceu em alguns pouquíssimos filmes de terror.
A estreia do Edgar na área foi em 1984, na comédia de terror A Tia Frankenstein.
Em 2007, ele foi visto em O Orfanato.
Em 2014, o Edgar participou de Jogo Sinistro.
E em 2022, Antes que Amanezca contou com ele no elenco.
Mais informações sobre o Edgar? Lá vai:



Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

terça-feira, 2 de junho de 2026

BORDERLINES: INDIVÍDUOS QUE PODEM TRANSFORMAR A VIDA REAL NUMA HISTÓRIA DE TERROR


Quando se fala num tipo de pessoa que pode trazer o terror real pra vida de alguém, o que vem à mente da maioria das pessoas é um psicopata.
OK. Eu concordo. Mas esse não é o único problema a esse respeito.
Uma borderline pode trazer tanto caos pra sua vida pessoal quanto um psicopata traria. Ou até mais!
Afinal, a tendência do psicopata frequentemente é se afastar de você depois que ele já prejudicou você e viu que você já percebeu qual é a dele; quanto à borderline, a última coisa que ela pretende fazer é se afastar de você, mesmo depois que ela já prejudicou você e viu que você já percebeu isso.
Aliás, se você der uma olhada na população carcerária, você encontra uma quantidade de presos borderlines maior do que a de presos psicopatas.
Antes de seguir em frente, vamos lembrar que existem pessoas com personalidade borderline se esforçando pra aprender a se controlar e se submetendo a tratamentos psicológicos pra se tornar pessoas melhores.
Se eu me compadeço DESSAS borderlines? É claro que sim.
Mas, pelo que eu já vi nas minhas próprias experiências pessoais (acontecendo tanto comigo quanto com pessoas com quem eu já convivi), pelo menos metade delas não se enquadram nessa definição.
O que a gente vê com bastante frequência é uma borderline tendo outro tipo de postura:

“Sou descontrolada mesmo, sou histérica mesmo, sou louca mesmo e vocês vão ter que me engolir assim!!!”

Ela pode não falar exatamente com essas palavras, mas dá pra ver claramente que a mensagem que ela está passando é essa.
E frequentemente aparece uma 3ª pessoa botando panos quentes no comportamento da borderline, dizendo que você tem que ter paciência porque ela não tem culpa de ser assim e tal.
Bom, ela pode não ter culpa de ser assim. Mas você também não tem culpa de que ela seja assim. E o fato de que ela seja assim não é justificativa pra que ela saia por aí prejudicando outras pessoas.
E você não tem a obrigação de ser saco de pancadas de gente desequilibrada.
Então, se for esse tipo de borderline que você encontrou pelo caminho, o melhor que você tem a fazer é se afastar e, daí pra frente, evitar contato o máximo que você puder.
Talvez você pense:

“Ah, mas a fulana é minha amiga e foi diagnosticada com personalidade borderline e eu quero ajudar. Então, não posso evitar contato com ela.”

Bom, se você quer ajudar, o melhor que você pode fazer a incentivar ela a procurar ajuda psicológica. E se ela aceitar, ótimo. Mas se você sozinho quer chegar lá e fazer alguma coisa pra ajudar, lamento por você, mas não vai dar certo. Você só vai conseguir trazer um tormento pra sua vida.
Ou então, talvez você pense:

“Ah, mas eu tenho pena dela. Então, não tem como eu não me aproximar.”

Sabe qual é o itinerário disso pelo menos em metade das vezes? Primeiro, você se aproxima da borderline por pena; depois, você foge dela por medo. Termine de ler o post que você vai entender o que eu quero dizer.
Outra coisa que é preciso lembrar antes de seguir em frente é que, de acordo com a Psiquiatria e a Psicologia, existem níveis diferentes de personalidade borderline: grau severo, grau moderado e grau leve.
Então, se você conhece uma pessoa que foi diagnosticada com esse tipo de personalidade e que é bem mais calma do que estamos descrevendo aqui, não pense que o que está escrito aqui é mentira. Você apenas conhece uma borderline de grau leve.
Inclusive, existem psicólogos que, quando identificam que um paciente deles tem esse tipo de personalidade (principalmente quando é um caso de grau severo), se recusam a continuar tratando daquele paciente. Encaminham ele pra um colega, mas não dão continuidade ao tratamento.
E antes que pensem que eu estou tirando essas informações aqui do nada, quero dizer que basicamente essas mesmas informações podem ser encontradas nos textos e vídeos publicados pelo Psiquiatra Felipe Figueiredo e pela Psicanalista Janaína Campos. E evidentemente também há situações aqui que eu já vi pessoalmente.
Já falamos aqui no blog de 2 filmes que tinham vilãs com personalidade borderline: Louca Obsessão (1990) e Mulher Solteira Procura (1992).
Ambos os filmes mostram mulheres que se aproximam de outras pessoas passando uma imagem encantadora, acolhedora, doce, carinhosa e sempre disposta a ajudar. E conforme o tempo vai passando, elas vão se mostrando cada vez mais agressivas a cada situação em que a outra pessoa faz qualquer coisa banal que incomode elas.
Elas não revelam o lado negativo delas logo de cara e nem de uma hora pra outra. E na maioria dos casos da vida real é bem assim mesmo que o desenvolvimento de comportamento delas acontece.
É evidente que esses filmes procuraram exacerbar o problema, pra que o comportamento das personagens se enquadrasse no roteiro de filmes de suspense e terror. Mas tanto o comportamento da Annie...
...quanto o da Hedra...
...retratam o que a gente vê no padrão de comportamento borderline: ambas começam se apresentando como pessoas super amigáveis e, aos poucos, vão manifestando uma fúria descontrolada e produzindo os resultados práticos disso.
Em O Clone (2001), a gente viu o que parece ser uma representação mais realista desse tipo de pessoa: a Edna.
A obsessão dela em anular a própria vida e viver em função do que acontecia com o Augusto Albieri e em defender e justificar tudo o que ele fizesse, não importando se ele estivesse certo ou errado, é algo que a gente vê com frequência em muita gente que tem essa personalidade na vida real.
E sempre com a justificativa de que ela só está exagerando por amor. Porque, no entender dela, você não pode viver sem ela e ela não pode viver sem você. Então, se ela é culpada de alguma coisa, é só de amar demais. E como excesso de amor não pode ser considerado um erro...
Aliás, elas têm um vitimismo e coitadismo em fase extrema. Frequentemente, você vai ouvir a borderline fazendo um discurso mais ou menos assim:

“Eu sou uma infeliz! Eu sou uma desgraçada! Ninguém sofre mais do que eu no Mundo! Eu levo a vida mais miserável do Mundo!”

Mesmo que ela tenha sempre alguém do lado dela cuidando dela e fazendo as coisas que ela quer, ela vai dizer:

“Eu sou abandonada! Ninguém liga pra mim! Ninguém gosta de mim! Nunca gostaram!”

Muitas vezes, pra ela ter a oportunidade de se fazer de vítima, ela vai criar situações que façam você perder a paciência. Isso serve pra fazer você ter uma resposta negativa e ela, pegando carona na sua resposta, se vitimizar.
Por exemplo, ela vai perguntar uma coisa. Você vai responder. Uns 10 minutos depois, ela vai perguntar a mesma coisa. E você vai responder. Mais uns 10 minutos depois, ela vai perguntar a mesma coisa. E você já vai começar minimamente a estranhar, né? Mais uns 10 minutos depois, ela vai perguntar a mesma coisa. E você vai começar a perder a paciência e vai manifestar isso de alguma forma. E aí ela vai começar a se fazer de coitadinha:

“Ninguém tem paciência comigo! Ninguém gosta de mim! Vocês não imaginam o quanto eu sofro!”

Pode ser outra insignificância qualquer...
Se você está fritando um ovo, por exemplo (ou preparando qualquer outra comida que você prepara todo dia), não é raro ver a borderline do seu lado falando sem parar:

“Bota mais óleo... Agora você botou óleo demais... Você não tá mexendo direito... Cuidado... É mais rápido... Não é assim... É mais devagar... Assim vai entornar... Assim vai espirrar óleo... Vai grudar no fundo... Não é assim que se vira o ovo... Você não botou sal nenhum... Agora você botou sal demais... Você tá fazendo tudo errado...”

E se você está no trânsito dirigindo com uma borderline do lado, é bem possível que você escute algo assim sem parar:

“Cuidado com o carro da frente... Você tá indo muito rápido... Vai mais devagar... Agora você tá indo devagar demais... Olha a esquina... Olha o sinal... Você tá fazendo tudo errado... Ai, eu não gosto desse seu carro... Ai, da próxima vez, eu vou chamar um uber... Você não sabe dirigir... Nunca mais eu pego um carro com você...”

Isso tudo é pra quê? Pra fazer você perder a paciência e dar uma resposta grosseira. E assim, ela pode se fazer de vítima.
Se por esses exemplos você já achou que ela se mete demais nas coisas que você faz, tenho que lembrar que existem situações bem piores.
Se você encontra algum amigo ou conhecido e vai falar com ele mas tem uma borderline perto de você, dê adeus à conversa que você ia ter com ele...
O tal amigo ou conhecido pergunta a você:

“Você gostou quando aconteceu aquilo?”

Antes que você responda, a borderline passa a sua frente e responde:

“Gostou!”

Aí, a outra pessoa pergunta:

“Você acha que tem mais alguma coisa pra falar sobre aquele assunto?”

Antes que você responda, a borderline passa a sua frente e responde:

“Eu acho que tem!”

Suponho que já ficou claro que, se existe uma borderline andando junto com você com frequência, você acaba desistindo de fazer pelo menos algumas coisas que gostaria pra poder não se aborrecer. Mas a borderline sempre vai dar a entender que, desde que ela começou a conviver com você, ela nunca tentou impedir você de fazer nada.
Claro. Você sempre pôde fazer tudo o que você quisesse. Desde que ela ficasse do lado se metendo em tudo e dando palpites em tudo. Mas o tudo que eu quero dizer aí é TUDO!!!
Afinal, ela vai implicar com o tipo de cabelo que você usa, com o tipo de roupa que você usa, com o tipo de comida que você come, com o tipo de música que você escuta, com o tipo de filme que você vê... E sempre com exagero!
Ela vai querer decidir por você com quem você tem que fazer amizade e com quem você não pode fazer amizade, quem você tem que namorar e quem você não pode namorar...
Não estou dizendo que ela vai conseguir na prática controlar a sua vida a esse ponto. Mas sem dúvida que ela vai tentar. E todo dia!
A grande maioria delas também tem uma dificuldade gigante em lidar com opiniões divergentes.
Então, você tem a obrigação de concordar com 100% de tudo o que ela fala o tempo todo. Porque, se você concordou com a totalidade geral do que ela disse, mas discordou de algum detalhe, provavelmente ela vai ter um ataque de fúria por causa disso.
Isso causa situações bem complicadas. Porque se uma borderline vê um filme (ou qualquer outra coisa em geral), provavelmente, no dia, ela vai dizer que adorou o filme; no dia seguinte, ela vai dizer que odiou o filme; aí, no outro dia, ela vai voltar a dizer que adorou o filme...
E seja qual for a opinião que ela manifeste, ela não vai aceitar que você discorde. Se você discordar, ela vai ter um chilique. Com uma fúria completamente desproporcional a um detalhe tão pequeno.
Não é raro que, depois de situações assim, ela diga que nunca mais quer ver você na frente dela e se afaste de queixo empinado e batendo as tamancas. E no máximo uns 2 ou 3 dias depois, ela está desesperada, querendo voltar pra perto de você.
Outra situação que você vai encontrar com frequência é o mau humor súbito por causa de coisas que ela diz que você fez e você não fez.
Se você está numa roda de amigos junto com a borderline, de repente, sem explicação, ela se cala e fica com cara de bode.
Todo mundo começa a estranhar aquilo, até que você chega pra ela e pergunta o que houve. E ela responde, ainda de cara fechada:

“Depois da patada que você me deu agora, você quer que eu fique como?”

Aí, fica todo mundo se olhando sem entender o que aconteceu, porque ninguém ali deu “patada” nenhuma nela. E quando você insiste pra entender o que está acontecendo, ela simplesmente se recusa a explicar: ela acha que você é que tem que entender.
E se você vai a algum lugar pra resolver um problema, não consegue resolver por algum motivo e depois conta isso à borderline, ela vai dizer que você é que não entendeu a situação que aconteceu ali na hora. Por isso, você não conseguiu resolver o problema. Mas, se ela estivesse lá com você, ela teria resolvido.
É que, na cabeça dela, você depende inteiramente dela e você precisa dela pra tudo. Então, se ela não estiver do seu lado em algum momento, inevitavelmente alguma coisa muito ruim vai acontecer com você.
Inclusive, se você mora com a borderline, em algum momento, ao voltar pra casa, você vai chegar tranquilamente, no horário em que você sempre chega, e vai encontrar a borderline gritando, chorando e deixando as outras pessoas da casa loucas, dizendo que ela sentiu que aconteceu alguma coisa com você, por isso que você está “demorando tanto a chegar”!
E uma situação que acontece muito quando a borderline é mais velha do que você:
Ela tem certeza absoluta de que vai morrer antes de você e, ao mesmo tempo, ela tem certeza absoluta de que você não vai ter condições de sobreviver sem ela.
Não é raro que a borderline fale frases do tipo:

“Quando eu morrer, você vai chorar lágrimas de sangue!!! Aí é que você vai me dar o devido valor!!!”

Assim, ela enfia na cabeça dela que ela tem que aproximar você de uma pessoa mais jovem e da confiança dela, pra que essa pessoa fique cuidando de você depois que ela tiver morrido.
Então, ela vai ficar desde já tentando compulsivamente forçar a sua convivência com essa pessoa.
E se você não gostar dessa pessoa ou simplesmente não tiver interesse em se aproximar dessa pessoa, a borderline vai responder a isso com ataques de fúria ou com mau humor em fase extrema dirigido a você.
Por outro lado, mesmo que ela tenha conseguido forçar você a conviver com aquela pessoa, nunca vai ser o suficiente: ela sempre vai cobrar mais aproximação do que aquilo.
Muito provavelmente, ela vai se ‘justificar’ dizendo que ela só trata você assim por carinho, cuidado e preocupação com você. E ainda achando uma ingratidão total da sua parte você não dar valor a isso.
Outra situação que ocorre com bastante frequência: a borderline fala um absurdo completamente inadmissível; algum tempo depois, quando você lembra a ela que ela falou aquilo, ela olha pra você com cara de espanto e responde:

“Que é isso?! Eu nunca diria uma coisa dessas!!! Sou incapaz de dizer uma coisa assim!!!”

Ela tem a cara de pau de dar essa resposta mesmo que ela tenha falado o tal absurdo na frente de 50 testemunhas.
Se ela não tiver como negar que falou aquilo (se você tiver gravado o que aconteceu, por exemplo), possivelmente você vai ouvir algo mais ou menos assim, em tom choroso:

“Vocês não me entendem... É que eu sou nervosa, então eu acabo falando coisas que eu não quero... Eu sou uma infeliz! A minha vida é uma merda!!! A minha vida é uma desgraça!!!”

Ou então:

“Eu só falo essas coisas porque o fulano me provoca.”

O fulano que ela mencionou muitas vezes nem estava presente na ocasião. Ou até estava, mas nem estava prestando atenção nela (menos ainda provocando ela).
Aí, se você não aguenta mais as situações que eu descrevi acima e decide se afastar da borderline (quase sempre chega a um ponto em que até as pessoas que no início tinham mais paciência com ela agora já não aguentam mais!), ela não aceita isso de jeito nenhum, ameaça se matar, ameaça matar você...
Se você simplesmente repetir em público as coisas que a borderline falou nessa ocasião, com certeza vai aparecer alguém querendo prender ela.
Quanto ao que ela vai fazer na prática, não é impossível que ela tente invadir a portaria do seu prédio fazendo um escândalo e querendo que você aceite ela de volta, que ela vá a lugares públicos onde sabe que vai encontrar você e faça um escândalo ali na frente de todo mundo querendo que você aceite ela de volta ou que ela destrua alguma coisa importante pra você (o seu carro, por exemplo) porque você não quer aceitar ela de volta.
Ou, no mínimo, ela vai ficar todo dia telefonando várias vezes pra você, mandando vários whatsapps pra você, mandando vários e-mails pra você e tudo mais que se pareça com isso, querendo que você aceite ela de volta.
Em 2024, foi lançada uma série chamada Bebê Rena que retrata de forma bem realista uma situação assim.
É por isso que você tem que evitar contato com esse tipo de pessoa logo de cara. Se você só deixar pra começar a se afastar dela depois que ela a tiver conseguido se aproximar de você... Aí eu lamento por você. E muito!
Mas se é tão ruim assim conviver com uma borderline, por que tem gente que convive?
Bom, em 1º lugar, muitas vezes você não escolhe conviver com alguém assim: você pode ter uma borderline na sua família ou sendo amiga próxima de alguém com quem você convive com frequência. Aí fica meio impraticável não ter contato nenhum com essa pessoa. Você vai, no mínimo do mínimo, ver ela de vez em quando.
Em 2º lugar, existem pessoas que têm o terrível defeito de querer ser agradadas o tempo todo. E essas caem facilmente na aproximação de uma borderline.
Acontece que, na época em que ela começa a se aproximar de você, ela vai se mostrar super simpática e super prestativa. Em momento nenhum ela vai parecer uma pessoa desagradável.
Nessa fase, ela vai concordar com tudo o que você fala, vai achar lindo tudo o que você faz, vai fazer o tempo todo coisas que ela sabe que vão agradar você...
Porque é a fase em que ela está tentando entrar na sua vida pessoal e está tentando levar você pra dentro da vida pessoal dela (a obsessão de mais de 95% das borderlines é entrar na vida pessoal de alguém e levar esse alguém pra vida pessoal delas da forma mais extrema que elas puderem). E se você cometer o erro de cair nesse canto da sereia, já era.
Passada essa fase (que dura mais ou menos uns 2 meses), depois que ela já tiver conseguido estabelecer um vínculo pessoal com você, aí ela vai começar a achar que você tem a obrigação de segurar o vitimismo dela e vai entrar na paranoia de achar que você pode se afastar dela a qualquer momento. E em consequência disso, ela vai passar a ter os comportamentos que eu disse mais acima.
Engraçado que, quando você tenta alertar as pessoas sobre todos esses problemas que podem acontecer ao permitir que uma borderline entre na sua vida pessoal, começam a aparecer borderlines dizendo coisas do tipo:

“Coitado. Ele deve ter se traumatizado com alguma ex que era border e aí fica falando essas irresponsabilidades. Que desserviço!”

“Você tem é inveja de nós porque você não sabe amar da forma como nós sabemos!”

“Ai! Por isso que eu só gosto de ver os vídeos da Dra. Ana. Ela só fala coisas tão lindas sobre nós o tempo todo...”

Já sei que alguém que tem personalidade borderline de grau leve, ao ler esse texto, vai dizer:

“Eu não sou assim!”

Mas eu não estou dizendo que VOCÊ individualmente e pessoalmente é assim. Até porque, se você é de grau leve e procura tratamento com um psiquiatra sério (e não com um psiquiatra que fica romantizando esse tipo de personalidade), certamente que você não toma nem a 3ª parte das atitudes que eu descrevi acima.

👹👹👹

Outras vezes em que o blog a falou sobre...

LOUCA OBSESSÃO




MULHER SOLTEIRA PROCURA


O CLONE





Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

sábado, 30 de maio de 2026

RINGO STARR

Um dos personagens principais da História da Música na 2ª metade do século XX, o inglês Ringo Starr é lembrado principalmente por ter sido um dos Beatles, atuando principalmente como baterista. Mas, ao lado da luminosa carreira musical, ele também tem uma carreira como ator, embora muito mais modesta.
Ali ele chegou a participar de raríssimas produções de terror.
Em 1973, o Ringo foi ator e produtor da comédia de terror O Filho de Drácula.
E em 1998, ele interpretou uma múmia em 1 episódio de Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.
Mais informações sobre o Ringo? Lá vai:








Isso foi tudo por esse mês! Até Junho!😄

terça-feira, 26 de maio de 2026

COMANDO ASSASSINO / INSTINTO FATAL

títulos originais: Ella / Monkey Shines
títulos brasileiros: Comando Assassino / Instinto Fatal
ano de lançamento: 1988
país: Estados Unidos
elenco principal: Jason Beghe, John Pankow, Kate McNeill
direção: George A. Romero
roteiro: Michael Stewart (autor do texto original) e George A. Romero

O atleta Allan fica tetraplégico depois de ser atropelado.
Assim que recebe alta do hospital e volta pra casa, ele é abandonado pela namorada (que ele descobre que começou a trair ele com o médico que cuidava dele enquanto ele se encontrava inconsciente) e passa a ter que conviver com uma enfermeira que trabalha pra ele com toda a má vontade do Mundo.
Tentando alegrar o Allan e tornar a vida dele menos difícil, o melhor amigo dele, um cientista chamado Geoffrey, um dia chega na casa dele com uma macaca treinada, pra fazer companhia a ele.
Apesar de se surpreender com a situação, o Allan simpatiza com a macaca, chamada Ella, que também demonstra gostar dele. E tudo vai bem a princípio.
O que ninguém sabe é que o Geoffrey tinha submetido a Ella a um procedimento experimental, injetando nela células de um cérebro humano! E isso aumentou grandemente a capacidade de raciocínio da macaca e permitiu que ela entrasse num tipo de contato telepático com o Allan.
Em consequência, ela se sente bem à vontade pra prejudicar (ou mesmo matar!) qualquer pessoa que irrite ele de alguma forma.

Temos aqui um filme inspirado no livro Monkey Shines (1983), do inglês Michael Stewart. E recebeu esse mesmo título quando foi lançado nos Estados Unidos, embora também tenha sido lançado em VHS como Ella.
No Brasil, também recebeu 2 títulos: foi lançado na televisão como Instinto Fatal e depois foi lançado em VHS como Comando Assassino.
O filme é desnecessariamente longo (113 minutos): dava pra cortar uns 20 minutos numa boa. E aposta mais no suspense do que no terror. E na 1ª meia hora, se foca muito na tristeza do protagonista devido à situação em que ele se encontra, parecendo mais um drama do que um filme de terror.
Outra coisa que ficou meio estranha foi o Allan continuar fortão e em forma, mesmo depois de meses preso a uma cadeira de rodas, só tendo ainda a cabeça móvel.
Mas, descontando isso, Instinto Fatal é um bom filme. Mostra o que se propõe a mostrar.
Só não veja se você tiver procurando uma produção com cenas de ação o tempo todo em que o monstro é retratado como uma máquina de matar.
Um final alternativo, que não foi ao ar na época, mostra o chefe do Geoffrey pegando algumas substâncias que tinha roubado dele e se preparando pra dar continuidade às experiências dele com outros macacos.
Essa cena foi cortada porque os produtores exigiram que a história se encerrasse com um final feliz.
Mais informações sobre Instinto Fatal? Lá vai:


Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉

sábado, 23 de maio de 2026

VINCENT CASSEL

O francês Vincent Cassel é um ator mais de dramas e comédias. E foram poucos os filmes de terror em que ele apareceu até hoje.
A estreia dele na área foi em 2001, O Pacto dos Lobos.
Em 2006, o Vincent protagonizou e produziu Satã.
Em 2015, ele apareceu em O Conto dos Contos.
Em 2020, o Vincent foi visto em Ameaça Profunda.
E em 2024, O Senhor dos Mortos contou com ele no elenco.
Mais informações sobre o Vincent? Lá vai:











Mais informações sobre Ameaça Profunda? Lá vai:


Foi bom você ter passado por aqui. Até a próxima!😉