quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

THOM MATHEWS

O californiano Thom Mathews começou a carreira de ator no início dos anos 80, parou em 2001 pra se dedicar a empresariar uma companhia de construção e decidiu retomar em 2017.
Apelidado de “Paul Newman dos filmes de terror”, devido à semelhança que ele tinha com esse ator nos anos 80 e à grande quantidade de produções de terror das quais ele já participou durante a carreira, a estreia dele na área foi em 1985, na comédia de terror A Volta dos Mortos Vivos. E vale lembrar que, em 1988, ele também apareceria na continuação desse filme: A Volta dos Mortos Vivos – parte 2. Mas dessa vez interpretando outro personagem.
Ainda em 1986, o Thom interpretou pela 1ª vez sem dúvida o personagem mais marcante dele entre os fãs de filmes de terror, participando do 6º filme da série Sexta-Feira 13, lançada em 1980.
Se trata do jovem Tommy Jarvis, o único herói fixo (propriamente dito) do ciclo de histórias de terror do Jason Voorhees.
Esse personagem apareceu pela 1ª vez no 4ª filme da franquia (1984). Ali, ele tinha 12 anos de idade e foi interpretado pelo ator Corey Feldman.
O Tommy apareceu no 5º filme da franquia (1985). Só que ali ele tinha 20 anos. E por motivos óbvios, teve que ser interpretado por um ator mais velho. Função que coube ao John Shepherd.
Mas, no ano seguinte, quando fizeram a continuação desse filme, o John se recusou a participar, alegando que tinha se convertido a uma igreja que proíbe que os fiéis trabalhem em filmes de terror. Enfim, ele encontrou lá um Silas Malafaia da vida que convenceu ele a fazer só o que a igreja dele manda.
Não havia como tirar o Tommy dessa continuação. Ele era um personagem super indispensável no filme. Assim, o diretor Tom McLoughlin resolveu o problema de uma forma bastante simples: bastava chamar um ator com o mesmo tipo físico do John pra interpretar o personagem e fazer a história avançar 5 anos pra dar a entender que o personagem tinha mudado de cara.
E esse ator foi o Thom, que interpretou o Tommy com 25 anos.
Mas, apesar da entrada triunfal do personagem, que prometia ser o arqui-inimigo do Jason dali pra frente, ele nunca mais voltou a ser visto na franquia original!
Embora na linha de tempo dos anos 80 o duelo entre o Jason e o Tommy tenha terminado tão repentinamente quanto quando tinha começado, isso não significa que o personagem sumiu pra sempre: ele reapareceu em outras versões da história, desligadas da franquia dos anos 80, novamente sendo interpretado pelo Thom...
Em 2017, ele voltou a interpretar o Tommy em Never Hike Alone.
Em 2020, novamente o Thom voltou a interpretar o Tommy quando protagonizou e produziu Never Hike Alone: The Ghost Cut - A ‘Friday the 13th’ Fan Film Anthology e Never Hike in the Snow.
Em 2022, mais uma vez o Thom voltou a interpretar o Tommy em Friday the 13th Vengeance 2: Bloodlines. E no mesmo ano, ele não participou como ator, mas produziu My Special Boy, outro filme sobre o Jason desligado da versão dos anos 80.
E agora em 2023, ele voltou a interpretar o Tommy em Never Hike Alone 2.
Vale lembrar que, ainda em 2013, o Thom participou do documentário Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th, sobre os filmes do Jason.
Bom, agora saindo do universo de Sexta-Feira 13, em 1990, o Thom apareceu em Midnight Cabaret.
Em 2001, ele foi visto no curta-metragem de terror The Vampire Hunters Club.
Em 2006, o seriado Without Your Head contou com o Thom no elenco.
Em 2019, ele participou de Killer Therapy.
No ano seguinte, o Thom apareceu no curta-metragem de terror Saint-Free: Code Black.
E em 2022, ele protagonizou Final Summer.
Mais informações sobre o Thom? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre a franquia Sexta-Feira 13 e os 3 longas que seguiram ela.
Até a próxima!

Nenhum comentário: