domingo, 19 de abril de 2020

O FANTÁSTICO JASPION

título original: Kyoju Tokuso Jasupion
título brasileiro: O Fantástico Jaspion
ano de lançamento: 1985
país: Japão
elenco principal: Junichi Haruta, Kiyomi Tsukada, Seiki Kurosaki (creditado aqui como Hikaru Kurosaki)
direção: Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Shozo Uehara

Em 1985 foram lançados os 2 seriados japoneses de aventura considerados no Brasil os maiores clássicos recentes vindos de terras nipônicas: Esquadrão Relâmpago Changeman e O Fantástico Jaspion.
Ambos foram lançados na TV aberta do Brasil ao mesmo tempo pela extinta Rede Manchete, em 1988. E conquistaram um verdadeiro exército de fãs no Brasil.
Uma grande parte dos brasileiros que foram crianças ou adolescentes na virada dos anos 80 pros 90 até hoje se referem ao Japão como “a terra do Jaspion”.rsrs
Bom, o herói em questão foi o 1º metal hero a aparecer nas telinhas brasucas, encarando monstros gigantes ao pilotar seu robô, o Gigante Guerreiro Daileon. Além de também destruir um monte de vilões espaciais de tamanho humano com o golpe mortal de sua espada laser, o Cosmic Laser. Ou seja, pra época, foi uma grande novidade no Brasil.
Vale lembrar que Jaspion se aproveitou de uma série de temas mostrados pela série cinematográfica Guerra Nas Estrelas, lançada em 1977. E o próprio vilão principal do seriado, chamado Satan Goss, teve a aparência claramente inspirada no Darth Vader, vestindo uma armadura preta e empunhando uma espada laser vermelha (mas só o aspecto é parecido: os 2 personagens têm histórias de vida completamente diferentes).
Pouco depois do lançamento de Jaspion, quando a Manchete lançou Lion-Man (1972), os tradutores brasileiros deram ao vilão desse outro seriado o nome de Satan Goss, numa tentativa de chamar a atenção do público pra Lion-Man, pegando carona na fama que Jaspion tinha naquela época.
Esse aqui também foi o 1º metal hero voltado pra um público infantil-adolescente a não seguir o estilo ‘continuação’, ao contrário dos seus 3 antecessores Space Cop (1982); Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); e Shaider, o Detetive do Espaço (1984).
Bom, Machineman (1984) também não seguiu o estilo ‘continuação’. Contudo, como eu já expliquei anteriormente, ele faz parte da mesma categoria dos metal heroes, mas não da mesma franquia.
O roteiro de Jaspion foi vagamente inspirado em conceitos bíblicos:

Um dia, o Deus Criador do Universo revela ao seu profeta Ejin que um demônio chamado Satan Goss vai despertar e enfurecer os monstros de diferentes planetas pra exterminar a galáxia. E pra evitar isso, através do Ejin, o Deus Criador (que nunca aparece, mas só manifesta a vontade dele através de fenômenos e de escrituras deixadas na Bíblia Galáctica) escolhe um rapaz pra lutar contra o demônio: o Jaspion.
E mais tarde, através de fachos de luz, o Deus Criador aponta as 6 pessoas que ele quer que ajudem o Jaspion nessa missão (5 crianças e 1 bebê), dando ao herói o trabalho de se reunir com elas pra destruir o Satan Goss.

Nesse seriado também temos um dos casos mais clássicos de um vilão secundário que passou a frente do vilão principal. Porque, hierarquicamente, o vilão principal é o Satan Goss. Mas, em 90% das situações, quem comanda o time do mal na prática é o filho dele, chamado MacGaren.
É quase o mesmo tipo de situação que a gente vê em She-Ra (1985) entre o Soberano da Horda e o Hordak, né?
A história começa com o herói principal bastante cômico e até meio irresponsável, o que dá um clima bastante humorístico aos primeiros capítulos. E a coisa vai ficando mais séria conforme o seriado vai avançando. Mas acho que isso foi proposital, pra mostrar o amadurecimento do personagem ao longo da história.
Ele foi criado pelo Ejin, que parece uma versão mais nova do Asu dos Vingadores do Espaço (1966).rsrs
E vamos lembrar que Jaspion traz no elenco os atores Hiroshi Watari e Junichi Haruta, que apareceram em vários outros seriados de aventura da época, como Denshi Sentai Denziman (1980); Taiyo Sentai San Barukan (1981); Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982); Space Cop; Sharivan; e vários outros que vieram depois de Jaspion (também vamos falar sobre eles aqui: podem esperar!).
O ator Seiki Kurosaki, que na época respondia pelo nome de Hikaru Kurosaki, deu vida ao personagem-título. Mas ele já tinha sido visto antes em 2 capítulos de Chodenshi Bioman (1984). E uma curiosidade: na mesma época, ele começou a namorar a hoje falecida atriz Yoko Asuka, que interpretava a vilã Fara, com quem ele se casaria não muito tempo depois (ambos acabaram deixando a carreira artística e foram trabalhar como professores de mergulho).
A atriz Kiyomi Tsukada, que aqui interpretou a androide Anri, a assistente do Jaspion, já tinha interpretado a fotógrafa Gunko em Machineman e também já tinha feito uma participação simples em 1 capítulo de Shaider.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o Satan Goss, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em San Barukan e Mau Saíke em Sharivan. E ao mesmo tempo tava interpretando o Gyodai em Changeman.
O ator Noboru Nakaya, que aqui interpretou o Ejin, já tinha interpretado o Professor Hongo em Goggle Five.
A atriz Yukie Kagawa, que aqui interpretou a feiticeira Kilmaza, já tinha interpretado a vilã Amazon Kira em San Barukan.
O ator Toshimichi Takahashi, que aqui interpretou o vilão Iki, já tinha interpretado o herói Keiso em Sharivan e o General Des-Killer em Goggle Five, além de ter feito algumas figurações em Denziman e San Barukan.
O ator Daigaku Sekine, que aqui interpretou o vilão Zampa, já tinha feito participações simples em Denziman e Space Cop.
A atriz Hizuru Uratani, que aqui interpretou a vidente do Planeta Melon que revelou a existência do Pássaro Dourado, já tinha aparecido em Denziman numa participação simples.
O ator Eichi Kikuchi, que aqui interpretou o vilão Gasami 1, já tinha interpretado o disfarce humano de um robô guerreiro em Machineman e o Professor Igana em Goggle Five, além de já ter interpretado alguns monstros dos Vingadores do Espaço, Spectreman (1971) e  Lion-Man.
O ator Satoshi Kurihara, que aqui interpretou o Shogun Yoritomo Minamoto, já tinha interpretado o General Gailer em Sharivan e também já tinha feito algumas figurações em Denziman, Goggle Five e Space Cop.
A atriz Waka Satomi, que aqui interpretou a feiticeira Titânia, já tinha aparecido numa foto em Bioman como a mãe do Shuichi e também já tinha feito figurações em Denziman, San Barukan e Shaider.
O ator Ryusuke Sakizu, que aqui interpretou o androide Zaú, guarda-costas do mafioso Silke, já tinha feito uma participação simples em Shaider.
O ator Masaya Nihei, que interpretou o herói Ide em Ultraman (1966), fez uma participação especial em 1 episódio aqui.
E o hoje falecido ator Ko Ikeda, que aqui interpretou o feiticeiro Chip, seguidor da Kilza, já tinha feito uma participação simples em Sharivan.
Pra encerrar, vale lembrar a maior de todas as curiosidades que aconteceram no Brasil envolvendo Jaspion e Changeman: devido à epidemia do coronavírus, que resultou na falta de programação nova da Bandeirantes, a emissora adquiriu os direitos de transmissão desses seriados e tá exibindo eles aos domingos de manhã!!!
Voltar a ver seriados dos anos 80 sendo exibidos na TV aberta do Brasil já é algo completamente surpreendente. Mas Jaspion e Changeman já tavam fora do ar no Brasil, se não me engano, desde os anos 90!
Depois dessa eu acredito até em muçulmano valorizando a democracia!
Mais informações sobre Jaspion? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha posts sobre Bioman, Changeman, Denziman, Goggle Five, Lion-Man, Machineman, Os Vingadores do Espaço, San Barukan, Shaider, Sharivan, She-Ra, Space Cop, Spectreman e Ultraman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: