sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ARI LEHMAN

Jason Voorhees deve ser um nome pelo menos já ouvido por no mínimo 99% dos fãs de filmes de terror. Mesmo entre aqueles que não são fãs de slashers.
O vilão principal da série cinematográfica Sexta-Feira 13 já apareceu em nada menos que 12 filmes entre 1980 e 2009 (sem falar nas versões não-oficiais da história que a gente vê por aí, né?rs).
Curiosamente, o Jason foi interpretado quase por um ator diferente em cada filme. Ou até por mais de um no mesmo filme. Mas quem deu vida ao personagem na 1ª vez de todas em que ele apareceu nas telonas, ainda no filme original de 1980, foi o nova-iorquino Ari Lehman.
Embora o Jason só apareça pessoalmente a partir de Sexta-Feira 13 – parte 2 (1981), ele já pode ser visto em 2 cenas muito rápidas do 1º filme (apesar de que ambas as cenas são simplesmente alucinações de outras personagens): na 1ª cena, a mãe dele enxerga imagens dele se afogando no lago da colônia de férias de Crystal Lake, enquanto ela começa a ter um surto de esquizofrenia; na 2ª, a zeladora Alice tem um pesadelo que resulta na famosa cena do barco no final do filme.
Em ambas as cenas, o Jason aparece ainda criança. E também em ambas, ele foi interpretado pelo Ari, que na época tinha 15 anos.
Embora somando o tempo total das 2 cenas em que o Ari aparece não se obtenha nem 1 minuto de duração e embora ele nunca mais tenha aparecido em nenhum outro filme da série depois disso, ele é lembrado até hoje pelos fãs da franquia como o “1º Jason”.
His Name Was Jason: 30 Years of Friday the 13th (2009), Crystal Lake Memories: House of Forbidden Secrets, The Complete History of Friday the 13th (ambos de 2013), Friday the 13th: A Film by John C. Gritton (2014) e Friday The 13th: Leah (2019) são outras produções ligadas ao Jason de que o Ari também já participou. Mas não fazem parte da franquia original.
Ele também gravou o tema musical de um filme de terror chamado 13: Fanboy, também inspirado na franquia Sexta-Feira 13, mas que ainda não foi lançado.
E vamos lembrar que o Ari também participou de várias outras produções de terror que não têm nada a ver com o Jason.
Em 2004, ele apareceu em 1 capítulo do seriado de terror The 100 Scariest Movie Moments.
Em 2006, o Ari foi ator e produtor do filme ThanXgiving.
No ano seguinte, ele foi visto em Blood Bath: Blood Wrestling Volume I e The Horror Convention Massacre.
Em 2008, o Ari teve em Hell-Ephone.
No ano seguinte, ele participou de Terror Overload.
Em 2010, o Ari apareceu em Night on Has Been Mountain.
No ano seguinte, ele trabalhou como ator do filme The Girl, além de gravar o tema musical do filme.
Em 2012, o Ari gravou o tema musical da comédia de terror Supernaturalz: Weird, Creepy & Random.
No ano seguinte, ele foi visto em Midnight Matinee Psycho.
Em 2014, o Ari teve em Cheerleader Camp: To the Death, Deathwoods e Easter Sunday.
No ano seguinte, ele participou de 1 capítulo do seriado de terror Nature e também do filme Bite School. E também gravou o tema musical do filme Terror Telly: Chopping Channels.
Em 2016, o Ari protagonizou Scarred. E também apareceu em Blanket Fort: Vada Gets Toxic, Camp Killer, Pi Day Die Day, Terror Tales e The Barn.
No ano seguinte, ele protagonizou o filme Leaf Blower Massacre 2. E também foi visto em Rock, Paper, Scissors e em Silk Scream.
Agora em 2019, o Ari teve em Clown Motel: Spirits e em The Lurker.
Ele também tá gravando 2 novos filmes de terror, previstos pra estrear em 2020: The Barn part II e The Black Book.
Mais informações sobre o Ari? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13 e Sexta-Feira 13 – parte 2.
Até a próxima!

Nenhum comentário: