sábado, 5 de junho de 2021

MAHAKAAL

título original: Mahakaal
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1993
país: Índia
elenco principal: Archana Pooran Singh, Dinesh Kaushik, Karan Shah
direção: Shyam Ramsay e Tulsi Ramsay
roteiro: Wes Craven (autor do texto original), Kafil Azar, Sayed Sultan e Y. V. Tyagi

A Hora do Pesadelo (1984) foi um dos maiores clássicos entre os filmes de terror nos anos 80. E querendo pegar carona na fama dele, os hoje já falecidos irmãos Shyam e Tulsi Ramsay (a nata do Cinema de Terror Indiano dos anos 80 e 90), lançaram Mahakaal.
Até a metade do filme, vemos pouco mais do que imitações das cenas da Hora do Pesadelo. Até a posição dos atores em cena e os movimentos que eles fazem aqui são quase iguais ao que a gente vê no filme de 1984. Se fosse um pouquinho mais parecido, já poderia ser considerado um remake.
Só a 2ª metade de Mahakaal é que tem uma história diferente da Hora do Pesadelo.
Mesmo assim, quando o filme já tá se aproximando do final, vemos que o personagem Randhir tem um fim bem parecido com a morte do personagem Joey em A Hora do Pesadelo 4 – o Mestre dos Sonhos (1988).
Quanto ao roteiro:

Nos anos 80, um perverso encantador de serpentes chamado Shakaal começou a raptar crianças, que ele sacrificava em rituais de magia negra, pretendendo assim aumentar os poderes dele.
A polícia teve a ponto de prender ele várias vezes. Mas ele sempre usava as magias dele pra fugir. E também não era fácil enfrentar esse bandido numa luta física, pois ele usava uma luva com navalhas nas pontas dos dedos na mão direita.
Em 1986, um policial que teve a filha morta pelo Shakaal deu uma surra nele com uma tocha acesa e prendeu ele dentro de um caixão, que ele enterrou depois.
O mago sobreviveu, usando uma espécie de feitiço chamado mahakhaal. Mas essa magia faz com que os poderes dele mudem de tempos em tempos: às vezes ele consegue provocar pesadelos nas pessoas, outras vezes ele consegue hipnotizar as pessoas, outras vezes ele produz explosões de fogo ao redor das pessoas...
Apesar disso, ele não é imortal: se alguém der uma surra nele com vários e vários e vários golpes mortais, ele vai perdendo a força até morrer. Mas alguém vai conseguir fazer isso sem ser morto também?

Embora A Hora do Pesadelo não seja um slasher, Mahakaal acabou adquirindo mais características de slasher do que o filme no qual foi inspirado. Afinal, mostra um cara deformado vivo (e não uma assombração) perseguindo e matando um grupo de jovens.
Uma coisa que eu achei mal aproveitada aqui foram as serpentes: o vilão é um encantador de serpentes, mas ele só usa elas em 2 cenas pra atacar os heróis. No mais, ele se resume a ser um Freddy Krueger genérico, que era o que se esperava mesmo.
Bom, Mahakaal tem boas cenas de ação, perseguição e suspense.
As cenas de humor ficam por conta do ator Johnny Lever, que em 1990 já tinha tido a mesma função em outra produção dos Irmãos Ramsay, Bandh Darwaza: fazer graça num filme de terror.rsrs
Outra atriz que teve em Bandh Darwaza e também aparece aqui é a Kunika Lal, interpretando a personagem correspondente à Tina da Hora do Pesadelo.
Mais informações sobre Mahakaal? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seres sobrenaturais’ que você acha posts sobre A Hora do Pesadelo e Bandh Darwaza.
Até a próxima!

Nenhum comentário: