título original: Uchu Keiji Gyaban Za Mubi
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 2012
país: Japão
elenco principal: Kenji Ohba, Yukari Taki, Yuma Ishigaki
direção: Osamu Kaneda
roteiro: Saburo Yatsude e Yuji Kobayashi
Em 1982, o Policial do Espaço Gyaban lutou contra o grupo criminoso Maku, que pretendia dominar a Terra. E na batalha final, ele matou o terrível Don Rola, chefe da quadrilha, dando fim a Maku...
Passados 30 anos, um bando de novos criminosos espaciais, liderados pelo misterioso Lord Buraiton, decidem restaurar Maku. E pra isso, pretendem raptar uma terráquea, trazer de volta o espírito do falecido Don Rola e fazer ele reencarnar na mulher, pra assim assumir o poder sobre essa nova geração de Maku.
Pouco antes disso, um astronauta terráqueo chamado Geki, depois de sofrer um acidente com a nave dele, foi resgatado pela Polícia Espacial e treinado pra se tornar um policial do espaço. E recebeu o cognome de Gyaban.
Mandado à Terra pra enfrentar a nova geração de Maku, ele se mostra inapto pra fazer isso. E assim, a Polícia Espacial não tem outra alternativa a não ser mandar à Terra o antigo Gyaban, pra que ele ajude o novato na missão dele...
Lançado pra comemorar os 30 anos de Space Cop (1982), Uchu Keiji Gyaban Za Mubi é um bom filme, no sentido de mostrar tudo o que se espera que ele mostre. E claro que com efeitos especiais bem mais elaborados do que nas primeiras produções em que o herói Gyaban apareceu... Bom, são 30 anos de diferença, né?
Claro que o filme deixa umas 2 ou 3 situações sem explicação. Mas isso até que passa batido.
Embora não tenha sido lançado comercialmente no Brasil, Uchu Keiji Gyaban Za Mubi pode ser facilmente encontrado até nos sites de vídeo mais famosos da Internet (você encontra até versões dubladas em Português por fãs!).
Várias falas e cenas do filme só vão ser compreendidas na íntegra por quem chegou a ver o seriado dos anos 80 e suas 2 continuações (Sharivan, o Guardião do Espaço, de 1983; e Shaider, o Detetive do Espaço, de 1984). Mas quem não viu também não vai deixar de entender a história do filme, porque ela não chega a se aprofundar nesses detalhes.
E os vilões? Bom, dizer se o vilão principal do filme é o Lord Buraiton ou o Don Rola é uma questão de interpretação, já que uma boa parte dos atos do Buraiton foram obra do Rola. Mas ambos têm um histórico indiscutivelmente perverso: o Don Rola já fez tudo o que fez no seriado dos anos 80; e o Lord Buraiton, como vai se ver nesse filme aqui, era um adolescente brilhante que ficou com uma personalidade intratável devido ao ciúme que ele sentia dos amigos, fez merda, culpou os outros pela merda que ele fez e, pra ‘se vingar’, virou um mafioso espacial!
E pros fãs de seriados japoneses dos anos 80 em geral, sem dúvida que a atração principal aqui é a presença do ator Kenji Ohba, que participou também de várias outras produções dos anos 80, como Denshi Sentai Denziman (1980).
Aliás, o Kenji deve dormir no formol: ele já tinha 57 anos quando gravou esse filme e participou de todas as cenas de ação, mostrando a mesma flexibilidade que tinha quando gravou o seriado de 1982!
Esse filme também foi o canto do cisne do ator Toshiaki Nishizawa, que interpretou o chefe da Polícia Espacial Qom nos 3 seriados dos anos 80. E que, aliás, foi um dos únicos personagens que apareceram nos 3.
O Toshiaki voltou aqui interpretando o mesmo personagem, mas faleceu no ano seguinte.
Mais informações sobre Uchu Keiji Gyaban Za Mubi? Lá vai:
E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Denziman, Shaider, Sharivan e Space Cop.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário