domingo, 18 de abril de 2021

KAMEN RIDER BLACK RX

título original: Kamen Raida BLACK RX
título brasileiro: Kamen Rider Black RX
ano de lançamento: 1988
país: Japão
elenco principal: Atsuko Takahata, Makoto Sumikawa (creditada aqui como Jun Koyamaki), Tetsuo Kurata
direção: Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Junichi Miyashita, Kenichi Araki, Kyoko Sagiyama, Shotaro Ishinomori, Takashi Ezure e Takashi Yamada

No final de 1988, o Japão quase foi destruído pela seita Gorgom. Mas o jovem Issamo Minami, transformado contra a própria vontade por Gorgom no mutante guerreiro Black Kamen Rider, conseguiu destruir a seita e salvar o país.
Entretanto, todos os amigos que ele fez e todas as pessoas mais próximas dele ou morreram ou então se afastaram dele pra sempre na fase final da luta contra Gorgom. E totalmente sozinho, ele pegou a moto dele e partiu sem destino, já que a única coisa que restava fazer agora era procurar um novo lugar no Mundo pra começar uma nova vida.
Isso aconteceu quando o Issamo se aproximou da Família Sahara: eles tinham uma companhia de helicópteros e ofereceram a ele um emprego como piloto, ao mesmo tempo em que quase adotaram ele como um novo membro da família.
Mas a paz acaba quando uma organização extraterrestre, o Império Crisis, se aproxima da Terra em 1993, pretendendo matar todos os humanos e transferir os habitantes do planeta deles pra cá.
O General Jark, comandante da invasão, rapta o Issamo e propõe a ele que se una ao Império Crisis e ajude a realizar os planos deles. Mas como o herói se recusa, ele é mortalmente ferido pelos vilões e lançado ao espaço... Entretanto, a luz do Sol atinge o king stone que se encontra dentro da barriga do Issamo enquanto ele flutua no espaço. E esse fenômeno provoca uma nova metamorfose nele, agora transformando ele em Kamen Rider Black RX, o Filho do Sol.
Com os novos poderes que acabou de adquirir, agora compete a ele defender a Terra dessa nova ameaça.

Numa rara ocasião em que a Toei fez a história de um seriado continuar em outro, ela apresentou ao público Kamen Rider Black RX, que estreou no Japão uma semana depois da exibição do último capítulo de Black Kamen Rider (lançado em 1987), em Outubro de 1988 (embora, como já vimos, a história se passe 5 anos depois).
RX foi o último seriado japonês de aventura dos anos 80 a ser exibido pela extinta Rede Manchete, aparecendo nas telinhas brasucas em 1995 (e vale lembrar que pouco mais de 5 anos antes disso a Manchete tinha virado o grande ponto de encontro de seriados desse tipo no Brasil). E foi também o 2º e (até agora) último kamen rider a ser exibido aqui. Então, de certa forma, RX marca o fim da era dos seriados nipônicos dos anos 80 na TV aberta do Brasil, né?
O ator Tetsuo Kurata, que protagonizou o seriado anterior como o Issamo, volta aqui interpretando o mesmo personagem. Mas o maior link além dele que tentaram fazer entre esse seriado e o outro foi a volta do vilão Shadow Moon. Só que lá ele era um dos vilões principais e aqui ele faz só uma participação especial em poucos episódios. E ele nem muda nada na história.
Tirando isso, tudo aqui é diferente.
Aliás, a maior diferença, que a gente percebe logo de cara ao comparar os 2 seriados, é que RX ficou com um clima muito mais light que Black Kamen Rider...
O Issamo deixou de lado as jaquetas cinzentas que usava quase sempre, passando a se vestir com roupas mais claras; ele passa a sorrir com mais frequência; ele começa a namorar uma fotógrafa chamada Reiko... Enfim, destruíram a imagem do herói fechadão e solitário que ele tinha antes.
Aliás, se antes ele lutava contra Gorgom quase sempre sozinho e foram poucos os episódios em que ele teve algum aliado significativo quando a coisa ficava séria, aqui ele vai formando um grupo de amigos ao longo do seriado pra ajudarem ele na luta contra o Império Crisis (um deles, chamado Jo, passa a ser uma espécie de alívio cômico do seriado, frequentemente fazendo alguma coisinha engraçada em várias cenas em que ele aparece).
E se os vilões que mais se destacaram no seriado anterior foram os 3 fantasmagóricos sacerdotes de Gorgom, cada um vestido com um chador branco igual ao dos outros 2, aqui os vilões são até bem coloridos, cada um vestido com uma roupa de cores e formatos diferentes.
Por que aconteceram essas mudanças? Porque a Toei quis chamar mais a atenção do público infantil, que não tinha dado tanta bola assim pro seriado anterior.
Uma prova disso é que, nessa nova versão, os roteiristas dão um carro-robô ao herói e fazem ele assumir novas aparências quando se transforma, dependendo do sentimento que ele tenha na hora: Robô Rider, o Príncipe da Tristeza, e Bio Rider, o Príncipe da Ira (e a partir daqui, mudanças de aparência do herói principal viraram um clichê entre os seriados seguintes da franquia kamen rider). E a moto dele também muda de aparência de acordo com a aparência que ele assume quando se transforma.
Conclusão: tudo o que eu acabei de mencionar foi lançado como brinquedinho na época, pra alegria da criançada japonesa.rsrs Deu pra entender o motivo de tantas mudanças?
Mas, como os acontecimentos tristes são um clichê da franquia kamen rider, isso também não deixa de existir aqui: no penúltimo episódio, 2 personagens do bem, que apareciam desde o início do seriado, são mortos por um dos vilões principais. E eles morrem mesmo! Não esperem que eles ressuscitem magicamente na última cena nem nada disso.
Quanto ao roteiro em si... Não vou dizer que é ruim, mas deixa algumas situações sem explicação.
Por exemplo, o desaparecimento da Lord Insector, uma das super motos do herói em Black Kamen Rider. Ninguém explica que fim a máquina levou.
Mas a situação que ficou mais contraditória foi já no final do seriado: quando o Mundo inteiro vê que a situação no Japão tá ficando cada vez mais séria devido aos ataques do Império Crisis, os 10 kamen riders que apareceram em todos os seriados anteriores da franquia se juntam pra ajudar o RX a resolver o problema.
Ué! Mas no seriado anterior a situação tinha ficado mais séria do que isso, quando Gorgom matou o herói e depois se apossou do Japão (por um breve período, mas se apossou). Por que os 10 kamen riders mais antigos não apareceram naquela ocasião pra salvar o Japão?
Outra coisa que eu achei meio boba: a cada novo episódio, sempre que os vilões mandam um monstro novo pra lutar contra o RX, eles dizem que aquele é o mais poderoso de todos os monstros do Império Crisis. Cada monstro novo que aparece é “o mais poderoso”? Meio sem sentido, né?
A tradução brasileira também deu algumas pequenas derrapadas...
Por exemplo, o Império Crisis veio do Planeta Kaima. Mas, em alguns episódios, os tradutores se confundiram e chamaram as coisas aí de Planeta Crisis e Império Kaima.rsrs
A atriz Atsuko Takahata, que aqui interpretou a feiticeira perversa Mariebaron, já tinha interpretado outra feiticeira perversa em O Fantástico Jaspion (1985): a Kilza.
O ator Makoto Akatsuka, que aqui interpretou o Shunkichi Sahara, já tinha feito uma participação simples em 1 episódio de Black Kamen Rider, mas como outro personagem.
A atriz Makoto Sumikawa (que na época respondia pelo nome de Jun Koyamaki) aqui interpretou a Reiko, mas já tinha interpretado a Lady Diana em Spielvan (1986) e já tinha feito uma participação simples em Metalder, o Homem-Máquina (1987).
O ator Kenji Ohba fez uma participação aqui no episódio 34. Mas ele já tinha interpretado o guerreiro azul Daigoro em Denshi Sentai Denziman (1980); já tinha protagonizado Space Cop (1982); já tinha voltado em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983) como o mesmo personagem de Space Cop transformado em herói recorrente; e já tinha feito uma participação simples em Metalder. E depois ainda faria uma participação simples como um mestre ninja em Jiraiya, o Incrível Ninja (1988) e apareceria no filme Uchu Keiji Gyaban Za Mubi (2012).
O ator Joe Onodera, que aqui interpretou o cozinheiro Goro, já tinha feito uma participação simples em 1 episódio de Machineman (1984).
O ator Kenji Fukuda, que tinha interpretado o Príncipe Ícaro em Esquadrão Relâmpago Changeman (1985), aqui interpretou um fugitivo do Império Crisis que é morto pelos vilões assim que é encontrado.
O ator Yoshinori Okamoto, que aqui fez uma rápida participação aparecendo num táxi, já tinha feito participações simples em Denziman; Taiyo Sentai San Barukan (1981); Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982); Space Cop; Sharivan; e Shaider, o Detetive do Espaço (1984). E faria mais uma em Jiban (1989). Além de já ter interpretado o robô Shiruba em Chodenshi Bioman (1984), o pirata espacial Buba em Changeman, o herói Deus Titan e o vilão Galdan em ComandoEstelar Flashman (1986), o ninja subterrâneo Oyobu em Defensores da Luz Maskman (1987) e o vilão Ashura em Choju Sentai Liveman (1988).
O ator Toshimichi Takahashi, que aqui interpretou o robô Gatezon, já tinha feito algumas figurações em Denziman, San Barukan e Kagaku Sentai Dynaman (1983), já tinha interpretado o herói Keiso em Sharivan, o General Des-Killer em Goggle Five, o vilão Iki em Jaspion, e o Dr. Bio em Spielvan, um policial no filme de terror Baioserapi (1986), um dos guerreiros que lutaram contra o Akira em Defensores da Luz Maskman (1987) e o Sacerdote Baraom em Black Kamen Rider.
E o ator Eichi Kikuchi, que aqui interpretou um cientista que foi assassinado por Crisis, já tinha interpretado o Professor Igana em Goggle Five e o pirata espacial Gasami 1 em Jaspion, além de já ter feito personagens menores em Os Vingadores do Espaço (1966), Spectreman (1971), Lion-Man (1972), Machineman, Spielvan e Jiraiya. E ele ainda faria outra participação simples em Kosoku Sentai Turboranger (1989).
Em 1995, a Saban Entertainment comprou os direitos autorais sobre RX e usou algumas cenas dele como stock footage no seriado Masked Rider, pretendendo repetir o sucesso de Power Rangers (1993).
Só que eles já tinham tentado fazer o mesmo em 1994, quando tinham usado cenas de Shaider; Spielvan; e Metalder como stock footage em VR Troopers. E assim como Troopers, Masked Rider não deu tão certo quanto Power Rangers, sendo tirado do ar sem um último episódio gravado.
Mais informações sobre RX? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Baioserapi, Bioman, Black Kamen Rider, Changeman, Denziman, Dynaman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jiban, Lion-Man, Jiraiya, Liveman, Machineman, Maskman, Metalder, Os Vingadores do Espaço, San Barukan, Shaider, Sharivan, Space Cop, Spectreman, Spielvan, Turboranger e Uchu Keiji Gyaban Za Mubi.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: