quarta-feira, 9 de outubro de 2019

SEXTA-FEIRA 13 & os 10 filmes inspirados nele até 2003





















título original: Friday the 13th
título brasileiro: Sexta-Feira 13
ano de lançamento: 1980
país: Estados Unidos
elenco principal: Ari Lehman, Betsy Palmer, Kevin Bacon
direção: Sean S. Cunningham
roteiro: Ron Kurz e Victor Miller

título original: Friday the 13th part 2
título brasileiro: Sexta-Feira 13 – parte 2
ano de lançamento: 1981
país: Estados Unidos
elenco principal: Amy Steel, John Furey, Warrington Gillette
direção: Steve Miner
roteiro: Ron Kurz e Victor Miller

título original: Friday the 13th Part 3
título brasileiro: Sexta-Feira 13 – parte 3
ano de lançamento: 1982
país: Estados Unidos
elenco principal: Dana Kimmell, Paul Kratka, Richard Brooker
direção: Steve Miner
roteiro: Carol Watson, Martin Kitrosser e Petru Popescu

título original: Friday the 13th: the Final Chapter
título brasileiro: Sexta-Feira 13 – parte 4: o Capítulo Final
ano de lançamento: 1984
país: Estados Unidos
elenco principal: Corey Feldman, Kimberly Beck, Ted White
direção: Joseph Zito
roteiro: Barney Cohen, Bruce Hidemi Sakow, Carol Watson, Martin Kitrosser, Ron Kurz e Victor Miller

título original: Friday the 13th part V: a New Beginning
título brasileiro: Sexta-Feira 13 – parte 5: um Novo Começo
ano de lançamento: 1985
país: Estados Unidos
elenco principal: Dick Wieand, John Shepherd, Melanie Kinnaman
direção: Danny Steinmann
roteiro: Danny Steinmann, David Cohen, John Shepherd, Martin Kitrosser e Victor Miller

título original: Friday the 13th Part VI: Jason Lives!
título brasileiro: Sexta-Feira 13 – parte 6: Jason Vive!
ano de lançamento: 1986
país: Estados Unidos
elenco principal: C. J. Graham, Jennifer Cooke, Thom Mathews
direção e roteiro: Tom McLoughlin

título original: Friday the 13th Part VII: the New Blood
título brasileiro: Sexta-Feira 13 – parte 7: a Matança Continua
ano de lançamento: 1988
país: Estados Unidos
elenco principal: Kane Hodder, Kevin Spirtas, Lar Park-Lincoln
direção: John Carl Buechler
roteiro: Daryl Haney e Manuel Fidello

título original: Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan
título brasileiro: Sexta-Feira 13 – parte 8: Jason Ataca Nova York
ano de lançamento: 1989
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Jensen Daggett, Kane Hodder, Scott Reeves
direção: Rob Hedden
roteiro: Rob Hedden e Victor Miller

título original: Jason Goes to Hell: The Final Friday
título brasileiro: Jason Vai para o Inferno: a Última Sexta-Feira
ano de lançamento: 1993
país: Estados Unidos
elenco principal: John D. LeMay, Kane Hodder, Kari Keegan
direção: Adam Marcus
roteiro: Adam Marcus, Dean Lorey e Jay Huguely

títulos original e brasileiro: Jason X
ano de lançamento: 2001
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Chuck Campbell, Kane Hodder, Lexa Doig
direção: Jim Isaac
roteiro: Todd Farmer e Victor Miller

títulos original e brasileiro: Freddy vs. Jason
ano de lançamento: 2003
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Ken Kirzinger, Monica Keena, Robert Englund
direção: Ronny Yu
roteiro: Damian Shannon, Mark Swift, Victor Miller e Wes Craven

Qualquer cinéfilo ou mesmo um historiador que já pesquisou sobre a História do Cinema sabe que, em décadas recentes, a Idade de Ouro dos filmes de terror foi o início dos anos 80. E houve um subgênero específico do terror que chegou ao seu apogeu naquele mesmo período: os slashers.
Esse subgênero começou a aparecer lentamente há mais de 90 anos, com O Fantasma da Ópera (1925) sendo o 1º filme a mostrar no seu roteiro algumas características do que mais tarde seriam os slashers; foi sendo mais notado nos anos 70 a partir do lançamento do Massacre da Serra Elétrica (1974) e de Halloween (1978); e no início dos anos 80 virou quase a regra dominante do Cinema de Terror.
Por extensão, quando se bate um papo sobre slashers, a conversa sempre acaba chegando em Sexta-Feira 13, filme que já tá chegando aos seus 40 anos e que apresentou ao Mundo o maior vilão de slashers que já existiu: o enigmático Jason Voorhees.
Experimente perguntar a um entusiasta de filmes de terror, mas que não chega a ser propriamente um fã de filmes de terror especialista no assunto, quem foi o 1º entre todos os grandes vilões de slashers que seguiu o estilo ‘imortal & mascarado’.
A resposta provavelmente vai ser “Jason Voorhees”. Mas faça a mesma pergunta a quem é fã MESMO desse tipo de filme e a resposta vai ser “Michael Myers”.
O equívoco é bastante compreensível, já que, como a gente vai ver nesse post, a imagem do Jason foi muito mais massificada na memória das pessoas do que a imagem do Michael (principalmente nos anos 80, quando o Jason apareceu em 8 filmes e o Michael só apareceu em 3, em 1981, 1988 e 1989). Mas enquanto o Jason só foi mencionado pela 1ª vez em 1980 (e mesmo assim ele pessoalmente só apareceria num filme lançado no ano seguinte), o Michael já tinha aparecido pessoalmente em Halloween.
Talvez o Jason também tenha chamado mais atenção por ter uma aparência e um comportamento bem mais brutais: enquanto ele é uma máquina de matar que massacra qualquer coisa que se mexa diante dele, o Michael, pelo menos nas suas primeiras aparições, tem como objetivo definido matar a heroína Laurie e as pessoas que se aproximam dela, mas ele não tá nem aí pra nenhuma outra pessoa no Mundo que não se meta nos planos dele (inclusive, em algumas cenas, ele caminha tranquilamente pelas ruas e nem sequer olha pras pessoas que passam por ele ali). E como a gente também vai ver aqui, as continuações de Halloween traziam uma história com bem mais consistência do que as continuações de Sexta-Feira 13.
Mesmo assim, é inegável que a imagem que a gente veria do Jason (principalmente a partir do 3º filme da franquia) seria muito inspirada na imagem do Michael: um mascarado que nunca fala, mata um monte de gente e leva vários golpes mortais e não morre.
Bom, a vilã de Sexta-Feira 13, filme de 1980 com uma história que se passa em 1979, se chama Pamela Voorhees. E as informações que são dadas sobre ela nesse e nos filmes que continuaram esse mostram que, com 16 anos, ela teve um filho aberrante chamado Jason.
Nenhum dos filmes mostra em que condições a Pamela teve o filho nem em que condições ela se relacionou com o pai da criança, chamado Elias Voorhees. Mas, como ela usava o sobrenome dele, claro que isso é uma evidência de que eles foram casados, embora nunca sejam mostrados juntos em nenhum filme.
Bom, aparentemente, a Pamela superprotegeu o Jason ao longo de toda a infância, não deixando que ele ficasse sozinho em momento nenhum. E quando ela foi trabalhar como cozinheira na Colônia de Férias de Crystal Lake, em 1957, deixou o garoto sendo vigiado por um casal de zeladores enquanto ela trabalhava.
Mas num momento em que os 2 se afastaram pra transar, o Jason entrou no lago da colônia de férias e afundou ali, sumindo sem deixar vestígios...
Então, embora o vilão de Sexta-Feira 13 não seja o Jason, já que ele nem aparece pessoalmente nesse 1º filme, a história dele começa a ser contada a partir dali... E de certo ponto de vista, podemos dizer que termina de ser contada no 2º filme, lançado no ano seguinte, chamado Sexta-Feira 13 – parte 2.
Aliás, eu costumo dizer que esses 2 foram os únicos filmes da série que tiveram a intenção de contar uma história.
Explicando melhor, do 3º filme em diante, os personagens quase sempre entram na história só pra morrer ou pra conseguirem fugir depois de passar por duras penas. Mas mesmo os que conseguem fugir do Jason raramente voltam a aparecer em filmes seguintes e dificilmente voltam a ser sequer mencionados! Essa provavelmente foi a série cinematográfica de terror com a maior quantidade de personagens que sofreram a Síndrome de Chuck Cunningham.
Então, embora o ponto de partida da franquia seja o filme de 1980, o que acontece em cada um dos filmes seguintes geralmente fica só naquele filme e depois é deixado pra lá. Assim, não temos propriamente uma história muito significativa ao longo da série. O 1º filme dá o pontapé inicial na história e o 2º dá algumas informações simples sobre o Jason e explica qual é a conexão dele com o 1º. E os filmes seguintes não têm muita ligação uns com os outros nem se preocupam em contar uma história consistente sobre o Jason ou mesmo em tirar as dúvidas que ficam no ar sobre o personagem.
Bom, voltando ao 2º filme, ele mostra que, em 1984, quase todos pensam que o Jason se afogou no evento de 1957, embora o corpo nunca tenha aparecido. Mas na verdade ele passou todos esses anos vivendo escondido num barraco na Floresta de Crystal Lake, que rodeava todo o lago. E ficou ali tendo roupas e utensílios pra viver na floresta e sem chamar a atenção de ninguém de 1957 até 1984...
Estranho que alguém louco e completamente antissocial tenha conseguido viver assim por tanto tempo sozinho, né? Então, tudo demonstra que a mãe ajudou ele a viver nessas condições, provavelmente pra ‘proteger’ ele de novas tragédias.
Vamos lembrar que a Pamela foi decapitada em 1979 pela zeladora Alice. Mas o 2º filme mostra que o Jason se apropriou da cabeça decepada dela logo depois disso. E ainda matou a Alice pra se vingar, o que dá a entender que ele viu, de alguma forma, as condições em que a mãe foi morta (o que reforça a ideia de que ele tava sempre por perto dela). E em 1984, começou o ataque maciço dele contra todos os seres humanos que ele encontrasse pelo caminho.
Então, o que o Jason se tornou, em maior ou menor grau, foi um resultado de como ele foi criado pela mãe.
Sexta-Feira 13 – parte 2 também foi a estreia do Steve Miner como diretor. E embora ele tenha se saído bem nesse filme, ele derrapou direto em Sexta-Feira 13 – parte 3, que também ficou sob a direção dele.
Esse filme é uma continuação do anterior, é claro. Mas se afastou mais do que deveria do que tinha sido mostrado no 2º, não acrescentou nenhuma informação importante (ao contrário dos 2 primeiros), deixou algumas contradições na história e mudou completamente a aparência do Jason (nas cenas em que ele aparece sem a máscara aqui a cara dele é completamente diferente do que se viu no 2º filme).
A única coisa marcante que ficou desse 3º filme foi a presença das máscaras de hockey, que o vilão usaria em todos os filmes seguintes (foi aqui que ele usou a 1ª).
Em Sexta-Feira 13 – parte 4: o Capítulo Final, Sexta-Feira 13 – parte 5: um Novo Começo e Sexta-Feira 13 – parte 6: Jason Vive!, até tentaram criar uma história mais consistente, dando ao Jason uma espécie de arqui-inimigo chamado Tommy Jarvis.
Bom, o Tommy realmente é o inimigo contra o qual o Jason lutou por mais tempo. E também foi ele que conseguiu matar o vilão pela 1ª vez, no 4º filme, mas também acabou ressuscitando ele acidentalmente alguns anos depois, no 6º filme (aliás, esse último funciona como uma espécie de comédia de terror).
O 5º filme, inclusive, é mais focado no Tommy do que no próprio Jason.
Mas, tirando isso, o Tommy também não chega a mudar os rumos da história do Jason pra sempre. E depois de conseguir derrotar o Jason momentaneamente no final do 6º filme, esse herói simplesmente some da história e, como ocorre com a maioria dos personagens, nem sequer volta a ser mencionado nos filmes seguintes.
A última derrota que o Jason sofre do Tommy é através de uma espécie de ritual de magia, que ele aprendeu lendo manuais de ocultismo... A gente só não entende exatamente como, visto que o Tommy simplesmente chega de carro com esses livros lá dentro e já salta do carro pra enfrentar o Jason, sendo que ele nunca mencionou nada sobre conhecer ocultismo antes...
Então, ele comprou meia dúzia de livros de ocultismo, deu uma olhada neles em meia hora e isso foi o suficiente pra ele adquirir conhecimento pra derrotar o Jason?!
Bom, por falar em magia, até o 5º filme, a única coisa sobrenatural que tinha sido mostrada sobre o Jason é a imortalidade dele. Mas em Sexta-Feira 13 – parte 6: Jason Vive! e Sexta-Feira 13 – parte 7: a Matança Continua, os diretores apelaram mais pro sobrenatural mesmo.
Embora isso nunca tenha sido mencionado na própria série, a fase do Jason que aparece a partir da ressurreição dele foi apelidada por alguns fãs de “Jason Zumbi”, já que ele agora tem várias partes do corpo visivelmente apodrecidas, até com alguns ossos expostos (afinal, ele ficou enterrado dentro de um caixão por mais de 10 anos, entre o fim do 4º filme e o início do 6º, até ser trazido de volta à vida sem querer pelo Tommy).
Sexta-Feira 13 – parte 8: Jason Ataca Nova York mostra o vilão sendo, meio acidentalmente, levado pra Nova York num navio. E lá, depois de perseguir os heróis da vez, ele acaba sendo derrotado definitivamente nos esgotos nova-iorquinos, ao ser coberto por uma enxurrada de lixo químico... Inclusive, o cadáver dele, antes de afundar nos esgotos de Nova York, reassume a aparência que ele tinha quando era criança, representando assim a destruição definitiva de tudo que ele se tornou a partir dali.
Alguns de vocês devem estar pensando:

“Como assim o Jason foi ‘derrotado definitivamente’ no 8º filme? Ele aparece em outros filmes depois disso!”

É claro. Mas aí entra uma questão desconhecida por muitos fãs da série: a Paramount Pictures, que tem os direitos autorais sobre o filme de 1980 e sobre as 7 continuações que ele teve, decidiu encerrar a série original com esse filme de Nova York; mas depois disso a New Line Cinema adquiriu os direitos autorais sobre o personagem Jason Voorhees (não sobre a série Sexta-Feira 13), lançando mais 3 filmes nos quais ele aparece e que completam a história dele.
Então, tecnicamente, a série terminou no 8º filme mesmo (o fim definitivo previsto pro Jason na série era ali no esgoto), mas o personagem lançado pelo filme de 1980 ainda continuou a existir por mais 3 filmes: Jason Vai para o Inferno: a Última Sexta-Feira, Jason X e Freddy vs. Jason.
Nesses 3 filmes, a New Line até que fez algumas referências superficiais ao filme de 1980. Mas sejamos francos: trataram a história como lixo.
Tudo bem que a Paramount já não tinha se lixado muito pra consistência da história, mas as coisas pioraram MUITO nas mãos da New Line, que encheu esses 3 últimos filmes de contradições brabas.
Entre várias outras bizarrices, Jason Vai para o Inferno não explica nem como o vilão voltou de Nova York, Jason X botou extraterrestres e andróides na história (que se passa quase toda dentro de uma nave espacial) e Freddy vs. Jason transformou ele numa espécie de demônio do Inferno que torturava pessoas lá até ser convocado pelo Freddy Krueger pra voltar à Terra.
A impressão que dá é que não sabiam mais o que fazer com o personagem. Aí os produtores começaram a pensar mais ou menos assim:

“Deixa eu ver que é que o Jason ainda não fez até hoje? Ah, ele nunca apareceu na feira comprando alface! Então no próximo filme do Jason ele vai aparecer na feira comprando alface.”

Qualquer coisa que o vilão ainda não tivesse feito tava valendo pra botar no próximo filme, mesmo que não tivesse mais nada a ver com as origens do personagem.
Bom, esses foram os 11 filmes indicados nesse post.
Uma produção anunciada como um remake do filme de 1980 foi lançada em 2009. Mas na verdade é outra versão da história, com umas 2 ou 3 cenas vagamente inspiradas em cenas dos primeiros filmes.
Talvez um dia eu faça um post sobre esse também.
Mais informações sobre os filmes indicados nesse post? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha posts sobre Halloween e O Fantasma da Ópera.
Até a próxima!

Nenhum comentário: