domingo, 20 de setembro de 2020

KOSOKU SENTAI TURBORANGER

título original: Kosoku Sentai Turboranger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1989
país: Japão
elenco principal: Fumiaki Ganaha, Jun Ichiro Katagiri, Keiji Asakura, Kenta Sato, Noriko Kinohara
direção: Takao Nagaishi
roteiro: Hirohisa Soda e Toshiki Inoue

Há muitos e muitos milênios atrás, a Terra era habitada por 3 espécies racionais: os humanos, as fadas e os bomas.
Os humanos e as fadas viviam em perfeita harmonia. Mas os bomas quiseram destruir esses 2 outros grupos pra se tornar a única espécie dominando o planeta. E começaram uma guerra pra isso, matando vários humanos e fadas.
Por fim, os bomas foram acorrentados em prisões naturais espalhadas pelo planeta. E os poderes mágicos das fadas se encarregaram de manter eles presos lá. Em tese, pra sempre.
Mas, devido à poluição que os humanos começaram a espalhar pelo planeta, as fadas foram morrendo ao longo dos milênios e os encantos delas foram se desfazendo. E entre eles, o encanto que mantinha os bomas presos...
Por fim, em 1989, a única fada ainda viva, chamada Shiron, não tem forças sozinha pra dar continuidade ao encanto. E os bomas acabam se soltando, passando no mesmo instante a atacar impiedosamente os humanos.
Cada boma é uma criatura mágica com uma aparência e poderes diferentes. Então, nunca se sabe como eles vão atacar.
Diante de situação tão calamitosa, a Shiron se junta ao cientista Dazai pra recrutar 5 adolescentes capazes de enfrentar essas criaturas. E assim se forma o Esquadrão Superveloz Turboranger.

Bom, temos aqui aquele tipo de seriado que, se você não insistir, não vai ver o que ele tem de bom a oferecer...
Acontece que os primeiros 12 capítulos de Turboranger são muito fraquinhos. Dali pra frente, a história fica um pouquinho mais animada. E do capítulo 27 pra frente o núcleo dos vilões é quase 100% reformulado, já que metade dos vilões fixos que os heróis tinham enfrentado até ali vão morrendo num episódio atrás do outro, assim como um vilão secundário passa a ganhar cada vez mais poder, virando quase o vilão principal da história.
Por falar no vilão principal, quem ocupa esse posto oficialmente é o Imperador Ragon... E não é que em pleno capítulo 38 (bem antes do fim do seriado) ele resolve peitar os heróis pessoalmente!
E mais: ele morre nessa luta (o que não quer dizer que ele sai definitivamente da história)!
Se você é fã de sentais mais antigos, já viu que vários clichês que eram imexíveis em sentais anteriores foram abolidos em Turboranger.
E não parou por aí...
Os heróis têm uma arma específica pra matar os monstros em tamanho humano (algo existente em todos os sentais anteriores). Mas em várias vezes eles matam os monstros de formas alternativas, dependendo do que teja acontecendo na hora.
E todos os vilões fixos têm o poder de ressuscitar os monstros em tamanho gigante (não é sempre o mesmo vilão que faz isso, como nos sentais anteriores).
Como vemos, comparado com outros sentais mais antigos, esse aqui apresenta algumas ‘novidades’. E sendo o último sentai dos anos 80, fechou a década chamando uma certa atenção.
Mas Turboranger decepciona em relação aos heróis: nenhum membro do esquadrão tem a história pessoal explorada. E pra dizer a verdade, eles nem têm personalidades muito definidas.
De qualquer forma, se você é fã de sentais, vale a pena dar uma conferida.
A atriz Yoshiko Iwaya, que aqui interpretou a guerreira rosa Haruna, já tinha feito uma participação simples em Choju Sentai Liveman (1988).
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o vilão principal Ragon, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em Taiyo Sentai San Barukan (1981); Mau Saíke em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); Satan Goss em O Fantástico Jaspion; Gyodai em Esquadrão Relâmpago Changeman (ambos de 1985) La Deus em Comando Estelar Flashman (1986); e Zeba em Defensores da Luz Maskman (1987).
O ator Naoki Ofuji, que aqui interpretou o vilão Jimba, já tinha feito figurações em Sharivan; Shaider, o Detetive do Espaço (1984); Esquadrão Relâmpago Changeman (1985); Maskman; Jiraiya, o Incrível Ninja (1988); e Liveman.
O ator Yasuhiro Takeuchi, que aqui interpretou o vilão Zuruten, já tinha feito figurações em Maskman, Jiraiya e Liveman.
A atriz Hiromi Yuhara, que aqui interpretou o disfarce humano do monstro do capítulo 27, já tinha feito uma participação simples em Liveman.
O ator Eichi Kikuchi, que aqui interpretou um policial em 1 episódio, já tinha interpretado o Professor Igana em Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982) e o pirata espacial Gasami 1 em Jaspion, além de já ter feito personagens menores em Os Vingadores do Espaço (1966), Spectreman (1971), Lion-Man, Machineman (1984), Spielvan (1986) e Jiraiya.
O hoje falecido ator Ulf Otsuki, que aqui interpretou o disfarce humano do velho Kamen Boma, já tinha aparecido em 1 episódio do Poderoso Lion-Man (1973); em 1 episódio de Cybercops, os Policiais do Futuro (1988); e em 2 episódios de Jiraiya.
E o falecido ator Masashi Ishibashi, que aqui interpretou o vilão Raida, já tinha feito participações simples em Space Cop (1982) e Shaider.
Mais informações sobre Turboranger? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Changeman, Cybercops, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jiraiya, Lion-Man, Liveman, Machineman, Maskman, Os Vingadores do Espaço, San Barukan, Shaider, Sharivan, Space Cop, Spielvan Spectreman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: