título original: Himitsu Sentai Gorenger
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1975
país: Japão
elenco principal: Baku Hatakeyama, Hiroshi Miyauchi, Jiro Daruma, Naoya Makoto, Risa, Komaki, Yukio Ito
direção: Hidetoshi Kitamura, Itaru Orita, Katsuhiko Taguchi, Koichi Takemoto, Michio Konishi e Minoru Yamada
roteiro: Hikaru Arai, Hirohisa Soda, Keisuke Fujikawa, Kimio Hirayama, Shozo Uehara e Susumu Takaku
Em 1975, em 5 regiões diferentes do Japão, divisões de um grupo militar chamado EAGLE tão participando de treinamentos.
De repente, cada uma dessas divisões é atacada por um cyborg cercado por soldados vestidos de preto, que eles identificam como membros de uma organização terrorista chamada Kuro Jujigun.
Os criminosos matam quase todos que tão presentes ali... Mas, em cada uma das divisões resta 1 sobrevivente.
Algum tempo depois, vemos que esses 5 sobreviventes desses ataques tão sendo treinados pra lutar contra Kuro Jujigun. E eles recebem instruções pra se reunir num restaurante, onde existe uma passagem secreta que leva até uma base subterrânea feita pra eles. E lá chegando, eles recebem mais instruções da voz de um líder, que eles não sabem quem é, mas que se comunica pelos autofalantes de um computador da base.
Cada um dos 5 recebe um traje de combate de uma cor diferente e com um número diferente no capacete.
A partir dali, eles fazem parte de uma divisão especial de combate da EAGLE pra defender o Japão contra novos ataques de Kuro Jujigun.
Tá formado o Esquadrão Secreto Gorenger.
2025 é o ano em que se completa meio século da existência dos sentais!
É: aqueles grupos de heróis japoneses que vestem cada um um traje de combate de uma cor diferente e lutam contra alguma quadrilha de vilões com superpoderes.
Tudo começou de uma forma meio experimental nos anos 70, época em que a Toei Company tava lançando vários seriados diferentes mostrando super-heróis diferentes nas suas lutas contra o mal.
Em meio a esse aglomerado de seriados de aventura que infestou a TV Japonesa daquela época, surgiu a ideia de apresentar a história de um grupo de heróis em que cada um deles tivesse um poder diferente e em que cada um usasse uma roupa com uma capa de uma cor diferente nas costas.
Muito provavelmente, o pessoal da Toei teve essa ideia ao olhar pra Super Amigos (1973), seriado que fazia muito sucesso naquela época nos Estados Unidos. Afinal, esse seriado mostrava exatamente um grupo de heróis com poderes diferentes e (pelo menos alguns deles) usando capas de cores diferentes nas costas: o Superman usava uma capa vermelha, o Batman usava uma capa azul, o Robin usava uma capa amarela...
E assim surgiu Himitsu Sentai Gorenger.
Completando 50 anos nos próximos meses, esse foi o 1º sentai. E o pontapé inicial pra um tipo de programa que os japoneses produzem até hoje. E que, em 1993, ainda inspirou Power Rangers!
Gorenger estreou em Abril de 1975. E teria nada menos que 84 episódios, ficando no ar até Março de 1977!
Na verdade, principalmente em relação aos heróis, esse é um seriado bem episódico: a maioria esmagadora das situações começam e acabam no mesmo capítulo e nem voltam a ser mencionadas depois. E também tem algumas coisas que mudam de um episódio pro outro sem explicação.
Outro detalhe: todos os personagens aqui têm tamanho humano. Nada de vilões mandando monstros gigantes pra destruir as cidades nem de heróis pilotando robôs gigantes pra enfrentar eles. Embora esse seja um clichê quase obrigatório desse tipo de seriado, só passaria a ser usado alguns anos depois, em sentais seguintes.
Também não esperem ver aqui uma quadrilha com vários vilões fixos trabalhando juntos ao mesmo tempo. A coisa aqui funciona com o vilão principal sempre no comando e só 1 vilão fixo abaixo dele dando ordens ao monstro da vez e aos soldados. Até que, alguns episódios depois, o vilão principal fica de saco cheio das derrotas daquele vilão fixo e bota outro no lugar dele. Mas é claro que essa transição nunca acontece de forma pacífica.
Por um breve período, vemos aqui um 6º herói se juntando aos gorengers, como o novo guerreiro amarelo, enquanto o guerreiro amarelo original deixa o grupo...
Essa situação só aconteceu porque o ator que interpretava o guerreiro amarelo teve que se afastar das filmagens durante cerca de 10 dias, já que ele tava participando de uma peça de teatro.
Então, os roteiristas inventaram uma transferência do personagem pra outra divisão da EAGLE. E no lugar dele, botaram esse substituto provisório.
Bom, é claro que você não pode ver Gorenger esperando encontrar os mesmos efeitos especiais de hoje. Aliás, nem esperando encontrar os mesmos efeitos especiais de 40 anos atrás. Mas, tendo isso em mente e se você for fã de sentais, acho que você vai gostar.
O ator Hiroshi Miyauchi, que aqui interpretou o guerreiro azul Akira, teria um pequeno personagem em 2 episódios de Space Cop (1982) e interpretaria o herói Naoyuki em Choriki Sentai Ohranger (1995).
O hoje falecido ator Mitsuo Ando, que aqui interpretou o Presidente de Kuro Jujigun, teria um pequeno personagem em 1 episódio de Denshi Sentai Denziman (1980) e interpretaria o vilão Leider em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983).
E o hoje falecido ator Toshi Takahara, que aqui interpretou o Comandante Gon-Pachi, faria uma pequena participação em 1 episódio de Denziman.
Mais informações sobre Gorenger? Lá vai:
Mais informações sobre Denziman? Lá vai:
Mais informações sobre Ohranger? Lá vai:
Mais informações sobre Sharivan? Lá vai:
Mais informações sobre Space Cop? Lá vai:
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário