quarta-feira, 25 de setembro de 2019

DENSHI SENTAI DENZIMAN

título original: Denshi Sentai Denziman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1980
país: Japão
elenco principal: Akira Koizumi, Eichi Tsuyama, Kenji Ohba, Naoya Uchida, Shinichi Yuki
direção: Koichi Takemoto e Shigeo Hirota
roteiro: Shozo Uehara

Imagine um seriado japonês de aventura, voltado pro público infantil (ou eventualmente adolescente) e com cerca de 50 capítulos, que tem como tema um grupo de vilões com superpoderes (geralmente vindos de outro planeta) querendo conquistar a Terra e tendo o seu ataque bloqueado por um pequeno grupo de heróis também com superpoderes e que usam, cada um, uma armadura de uma cor diferente...
Já viu isso em algum lugar? Bom, então você sabe o que é um sentai.rs Mas vou só dar mais algumas informações adicionais:
Os personagens de todos os sentais (ou supersentais, como alguns preferem chamar) são basicamente os mesmos. No grupo dos heróis, temos o líder (que em 99% das vezes usa a armadura vermelha), que e é o mais cabeça do grupo; o vice-líder fortão e meio tarado; outro que é o ‘crianção’ do grupo; outro que é o desastrado do grupo; e outro que é o cientista do grupo. No grupo dos vilões, temos o vilão principal (que geralmente passa 99% do seriado dentro do palácio dele, da nave dele, do calabouço dele ou seja lá qual for o lugar onde ele mora e se limita a dar ordens aos súditos dele); outro vilão que é o 2º no comando; outros vilões que geralmente são os que partem pra porrada pessoalmente contra os heróis (são os vilões que pegam no pesado de verdade, né?rs); e os monstros que servem aos vilões (cada monstro tem uma aparência e poderes diferentes e geralmente aparece só em 1 capítulo e morre nesse mesmo capítulo lutando contra os heróis).
O roteiro de qualquer sentai também é basicamente o mesmo:
Nos primeiros capítulos, não acontece nada além de uma apresentação dos personagens (as intenções de cada um deles e os poderes que ele tem) e uma explicação básica do tema do seriado como um todo.
Por volta do capítulo 15, chega um novo vilão fixo na história, que é mais poderoso do que todos os vilões que os heróis já enfrentaram até agora.
Por volta do capítulo 30, os vilões se fortalecem mais do que nunca, quase matam os heróis e aí esses têm que dar um jeito de se fortalecer mais ainda se quiserem sobreviver.
Por volta do capítulo 45, o vilão principal começa a se tocar que não vai conseguir matar os heróis e conquistar a Terra usando os planos que ele usou até agora (eles demoram a perceber isso, né?rs). E aí, ele começa a partir pra planos mais extremistas, nos quais frequentemente ele provoca a morte de alguns súditos dele (inclusive, traições dos vilões menores contra o vilão principal são comuns nessa fase do sentai).
E no último capítulo (ou no mínimo no penúltimo), o vilão principal finalmente ‘sai da toca’ e parte pra porrada pessoalmente contra os heróis... E morre, é claro.rs
Bom, pelo menos entre os sentais que foram produzidos até o final dos anos 80, você conta nos dedos aqueles que tenham um roteiro diferente desse (descontando algumas diferenças de detalhes de um pro outro, é claro). Só do início dos anos 90 pra frente é que começariam algumas mudanças (muito vagas) nesses roteiros pré-estabelecidos.
Não vamos esquecer que produções japonesas de aventura, mesmo quando são voltadas pro público infantil, sempre pegam mais pesado: cenas de violência, mortes de personagens e roteiros mais tristes são mostrados de forma mais explícita do que seria num programa infantil ocidental.
Mas voltando ao início: sentais são produzidos no Japão desde meados dos anos 70 (o 1º, Himitsu Sentai Gorenja, é de 1975), pelas mãos da Toei Company. E assim, é claro que no início dos anos 80 eles ainda tavam numa fase meio pioneira, situações que depois se tornariam clichês de quase todos os outros sentais ainda eram apresentadas ali como novidades... Bom, levando isso em conta, Denshi Sentai Denziman trouxe inovações pra esse subgênero das produções de aventura.
É claro que, vendo esse seriado sob a ótica de hoje e lembrando que ele já tem quase 40 anos, não observamos nada fora do comum e nos parece uma coisa bastante ultrapassada. Mas, pra época, ele mostrou algumas novidades: Denziman foi o 1º sentai com uma nave que se transforma em robô gigante (e vice-versa rs), foi o 1º sentai a ter uma personagem feminina como vilã principal (coisa que até hoje é rara) e foi o 1º sentai a ter uma continuação (Taiyo Sentai San Barukan, lançado em 1981).
A história é bastante simples:

Há milênios atrás, existia mais um planeta no nosso sistema solar, chamado Denzi. Mas, no ano 2000 a.C., a Rainha Hedorian, governante de uma dimensão paralela chamada Beda, decidiu destruir esse planeta...
Acontece que os habitantes de Beda odeiam a beleza e passam o tempo destruindo objetos belos e matando pessoas e animais que consideram belos. E como Denzi era o planeta mais lindo que eles encontraram...
Alguns habitantes de Denzi conseguiram fugir e se mudar pro planeta mais próximo dali: a Terra. E trouxeram com eles suas armas e veículos, assim como um cachorro-robô, que servia como guardião desses apetrechos.
Em 1980, Beda conclui que o planeta mais lindo do Universo é a Terra... Antevendo o que vai acontecer, o cachorro-robô recruta 5 jovens pra lutar contra Beda e proteger a Terra, entregando a eles as armas e veículos de que dispunha. E assim, criando o esquadrão Denziman.

E é basicamente isso. Porque a história apresenta poucas evoluções até o capítulo 49, quando finalmente vemos outras situações além dos heróis lutando contra um monstro assimétrico diferente a cada capítulo e matando o bicho no final.
E os vilões?
Bom, a Hedorian é aquele tipo de vilão principal de sentai básico já mencionado: ela simplesmente deixa os súditos dela fazerem o trabalho pesado e passa o resto do tempo assistindo o espetáculo de longe.
Pra não dizer que ela nunca fez nada, fez lá algumas magias algumas poucas vezes pra ajudar a derrotar os inimigos.
Mas sejamos justos: a roupa da personagem (principalmente o capacete com chifres enormes que ela usava sempre) também não facilitava muito que a atriz tivesse uma boa movimentação durante as cenas. Então, a menos que mudassem a vestimenta da vilã, seria meio difícil botar ela em cenas de luta e ação.
E diferente de outros vilões do mesmo tipo, ela se importa de fato com os súditos dela.
E no capítulo 37, chega um novo vilão fixo: o Rei Demônio Banriki. Mas, apesar da entrada triunfal nesse capítulo, depois disso ele passa o tempo comendo e dormindo num sofá no Palácio de Beda! Só no capítulo 49, como eu disse, é que ele bota as manguinhas de fora e mostra a que veio.
Bom, vale a pena assistir Denziman pra conhecer. Ou se você for fã de sentais ou seriados de aventura em geral (levando em conta que os efeitos especiais que você vai ver são de 1980, né?).
Vale destacar aqui a presença da falecida atriz Machiko Soga, que interpretaria a Rita Repulsa na 1ª temporada de Power Rangers (1993), como a Rainha Hedorian.
Mais informações sobre Denziman? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: