terça-feira, 10 de dezembro de 2019

GOGGLE FIVE, OS GUERREIROS DO ESPAÇO

título original: Dai Sentai Goguru Faibu
título brasileiro: Goggle Five, os Guerreiros do Espaço
ano de lançamento: 1982
país: Japão
elenco principal: Junichi Haruta, Megumi Ogawa, Ryouji Akagi, Sanpei Godai, Shigeki Ishi
direção: Shohei Tojo
roteiro: Hirohisa Soda

Em 1982, numa montanha da Alemanha, um cientista japonês chamado Hongo procura pelas pistas de Des-Dark, uma organização secreta que existe desde 3000 a.C. e que não parece ter as melhores intenções em relação ao resto do Mundo...
Quando descobre um castelo que Des-Dark usava como base, o cientista é atacado por robôs da organização. Mas um alpinista japonês chamado Jun Ichi, que também andava por ali, corre pra defender o velho, conseguindo salvar ele.
Enquanto isso, um perverso cíclope mutante chamado Tabu, chefe de Des-Dark, se enfurece ao saber que a organização foi descoberta. E decide mudar de tática nas operações que usou até hoje: Des-Dark vai deixar de ser uma organização secreta e passar a ser um grupo de ataque direto contra a população!
Pra fazer frente a isso, o Hongo volta pro Japão junto com o Ken Ichi e decide recrutar mais 4 jovens pra, liderados pelo corajoso alpinista, formar o grupo que vai lutar contra os vilões. Os Gigantes Guerreiros Goggle Five.

Lançado em 1982, Goggle Five, os Guerreiros do Espaço foi o 6º sentai a ser produzido no Japão e o sentai mais antigo que já foi exibido na TV aberta do Brasil.
Apesar de ter a intenção de ser uma história séria, ele acabou, involuntariamente, se transformando numa patética comédia de aventura. Principalmente devido aos exageros na aparência de alguns personagens e nas próprias cenas de luta. E quanto às armas dos heróis... Entre outras ‘curiosidades’, você vê ali um bambolê de plástico, uma bola de borracha e uma fita de seda. Sim: eles lutam usando isso!
Mais uma: a “base secreta” dos heróis fica “escondida” embaixo de um estádio de beisebol no Centro de Tókyo, que em todos os capítulos se levanta algumas dezenas de metros acima do solo pra permitir a saída dos veículos deles. E as entradas pra lá são cabines que ficam no meio de um parque de diversões e todo mundo que tá em volta vê quando eles entram lá! Uma base assim é... “secreta”?!
O marechal do exército dos vilões é um faraó que vivia no Polo Sul (?!), onde ele dormia dentro de um caixão com 2 bonequinhas roxas. E os monstros, além de mal feitos, ficam o tempo todo pulando, agitando os braços, rindo sem motivo e repetindo os próprios nomes que nem uns debiloides.
Outra esquisitice que também aconteceu (embora pouca gente tenha percebido) foi o sumiço da personagem Midori, que tinha pouca importância no seriado, falava pouco, agia pouco, mas tava presente no recinto na 1ª metade do programa (ela era uma das assistentes dos heróis principais da história e ficava orientando as crianças que manipulavam os computadores na base deles).
A personagem sumiu sem explicação depois do capítulo 22.
Pra terminar de fazer a coisa descer pelo ralo, Goggle Five teve um tratamento de lixo no Brasil: foi exibido pela Bandeirantes em 1989 como um mero tapa-buracos na programação. Assim, quando não tinha mais nada pra passar, fosse de manhã, de tarde ou de noite, a Band botava lá algum capítulo de Goggle Five.
E a dublagem brasileira foi mais lixo ainda, com o som abafado, os personagens se chamando pelos nomes errados e outras bizarrices.
E ainda por cima, como já vimos, na abertura o narrador brasileiro anunciava o seriado com o nome de Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (o nome original do seriado em Japonês é Dai Sentai Goguru Faibu, ou seja, “Grande Sentai Goggle Five”). Por que deram esse nome ao seriado no Brasil? É uma história em que os heróis são da Terra, os vilões são da Terra e não tem NENHUM capítulo em que aconteça nada de importante no espaço. De onde tiraram que tem guerreiros do espaço nesse seriado? Eu hein!
Bom, o ator Junichi Haruta, que interpretou o guerreiro preto Kan-Pei, já tinha feito aparições discretas nos 2 sentais anteriores: Denshi Sentai Denziman (1980) e Taiyo Sentai San Barukan (1981).
O personagem do Junich foi o 1º herói de sentai a usar uma armadura preta. E curiosamente, vários personagens do ator depois desse usariam roupas pretas também (alguns deles, bem famosos no Brasil).
O ator Toshimichi Takahashi, que interpretou o vilão Des-Killer, já tinha aparecido em 2 capitulos de Denziman e 1 capítulo de San Barukan.
O ator Kazuhiko Ohara, que interpretou uma das crianças da base dos heróis, também tinha aparecido em 1 capítulo de San Barukan.
O ator Eichi Kikuchi, que interpretou o vilão Igana, já tinha interpretado alguns monstros dos Vingadores do Espaço (1966), Spectreman (1971) e Lion-Man (1972).
E o ator Kin Omae, que aqui fez uma pequena participação como um cara que se fantasiava de Papai Noel pra dar presentes às crianças, já tinha interpretado o Rei Demônio Banriki em Denziman.
Bom, se você é fã de sentais, ou se simplesmente quer rir com mais algumas esquisitices desse aqui, lá vão mais informações sobre Goggle Five:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Denziman, Lion-Man, Os Vingadores do Espaço, San Barukan e Spectreman.
Até a próxima!

Nenhum comentário: