terça-feira, 26 de maio de 2020

UMA JANELA PARA O AMOR

títulos originais: A Room with a View / Camera con Vista
título brasileiro: Uma Janela para o Amor
ano de lançamento: 1985
países: Inglaterra / Itália
elenco principal: Daniel Day-Lewis, Helena Bonham Carter, Julian Sands
direção: James Ivory
roteiro: E. M. Forster (autor do texto original) e Ruth Prawer Jhabvala

Eu começo o post de hoje lembrando que um dos gêneros de filmes que menos chamam a minha atenção são os romances. Por isso, vocês raramente vão ver posts sobre romances por aqui. Mas hoje é exatamente uma dessas exceções.rs
Uma Janela para o Amor, inspirado no livro com o mesmo nome lançado pelo inglês E. M. Forster em 1908, é um romancinho bem ‘água com açúcar’. Nem cena de sexo tem.
Quanto ao roteiro:

No início do século XX, uma pós-adolescente inglesa, chamada Lucy, tá viajando pela Itália na companhia de sua preceptora Charlotte. E aí ela se apaixona por um jovem extrovertido que ela conhece por lá, chamado George.
Só que, na Inglaterra, ela fica noiva de um homem rico, um pouco mais velho e de comportamento tradicional, mas por quem ela não manifesta nenhuma grande afetividade, chamado Cecil.
Agora a romântica Lucy tem que escolher o que fazer: viver uma grande paixão com o George ou se casar com o noivo considerado perfeito pelos conceitos de conservadorismo da Inglaterra Vitoriana.

Simplificando, é o roteiro básico de qualquer romance clássico, né? Então, vai agradar a quem é fã desse tipo de filme. E em termos de cenário, figurino e produção artística em geral, tenho que dizer que Uma Janela para o Amor também é muito bom.
Mas não veja se você tá procurando um filme de ação e aventura. Além de ser bastante paradão, Uma Janela para o Amor também é bem longo (tem 2 horas). Até botaram lá umas pinceladas de comédia (muito superficiais) pra animar um pouco, mas fica só nisso.
E a Charlotte é aquela personagem que, devido aos exageros dela, vai irritar alguns. Mas outros vão até achar graça, já que ela tem a função básica de empata-foda e guarda-cabaço da Lucy. Aliás, ela lembra bastante a Dama Barbara de Janjão e Pequeno (1983).
Em 2007, foi lançado em telefilme também chamado Uma Janela para o Amor e que conta quase a mesma história. Mas não se trata de um remake desse aqui. É que os 2 filmes foram inspirados no mesmo livro.
Mais informações sobre o filme de 1985? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘seriados’ que você acha um post sobre Janjão e Pequeno.
Até a próxima!

Nenhum comentário: