quinta-feira, 24 de junho de 2021

SAI DE BAIXO

título original: Sai de Baixo
ano de lançamento: 1996
país: Brasil
elenco principal: Aracy Balabanian, Marisa Orth, Miguel Falabella
direção: Cininha de Paula, Daniel Filho, Dennis Carvalho, Jorge Fernando e José Wilker
roteiro: Euclydes Marinho, Maria Carmem Barbosa, Miguel Falabella e Rosana Hermann.

O solteirão Vavá mora sozinho no seu apartamento com a intrometida empregada Edileuza. E o máximo de problemas que ele costuma ter é com o porteiro Ribamar, que namora a Edileuza e vai todos os dias ao apartamento dele por causa disso.
Mas a vida do Vavá vira uma bagunça generalizada quando a irmã mais velha dele, chamada Cassandra, se muda de mala e cuia pro apartamento junto com a filha Magda e o genro Caco.
Eles já foram ricos, mas a polícia confiscou a mansão e todos os demais bens deles devido às incontáveis maracutaias do Caco. E agora só resta à Cassandra pedir ‘asilo político’ na casa do irmão junto com o Caco e a Magda.
O Vavá, a Edileuza e o Ribamar vão ter que segurar essa bomba!

Sai de Baixo estreou como um dos programas de maior audiência da Globo. Mas não se manteve bem assim ao longo das suas 6 temporadas no ar: vários altos e baixos aconteceram nesse meio tempo com o ibope do seriado, que depois chegou até a ser considerado um dos piores programas da Globo por um certo período.
Apesar disso, o programa conseguiu manter uma boa popularidade durante a maior parte da sua existência. Mas algumas mudanças que ele foi sofrendo, principalmente nas suas últimas temporadas [e especialmente com a saída de personagens antigos (que sumiram sem explicação do seriado, numa das manifestações mais radicais da Globo da Síndrome de Chuck Cunningham) e a introdução de personagens novos], parecem ter desagradado ao público.
Conclusão: a audiência despencou de vez e acabaram decidindo tirar o programa do ar (o último capítulo foi exibido em Março de 2002).
É curioso, porque nunca foi dada muita importância cronológica ao desenvolvimento da história: em vários episódios foram contadas versões diferentes sobre o passado dos personagens e o público nunca pareceu se incomodar com isso.
Seguindo o estilo ‘peça de teatro televisionada’ e gravado com plateia presente, Sai de Baixo é uma comédia de improviso com personagens pré-estabelecidos: a coroa falida que pensa que ainda é rica, os empregados intrometidos, a patricinha burra, o picareta...
Quanto aos vilões da história, são tão somente o Caco e a Cassandra. Como já foi dito, o Caco aplica uma infinidade de golpes em todos os personagens em quase todos os capítulos do seriado. E a Cassandra é uma milionária falida que não quer entender que faliu. E ambos vivem em função do preconceito ferrenho que eles têm contra os pobres e da aparência de ricos que eles ainda tentam manter.
Mas nada do que eles fazem produz grandes resultados. Nem é lembrado nos episódios seguintes.
É pouco provável que a Globo lançasse esse seriado hoje, especialmente por causa da Magda: a imagem de uma mulher burra em fase extrema e com o marido mandando ela calar a boca o tempo todo, gritando com ela o tempo todo e xingando ela o tempo todo bateria de frente contra todas as pautas políticas que a Globo defende atualmente.
Embora os ‘diretores principais’ do seriado tenham sido o Daniel Filho e o Dennis Carvalho, Sai de Baixo teve 3 outros nomes na direção ao longo dos 6 anos em que ficou no ar: a Cininha de Paula, o Jorge Fernando e o José Wilker.
Em 2013, o programa ganhou 4 capítulos novos, que mostram alguns dos personagens se reencontrando na mesma casa depois de 11 anos sem se verem.
E em 2019, foi lançado o longa-metragem Sai de Baixo: o Filme, inspirado no seriado e com a maior parte do elenco original interpretando os mesmos personagens.
Outra produção dirigida pelo Jorge Fernando que eu já indiquei aqui foi Vamp (1991).
Mais informações sobre Sai de Baixo? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘comédias’ que você acha um post sobre Vamp.
Até a próxima!

Nenhum comentário: