segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

SHARIVAN, O GUARDIÃO DO ESPAÇO

título original: Uchu Keiji Shariban
título brasileiro: Sharivan, o Guardião do Espaço
ano de lançamento: 1983
país: Japão
elenco principal: Hiroshi Watari, Kenji Ohba, Yumiko Furaya
direção: Hideo Tanaka, Michio Konishi, Satoru Tsuji, Takeshi Ogasawara e Toshiaki Kobayashi
roteiro: Shozo Uehara

Em 1982, Space Cop lançou entre os seriados de aventura o subgênero metal hero, que se manteria na TV Japonesa ao longo do resto da década.
O seriado tem como herói principal o Policial do Espaço Gyaban (ou Gavan ou Gaban ou Gabin, de acordo com diferentes tradutores), que lutava contra o Grupo Maku, uma quadrilha extraterrestre que queria dominar a Terra. E no último capítulo, depois de destruir Maku, o Gyaban é recompensado por isso, sendo promovido a capitão da Polícia Espacial, o que obriga ele a deixar a Terra pra ocupar esse posto. E quem vai ficar na Terra como substituto dele é o Detetive Espacial Sharivan.
E o seriado fecha com a voz do narrador ‘adivinhando’ que um novo grupo de vilões espaciais tão de olho na Terra...
Como se vê, Space Cop deixou uma porta escancarada pra uma continuação, né? E ela chegou em 1983: Sharivan, o Guardião do Espaço.
O então estreante Hiroshi Watari deu vida ao personagem-título. Mas o ator Kenji Ohba, que interpretou o Gyaban, aparece aqui em várias participações especiais. E aliás, o Gyaban dá uma super ajuda ao Sharivan na batalha final dele contra os vilões.
Por falar nos ditos-cujos, eles são a Sociedade Criminosa Mad, uma quadrilha fechadona e sinistra que vive num sombrio castelo em outra dimensão. E o lúgubre rei deles, chamado Mau Saíke, esconde um segredo só revelado no final do seriado que torna ele imortal. Ou seja, o Sharivan vai ter que se virar contra um inimigo que ele não tem como matar!
E a Dra. Pórter, sucessora do Mau Saíke no comando da organização, é a responsável por acionar a Máquina do Mundo da Alucinação, que transporta qualquer inimigo dela pra outra dimensão, junto com o monstro que ela tenha enviado na ocasião pra lutar contra esse inimigo. E a única forma de desfazer o efeito da máquina e voltar pra Terra é se um dos 2 (o monstro ou o inimigo de Mad) matar o outro... Quem vocês acham que escapa sempre quando o Sharivan é mandado pra lá junto com algum monstro?rs
Isso foi uma imitação de Space Cop (o Grupo Maku fazia quase a mesma coisa), só que um pouco mais bem elaborada.
A história assume um clima mais fantasmagórico e cheio de intrigas na reta final, com a chegada do horripilante Feiticeiro Leider, que invoca onryos (espíritos mal intencionados de pessoas que já morreram) pra atacar o Sharivan e os aliados dele, ao mesmo tempo em que tenta jogar os membros de Mad uns contra os outros com a intenção de, no futuro, dominar a organização.
Sharivan é um seriado de aventura, mas as pitadas de terror light são frequentes aqui. Então, vai agradar a quem gosta de ambos os gêneros.
Vale lembrar que, antes de interpretar o Gyaban, o Kenji Ohba já tinha interpretado o herói Daigoro em Denshi Sentai Denziman (1980).
Antes de estrear em Space Cop como ator, o Hiroshi Watari já tinha feito trabalhos como dublê em Taiyo Sentai San Barukan (1981) e em Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982).
O ator Toshiaki Nishizawa e as atrizes Kyoko Nashiro e Wakiko Kano, que tinham interpretado o comandante da Polícia Espacial e suas assistentes em Space Cop, voltaram aqui interpretando os mesmos personagens. Assim como o ator Masayuki Suzuki, que interpretou um fotógrafo desastrado e mal-humorado, responsável pelas cenas cômicas do programa.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o Mau Saíke, já tinha interpretado o vilão Heru Satan em San Barukan.
O ator Toshimichi Takahashi, que aqui interpretou um herói recorrente chamado Keiso, já tinha interpretado o vilão Des-Killer em Goggle Five, além de ter feito algumas participações simples em Denziman e San Barukan.
O ator Satoshi Kurihara, que aqui interpretou o vilão Gailer, já tinha feito pequenas participações em Space Cop, Denziman e Goggle Five.
A atriz Hitomi Yoshioka, que interpretou aqui a vilã Pórter, já tinha feito uma participação em 1 capítulo de Space Cop.
O hoje falecido ator Mitsuo Ando, que interpretou aqui o vilão Leider, já tinha interpretado a aparência humana do monstro do capítulo 8 de Denziman.
O ator Kazuyoshi Yamada, que interpretou a aparência humana do Mau Saíke (aquele careca de terno branco que fica espionando os heróis), já tinha aparecido em 1 capítulo de Space Cop.
E a hoje falecida atriz Machiko Soga, que já tinha interpretado a Rainha Hedorian em Denziman e San Barukan, além de ter feito uma participação simples em Space Cop, também apareceu aqui interpretando a aparência humana do monstro do capítulo 22.
Mais informações sobre Sharivan? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Denziman, Goggle Five, San Barukan e Space Cop.
Até 2020!

Nenhum comentário: