sábado, 22 de maio de 2021

CHOJIN SENTAI JETMAN

título original: Chojin Sentai Jetman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1991
país: Japão
elenco principal: Kotaro Tanaka, Rika Kishida, Sayuri Uchida, Tomihisa Naruse, Toshihide Wakamatsu
direção: Keita Amemiya
roteiro: Toshiki Inoue

Em 1991, uma base espacial administrada pela Comandante Aya e que faz parte do Centro de Defesa Internacional do Japão tá fazendo pesquisas com novas energias pra fortalecer pessoas que podem ajudar na proteção da Terra.
Uma energia recém-criada pelos cientistas da base foi dividida em 5 compartimentos. E o material de 1 deles vai ser implantado num oficial da base chamado Ryu, que namora outra oficial da base chamada Rie. Mas, logo depois que o implante é feito, a base é atacada por uma misteriosa organização extraterrestre chamada Bairamu. E essas criaturas começam a destruir tudo ali.
A Rie é sugada por um buraco que se abre na parede e lançada no espaço. E sem que ninguém veja, ela é capturada por Bairamu.
Antes que a base termine de explodir, o Ryu e a Aya conseguem fugir numa nave salva-vidas e voltar pra Terra, não conseguindo impedir que os outros 4 compartimentos com a energia explodam, fazendo o material deles cair em 4 pontos diferentes do Japão e se incorporando aleatoriamente em 4 pessoas que se encontram ali.
Depois de uma pesquisa, o Ryu e a Aya localizam essas 4 pessoas: uma garota rica chamada Kaori, um agricultor chamado Raita, uma estudante chamada Ako e um bad boy do submundo de Tókyo chamado Gai.
Depois de serem informados do que tá se passando, os 4 (alguns, depois de uma certa relutância) se juntam ao Ryu sob o comando da Aya e formam o Esquadrão das Aves-Humanas Jetman, cada um passando a usar uma armadura de uma cor diferente e inspirada na aparência de uma ave diferente.
Mas os problemas deles tão apenas começando: Bairamu agora se obstinou pelo domínio da Terra. E a Rie, hipnotizada por eles e agora munida de poderes extraterrestres, foi transformada numa guerreira chamada Maria. E sem reconhecer o Ryu, ela não vai medir esforços pra acabar com o ex namorado e com os amigos dele!

Lançado em 1990, Chikyu Sentai Fiveman foi um dos grandes fracassos de audiência lançados pela Toei. E pra tentar resolver o problema, a empresa tentou fazer uma coisa mais diferente no sentai seguinte, mas sem tirar os clichês comuns de sentais (ou seja: mantendo os heróis com armaduras de cores diferentes, as organizações do mal, os monstros que aparecem em tamanho humano e depois ficam gigantes, os robôs gigantes que os heróis pilotam pra encarar os monstros gigantes...). E dessa nova roupagem nasceu Chojin Sentai Jetman.
Mas se os clichês básicos de sentais foram mantidos, que nova roupagem foi essa?
Bom, tiveram a ideia de fazer uma história mais séria, sem muito ‘entra e sai’ entre os personagens fixos. E o pano de fundo de Jetman foram os amores não correspondidos.
No grupo dos heróis, o Ryu ama a Maria, que não ama mais ele (na verdade, ela não sabe mais quem ele é, devido à lavagem cerebral que ela sofreu); a Kaori ama o Ryu, que não corresponde porque continua amando a Maria; o Gai e o Raita amam a Kaori, que não corresponde porque ela quer conquistar o Ryu; e mais pra frente, um amigo extraterrestre que eles fazem chamado Dan começa a amar a Ako, mas ela também não corresponde.
E no time do mal, um robô chamado Gurei também ama a Maria, que também não corresponde diretamente, apesar de demonstrar uma certa consideração por ele.
Outra inovação vista nesse sentai é que os vilões passam a maior parte do seriado sem um líder: a imperatriz deles desapareceu numa batalha e foi dada como morta, deixando o Trono de Bairamu em interregno. E assim, os vilões sobreviventes começam a competir um com o outro pra decidir quem vai ser o novo imperador.
É claro que, depois de muitas desventuras, um deles vai submeter os outros e vai conseguir se impor como imperador. Mas também é claro que ele não vai conseguir se manter no poder infinitamente e vai acabar sendo destronado por outro vilão mais ardiloso. E prestando atenção no comportamento dos vilões desde o início do seriado, não é difícil saber qual vilão é ardiloso o suficiente pra isso.
Assim, com heróis de personalidade mais adulta, com vilões mais inteligentes e até com um último episódio tendo um desfecho bem diferente (2 personagens do núcleo principal se casam e 1 deles morre num ato heroico que nem tem nada a ver com Bairamu), Jetman conseguiu chamar a atenção do público de volta pros sentais.
E esse também foi o último sentai a não passar pelo fenômeno da sabanização... Se você não conhece muito sobre sentais, talvez você não saiba o que é sabanização, né? Bom, a gente vai ver isso com detalhes no próximo post que eu fizer sobre um sentai. E não vai demorar.
A atriz Sayuri Uchida, que aqui interpretou a guerreira amarela Ako, já tinha aparecido em 1 episódio de Kosoku Sentai Turboranger (1989).
A atriz Maho Maruyama, que aqui interpretou a vilã Maria, já tinha interpretado a Princesa Garonia em Kamen Rider Black RX (1988).
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o vilão Gurei, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em Taiyo Sentai San Barukan (1981); Mau Saíke em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); Aton em Kagaku Sentai Dynaman (1983); Satan Goss em O Fantástico Jaspion; Gyodai em Esquadrão Relâmpago Changeman (ambos de 1985); La Deus em Comando Estelar Flashman (1986); Zeba em Defensores da Luz Maskman (1987); Ragon em Turboranger; e o vilão redimido Gunsa em Fiveman.
O ator Yutaka Hirose, que aqui interpretou o vilão Toranza, já tinha feito várias pontas em Chodenshi Bioman (1984), Changeman e Jaspion, já tinha interpretado o vilão Wandar em Flashman, já tinha feito uma participação simples em 1 episódio de Black Kamen Rider (1987) e já tinha interpretado o vilão Kemp em Choju Sentai Liveman (1988).
O ator Haruki Hamada, que já tinha interpretado o Change Dragon Tsurugi em Changeman, fez uma participação em 1 episódio aqui.
O ator Yasuhiro Ishiwata, que aqui interpretou o herói Rei, já tinha interpretado o Blue Flash Go em Flashman, já tinha interpretado a aparência humana de um monstro em 1 episódio de Maskman e já tinha aparecido em 1 episódio de Jiban (1989) interpretando um roqueiro.
A atriz Kanako Maeda, que aqui interpretou a heroína Kana, já tinha interpretado a Pink Mask Keiko em Maskman.
O ator Hideki Fujiwara, que aqui interpretou o herói Dan, já tinha feito uma participação simples em 1 episódio de Black Kamen Rider.
O ator Yoshinori Okamoto, que aqui fez uma rápida participação como um espadachim que luta contra um monstro, já tinha feito participações simples em Denshi Sentai Denziman (1980); San Barukan; Goggle Five, os Guerreiros do Espaço; Space Cop (ambos de 1982); Sharivan; Shaider, o Detetive do Espaço (1984); RX; e Jiban. Além de já ter interpretado o robô Shiruba em Bioman, o pirata espacial Buba em Changeman, o herói Deus Titan e o vilão Galdan em Flashman, o ninja subterrâneo Oyobu em Maskman e o vilão Ashura em Liveman.
O ator Asao Matsumoto, que já tinha interpretado um cientista em 1 episódio de Bioman e também o Comandante Honda em Changeman, fez uma pequena participação no 1º episódio de Jetman.
O ator Junichi Haruta, que aqui fez uma participação em 1 episódio, ao longo dos anos 80 tinha aparecido num monte de outras produções de aventura e ficção científica: Denziman; San Barukan; Jaspion; Baioserapi (1986); Metalder, o Homem-Máquina (1987); Jiraiya, o Incrível Ninja; e Cybercops, os Policiais do Futuro (ambos de 1988).
O hoje falecido ator Masashi Ishibashi, que aqui interpretou um monge xintoísta em 1 episódio, já tinha feito participações simples em Space Cop e Shaider, já tinha interpretado o vilão Ka em Dynaman, já tinha interpretado um mestre carateca em 1 episódio de Black Kamen Rider e já tinha interpretado o vilão Raida em Turboranger.
E o hoje falecido ator Rikiya Iwaki, que aqui também fez uma pequena participação especial, já tinha feito personagens menores em Denziman, San Barukan, Dynaman, Bioman e Fiveman e também já tinha interpretado o profeta Zel em Changeman.
Mais informações sobre o seriado? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Baioserapi, Bioman, Black Kamen Rider, Changeman, Cybercops, Denziman, Dynaman, Fiveman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jiban, Jiraiya, Liveman, Maskman, Metalder, RX, San Barukan, Shaider, Sharivan, Space Cop e Turboranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: