quinta-feira, 8 de abril de 2021

O ÚLTIMO TERROR

título original: The Final Terror
título em Português: O Último Terror
ano de lançamento: 1983
país: Estados Unidos
elenco principal: Adrian Zmed, Joe Pantoliano, John Friedrich
direção: Andrew Davis
roteiro: Jon George, Neill D. Hicks e Ronald Shusett

Em meados do século XX, existia uma madeireira em Mill Creek, uma divisão de uma floresta aonde estranhos não costumavam ir. E quando o dono dessa madeireira morreu, o irmão dele se mudou pra lá pra gerenciar o dinheiro da família a partir dali.
O falecido deixou uma filha de 14 anos. E numa ocasião em que o tio recém-chegado ficou sozinho com ela, ele estuprou a garota. E embora essa situação tenha se repetido várias vezes, a garota não tinha coragem de contar nada a ninguém, já que era o tio quem sustentava a família.
Conclusão: ela foi enlouquecendo aos poucos. Até que a família internou a garota num hospício naquelas proximidades, onde descobriram que ela tava grávida. Só que os médicos temeram pela segurança do bebê se ele ficasse com a garota, já que ela tinha se tornado muito agressiva. E assim que o menino nasceu, mandaram ele de volta pra família.
Passados 19 anos, o filho foi visitar ela. E ao ver que a mãe tinha ficado tão feroz que os médicos tinham sido obrigados a deixar ela presa numa jaula, decidiu levar ela pra morar com ele. Só que era impossível ressocializar a mulher com o nível de demência e ferocidade que ela tinha adquirido. E assim, o filho decidiu deixar a mãe solta naquela floresta, onde dizem que ela ainda vive...
Nos anos 80, um grupo de guardas florestais vão acampar em Mill Creek junto com algumas garotas. E depois de ficarem sabendo sobre a tragédia da mulher louca da floresta, eles vão acabar descobrindo que um dos personagens dessa história se encontra entre eles. E que agora eles já se envolveram nessa história até o pescoço!

The Final Terror nunca foi lançado comercialmente no Brasil. Mas foi lançado em Portugal com o título de O Último Terror.
Foi um slasher produzido a baixíssimo custo, feito de forma quase artesanal.
Como não havia dinheiro pra contratar um cameraman, o diretor teve que pegar a câmera e ele mesmo filmar tudo.
Também não tiveram dinheiro pra contratar dublês. E assim, foram os próprios atores que fizeram as cenas de risco.
O Último Terror foi filmado em 1981. Mas, como não conseguiram encontrar uma distribuidora pro filme, ele só foi lançado em 1983.
Quanto à história... Bom, é um slasher de floresta dos anos 80. Acho que é o máximo que dá pra dizer sobre isso.rsrs
O Último Terror é até bem mais fraquinho do que outros filmes do mesmo tipo que a gente vê, tem muito menos assassinatos, tem duração mais curta...
Aliás, depois que o resto do filme já tava pronto, o diretor chamou outro ator e outra atriz pra gravar uma cena de assassinato com eles e usar isso como prólogo, tanto pra deixar o filme um pouco mais longo (antes disso, não tinha chegado nem a 80 minutos) quanto pra aumentar o número de vítimas, que tinha sido muito baixo.
A última cena talvez faça vocês se lembrarem um pouco do final de Sexta-Feira 13 (1980). Mas quando se descobre quem tá matando as pessoas na floresta não chega a ser nenhuma grande surpresa. Prestando atenção na história da madeireira e depois prestando atenção nas pistas que os heróis encontram numa velha cabana na floresta, a coisa já fica bem clara.
Quanto ao grupo de heróis, houve um excesso de personagens completamente desnecessário (11 pessoas, ao todo). E a maioria nunca toma nenhuma atitude que mude nada na história nem chega a ser atacada em momento nenhum do filme. Nenhum dos heróis que sobrevivem até o final se destaca (e olhem que a grande maioria sobrevive!).
Vale a pena ver O Último Terror se você for super fã de slashers dos anos 80 ou se você tiver muita curiosidade de ver. De outro modo, eu já adianto que você vai achar no mínimo meio chato.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

2 comentários:

Jaws disse...

Esse eu não conheço, vou garimpar.
Valeu :)

Leo Rib disse...

Esse filme é bem pouco conhecido no Brasil mesmo.