sábado, 19 de novembro de 2022

PAUL KRATKA

Médico e ator, o californiano Paul Kratka se dedica mais à 1ª profissão do que à 2ª. Mas, nesse último caso, ele é mais lembrado exatamente por uma produção de terror, que foi também a estreia dele como ator: Sexta-Feira 13 – parte 3 (1982).
Pra quem desconhece qualquer mínima informação que seja sobre filmes de terror dos anos 80, se trata do 3º filme do Jason Voorhees. E o personagem do Paul, chamado Rick, era exatamente o protagonista masculino da vez, ou seja, ele namorava a Chris, que era a protagonista feminina da vez.
Em slashers dos anos 80, a regra geralmente era que só a protagonista feminina se salvasse no final, enquanto todo o resto da turminha de heróis morria. E isso incluía o protagonista masculino. E Sexta-Feira 13 – parte 3 não foi uma exceção: já no final do filme, o Rick tem a cabeça esmagada pelo Jason numa cena que hoje, pra nós, parece meio cômica: usaram um manequim pra fazer a cena, porque o diretor queria que aparecesse um dos olhos do Rick pulando pra fora do rosto quando ele tivesse a cabeça esmagada... Com os efeitos especiais daquela época, é óbvio que o resultado da cena ficou meio trash. Até porque a gente vê com todos os detalhes que é um boneco que aparece ali.
Mas vai ver que naquela época (há 40 anos atrás) teve gente se assustando ao ver isso.
His Name Was Jason: 30 Years of Friday the 13th (2009) e Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th (2013) foram documentários sobre os filmes do Jason, reunindo entrevistas e reportagens sobre todos os filmes em que o personagem tinha aparecido até ali. E o Paul aparece lá, como um dos entrevistados.
Outros filmes de terror em que ele foi visto foram The Day They Came Back (2006), Mr. Mullen (2010) e Blood Was Everywhere (2013).
Mais informações sobre o Paul? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre Sexta-Feira 13 – parte 3 e os demais filmes da franquia.
Até a próxima!

Nenhum comentário: