segunda-feira, 13 de novembro de 2023

ESPANTALHO DE AMITYVILLE

título original: Amityville Scarecrow
título brasileiro: Espantalho de Amityville
ano de lançamento: 2021
país: Inglaterra
elenco principal: Amanda-Jade Tyler, Kate Sandison, Sofia Lacey
direção: Jack Peter Mundy
roteiro: Shannon Holiday

Até o início dos anos 70, Amityville Cornfield era um terreno rural que pertencia a uma família rica. Mas, em 1972, 2 crianças da família enlouqueceram e mataram o resto dos parentes.
Na mesma época e lugar, um cara que enlouqueceu matou várias pessoas e depois disse que o diabo forçava ele a fazer aquilo. E desde então, os habitantes das proximidades dizem que Amityville Cornfield é um território amaldiçoado.
Os responsáveis pelo projeto de um acampamento compraram o terreno e demoliram a mansão onde o massacre da família tinha acontecido, pra que todos se esquecessem do que tinha se passado ali. E inauguraram o tal acampamento ali nos anos 80, mas isso não foi pra frente.
Também tentaram dar continuidade a uma plantação de milho no mesmo terreno. Mas o campo sempre pegava fogo e nenhuma planta comestível conseguia brotar ali.
Em 2021, 2 irmãs de meia idade chamadas Mary e Tina se dirigem pra Amityville Cornfield, onde pretendem se encontrar pra discutir o que fazer com um terreno que receberam como herança.
A Mary tá indo junto com a filha. E a Tina tá indo junto com o marido e a filha. Mas ninguém tá muito a fim de ir até lá, já que a família não tem bons antecedentes de convivência. E isso fez as irmãs se afastarem e evitarem contato uma com a outra por alguns anos.
Além do lugar ser mal visto pelo seu passado, também não existe nenhuma construção próxima numa distância de quilômetros, exceto por uma sinistra oficina de carros abandonada. E esse terreno fica tão afastado da cidade mais próxima que os celulares nem funcionam ali. Ou seja, mesmo que elas queiram vender o terreno, não vai ser fácil encontrar um comprador.
Mas existe um outro passado horripilante, um pouco mais recente, envolvendo a Tina e a tal oficina abandonada. E isso vai começar a ser desvendado depois que a família começa a ser atacada pelos espantalhos do terreno...

Antes que alguém se equivoque, só porque um filme tem a palavra Amityville no título isso não significa que obrigatoriamente ele tem alguma ligação com o filme Terror em Amityville (1979).
Acontece que, em 1974, um serial killer chamado Ronald Joseph DeFeo Jr. matou várias pessoas numa vila chamada Amityville, localizada em Nova York. E desde então, como o lugar passou a ser considerado amaldiçoado, vários filmes de terror e adjacências passaram a usar o nome Amityville no título, principalmente quando a história fala sobre um lugar onde, no passado, aconteceu algum tipo de massacre dentro de uma família.
Embora Amityville tenha virado o nome de um lugar visto pela opinião popular como uma localidade do mal (tipo Transilvânia), isso não quer dizer que os filmes com esse nome tenham nenhuma ligação uns com os outros.
Além disso, pelo que dá pra entender, o lugar amaldiçoado desse filme aqui, chamado Amityville Cornfield, fica na Inglaterra, e não nos Estados Unidos. E é um terreno florestal com vários quilômetros quadrados de extensão.
Aliás, dá pra ver que o que o roteirista fez aqui foi pegar o roteiro da Hora do Pesadelo (1984), tirar algumas coisas aqui, acrescentar algumas coisas novas ali... E assim ficou pronto o roteiro de Espantalho de Amityville.
Bom, a gente vê aqui um filme típico entre aqueles em que o Scott Jeffrey se envolve (ele foi o produtor desse aqui): um filme de terror de baixo custo, com cenários improvisados, quase com o mesmo elenco que ele usa sempre e tendo só mulheres como personagens principais.
Também dá pra ver que se prolongaram um pouco no drama familiar entre as personagens só pra aumentar a duração do filme, que, mesmo assim, não chegou nem a 90 minutos. Então, em algumas cenas, você vai ter a impressão de que tá vendo algo parecido com uma novela mexicana sobre um cara que traiu a esposa com a cunhada.
Outra coisa: se você tá esperando ver aqui um espantalho monstruoso atacando pessoas, não é bem isso que o filme mostra. Acontece que, como o terreno é carregado de energias negativas, o espírito de um mecânico psicopata que foi morto ali ganhou forças pra se incorporar nos espantalhos daquele campo. E nessa forma ele ataca as pessoas que tão passeando por ali.
Ou seja: mesmo que destruam o espantalho no qual o espírito tá incorporado, ele simplesmente vai sair dali, se incorporar em outro espantalho próximo e começar a atacar de novo.
Mas o filme é bom?
Bem, se você se interessou pelo que eu disse acima e não tiver mais nada pra fazer, eu sugiro que você veja. Mas tenha em mente que não passa de uma versão pobrezinha da Hora do Pesadelo com uma maquiagem rural/florestal.
Espantalho de Amityville teve uma continuação (2022).
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘séries cinematográficas’ que você acha um post sobre A Hora do Pesadelo.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: