segunda-feira, 5 de abril de 2021

KAGAKU SENTAI DYNAMAN

título original: Kagaku Sentai Dynaman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1983
país: Japão
elenco principal: Junichi Haruta, Koji Unogi, Satoshi Okita, Sayoko Hagiwara, Yu Tokita
direção: Shohei Tojo
roteiro: Hirohisa Soda

Em tempos pré-históricos, meteoros caíram na terra trazendo uma espécie de lagartos de outro planeta. E essas criaturas foram se abrigar no subterrâneo.
Com o passar dos milênios, esses lagartos evoluíram pra uma aparência quase totalmente humana. Exceto num ponto: cada um deles continuou tendo um rabo e até criando rabos novos. Mas isso era uma vantagem entre eles, já que, quanto mais rabos cada um deles tivesse, mais bem visto ele era na sociedade subterrânea e (assim se acreditava) mais poderes mágicos ele tinha à disposição dele.
Nessas condições, essas criaturas criaram o Império Jashinka, governado pelo perverso Imperador Aton.
Quando o calendário da ONU registrava o ano de 1983, o calendário de Jashinka registrava o ano de 7777. E pra comemorar a data, o Aton decidiu se apossar da superfície da Terra.
Vendo a situação, um cientista chamado Kyutaro reuniu 5 jovens que sabiam lutar, pedindo a eles que ajudassem ele a deter a invasão e oferecendo armas e poderes a eles pra isso.
Aceitas as condições, os 5 formaram o Esquadrão Científico Dynaman.

Na ordem de lançamento dos sentais, Kagaku Sentai Dynaman foi o sucessor de Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982). E em termos de aspecto dos personagens, dá pra ver que até se inspirou bastante nele: a aparência da sala do trono do Aton lembra bastante a aparência da sala do trono do Chefe Tabu, a aparência do robô gigante dos Dynaman lembra bastante a aparência do robô gigante dos Goggle Five... E o ator que interpreta o guerreiro preto dos 2 grupos de heróis também é o mesmo: o Junichi Haruta.
Ou seja, ele foi o único ator a interpretar heróis de 2 sentais seguidos que usavam armaduras da mesma cor.rsrs
O Junichi é mais lembrado no Brasil por ter interpretado o MacGaren, em O Fantástico Jaspion (1985). Mas, ao longo dos anos 80, ele apareceu num monte de outras produções de aventura e ficção científica: Denshi Sentai Denziman (1980); Taiyo Sentai San Barukan (1981); Baioserapi (1986); Metalder, o Homem-Máquina (1987); Jiraiya, o Incrível Ninja; Cybercops, os Policiais do Futuro (ambos de 1988)...
Mas enfim: o que eu achei mais estranho nesse sentai aqui é a forma como os heróis aceitam o que tá acontecendo. Afinal, um cara que eles nunca viram chama eles pra lutar contra um império de seres bizarros que querem dominar o Mundo e eles respondem a isso numa boa e partem pra essa missão, como se vissem isso todo dia!
Aliás, são raras as vezes em que as histórias pessoais dos heróis de Dynaman são desenvolvidas. Acho que o que acaba aparecendo um pouco mais é o personagem do Junichi mesmo. E olhem que ele nem era o líder do grupo!
No time do mal, todos os vilões são feiticeiros. Mas as mudanças principais acontecem com a chegada da Princesa Kimera e depois da General Zenobia. E aliás houve até uma curiosidade aí...
A gente sabe que em sentais (principalmente em sentais dos anos 80), as entradas e saídas de personagens fixos geralmente aconteciam mais ou menos de 15 em 15 episódios. Então, por volta do capítulo 15, saía algum personagem antigo ou entrava algum personagem novo; por volta do capítulo 30, a mesma coisa; e por volta do capítulo 45, começava a fase conclusiva da história, geralmente com mortes de vilões fixos a cada episódio a partir dali. Mas no caso de Dynaman, anteciparam a chegada da Kimera (ela entra no capítulo 8) e atrasaram a chegada da Zenobia (ela entra no capítulo 38).
Outra curiosidade aqui é a ausência de lutas decisivas entre os heróis e os vilões fixos: só 1 dos membros de Jashinka tem uma luta no muque contra os Dynaman e chega a ser mortalmente ferido por eles ali. E mesmo assim, ele não morre diante deles e ainda consegue fugir pra morrer na base dos vilões.
Mais da metade dos vilões fixos aqui morrem de forma acidental ou então são mortos por vilões concorrentes.
Bom, temos que admitir que é um destino meio diferente pra vilões desse tipo de seriado, né?
Por outro lado, quase todos os vilões são personagens com personalidades bem definidas.
O ator Satoshi Okita, que aqui interpretou o guerreiro vermelho Hokuto, já tinha feito uma participação simples em Goggle Five.
A atriz Sayoko Hagiwara, que aqui interpretou a guerreira rosa Rei, reapareceria como a vilã Néfer em Flashman.
A atriz Mari Kono, que aqui interpretou a vilã Kimera, já tinha aparecido em 2 episódios de Denziman interpretando uma professora.
A atriz Ritsuko Fujiyama, que aqui interpretou a vilã Zenobia, já tinha feito participações simples em San Barukan e Goggle Five.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o vilão principal Aton, já tinha interpretado o vilão Heru Satan em San Barukan e também estava dando vida ao Mau Saíke em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983). Ou seja, 1983 foi o ano em que ele deu vida aos vilões principais de 2 seriados. E além disso, ele seria mais tarde o Satan Goss em Jaspion, o Gyodai em Esquadrão Relâmpago Changeman (1985), o La Deus em Flashman, o Zeba em Defensores da Luz Maskman (1987) e o Ragon em Kosoku Sentai Turboranger (1989).
O ator Toshimichi Takahashi, que aqui fez uma participação simples, como já tinha feito em Denziman e San Barukan, já tinha interpretado o General Des-Killer em Goggle Five e na mesma época dava vida ao herói Keiso em Sharivan. E ele ainda voltaria como o vilão Iki em Jaspion, o Dr. Bio em Spielvan (1986), um policial em Baioserapi e um dos guerreiros que lutariam contra o Akira em Maskman.
O ator Koji Unogi, que aqui interpretou o guerreiro azul Yosuke, apareceria em 1 episódio de Flashman como o policial Hiroshi Tachibana e como o monstro Hedogross Jr. em Metalder.
O hoje falecido ator Masashi Ishibashi, que aqui interpetou o vilão Ka, já tinha feito participações simples em Space Cop (1982) e Shaider, o Detetive do Espaço (1984). E ele reapareceria como o vilão Raida em Turboranger.
E o hoje falecido ator Rikiya Iwaki, que aqui fez uma participação simples, já tinha feito personagens menores em Denziman, San Barukan e faria outra em Chodenshi Bioman (1984) também interpretaria o profeta Zel em Changeman.
Mais informações sobre Dynaman? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Baioserapi, Bioman, Changeman, Cybercops, Denziman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jiraiya, Maskman, Metalder, San Barukan, Shaider, Sharivan, Space Cop, Spielvan e Turboranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: