quinta-feira, 27 de agosto de 2020

CHOJU SENTAI LIVEMAN

título original: Choju Sentai Liveman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1988
país: Japão
elenco principal: Daisuke Shima, Kazuhiko Nishimura, Masa-Aki Yamaguchi, Megumi Mori, Shinobu Komoto
direção: Minoru Yamada, Shouhei Toujou e Takao Nagaishi
roteiro: Hirohisa Soda e Toshiki Inoue

Nos anos 80, a ONU instalou um centro de estudos científicos pra jovens do Mundo inteiro que apresentassem QI acima da média na Ilha Academy.
Em 1986, 3 estudantes abandonam o centro, alegando que a instituição visa apenas a evolução da Humanidade. E eles desprezam a Humanidade! E logo depois, os 3 se preparam pra embarcar numa nave que pousa no campus da ilha.
Curiosos, 2 estudantes que desenvolveram trajes especiais tão resistentes quanto armaduras se aproximam dali, seguidos por 3 colegas chamados Yusuke, Jo e Megumi.
Quando os 3 dissidentes percebem que tão sendo observados, um deles atira nos 2 colegas que se aproximaram, matando os 2 diante dos olhos perplexos do Yusuke, do Jo e da Megumi. E depois eles decolam com a nave e somem no Céu.
Passados 2 anos desse bizarro acontecimento, uma esquadrilha de naves espaciais chega de repente e bombardeia toda a Ilha Academy, destruindo quase tudo. E de uma dessas naves saem ninguém menos que os 3 dissidentes, que agora dizem que se chamam Kemp, Obura e Mazenda.
Eles agora fazem parte de uma organização chamada Volt, dirigida por um grande cientista chamado Biasu. E dizem que vieram tomar a Terra pra ele.
Mas o Yusuke, o Jo e a Megumi também têm uma surpresa: retomando as experiências deixadas pelos 2 colegas assassinados, eles criaram trajes ainda mais resistentes do que os deles. E acionando esses trajes, os 3 declaram que agora formam um grupo chamado Choju Sentai Liveman.
A partir de agora, começa a guerra entre Liveman e Volt!

Se você é fã de sentais e desconhece Choju Sentai Liveman, posso dizer que ele não chega a mostrar grandes novidades pros padrões dos anos 80. Mas se saiu bem melhor do que alguns outros seriados do mesmo tipo.
O tema principal questiona do 1º ao último capítulo até que ponto uma pessoa que era boa pode ficar má, até que ponto ela tá só fingindo que ficou má... Simplificando: a história trabalha o tempo todo com a possibilidade de uma pessoa que praticou atos perversos poder voltar atrás e se redimir ou então preferir seguir até o fim nas escolhas perversas que ela fez.
Sobre o Kemp, o Obura e a Mazenda, não vou dizer qual deles tem cada um desses destinos.rs Mas posso dizer que eles têm 3 fins diferentes: um se arrepende das perversidades que cometeu ainda no início e consegue se redimir, outro só percebe que errou quando tá morrendo e aí já é tarde demais pra começar uma nova vida e outro segue até o fim e morre cumprindo voluntariamente seus objetivos perversos. Isso sem falar em 3 outros vilões fixos que aparecem depois e também são submetidos ao tema em questão.
Teoricamente, o Biasu quer ver qual é o melhor desses 6, observando cada um deles enquanto usam suas aptidões pra conquistar o Mundo. Mas, na prática, os 6 não passam de marionetes ignorantes nas mãos do Biasu, já que ele só tá interessado mesmo em 2 entre esses 6 súditos dele, pra pôr em prática um plano que só vai ser revelado nos últimos episódios.
Mas, sem terem consciência de nada disso, os 6 vilões são os responsáveis por dezenas de perversidades ao longo do seriado.
E na reta final do seriado, 2 novos guerreiros se juntam aos Liveman, formando um esquadrão de 5 guerreiros, como é comum em sentais.
Em relação aos efeitos especiais, principalmente nos primeiros capítulos, o seriado não deixa a desejar. Até o monstro do capítulo, quando morre, tem uma cena de explosão mais bem feita do que nos sentais anteriores.
Liveman foi feito logo depois de Defensores da Luz Maskman (1987). E quase passou no Brasil. Mas, como houve uma certa queda de audiência dos seriados japoneses na época em que Maskman foi transmitido aqui, nenhuma emissora se animou muito em exibir outro sentai mais recente que ele, achando que a fórmula já tava esgotada por aqui.
O ator Kazuhiko Nishimura, que aqui interpretou o guerreiro amarelo Jo, já tinha aparecido em 2 capítulos de Maskman interpretando um mecânico.
O ator Joji Nakata, que já tinha interpretado o caçador espacial Kaura em Comando Estelar Flashman (1986), reapareceu aqui como o vilão principal Biasu.
O ator Yutaka Hirose, que já tinha feito várias pontas em Chodenshi Bioman (1984), em Esquadrão Relâmpago Changeman e O Fantástico Jaspion (ambos de 1985) e também já tinha interpretado o vilão Wandar em Flashman, reapareceu aqui como o vilão Kemp.
O ator Yoshinori Okamoto, que aqui interpretou o vilão Ashura, já tinha feito participações simples em Denshi Sentai Denziman (1980); Taiyo Sentai San Barukan (1981); Goggle Five, os Guerreiros do Espaço; Space Cop (ambos de 1982); Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); e Shaider, o Detetive do Espaço (1984) e já tinha interpretado o robô Shiruba em Bioman, o pirata espacial Buba em Changeman, o herói Deus Titan e o vilão Galdan em Flashman e o ninja subterrâneo Oyobu em Maskman. Ou seja, ele interpretou vilões fixos de 5 sentais seguidos!
O ator Toru Sakai, que aqui interpretou o vilão Obura, já tinha aparecido em 1 capítulo de Maskman.
O ator Daisuke Ban, que aqui interpretou o professor dos jovens da Ilha Academy, já tinha interpretado o ninja subterrâneo Ijin em Maskman.
E a apresentadora de TV francesa Dorothée, que já tinha aparecido em 2 episódios de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988) interpretando a ninja francesa Catarina, também apareceu em 1 episódio de Liveman interpretando uma cientista sobrevivente da Ilha Academy.
Isso ocorreu porque a apresentadora tava no Japão em 1988, analisando os seriados japoneses que iam passar no programa infantil que ela tinha na época (pra quem não sabe, a França era uma grande consumidora de programas japoneses nos anos 80). E como a direção do programa dela tinha uma sociedade com a Toei, os diretores japoneses convidaram ela pra fazer pontinhas nos seriados de aventura que tavam sendo filmados no Japão naquele ano.
Mais informações sobre Liveman? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Bioman, Changeman, Denziman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jiraiya, Maskman, San Barukan, Shaider, Sharivan e Space Cop.
Até a próxima!

Nenhum comentário: