terça-feira, 5 de novembro de 2019

DICK WIEAND

Quando se diz o nome Dick Wieand, a 1ª coisa que vem à mente de muitos fãs de slashers dos anos 80 é:

“Ele foi o falso Jason de Sexta-Feira 13 – parte 5: um Novo Começo!

Pois é. Esse filme, lançado em 1985, foi o que acabou dando mais fama ao Dick, embora tenha sido o único filme de terror da carreira dele.
Também foi uma das únicas vezes nos filmes do Jason Voorhees em que esse não aparece como o vilão principal.
Bom, o Jason morreu em Sexta-Feira 13 – parte 4: o Capítulo Final (1984). Mas no filme seguinte da série, ficamos sabendo que ele se tornou uma temida lenda local em Crystal Lake, depois de todas as pessoas que ele e sua desequilibrada mãe já tinham matado por aquelas redondezas nos anos anteriores.
O personagem do Dick é um introspectivo paramédico chamado Roy Burns. E um dia ele vai atender a um chamado pra recolher o cadáver de um rapaz que foi brutalmente assassinado. Mas se toma de horror ao olhar pro cadáver despedaçado e descobrir que o rapaz em questão era o filho dele, que ele tinha abandonado ainda criança!
A partir daí, o Roy tem um surto psicótico. E tendo ouvido falar na lenda do Jason, o paramédico começa a pensar que ele é o próprio Jason.
Assim, o Roy se fantasia de Jason e sai matando todo mundo que encontra pelo caminho até o fim do filme. Mas só na última cena em que ele aparece, quando a máscara que ele usava se despedaça, é que a gente vê que era um impostor.
Na verdade, durante a maior parte do filme, não é mostrado quem tá cometendo os assassinatos: a câmera fecha só na vítima da cena e nas mãos do assassino.
Só na reta final é que aparece explicitamente uma figura que parece ser o Jason. E aí, pra quem prestou atenção, já tem uma dica de que aquele é um impostor: a máscara que o Jason usou até ali tinha 3 marcas vermelhas, sendo 2 em forma de setas apontando pra cima; a máscara que o falso Jason tava usando só tem 2 marcas, que têm a forma de setas azuis apontando pra baixo (lembrando que, no mesmo filme, o Tommy tem alucinações com o Jason, que aparece pra ele com a máscara original, com as marcas vermelhas e em outro formato). Ou seja, o assassino não tava usando a roupa original do Jason, mas sim uma imitação.
De qualquer forma, a história do Roy parece ser uma imitação do que a gente viu acontecer no filme de 1980, quando a Pamela Voorhees teve um surto de esquizofrenia e saiu matando um monte de gente por, aparentemente, pensar que o filho dela tava morto.
Poucos anos depois desse filme, o Dick deixou a carreira de ator quase por completo. E aí passou a trabalhar como fotógrafo.
Mas ele ainda comparece aos eventos relacionados aos filmes do Jason que são feitos até hoje.
E o Dick também apareceu nos documentários His Name Was Jason: 30 Years of Friday the 13th (2009) e Crystal Lake Memories: The Complete History of Friday the 13th (2013), relacionados à franquia.
Mais informações sobre o ex ator? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘slashers’ que você acha um post sobre todos os filmes da série Sexta-Feira 13.
Até a próxima!

Nenhum comentário: