quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

SPACE COP

título original: Uchu Keiji Gyaban
título brasileiro: Space Cop
ano de lançamento: 1982
país: Japão
elenco principal: Hiroshi Watari, Kenji Ohba, Machiko Soga
direção: Toshiaki Kobayashi
roteiro: Kazue Abe, Mikio Matsushita, Shozo Uehara, Susumu Takaku, Tatsuro Nagai, Tomomi Tsutsui e Tsuyo Hayashi

Em 1977, foi lançado o clássico Guerra nas Estrelas - Uma Nova Esperança, abrindo as portas pra franquia Star Wars. E no final dos anos 70 e início dos 80, esse assunto se tornou um hit em todos os países ocidentais ou que mantinham contato cultural com o Ocidente.
Consequentemente (e inevitavelmente), vários países lançaram na época produções cinematográficas e/ou televisivas que tentavam seguir os passos de Guerra nas Estrelas. E o Japão fez isso com Space Cop... Nome meio bizarro que Uchu Keiji Gyaban receberia em terras brasucas. Afinal, todo mundo deve estranhar que um seriado japonês, ao passar no Brasil, tenha recebido um título em Inglês, né?
Pois é. Só que isso não foi culpa da tradução brasileira: a própria Toei Company, que produziu esse seriado, exportou ele com esse nome pros países ocidentais que se interessaram pelo programa.
Bom, o seriado tem como herói principal o policial do espaço Gyaban, que luta contra o grupo criminoso Maku, uma quadrilha de vilões espaciais com superpoderes que querem conquistar a Terra. E pra isso, a cada vez que atacam a Terra, os vilões mandam um monstro ou guerreiro com poderes diferentes.
O vilão principal é o Don Rola, uma estátua monstruosa (aparentemente de gesso) que é o chefe do Grupo Maku. Abaixo dele vem um vilão que começou sendo chamado no Brasil de Caçador Maligno, mas depois teve o nome mudado (nas últimas aparições, ele acaba sendo chamado de Matador Implacável). E na reta final do seriado aparece o filho do Don Rola, chamado San Dorba, que chega pra se tornar a nova 2ª autoridade máxima de Maku.
Destaque pra hoje falecida atriz Machiko Soga, que aqui interpretou o monstro do capítulo 21 (uma mulher-abelha) e, de acordo com alguns sites, também fez a voz da vilã Kiba no áudio original.
A Machiko é mais famosa por interpretar a Rita Repulsa na 1ª temporada de Power Rangers (1993). Mas os fãs de sentais também devem se lembrar dela interpretando a Rainha Hedorian em Denshi Sentai Denziman (1980) e Taiyo Sentai San Barukan (1981).
Como o personagem Gyaban voltou a aparecer em outros seriados depois desse, e esses seriados também foram exibidos no Brasil, mas ficaram sob a responsabilidade de tradutores diferentes, o herói foi apresentado ao público brasileiro com os mais variados nomes: Gyaban, Gavan, Gaban e até Gabin!
Mas isso também não é tanto culpa da tradução brasileira. É que, lá no Japão, quando eles escrevem o nome do personagem com letras ocidentais, eles escrevem sempre “GAVAN”, com V. Mas na hora de pronunciar o nome dele, às vezes eles falam [GABAN], outras vezes eles falam [GYABAN]. Complicado, né? Mas é assim mesmo.
Bom, quando eu me referir a ele vou escrever Gyaban, OK?
Space Cop abriu as portas pra um tipo de seriado de aventura que foi uma das marcas registradas da TV Japonesa ao longo dos anos 80: os metal heroes. E Space Cop, junto com os 2 metal heroes seguintes, formam a trilogia uchu keiji, que é vista pelos fãs do gênero como a fase mais clássica dos metal heroes. Mas isso é conversa pros próximos posts. Aguardem! Não vai demorar!
Vale lembrar que o ator Kenji Ohba, que interpretou o herói principal aqui, já tinha interpretado o herói Daigoro, o guerreiro azul de Denziman.
A vilã Kiba foi interpretada por um homem: o ator Noboru Mitani. E esse já tinha interpretado a aparência humana do monstro do capítulo 13 de Denziman.
E o ator Michiro Ida, que interpretou o Matador Implacável, já tinha feito uma pequena participação em San Barukan.
Mais informações sobre Space Cop? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘sentais’ que você acha posts sobre Denziman e San Barukan.
Até a próxima!

Nenhum comentário: