domingo, 11 de abril de 2021

BLACK KAMEN RIDER / BLACKMAN

título original: Kamen Raida BLACK
títulos brasileiros: Black Kamen Rider / Blackman
ano de lançamento: 1987
país: Japão
elenco principal: Akemi Inoue, Takahito Horiuchi, Tetsuo Kurata
direção: Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Noboru Sugimura e Shozo Uehara

Em 1968, nasceram ao mesmo tempo 2 meninos, chamados Issamo Minami e Nobuhiko Akizuki. E como os pais do Issamo morreram quando ele tinha 3 anos, o pai do Nobuhiko, que era amigo deles, adotou o menino.
Os 2 viveram felizes e em paz até o dia em que completaram 19 anos...
Coisas muito estranhas aconteceram na festa de aniversário deles. E terminada a comemoração, eles foram procurar o pai pra conversar sobre o assunto. Mas foram raptados por 3 figuras fantasmagóricas.
É assim que eles descobrem que uma seita chamada Gorgom, governada por um abstrato ser extraterrestre conhecido como Grande Rei, tá a ponto de dominar o Japão. E mais: o pai dos rapazes é um membro dessa seita! E vendo que não há como deter o avanço de Gorgom, o coroa permitiu que aquelas 3 criaturas, os sacerdotes de Gorgom, raptassem os 2 rapazes e submetessem eles a uma cirurgia mutante, pra que eles pudessem pelo menos ocupar o alto escalão da seita e se tornar sucessores do Grande Rei.
Depois que a cirurgia já começou, o homem se arrepende e tenta impedir que a coisa siga em frente, conseguindo libertar pelo menos o Issamo, que foge correndo sem destino, sendo perseguido pelos sacerdotes.
Nesse instante, as modificações que a cirurgia fez no corpo do Issamo fazem com que ele entre numa espécie de metamorfose, assumindo a aparência mutante que Gorgom já esperava que ele passasse a ter. E agora com o nome de guerra de Black Kamen Rider, ele bota os sacerdotes pra correr e dá início à nova razão da vida dele: destruir Gorgom e resgatar o Nobuhiko.

Há exatamente 50 anos, em 1971, a Toei Company lançou um seriado chamado simplesmente Kamen Raida, que mostrava basicamente o que o público japonês gosta de ver em seriados de aventura: um herói de aparência relativamente metálica lutando contra um monstro diferente a cada capítulo e salvando o Japão (ou mesmo o Mundo) no final.
Como foi uma coisa relativamente diferente dos seriados japoneses da mesma época por apresentar um herói de tamanho humano em vez de um costumeiro herói gigante, Kamen Raida fez bastante sucesso entre o público nipônico. Tanto que esse seriado se manteve no ar até 1973, totalizando nada menos que 98 episódios (coisa realmente raríssima de se ver)!
Já que o resultado foi tão bom, é evidente que a Toei foi lançando nos anos seguintes outros seriados que seguiam os passos de Kamen Raida. E como o herói lá de 1971 tinha uma personalidade mais melancólica, tinha uma aparência mais insetoide, usava sempre uma moto como o veículo principal dele e tinha um desenvolvimento de história mais dramático, todos os heróis principais da franquia vistos nos anos seguintes tiveram características no mínimo parecidas com essas.
E foi assim que a coisa acabou chegando a Kamen Raida BLACK, o seriado da franquia lançado em 1987.
Lançado no Brasil pela extinta Rede Manchete, o seriado era anunciado como Blackman durante os intervalos comerciais da emissora. Mas, na própria abertura do seriado, o narrador apresentava o programa como Black Kamen Rider.
1987 foi um ano em que a Toei apostou mais em seriados que terminavam de forma dramática. Se a gente se lembrar dos últimos episódios de Defensores da Luz Maskman e Metalder, o Homem-Máquina (lançados naquele mesmo ano), dá pra ver que os heróis ali terminaram seguindo a vida do jeito que deu, mas ninguém terminou propriamente feliz, certo? E Black Kamen Rider seguiu essa onda melancólica da Toei de 1987. Só que não foi só a conclusão da história que teve um ar mais sério e triste, mas sim o seriado todo. Afinal, como eu já disse lá em cima, esse é o clima comum dos kamen riders.
Ao contrário de outros seriados japoneses de aventura, em que quase sempre a última cena de cada episódio mostra um dos heróis fazendo alguma palhaçada, aqui é mais comum o episódio se encerrar com o Issamo olhando pra frente de forma dura e pensativa. E o próprio ritmo musical da trilha sonora do seriado é explicitamente mais triste.
Enfim, pode se dizer que Black Kamen Rider é uma tragédia de aventura.
Pra quem tá acostumado a ver só metal heroes e sentais (que têm muito mais cenas de humor), talvez isso destoe um pouco dessas outras franquias. Mas é que a gente não tá acostumado mesmo a ver kamen riders em terras brasucas. De todas as franquias de seriados japoneses de aventura, os kamen riders talvez tenham sido a menos vista no Brasil: contando com Black Kamen Rider, só 2 kamen riders foram exibidos aqui na TV aberta. E vocês vão ver um post sobre o outro daqui a poucos dias...
Ainda em 1987, houve também um episódio de Black Kamen Rider feito pro cinema e com temática de terror. Mas não foi exibido no Brasil junto com o resto do seriado. Inclusive, o ator Akira Ishihama que já tinha aparecido em Comando Estelar Flashman (1986) e ainda apareceria em Jiban (1989), participou desse episódio.
Em 2020, a Rede Bandeirantes tinha planos de reprisar os episódios de Black Kamen Rider aos domingos de manhã, como já tinha feito com Esquadrão Relâmpago Changeman, O Fantástico Jaspion (ambos de 1985) e Jiraiya, o Incrível Ninja (1988). Mas o dublador Élcio Sodré, que fez a voz do Issamo na dublagem brasileira, fez uma reclamação devido aos direitos autorais envolvendo o uso da voz dele. E isso mexeu em questões burocráticas que acabaram obrigando a Band a tirar o seriado do ar logo depois que começou. Só os 2 primeiros episódios chegaram a ser reprisados.
O ator Jun Yoshida, que aqui interpretou o vilão Taurus, já tinha interpretado a Sacerdotisa Paú em Shaider, o Detetive do Espaço (1984); já tinha interpretado o disfarce humano de um robô guerreiro em Spielvan (1986); e depois faria uma participação simples em Jiban.
O ator Susumu Kurobe, que tinha protagonizado o seriado Ultraman (1966) como o herói Shin Hayata, aqui interpretou o vilão Hidetomi Kuromatsu.
O ator Ryosuke Sakamoto, que tinha protagonizado Chodenshi Bioman (1984) como o guerreiro vermelho Shiro, fez uma participação no 7º episódio aqui.
O ator Joji Nakata, que tinha interpretado o vilão Kaura em Flashman e depois interpretaria o vilão principal Biasu em Choju Sentai Liveman (1988), aqui interpretou um vilão redimido que abandonou Gorgom.
O ator Yutaka Hirose, que aqui fez uma participação simples em 1 episódio, já tinha feito várias pontas em Bioman, em Changeman e em Jaspion. Ele também já tinha interpretado o vilão Wandar em Flashman e mais tarde interpretaria o vilão Kemp em Liveman.
O ator Toshimichi Takahashi, que aqui interpretou o Sacerdote Baraom, já tinha feito algumas figurações em Denshi Sentai Denziman (1980), Taiyo Sentai San Barukan (1981) e Kagaku Sentai Dynaman, já tinha interpretado o General Des-Killer em Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982); o herói Keiso em Sharivan, o Guardião do Espaço (ambos de 1983); o vilão Iki em Jaspion, e o Dr. Bio em Spielvan, um policial no filme de terror Baioserapi (1986) e um dos guerreiros que lutaram contra o Akira em Maskman.
O ator Koji Unogi, que aqui interpretou a aparência humana de um dos monstros mutantes de Gorgom, já tinha interpretado o guerreiro azul Yosuke em Dynaman, já tinha aparecido em 1 episódio de Flashman como o policial Hiroshi Tachibana e já tinha interpretado o monstro Hedogross Jr. em Metalder.
A apresentadora de TV francesa Dorothée, que apareceria em 2 episódios de Jiraiya interpretando a ninja francesa Catarina e também em 1 episódio de Liveman interpretando uma cientista sobrevivente da Ilha Academy, também apareceu aqui como uma francesa fazendo compras numa loja de Tókyo.
O hoje falecido ator Masashi Ishibashi, que aqui interpretou um mestre carateca em 1 episódio, já tinha feito participações simples em Space Cop (1982) e Shaider e já tinha interpretado o vilão Ka em Dynaman. E ele reapareceria como o vilão Raida em Kosoku Sentai Turboranger (1989).
Esse mês, a Toei anunciou que pretende lançar um reboot de Black Kamen Rider em 2022. Mas as informações sobre isso até agora foram muito vagas. Então, vamos ficar de olho pra ver as novidades que aparecerem daqui pra frente.
Mais informações sobre o seriado? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Baioserapi, Bioman, Changeman, Denziman, Dynaman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jiban, Jiraiya, Liveman, Maskman, Metalder, San Barukan, Shaider, Space Cop, Spielvan, Turboranger e Ultraman.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: