segunda-feira, 28 de julho de 2025

AMEAÇA PROFUNDA

títulos originais: Underwater / Undersea
título brasileiro: Ameaça Profunda
ano de lançamento: 2020
país: Estados Unidos
elenco principal: Jessica Henwick, Kristen Stewart, Vincent Cassel
direção: William Eubank
roteiro: Adam Cozad e Brian Duffield

Fossa das Marianas. 2050.
Um complexo de estações submarinas foi construído ali, acompanhando o trabalho da broca mais profunda do Mundo, a mais de 11000 metros abaixo do nível do Mar.
Alguns dos funcionários que trabalham lá alegam ter visto formas estranhas se movendo na escuridão da água. Mas a empresa responsável ignora isso.
Um dia, fortes terremotos começam a abalar o complexo, que logo começa a rachar e ser inundado.
A maior parte de quem se encontrava lá morre logo de cara. E enquanto os sobreviventes buscam um jeito de fugir, começam a ouvir alguma coisa fazendo barulhos estranhos lá fora, ao mesmo tempo em que os computadores revelam que a temperatura da água aumentou 10 graus sem explicação nenhuma...
Como não sobraram módulos salva-vidas na estação do complexo onde o pessoal dormia, os sobreviventes vão ter que vestir escafandros e ir andando pelo leito do Mar até chegar à outra estação, onde sobraram alguns módulos. Mas, durante o trajeto, vão começar a ser atacados por algo que eles nem sabiam que existia...

Underwater foi exibido pela 1ª vez nos cinemas em Janeiro de 2020 (e pouco depois, relançado na TV dos Estados Unidos com o título de Undersea).
Assim, ele é considerado o 1º filme de terror dos Estados Unidos da década atual.
No Brasil, ele virou Ameaça Profunda.
Dá pra ver que algumas cenas foram bem inspiradas em cenas de Alien (1979) e de Aliens: o Resgate (1986).
Depois que os heróis começam a ser atacados por criaturas marinhas de uma espécie desconhecida, não demoram a concluir que a broca deles deve ter perfurado demais o subterrâneo do Mar, acabando por soltar animais que viviam lá embaixo.
Aí também dá pra ver uma certa influência de Abismo do Terror (1989), já que a mesma situação acontece lá.
Desde a 1ª cena, algumas passagens do filme deixam uma vaga insinuação de que os responsáveis pelas estações submarinas sabiam que uma criatura específica tava lá (não posso entrar em detalhes, se não vou contar o final). Mas o assunto não se desenvolve.
O diretor tentou focar a atenção mais nas tentativas de sobrevivência dos heróis do que nos monstros. Assim, muitas situações da história ficaram no ar.
Apesar do ambiente claustrofóbico (todas as cenas se passam no complexo de estações submarinas e não vemos nem sequer a superfície do Mar), o filme consegue manter um bom clima de aventura. Mas tá mais pra suspense.
Simplificando: eu diria que Ameaça Profunda é um filme de suspense com toques de aventura e de terror.
Mais informações sobre Ameaça Profunda? Lá vai:


Mais informações sobre Abismo do Terror? Lá vai:


Mais informações sobre Alien? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até Agosto!😄

sábado, 26 de julho de 2025

STEVE BOND

O israelense Steve Bond é um ator mais de televisão do que de cinema. E ele tem principalmente dramas e romances no currículo.
Foram poucos os filmes de terror em que ele apareceu até hoje.
A estreia do Steve na área foi em 1976, em Massacre no Colégio.
Em 1980, ele foi visto em A Poção Mágica.
Em 1983, o Steve foi o protagonista masculino do Depredador.
Vale lembrar que o personagem do Steve, chamado Joel, foi um dos ‘mocinhos de slasher’ menos atuantes daquela época.
Ele vai com um grupo de amigos até a parte menos acessível de uma floresta isolada pra escalar um rochedo chamado Suicide Peak. Mas não toma nenhuma atitude muito significativa em momento nenhum.
A morte do personagem só chama a atenção do público porque se passa na parte mais agitada do filme (os últimos 15 minutos):
No alto do Suicide Peak, o Joel começa a descer o rochedo pendurado por uma corda, enquanto um amigo dele fica lá no alto segurando a corda, que de repente começa a sacudir de uma forma estranha... E o Joel olha pra cima irritado, pensando que é alguma brincadeirinha sem graça do amigo. Mas se espanta profundamente quando vê um homem horrivelmente deformado cortando a corda! E ele começa a descer o mais rápido que pode, mas acaba caindo pelo rochedo a baixo quando a corda se parte.
Em 1988, Drácula: Pacto de Sangue contou com o Steve no elenco.
E em 1991, ele participou do filme O Destino de Tyler.
Mais informações sobre o Steve? Lá vai:


Mais informações sobre O Depredador? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 21 de julho de 2025

15 ANOS DO CAÇADOR DE TROLL


Em Outubro desse ano vão se completar 15 anos de lançamento do filme O Caçador de Troll.
Assim, vamos ver algumas curiosidades sobre essa produção?
Durante o filme, a palavra “troll” é usada de uma forma meio genérica pra definir o que parecem ser várias espécies diferentes de mamíferos meio simiescos que vivem nas florestas e montanhas da Noruega e se escondem da luz, já que luz forte mata eles.
Bom, ocorre que, pelo próprio Folclore Norueguês, não existe uma definição muito exata do que seja um troll.
A partir do lançamento do livro Gnomos (1976), do neerlandês Wil Huygen, que retratou os trolls como seres explicitamente perversos e inimigos principais dos gnomos, essas criaturas passaram a ter uma definição um pouco mais exata. Mas, mesmo assim, ainda há divergência sobre a aparência e comportamento delas.
Desse modo, o que o filme fez nesse sentido foi tentar ir pra essa pluralidade de visões diferentes sobre o que os trolls são.
Levando em conta que o filme começa com uma mensagem escrita afirmando que a história a seguir se passa em 2008 e, mais tarde, o Hans apresenta um documento preenchido por ele datado de 2009, quando afinal o filme se passa?
É possível que ele tenha preenchido o documento propositalmente com outra data que só seria compreendida pelas autoridades norueguesas e não seria captado se caísse nas mãos de curiosos. Afinal, era um documento destinado a uma operação secreta do Governo da Noruega.
A cena em que um troll ataca cabras numa ponte é uma referência a um conto do Folclore Norueguês, que menciona 3 cabras passando por uma ponte e sendo atacadas por um troll que vivia embaixo dela.
A questão de cristãos não poderem caçar trolls porque os trolls conseguem sentir cheiro de sangue cristão parece sem sentido. Afinal, o Hans deixa claro que os trolls são animais comuns. Pra um animal comum, qual é a diferença que faz a religião de uma pessoa?
Bom, o diretor disse numa entrevista que isso seria mais uma superstição do Hans, já que, nas lendas criadas a partir do fim da Idade Média, os trolls sempre mencionam que sentem o cheiro de sangue cristão quando tão pra atacar um humano.
O filme não usou nenhum animatrônico nem outros tipos de bonecos pra representar os trolls. Todos eles são imagens de CGI.

👹👹👹

Outras vezes em que o blog já falou sobre O CAÇADOR DE TROLL:




Até a próxima!😉

sábado, 19 de julho de 2025

WILL SNOW

O australiano Will Snow (creditado algumas vezes como William Snow) parece ter deixado a carreira de ator em 2007, já que nem o IMDB nem a Wikipedia registram novos trabalhos dele desde aquele ano.
Foram pouquíssimas as produções de terror em que ele apareceu durante a carreira.
A estreia do Will na área foi em 1999, quando ele protagonizou A Décima Vítima.
Em 2005, ele foi visto em 1 episódio do seriado Jovens Bruxas.
E em 2007 2 filmes de terror contaram com o Will no elenco: Brotherhood of Blood e Tiranossauro Asteca.
Mais informações sobre o Will? Lá vai:








Mais informações sobre Tiranossauro Asteca? Lá vai:


Até a próxima!😉

terça-feira, 15 de julho de 2025

VILÕES QUE CHEGARAM BOTANDO BANCA, MAS DEPOIS MINGUARAM


Chegar lá é fácil. Mas e continuar lá tendo destaque?

Esse pensamento se aplica bem a certos vilões de seriados. Aqueles que fizeram uma entrada triunfal ou chegaram com uma conversa de que iam revolucionar os acontecimentos dali pra frente, mas depois se apagaram a um ponto em que não mudaram mais nada no tema principal do seriado.
Claro que eu não tô falando de personagens de 1 episódio só, mas sim daqueles que foram postos na história com a intenção de serem personagens fixos.
Bom, vamos ver alguns?
BIRION
Em Chikyu Sentai Fiveman (1990), ele era um dos 3 comandantes de ataques do Império Zon, ao lado do Dongorosu e da Dorudora. Mas, enquanto os outros 2 eram bem mais atuantes, o Birion quase sempre se limitava ficar na nave, enchendo a cara de saquê e vendo o circo pegar fogo.
Simplificando: apesar de, algumas vezes, ter usando planos mais inescrupulosos do que os colegas pra derrotar o grupo Fiveman, ele atravessou o seriado todo funcionando mais como um cachaceiro encostado e se destacando menos do que os outros.
DYLAMUG
Ele apareceu com total destaque como vilão em Duelo em Devlan, o 1º episódio comum de She-Ra (1985), depois que tinham se passado os 5 episódios de apresentação do seriado. E foi retratado como um abusador que frequentava uma taverna na cidade de Devlan, humilhando e torturando os habitantes sem encontrar resistência, já que todos ali tinham medo dele.
Apesar dessa imagem inicial de que o Dylamug seria um vilão feroz e difícil de derrubar, depois disso, ele só fez tímidas aparições em mais 2 episódios do seriado.
ESCAMOSO
Êxodo, o 1º episódio de ThunderCats (1985), dá a entender que ele vai ser o vilão principal do seriado, já que ele era o chefe dos Mutantes. Entretanto, logo no 2º episódio ele já perde esse posto, sendo facilmente empurrado pro lado pelo Mumm-Ra.
Apesar de manter seu autoritarismo sobre os outros Mutantes até a última vez em que o bando foi visto, graças à sua personalidade bruta e rude, o Escamoso sozinho nunca tomou nenhuma atitude que tenha alterado o curso da história, se limitando mais a comandar os mutantes dentro das ordens que o Mumm-Ra ditava.
FANTASMEN
Em Spielvan (1986), quando o Império Water foi remodelado, com o Water criando um novo posto de liderança, abaixo da Rainha Pandora e acima dos comandantes das tropas, o Fantasmen foi criado pra ser um dos ocupantes desse novo posto no 35º episódio, O Espelho Mágico.
Apesar de fundar a seita Mumumu e dispensar a ajuda dos mecanóides nos planos dele, dando a entender que daria um novo rumo ao Império Water, o vilão acabou se excedendo em sua sede de poder e tentou se apossar do trono da Pandora à força. Mas não conseguiu mudar nada na prática e foi morto por ela, tendo aparecido em míseros 5 episódios do seriado.
HOSHENIN RETSUGA
No final de Pako, a Cápsula Miraculosa, o 1º episódio de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988), ele teve a grande luta dele contra o Jiraiya... Mas que não deu em nada! Afinal, mesmo invocando toda a magia ninja que conhecia, o Retsuga não conseguiu derrotar o Jiraiya e o Jiraiya também não matou o Retsuga no final da luta (embora tenha botado ele pra correr), já que ainda tava começando a aprender a usar os poderes dele.
Apesar de todos os poderes que demonstrou conhecer no 1º episódio do seriado, depois disso o vilão se limitou às funções de ajudante e guarda-costas do Dokussai e da Benikiba até a última aparição dele.
NAZIRA RACHID
Nos rascunhos iniciais do Clone (2001), a personagem tava prevista pra ser uma das vilãs principais da história, atormentando a vida das cunhadas em tempo integral. E nos primeiros capítulos da novela, ela chegou realmente a fazer algumas maldades desse tipo.
Como a personagem acabou caindo nas graças do público, ela foi reformulada pela autora: a Nazira deixou de ser uma personagem gratuitamente má e passou a ser só uma cunhada chata, muito mais preocupada com a ideia de arranjar um marido do que qualquer outra coisa. E sempre num tom mais cômico e sem alterar nada no tema principal da novela.
NICHIRIN KAMEN
Em Aoi Dai Yosai! Dai Abareru Bariburun!, o 15º episódio de Himitsu Sentai Gorenger (1975), esse cyborg chegou a Kuro Jujigun pra funcionar como uma espécie de supervisor dos outros cyborgs, se tornando o único vilão fixo do seriado além do próprio presidente da organização, dando a entender que ele ia se destacar a partir dali.
Pouco tempo depois, o Nichirin ficou sabendo que o presidente pretendia criar o posto de general da organização, dando por certo que era ele quem ia ocupar esse cargo. Mas, ao ver que o escolhido pra ser general era o Tetsujin Kamen, o Nichirin armou um plano meio desesperado pra matar os gorengers e ganhar as boas graças do presidente. Mas acabou sendo morto pelos heróis logo depois, tendo aparecido em somente 6 episódios e sem ter mudado nada no curso da história.

👎👎👎

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

FIVEMAN






GORENGER





JIRAIYA




O CLONE




SHE-RA


















SPIELVAN







THUNDERCATS









Até a próxima!😉

sexta-feira, 11 de julho de 2025

SIMON CALLOW

O inglês Simon Callow participou de mais em dramas e comédias ao longo da longa carreira dele. Mas ele também foi visto em produções de terror.
A estreia dele na área foi em 1980, quando ele protagonizou 1 episódio do seriado Play for Today.
Depois de um longo período sem aparecer em outros programas do mesmo gênero, em 2006, o Simon foi visto em A Lenda da Lápide de Esmeralda.
Em 2008, ele protagonizou O Casamento Alquímico.
Em 2014, o Simon protagonizou a comédia de terror Blanche Dumas from B to Z.
Em 2018, ele protagonizou 1 episódio do seriado A Ghost Story for Christmas.
Em 2022, o Simon participou de 1 episódio do seriado Inside Nº 1.
No ano seguinte, ele apareceu em Doctor Jekyll e também protagonizou Murder Ballads: How to Make It in Rock ’n’ Roll.
E em 2024, o Simon participou de Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2.
Uma produção que não é de terror, mas que eu já mencionei aqui no blog e contou com ele no elenco foi Uma Janela Para o Amor (1985).
Mais informações sobre o Simon? Lá vai:


Mais informações sobre Uma Janela Para o Amor? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 7 de julho de 2025

TONY RAMOS

O brasileiro Tony Ramos é lembrado antes de tudo pelas várias e várias novelas de que já participou. Mas foram poucas as produções de terror em que ele já se envolveu até hoje.
Em 1971, ele apareceu na comédia de terror Diabólicos Herdeiros.
Em 1993, o Tony foi visto na novela de terror light Olho no Olho (tratavam ali do tema ‘paranormalidade’, de uma forma bastante fantasiosa, é claro), que foi uma das novelas da Globo que deram menos certo. Em parte, por causa da falta de carisma dos heróis principais; em parte por causa de uma certa reformulação que a história sofreu no núcleo dos personagens cômicos, devido à saída inesperada de alguns atores: 2 meses depois da estreia, o ator Felipe Pinheiro morreu e o ator Thales Pan Chacon teve que deixar a novela por problemas de saúde.
Bom, em 2001, o Tony participou de Buffo & Spallanzani.
E em 2017, o seriado de terror Vade Retro contou com ele no elenco.
Outras produções em que o Tony trabalhou como ator e que eu já indiquei aqui foram Sai de Baixo (1996), O Clone (2001) e Caminho das Índias (2009). E ele também foi apresentador do Vídeo Show (1983) por um breve período.
Mais informações sobre o Tony? Lá vai:


Mais informações sobre Caminho das Índias? Lá vai:


Mais informações sobre O Clone? Lá vai:


Mais informações sobre Sai de Baixo? Lá vai:


Mais informações sobre Vídeo Show? Lá vai:


Até a próxima!😉

sexta-feira, 4 de julho de 2025

TETSUO KURATA

O japonês Tetsuo Kurata se apresenta hoje, amanhã e depois no Anime Friends, em São Paulo.
O ator é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o herói Issamo Minami no seriado Black Kamen Rider (1988) e na sua continuação Kamen Rider Black RX (1989).
Bom, não sei se vocês sabem, mas as companhias japonesas que produzem seriados de aventura muitas vezes aplicam um pequeno golpe pra dizer (ou fingir) que tão fazendo filmes: elas produzem um episódio mais ‘bem cuidadinho’ do seriado, com efeitos especiais relativamente melhores e com uma duração um pouquinho mais longa (episódios de seriados japoneses duram em média 20 minutos, mas esses especiais têm entre 25 e 30 minutos); e aí exibem isso no cinema e chamam isso de “filme”.
Curiosamente, os roteiros dessas produções algumas vezes contradizem os roteiros dos seriados dos quais elas vieram.
Fizeram isso com vários e vários seriados nipônicos.
Entre eles, Black Kamen Rider...
Em 1988, foram lançados Kamen Raida Buraku: Kyoufu! Akumatouge No Kaijinkan! e depois Kamen Raida Buraku: Onigajima He Kyuko Seyo!, os assim chamados “filmes” inspirados em Black Kamen Rider.
Bom, a meu ver, isso aí nem sequer é filme. Mas consta como tal, né? E eles tão classificados no IMDB como “horror”. Provavelmente porque aparecem lá uns fantasmas de monstros antigos que o herói já enfrentou em episódios mais antigos do seriado e tal.
Então, como o Tetsuo protagonizou essas produções, esses foram os “filmes de terror” de que ele participou.
Mais informações sobre o Tetsuo? Lá vai:


Mais informações sobre Black Kamen Rider? Lá vai:


Mais informações sobre RX? Lá vai:


Até a próxima!😉