Em Outubro desse ano vão se completar 15 anos de lançamento do filme O Caçador de Troll.
Durante o filme, a palavra “troll” é usada de uma forma meio genérica pra definir o que parecem ser várias espécies diferentes de mamíferos meio simiescos que vivem nas florestas e montanhas da Noruega e se escondem da luz, já que luz forte mata eles.
Bom, ocorre que, pelo próprio Folclore Norueguês, não existe uma definição muito exata do que seja um troll.
A partir do lançamento do livro Gnomos (1976), do neerlandês Wil Huygen, que retratou os trolls como seres explicitamente perversos e inimigos principais dos gnomos, essas criaturas passaram a ter uma definição um pouco mais exata. Mas, mesmo assim, ainda há divergência sobre a aparência e comportamento delas.
Desse modo, o que o filme fez nesse sentido foi tentar ir pra essa pluralidade de visões diferentes sobre o que os trolls são.
Levando em conta que o filme começa com uma mensagem escrita afirmando que a história a seguir se passa em 2008 e, mais tarde, o Hans apresenta um documento preenchido por ele datado de 2009, quando afinal o filme se passa?
É possível que ele tenha preenchido o documento propositalmente com outra data que só seria compreendida pelas autoridades norueguesas e não seria captado se caísse nas mãos de curiosos. Afinal, era um documento destinado a uma operação secreta do Governo da Noruega.
A cena em que um troll ataca cabras numa ponte é uma referência a um conto do Folclore Norueguês, que menciona 3 cabras passando por uma ponte e sendo atacadas por um troll que vivia embaixo dela.
A questão de cristãos não poderem caçar trolls porque os trolls conseguem sentir cheiro de sangue cristão parece sem sentido. Afinal, o Hans deixa claro que os trolls são animais comuns. Pra um animal comum, qual é a diferença que faz a religião de uma pessoa?
Bom, o diretor disse numa entrevista que isso seria mais uma superstição do Hans, já que, nas lendas criadas a partir do fim da Idade Média, os trolls sempre mencionam que sentem o cheiro de sangue cristão quando tão pra atacar um humano.
O filme não usou nenhum animatrônico nem outros tipos de bonecos pra representar os trolls. Todos eles são imagens de CGI.
👹👹👹
Outras vezes em que o blog já falou sobre O CAÇADOR DE TROLL:
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário