sábado, 29 de janeiro de 2022

AS MÚMIAS 3


E agora vamos ver a 3ª e última leva das múmias que já foram vistas aqui no blog:
MÚMIA DE MONOZUMA
Essa múmia, que só apareceu em 1 episódio de Bicudo, o Lobisomem (1978), dormia dentro de um sarcófago que ficava no fundo do Mar (?!), não por acaso tendo algumas algas marinhas enroladas ao redor dela. E ela tinha como função guardar o Tesouro de Monozuma, que ficava a poucas dezenas de metros de distância do sarcófago dela.
Quando o tesouro foi roubado, a Múmia de Monozuma subiu até a superfície furiosa. Mas se acalmou quando recuperou as relíquias roubadas e voltou em paz com elas pro fundo do Mar.
MÚMIA DOS OLHOS DE LUA
Essa múmia só apareceu em 1 episódio dos Smurfs (1981). E tinha uma função e um comportamento bem parecidos com os da Múmia de Monozuma: guardar uma joia mágica deixada na câmara mortuária onde ela ficava e, se a joia fosse tirada de lá, sair obstinadamente em busca dela.
Quando isso aconteceu, numa ocasião em que os Smurfs voltaram no tempo até o Antigo Egito, a Múmia dos Olhos de Lua perseguiu tanto os heróis quanto os vilões do seriado. Mas foi derrotada de uma forma bem parecida com a forma que o monstro Gedge foi derrotado em He-Man e os Defensores do Universo (1983).
MÚMIA MUTANTE DO DOUTOR GORI
Esse mutante em forma de múmia criado pelo Dr. Gori só apareceu em 1 episódio de Spectreman (1971). E foi criado só pra distrair o Grupo Antipoluição, enquanto o Gori roubava uma grande quantidade de netúnio.
A Múmia Mutante do Dr. Gori teve características bem diferentes da maioria das criações do vilão: só apareceu por um breve momento no final do episódio, nunca ficou gigante e não foi morta pelo herói principal do seriado.
MÚMIAS DOS GUARDAS DO REI TUSH
Essas múmias, que só apareceram em 1 episódio de Super-Homem (1941), tinham sido, por volta do século XIX a.C., 4 gigantes que serviam a um Faraó do Egito, chamado Tush. E quando o rei morreu, os 4 se suicidaram envenenados pra continuar protegendo seu senhor no lugar pra onde ele fosse depois da morte, sendo mumificados e postos em sarcófagos perto do sarcófago do rei.
Essa situação durou até 1941, quando um cientista chamado Jordan injetou nas múmias uma poção mágica que ele criou seguindo uma receita egípcia antiga. E essa situação se somou ao fato do Clark Kent ter acionado sem querer um raio (deixado engatilhado no sarcófago do Rei Tush), que atingiu os sarcófagos dos gigantes e trouxe eles de volta à vida.
MUMM-RA
Esse foi o vilão principal de ThunderCats (1985) e sem dúvida um dos feiticeiros maléficos mais perigosos de todos os seriados dos anos 80.
Embora o passado do Mumm-Ra nunca tenha sido explicado com detalhes em nenhum episódio do seriado, se sabe com certeza que ele viveu por milhares de anos na Pirâmide Negra, servindo aos Antigos Espíritos do Mal.
Apesar de ser entendido à 1ª vista como um ser absurdamente poderoso e imortal, com o passar das temporadas do seriado, vimos que ele não era nada disso: os poderes mágicos de que ele disfrutava não eram dele, mas sim dos Antigos Espíritos do Mal (ele só usava); ele precisava descansar dentro do sarcófago dele por longos períodos pra manter a aparente imortalidade dele (sim: ele morreria se ficasse muito tempo sem o sarcófago!); e a Pirâmide Negra guardava algum segredo nunca revelado e também amuletos específicos que anulavam completamente os poderes dele e faziam ele fugir em desespero (o Lynx já sentiu que, num passado distante, aquele lugar já tinha conhecido grandes forças do bem).
Outro segredo nunca explicado do Mumm-Ra é o reflexo dele: embora pudesse se transformar num faraó semimumificado quando partia pra luta, se ele passasse diante de um espelho ou adjacências naquelas ocasiões, o que aparecia refletido ali era sempre a aparência dele como uma múmia. E essa aparência horrorizava ele, botando ele em fuga no mesmo segundo em que olhava pra isso.
NAJIB
Esse museólogo egípcio só apareceu em 1 episódio de Scooby-Doo, Cadê Você? (1969).
Ao transferir uma coleção de relíquias históricas do Antigo Egito pra um museu dos Estados Unidos, o Najib descobriu que a aparente estátua de um deus egípcio era na verdade um cofre com uma antiga joia de valor inestimável guardada lá dentro. Mas, como a única forma de abrir o cofre era encaixar ali uma antiga moeda e como o Salsicha tinha levado a moeda com ele sem querer quando ele deixou o museu, o Najib decidiu se fantasiar de múmia e ameaçar os garotos dessa forma pra recuperar a moeda e se apoderar da joia.
PERSONA
Esse era um dos monstros-humanos que serviam à Família de Mantor. E só apareceu em 1 episódio do Poderoso Lion-Man (1973).
O Persona era uma criatura com vários olhos e feridas sangrentas espalhadas pelo corpo, embora as faixas que mumificavam ele impedissem que a maior parte do corpo dele ficasse visível. E foi encarregado pelo Agdar de roubar uma metralhadora construída pelo filho de um senhor feudal.

👹👹👹

Outras ocasiões em que o blog já falou sobre...

BICUDO


HE-MAN







LION-MAN


OS SMURFS





SCOOBY-DOO



SPECTREMAN


SUPER-HOMEM


THUNDERCATS



Até Fevereiro!

Nenhum comentário: