sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ELES VIVEM

título original: They Live
título brasileiro: Eles Vivem
ano de lançamento: 1988
país: Estados Unidos
elenco principal: Keith David, Meg Foster, Roddy Piper
direção: John Carpenter
roteiro: Ray Nelson (autor do texto original) e John Carpenter (creditado aqui como Frank Armitage)

Em 1988, um desempregado chamado Nada sai do interior do Colorado e vai tentar a sorte no Centro de Los Angeles. E ele consegue emprego como pedreiro de um prédio em construção.
Como o Nada não tem onde dormir, um colega chamado Frank conta a ele sobre uma espécie de abrigo pra mendigos, onde ele mora. E eles vão pra lá.
Na televisão do abrigo, de vez em quando, a programação é interrompida pela transmissão amadora de um homem falando de uma conspiração que quer dominar o Mundo. Mas essa transmissão só aparece por alguns segundos e depois some, sem que ninguém entenda direito o que é aquilo.
Ao mesmo tempo, o Nada percebe uma movimentação estranha na igreja que fica do lado do abrigo e logo descobre que o lugar não é uma igreja, mas sim uma fábrica clandestina de óculos escuros!
Depois que a igreja e os seus arredores sofrem um ataque de destruição em massa da polícia e o Nada passa a usar um dos óculos que encontrou na igreja, ele começa a entender qual é o tipo de conspiração da qual o homem na televisão tava falando...

Inspirado no conto Eight O’Clock in the Morning (1963), do Ray Nelson, Eles Vivem é um filme cheio de mensagens diretas e indiretas do início ao fim.
Vemos isso principalmente nos óculos que o Nada passa a usar...
Como eles tiram a falsa aparência das coisas e mostram a aparência verdadeira, a 1ª coisa que ele enxerga quando bota os óculos são frases como “NÃO QUESTIONE!”, “OBEDEÇA!” e “SUBMETA-SE!” quando ele olha pra qualquer lugar onde tenha alguma coisa escrita.
Bom, se você ler o Alcorão, você não vai precisar de óculos especiais pra ver essas frases escritas explicitamente inúmeras vezes. Mas se você olhar pra anúncios comuns, embora você não perceba, por trás de cada anúncio existe alguém querendo mandar você fazer alguma coisa.
A cena da briga entre o Frank e o Nada, com esse querendo forçar o outro a botar os óculos, demora 10 minutos. Mas ela não é longa por acaso: essa cena representa a resistência de uma pessoa que já percebeu que a outra pessoa vai mostrar a ela uma coisa que ela não quer ver.
Durante todo o filme, desde bem antes do tema principal ser revelado, a classe alta da sociedade é retratada como extremamente fútil e deslumbrada. Então, claro que o filme faz uma crítica aberta contra a futilidade dos ricos. Inclusive, como é o nome do protagonista, que é um desempregado pobre? Nada. Porque é assim que a classe alta vê as classes mais pobres da sociedade.
Aliás, é interessante lembrar que, na 1ª meia hora de filme, não se faz nem sequer uma insinuação de que existem criaturas que não são humanas fazendo parte da alta sociedade, embora os ricos levem ‘pedradas’ durante o filme todo, sejam eles humanos ou não.
Como já deve ter ficado óbvio, o filme mostra uma conspiração extraterrestre se instalando na Terra... Se você é fã de seriados de aventura, posso dizer que eles seguem quase os mesmos procedimentos que o Império Water seguia em Spielvan (1986).
Então, Eles Vivem é um filme de terror sobre extraterrestres? Sim. Mas ele se presta muito mais a fazer você refletir sobre as situações do que a assustar você.
E outro filme do John Carpenter que eu já indiquei aqui foi Halloween (1978).
Mais informações sobre Eles Vivem? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘aventura’ que você acha um post sobre Halloween e Spielvan.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: