terça-feira, 17 de setembro de 2019

ALIEN / O OITAVO PASSAGEIRO

título original: Alien
títulos brasileiros: Alien / O Oitavo Passageiro
ano de lançamento: 1979
países: Estados Unidos / Inglaterra
elenco principal: Bolaji Badejo, Eddie Powell, Sigourney Weaver
direção: Ridley Scott
roteiro: Dan O’Bannon e Ronald Shusett

Talvez a espécie de feras espaciais que mais se celebrizou no Cinema de Terror do final dos anos 70 pra cá tenha sido a dos que hoje são chamados de “xenomorfos”. Mas é bom lembrar que esse nome é até bastante recente. A princípio, essas criaturas eram chamadas simplesmente de “aliens”.
Por quê?
Tudo começou na 1ª vez em que 2 espécimes dessa espécie foram mostrados ao público, no filme Alien, às vezes exibido no Brasil com o título original, outras vezes com o título de O Oitavo Passageiro.
O 1º espécime, um tipo de aranha crustácea com um rabo enorme (identificada em produções posteriores como “facehugger”), já chega dando um belo susto no público ao saltar e agarrar ferozmente a cara de um dos heróis do filme. Mas o 2º, um parasita filho do 1º, é que vai realmente levar o terror a eles...
Muita gente acha que, pra que o monstro de um filme de terror assuste de verdade, o público tem que ter o mínimo possível de informações sobre ele, já que, quanto menos você entender o que é a coisa que tá atacando você, mais você vai ter medo dessa coisa...
Bom, Alien teve várias continuações, tanto oficiais quanto não oficiais. E essas vão dando cada vez mais explicações sobre o que é a espécie à qual o monstro pertence. Então, se você é do tipo que eu descrevi acima, veja só o original de 1979.rs Ele se preocupou muito mais com o suspense (e com os jumpscares) do que em dar informações sobre o monstro.
Oficialmente, o filme teve até agora 3 continuações (1986, 1992 e 1997) e 4 pré-sequências (2004, 2007, 2012 e 2017).
Já que eu mencionei as continuações, talvez o filme lançado em 1986 só decepcione alguns pelo deja vu do final, já que a Tenente Ellen Ripley se livra do monstro principal do 2º filme da mesmíssima forma que tinha se livrado do monstro principal do 1º. Mas isso não chega a incomodar tanto.
Também é interessante lembrar que, embora o monstro seja o que toca mais terror no filme, podemos dizer que o Ash, androide disfarçado de humano com a missão secreta de trazer o monstro pra Terra, foi o grande causador de tudo de ruim que aconteceu na história. Então, ele também é um vilão do filme.
Alien foi todo gravado na Inglaterra, embora vários membros da equipe sejam dos Estados Unidos. E o monstro foi interpretado em algumas cenas pelo nigeriano Bolaji Badejo e em outras pelo inglês Eddie Powell.
Clássico de ficção científica misturada com terror e que tá completando 40 anos esse ano, Alien conta com bons momentos de suspense e dá vários sustos no público até as últimas cenas (pelo menos se você tá vendo pela 1ª vez). E o clima de aventura fica mais pro final, nas cenas em que a Ellen tá fazendo o que pode pra fugir e voltar pra Terra.
Também podemos dizer que a Ellen é outra surpresa do filme, já que ela aparece como uma personagem completamente sem destaque quando começa. Só na 2ª metade do filme é que as atenções começam a se voltar mais pra ela, até que ela termina a história como a protagonista do filme.
A única coisa que eu não gosto nesse filme é do excesso de luzes piscando incessantemente na nave. Isso tornou algumas cenas realmente incompreensíveis pra quem tá vendo o filme pela 1ª vez (uma situação bem parecida aconteceu na continuação de 2007, só que ali foi pelo excesso de cenas escuras, o que fez com que o tal do Predalien, que tinham feito tanto suspense por ser o híbrido de predador com alien, acabasse nem aparecendo direito).
Quanto à palavra “xenomorfo”, que eu mencionei no início do post, ela começou a ser usada pela 1ª vez no 2º filme da série. Mas só os fãs mais hardcore da franquia é que usavam ela a princípio. O público em geral se referia a essas criaturas como “aliens” mesmo. Tanto que uma das continuações se chama Alien vs Predador, e não Xenomorfo vs Predador.
Mais informações sobre Alien? Lá vai:


E pra quem gosta de vídeos sobre esse assunto, um canal do YouTube que é especializado em vídeos sobre essa franquia é o Gira Mundo Cultura Pop, do Will Redlum. Pra quem quiser conhecer...


Até a próxima!

2 comentários:

Hugo disse...

Clássico que mistura ficção, suspense e terror.

Mesmo assim, meu favorito da franquia é "Aliens - O Resgate".

Abraço

Leo Rib disse...

É. Ali são vários monstros atacando ao mesmo tempo, né?
No 1º e no 2º era 1 monstro só (descontando-se os facehuggers). Então, é quase outro tipo de tensão que o filme tenta provocar.
Abraço também!