título original: Kyukyu Sentai Go Go Five
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1999
país: Japão
elenco principal: Atsushi Harada, Kayoko Shibata, Kenji Shibata, Masashi Taniguchi, Ryuichiro Nishioka
direção: Hajime Konaka, Hiroshi Butsuda, Katsuya Watanabe, Satoshi Morota e Takao Nagaishi
roteiro: Junichi Miyashita, Junki Takegami, Ryota Yamaguchi e Yasuko Kobayashi
Quando um meteoro cai em Tokyo em 1999, uma família de profissionais de emergência se mobiliza pra reparar a destruição e cuidar dos feridos. Eles são os bombeiros Matoi, Nagare e Sho; o policial Daimon e a paramédica Matsuri.
Logo a queda do meteoro revela ser um plano de conquista extraterrestre. E o pai desses 5 jovens se dirige a eles pra tentar resolver o problema.
Enquanto isso, uma família de feiticeiros espaciais, os responsáveis pelo ataque, se instala no Polo Norte.
Como a mãe deles ainda não chegou à Terra, o filho mais velho, chamado Jirufiza, assume o comando sobre os irmãos Dinassu, Doropu e Koboruda e sobre o mordomo Pieru, começando assim uma série de planos pra levar a cabo a conquista do planeta.
Antes de tudo e antes de mais nada, cuidado pra não confundir Kyukyu Sentai Go Go Five com Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982). Apesar dos títulos dos 2 seriados terem pronúncias parecidas, o único ponto em comum entre eles é que são 2 sentais. E como já ficou óbvio pela sinopse acima, Go Go Five não é nenhum remake de Goggle Five nem nada parecido com isso.
Bom, agora vamos ao assunto desse post:
Simplificando, o que Go Go Five nos mostra é o confronto entre 2 famílias.
De um lado, a Família Saima, tendo à frente a Grande Feiticeira Gurandinu e seus filhos, querendo reinar sobre a Terra na base da violência e da destruição; do outro, a Família Tatsumi, tendo à frente o cientista Mondo, que dá armas, armaduras e veículos aos seus filhos pra que eles se tornem o Esquadrão de Emergência Go Go Five e detenham os ataques desses feiticeiros aliens.
Claro que os resultados não são os mesmos entre os membros dessas famílias, já que os 5 irmãos terráqueos se amam, enquanto os irmãos extraterrestres, apesar de até manifestarem uma eventual afetividade uns pelos outros, tão muito mais interessados em passar a perna um no outro pra sair vencendo.
Dá pra ver que as coisas pioram quando a matriarca da família chega: apesar de manifestar um aparente amor inicial pelos filhos, a Gurandinu logo começa a usar eles apenas como material de consumo nos planos dela. E visto que material de consumo, quando não tem mais valor, é sempre jogado fora...
Bom, esse não é o 1º sentai que mostra o esquadrão de heróis formado só por irmãos e que usam alta tecnologia criada pelo pai deles: Chikyu Sentai Fiveman (1990) já tinha feito isso.
Mas no caso de Go Go Five parece que o drama familiar foi um pouco melhor trabalhado, já que, a princípio, os jovens rejeitam o pai, por entenderem que ele abandonou a família enquanto preparava as defesas contra a Família Saima.
O seriado apresenta algumas esquisitices e tem conveniências de roteiro escancaradas. Mas cumpre as expectativas.
No ano 2000, várias cenas de Go Go Five foram utilizadas como stock footage na 8ª temporada de Power Rangers.
O ator Hirofumi Fukuzawa, que aqui interpretou o vilão Koboruda, já tinha interpretado os vilões Zerumoda e Eguzosu em Gekiso Sentai Carranger (1996) e os vilões Budo e Bizunera em Seiju Sentai Gingaman (1998).
E a atriz Chie Tanabe, que aqui fez uma participação em 1 episódio como uma amiga da Matsuri, já tinha interpretado o robô Asa G6 em Fiveman, a vilã Ran em Ninja Sentai Kakuranger (1994) e o extraterrestre Dapp em Carranger.
Mais informações sobre Go Go Five? Lá vai:
E dê uma clicada aí do lado em ‘sentais’ que você acha posts sobre Carranger, Fiveman, Goggle Five e Kakuranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário