sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

HERÓIS PRINCIPAIS DE TOKUSATSUS QUE MORRERAM


Nos filmes de terror, a gente sabe que a regra é quase todo mundo morrer durante a história. Quando sobra alguém do grupo de heróis no final do filme, geralmente é 1 ou 2 personagens. É raro que passe disso. Mas aí é que tá: os filmes de terror são exceções em relação a isso.
Uma regra quase imexível entre os mais variados tipos de histórias fictícias é que os heróis principais não morrem. Ou, nas poucas vezes em que morrem, isso só acontece lááááá no final da história. E talvez o exemplo mais clássico disso seja a peça Romeu e Julieta (1597), do inglês William Shakespeare.
Entretanto, no Japão, a gente sabe que retratar a morte de personagens nunca foi um tabu. E em alguns casos isso inclui até os heróis principais das histórias.
Assim sendo, como será que as coisas ficam num tokusatsu? Os heróis principais várias vezes morrem ali, certo?
Bom, pra falar sobre isso, a gente pode até dividir esses personagens em 2 grupos: os heróis principais que morrem e depois, por diferentes motivos, ressuscitam; e os heróis principais que morrem em definitivo... Vamos ver isso melhor?

Primeiro, vamos ver alguns que morreram e ressuscitaram:
GAKU HOSHIKAWA
O guerreiro vermelho e líder do Esquadrão Fiveman foi morto pelo vilão Shubarie com a ajuda de um monstro que tinha o poder de controlar o tempo, num episódio de Chikyu Sentai Fiveman (1990).
Entretanto, a irmã do Gaku, a guerreira rosa Kazumi Hoshikawa, conseguiu fazer o monstro cair numa armadilha, fazendo o tempo voltar e reescrevendo a história ao salvar o irmão das condições em que ela sabia que ele ia morrer.
ISSAMO MINAMI
Herói principal de 2 seriados seguidos, ou seja, Black Kamen Rider (1987) e Kamen Rider Black RX (1988), ele morreu e ressuscitou em ambos os seriados.
Na 1ª vez, quando o Issamo se transformou em Black Kamen Rider pra lutar contra o Shadow Moon, acabou sendo morto devido aos vários golpes que recebeu do vilão. Mas o cadáver do herói foi submetido a um antigo ritual pelo Monstro Baleia, que trouxe ele de volta à vida.
Na 2ª vez, assim que conheceu o Império Crisis, o Issamo foi chantageado pelos vilões pra se unir a eles, sendo informado de que seria morto caso recusasse. E como ele obviamente recusou, os vilões mataram ele e jogaram o cadáver no espaço. Mas, quando o king stone que se encontrava dentro da barriga dele foi atingido pela luz do Sol, isso provocou um fenômeno que não só trouxe o herói de volta à vida como também transformou ele em Kamen Rider Black RX, com uma nova aparência e novos poderes.
NAOTO TAMURA
Esse policial morreu eletrocutado enquanto matava um monstro de Baiolon, fazendo isso pra salvar uma menina e o avô dela, que tavam sendo atacados pela criatura.
O Naoto nem imaginava que o velho era um cientista chamado Igarashi, que decidiu submeter o corpo dele a uma experiência pra trazer de volta à vida o homem que tinha acabado de salvar ele e a neta dele. E através dessa experiência, o Igarashi ressuscitou o Naoto como o Policial de Aço Jiban.
Durante as lutas que travou a partir dali contra Baiolon, o personagem-título de Jiban (1989) ainda morreu mais uma vez: foi literalmente feito em pedaços ao ser atacado em conjunto pelas vilãs Mado-Garbo e Rainha Cosmos, acompanhadas pelo monstro Sainoide. Mas o Jiban foi reconstruído pelo policial-cientista Yanaguida e pelo robozinho Halley, ganhando mais resistência e novas armas ao ressuscitar dessa 2ª vez.
SHIN HAYATA
Em Ultraman (1966), a nave desse membro da Patrulha Científica se chocou acidentalmente contra a nave do personagem-título, que chegou à Terra enquanto perseguia um monstro espacial.
O terráqueo morreu na batida. E pra tentar consertar a situação, o Ultraman fundiu o corpo dele com o corpo do Shin Hayata, dando assim a ele a capacidade de voltar à vida.
STORM / KAZENIN MAFIA
Esse misterioso personagem de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988) teve o pai e a mãe mortos por motivos desconhecidos durante uma noite de vento quando ele ainda era criança, o que resultou em 2 efeitos contraditórios no menino: ele adquiriu certos poderes de controlar o vento e ao mesmo tempo desenvolveu um medo traumático do barulho do vento.
Depois de um aparente romance mal resolvido com a vilã Shonin Benikiba, o Storm foi mandado por ela pra atacar o Jiraiya junto com outros 4 ninjas, mas morreu durante a luta. Contudo, isso não impediu que a vilã ressuscitasse ele como uma espécie de cyborg-mutante chamado Kazenin Mafia, transferindo pra ele as energias dos outros 4 ninjas. E nessa nova identidade, ele se colocou ao lado do Jiraiya numa relação meio tensa de amizade/inimizade, ajudando o herói a combater a Família de Feiticeiros até o final do seriado.

Agora, vamos ver alguns que morreram pra sempre mesmo (lembrando que aqui eu só levei em conta o que foi mostrado sobre esses personagens nos seus seriados originais, sem pensar nas continuações e novas versões que foram criadas depois):
HYOBA
Em O Poderoso Lion-Man (1973), esse samurai solitário tentou a todo custo lutar contra o Dan Shimaru, já que tinha um poder parecido com o dele: enquanto o outro podia se transformar num homem-leão, ele podia se transformar num homem-jaguar.
Depois de terem se estranhado várias vezes, os 2 guerreiros finalmente se acertaram, se tornaram grandes amigos e passaram a andar juntos, já que o Hyoba, apesar de se esforçar pra passar a imagem de um mercenário frio, tinha um bom coração. Mas a amizade durou pouco: o herói foi morto logo depois pelo monstro-humano Roman.
NIJINO NANAIRO
Também em O Poderoso Lion-Man, esse samurai se juntou ao grupo de heróis com a intenção de lutar contra a Família de Mantor.
Capturado pelos vilões e com um explosivo implantado na cabeça, o Nijino foi disparado contra os heróis com um canhão, mas conseguiu se desviar deles e se jogar contra os ninjas rastejantes, explodindo junto com eles.
BURAI
Em Kyoryu Sentai Zyuranger (1992), esse guerreiro pré-histórico ficou magicamente congelado dentro de uma câmara subterrânea. E algum tempo depois, ocorreu ali um desabamento de pedras que matou ele. Mas, como o deus Daijujin previu que a ajuda do Burai seria necessária no futuro pra deter a feiticeira Bandora, ele pediu à deusa Kuroto que ressuscitasse o guerreiro. E ela fez isso, mas de forma limitada: em 1992, depois que o Burai acordou da hibernação e se tornou o guerreiro verde do Esquadrão Zyuranger, a deusa só pôde manter ele vivo enquanto uma vela mágica não terminasse de queimar.
Existia uma água mágica que podia salvar uma pessoa se ela bebesse aquilo nos seus últimos segundos de vida. E os amigos do Burai tentaram dar isso a ele quando o tempo dele se esgotou e ele começou a agonizar. Mas o herói preferiu morrer implorando que se esquecessem dele e que dessem a água mágica a um menino que ele conhecia e que se encontrava mortalmente ferido.
GAI
Ele foi o guerreiro preto do Esquadrão Jetman.
No último episódio de Chojin Sentai Jetman (1991), depois que Bairamu já tinha sido destruído e a Terra já se encontrava fora de perigo, o Gai viu uma mulher sendo assaltada na rua e foi defender ela. E depois de ser esfaqueado pelo ladrão, não resistiu aos ferimentos.
MIKA KOIZUMI
Ela foi a guerreira amarela do grupo de heróis nos primeiros episódios de Chodenshi Bioman (1984).
Quando o Meisun atacou os demais heróis do grupo com uma nova arma, a Mika se colocou na frente deles como um escudo humano e recebeu vários tiros no lugar deles, além de também ser atacada logo depois pelo robô guerreiro Saigon. E mortalmente ferida, a heroína só resistiu por alguns segundos depois disso.

💪💪💪

Outras ocasiões em que o blog já falou sobre...

BIOMAN




BLACK KAMEN RIDER




FIVEMAN


JETMAN


JIBAN



JIRAIYA


KAMEN RIDER BLACK RX


LION-MAN



ULTRAMAN




ZYURANGER



Até a próxima!

Nenhum comentário: