sábado, 16 de abril de 2022

CURIOSIDADES SOBRE OS PERSONAGENS COADJUVANTES DE HE-MAN


Continuando a nossa série de curiosidades sobre He-Man e os Defensores do Universo (1983) e She-Ra (1985), hoje a gente vai levantar algumas dúvidas sobre os personagens coadjuvantes de He-Man.

Afinal, antes da história de He-Man migrar pra She-Ra, quantas pessoas sabiam que o Adam era o He-Man e que o Pacato era o Gato Guerreiro?
Embora a abertura do seriado insistisse em dizer que só quem sabia do segredo deles eram a Feiticeira, o Mentor e o Gorpo, não foi isso que a gente viu na prática.
No 41º episódio de He-Man (The Search), vimos explicitamente que o Zodac sabia que o Adam e o He-Man eram a mesma pessoa. E ele até conversou com a Feiticeira sobre o assunto.
No 89º episódio (Missão em Morainia), a Princesa Janice deixou claro pro Adam que ela viu ele se transformando em He-Man e enfrentando um monstro que ele tinha encontrado perto de Morainia, mas não tocou mais no assunto depois.
Na última cena do 88º episódio (A Guerreira do Arco-Íris), a Rainha Marlena insinuou que sabia que o Adam era o He-Man numa conversa que ela teve com ele.
E na última cena do 15º episódio (Prince Adam no More), o Rei Randor chegou a desconfiar rapidamente que o Adam e o He-Man eram a mesma pessoa, mas desconsiderou a ideia segundos depois.

Por várias vezes foi mencionado que a Feiticeira era invencível dentro do Castelo de Grayskull e que, por outro lado, a magia dela enfraquecia quando ela se afastava de lá. Mas até que ponto isso era verdade?
Isso realmente não era o que a gente via na prática.
No 17º episódio (Daimar, the Demon), só a presença do demônio Daimar em Etérnia já foi suficiente pra fazer a Feiticeira perder os poderes e desmaiar dentro do castelo; no 51º episódio (Dree Elle’s Return), a Magia do Chifre do Mal, que se encontrava fora do castelo, foi suficiente pra fazer a Feiticeira desmaiar enquanto ela se encontrava na janela do castelo; no 71º episódio (Para Salvar Esqueleto), o demônio Shi-Gora, mesmo fora do castelo, conseguiu hipnotizar a Feiticeira, que se encontrava na janela, sendo ainda capaz de transformar ela num monstro sob a hipnose dele pouco tempo depois e dentro do castelo; no 24º episódio (Orko’s Favorite Uncle), a Feiticeira foi derrotada pelo Mont-Rok dentro do castelo; e no 59º episódio (Evilseed), a Feiticeira não teve forças pra impedir que as plantas do Semente do Mal invadissem o castelo e ela também foi momentaneamente derrotada pelo Esqueleto dentro do castelo.
Nesses últimos 2 casos, parece haver uma explicação lógica: se outro ser com poderes sobrenaturais já tivesse conseguido entrar no castelo, os poderes desse ser eram aumentados enquanto ele permanecesse lá dentro. E assim, talvez, se igualassem aos poderes da Feiticeira.

A questão da Feiticeira só poder sair do castelo transformada em falcão e a ideia de que ninguém podia saber sobre isso não ficou um tanto mal explicada?
De fato, foi dito várias vezes que, em circunstâncias normais, a Feiticeira precisava se transformar no falcão-fêmea Zoar (equivocadamente chamada de “águia” na tradução que alguns episódios receberam no Brasil) quando ela queria deixar o castelo. E que a intensidade dos poderes dela diminuía naquelas ocasiões.
Contudo, no 2º, no 19º, no 31º, no 44º e no 108º episódios, a Feiticeira apareceu fora do castelo em forma humana. E ela não pareceu tão desprovida de poder quando atacou os guerreiros da Horda ainda transformada em falcão.
Por motivos desconhecidos, a capacidade da Feiticeira de se transformar em falcão tinha que ser mantida em segredo pra quase todos, só sendo conhecida pelo Adam/He-Man, Pelo Pacato/Gato Guerreiro, pelo Gorpo, pelo Mentor e pelo Stratos. E todos eles pareciam comprometidos a não revelar isso a ninguém mais.

Por que o Mentor e o Gorpo sabiam que o Adam e o Pacato podiam se transformar no He-Man e no Gato Guerreiro?
No caso do Mentor, não é difícil entender: ele era o morador mais sábio do Palácio Real de Etérnia. Isso garantiria ao Adam consultas e orientações muito proveitosas quando ele não soubesse o que fazer (não vamos esquecer que o Adam ainda era um adolescente quando se tornou o He-Man pela 1ª vez).
No caso do Gorpo... À 1ª vista realmente não vemos uma razão muito lógica pra ele conhecer o segredo. Mas não vamos esquecer que, apesar das frequentes falhas que cometia ao fazer magias, o Gorpo não deixava de ser um mago. E um mago amigo é sempre um aliado valioso pra um guerreiro que frequentemente vai enfrentar outros magos (mesmo que as magias dele falhem de vez em quando).
Além disso, o Adam podia ter um sentimento de gratidão pelo Gorpo, já que o trollano tinha salvado o príncipe e o tigre dele de morrerem num pântano na infância.

Por que o Duncan era quase sempre chamado de Mentor?
Pelo que a Árvore do Céu contou no 18º episódio (The Dragon’s Gift), Mentor é um título honorífico que tem sido dado a vários sábios, heróis e outros benfeitores desde o início da História de Etérnia até hoje. E o Duncan era quem usava esse título na época em que o seriado se passava.
Mas nunca se explicou como esse título é passado de uma pessoa pra outra nem de que forma ele chegou até o Duncan.

No 98º episódio (O Gato Guerreiro), o Mentor tentou dar uma lição de moral no Gorpo contando a história do monstro Gedge: de acordo com ele, o monstro só atacou porque o Adam e a Teela foram catucar o prédio em ruínas onde o monstro se encontrava preso, desobedecendo uma ordem do Mentor pra não mexer ali. Entretanto, o monstro só se libertou porque os ‘pedreiros’ que seguiram ordens do próprio Mentor arrombaram a porta do tal prédio em ruínas. Nesse caso, por que ele culpou o Adam e a Teela?
Provavelmente, o Mentor queria mesmo só dar uma lição de moral no Gorpo. Afinal, a catucada que a Teela deu na porta do prédio passou bem longe de ser o suficiente pra soltar o monstro.

No 7º episódio de He-Man (Creatures from the Tar Swamp) vimos que o Gorpo chegou a Etérnia quando o Adam ainda era criança e o Pacato ainda era um filhote. Mas no 98º episódio (O Gato Guerreiro) o Mentor contou ao Gorpo como o Pacato se transformou no Gato Guerreiro, como se o Gorpo só tivesse chegado a Etérnia depois disso. Então, afinal, em que época o Gorpo chegou a Etérnia?
A única forma possível de explicar isso sem cair em contradição é que, nas situações que o Mentor descreveu, o Gorpo tinha se ausentado momentaneamente de Etérnia.
No 4º episódio de She-Ra (Reencontros), quando a Adora voltou a Etérnia pra reencontrar os pais, eles lamentaram por ela não poder conhecer o Gorpo, já que naquele dia ele se encontrava em Trolla visitando o tio dele.
Se o Gorpo fazia isso com frequência, isso explica a ausência dele nas situações descritas pelo Mentor.

No 19º episódio (The Shaping Staff), o Gorpo foi transformado pela Maligna num grilo, mas ele conseguiu fugir. Só que depois ele reapareceu capturado ao lado do Rei Randor. Por quê?
Essa parte realmente não tem explicação. Parece que foi só um erro de continuidade mesmo, já que, o Gorpo transformado em grilo apareceu no quarto do Adam e, segundos depois, apareceu preso junto com o rei.
Nem se pode dizer que ele foi capturado off-screen, porque os únicos vilões presentes ali na hora eram o Homem-Fera e a Maligna e os 2 tavam ocupados lutando contra o He-Man. Então, ninguém poderia ter capturado o Gorpo.

O Gorpo tinha pernas?
Sim.
Os trollanos têm pernas. Mas, devido ao seu tamanho diminuto, preferem flutuar do que caminhar, já que assim se movimentam mais rápido.
Embora as pernas do Gorpo não tenham aparecido explicitamente em nenhuma cena, ele apareceu claramente caminhando no chão em algumas vezes no 34º, no 51º e no 110º episódios (Masks of Power, Dree Elle’s Return e O Problema com o Poder).
No 95º episódio (A Pedra do Sol), vimos um trollano de outra região de Trolla, chamada Karadania, que usava roupas que deixavam mais partes do corpo dele descobertas (o rosto e as pernas, mais especificamente), o que permitiu que todos vissem com mais detalhes como é a aparência dos trollanos.
Por que o Homem-Lagarto sumiu de He-Man logo depois que o seriado começou?
De fato, não há explicação pra isso.
O Homem-Lagarto teve participações significativas no 8º e no 9º episódios (Song of Celice e She-Demon of Phantos) e depois disso ele não só sumiu por um bom tempo como também nunca mais participou ativamente de nenhuma aventura seguinte.
A 3ª e última aparição dele no seriado foi no 70º episódio (O Melhor dos Presentes), quando ele apareceu numa cena muito rápida. E ele tinha outra cor e tava usando óculos e sentado em posição de descanso.
Essa aparência relativamente mais velha do personagem somada ao desaparecimento dele sugere que ele se aposentou da função de guerreiro depois das poucas vezes em que ajudou os outros heróis.
Aparentemente, o Homem-Lagarto não era de Etérnia, já que, no 109º episódio (O Novo Amigo de Gorpo), uma criatura da mesma espécie que ele apareceu sendo mantida prisioneira do Escravizador e depois sendo mandada de volta pro planeta dela.
Isso levanta a possibilidade de que, depois do 70º episódio, o Homem-Lagarto também tenha deixado Etérnia e voltado pro planeta dele.

No 23º episódio (Quest for He-Man), o Aríete foi com o Gorpo e o Pacato até o Planeta Trannis pra resgatar o He-Man, que tava preso lá. E embora o Aríete não soubesse que o Adam e o Pacato eram outras identidades do He-Man e do Gato Guerreiro, ele não se surpreendeu quando encontrou o Pacato transformado em Gato Guerreiro. Por quê?
Embora isso nunca seja dito explicitamente, a gente vê algumas insinuações de que o Aríete sabia sobre a dupla identidade do príncipe e do tigre.

No 88º episódio (A Guerreira do Arco-Íris), vimos que a jovem astronauta Marlena chegou a Etérnia quando o Rei Randor já ocupava o trono. Mas no 100º episódio (Em Busca do Passado), todos os personagens pareciam concordar que o Rei Miro ocupou o Trono de Etérnia até pouco depois que o Adam já tinha nascido. E que o Randor só assumiu o poder de fato quando isso aconteceu. Como assim?
Só há uma forma de explicar isso sem cair em contradição: o Miro deve ter associado o filho dele ao trono, passando a governar junto com ele em estado de diarquia. Ou seja, o Trono de Etérnia era dividido por 2 reis ao mesmo tempo. Mas, com o desaparecimento do Miro, o Randor ficou no trono sozinho, passando a exercer todo o poder de fato.
Isso explicaria o fato do irmão do Randor, o Rei Stefen, governar outro reino chamado Dyperia: a tendência do Miro de já querer ver os filhos ocupando tronos antes que ele morresse fez com que ele não só nomeasse o Randor Rei de Etérnia junto com ele mas também que ele nomeasse o Stefen Rei de Dyperia (provavelmente como vassalo deles).

No 68º episódio (A Floresta de Fisto), o Fisto apareceu fazendo magias com uma espécie de bola de cristal. Mas nenhum dos episódios seguintes mostrou ele fazendo nada parecido com isso. Então, ele era um feiticeiro ou não?
O Fisto só fez magias na época em que trabalhava pro Esqueleto. E eram magias que resultavam em algo negativo.
Isso dá a entender que o Fisto não tinha poderes mágicos por si só, mas sim que o Esqueleto deu a ele algum tipo de capacidade de manipular a magia do mal só enquanto o Fisto trabalhasse pra ele.

Quem foram os primeiros vilões que entraram pra quadrilha do Esqueleto?
Muito provavelmente, o Homem-Fera e o Mandíbula. Porque uma cena de flashback do 85º episódio (Ataque Vindo de Baixo) mostrava o Esqueleto já acompanhado por esses 2 vilões no passado, mas ainda sem nenhum outro vilão conhecido trabalhando pra ele na mesma época.
Pela lógica, essa cena deve ter se passado várias décadas antes dos eventos mostrados no seriado, quando a Horda ainda não tinha começado a atacar Etérnia e o Esqueleto ainda não tinha se juntado a eles, já que o Rei Subternius disse que isso tinha sido fazia muito, muito tempo.

Por que alguns vilões da quadrilha do Esqueleto foram vistos em 1 episódio só e nunca mais foram nem mencionados depois dessa aparição única?
Isso foi algo que realmente apareceu do início ao fim do seriado (o Chopper só apareceu no 4º episódio, o Garras Aduncas só apareceu no 6º episódio, o Violento só apareceu no 9º episódio, o Dragão só apareceu no 14º episódio, o Faker só apareceu no 19º episódio, a Arakna só apareceu no 68º episódio, o Gelão só apareceu no 79º episódio, o Fantasma só apareceu no 87º episódio e o Mordak só apareceu no 129º episódio). Mas é simples...
Como vimos no 34º episódio (Masks of Power), no 90º episódio (Coisas que se Movem na Noite) e no 124º episódio (O Fabricante de Brinquedos), de vez em quando, alguém se dirigia ao Esqueleto e se oferecia pra trabalhar pra ele (a criatura podia fazer isso por ser mal intencionada ou apenas por ser mal informada sobre o que encontraria sob as ordens do vilão). Mas, antes de aceitar esse novo súdito definitivamente, o Esqueleto submetia ele a algumas provas. E se a criatura falhasse, era expulsa da Montanha da Serpente.
Assim, é provável que pelo menos alguns desses vilões que apareceram 1 vez e depois sumiram pra sempre fossem recém-chegados na quadrilha dele que não passaram nas provas dele. E como decepcionaram o Esqueleto por causa disso, ele fez questão de fazer de conta que eles nunca existiram. Por isso, não falou mais neles.
Ao mesmo tempo, o Esqueleto demonstrava uma certa consideração pelos vilões que já tinham sido aceitos como súditos dele...
No 11º, no 13º e no 101º episódios, vimos claramente que o Esqueleto, pelo menos às vezes, teletransportava os súditos dele de volta pra Montanha da Serpente quando eles falhavam na missão que tavam cumprindo.
Isso explica o motivo de alguns vilões que serviam ao Esqueleto aparecerem sendo presos no final de alguns episódios e depois reaparecerem trabalhando pra ele em episódios seguintes como se nada tivesse acontecido.

A Maligna era uma feiticeira velha que usava magia pra parecer mais jovem?
Há várias insinuações disso.
No 5º e no 43º episódios (The Curse of the Spellstone e The Royal Cousin), ela assumiu a mesma aparência de uma mulher velha em diferentes planos pra enganar os inimigos...
Seria essa a aparência verdadeira dela?
No 19º episódio (The Shaping Staff), ela assumiu outra aparência pra se disfarçar, se apresentando com o nome de Magestra.
Mas não conseguiu esconder os cabelos brancos.
E no 58º episódio (The Witch and the Warrior), em 2 ocasiões em que ela tirou o capacete, vimos de forma explícita que ela tinha naturalmente cabelos brancos e curtos.
Qual era a capacidade de poder mágico da Maligna?
Em todos os episódios em que apareceu, ela foi retratada como menos poderosa do que o Esqueleto, mas poderosa o suficiente pra causar problemas aos inimigos.
De qualquer forma, há contradições nisso: no 19º episódio (The Shaping Staff), a Maligna atacou a Feiticeira diretamente em frente ao Castelo de Grayskull, deixando claro que, ali naquele local, a magia dela era tão poderosa quanto a da Feiticeira. Mas no 42º episódio (Eternal Darkness), a Maligna mencionou que a magia dela enfraquecia perto do Castelo de Grayskull.

A Maligna morreu no final de He-Man e os Defensores do Universo?
É uma possibilidade.
A Maligna apareceu pela última vez no 129º episódio (Para Salvar as Criaturas) sendo atacada por um enxame de insetos furiosos.
E talvez ela tenha morrido devido às ferroadas, já que nunca mais foi vista nem mencionada depois daquela cena.
Ela ficava entre os vilões principais do seriado e atuava como a 2ª no comando na quadrilha do Esqueleto. Não faria sentido ele simplesmente não querer mais os serviços dela de um dia pro outro.

Se o Homem-Fera era o súdito do Esqueleto mais maltratado e mais desrespeitado por ele, por que ele também parecia ser o personagem mais submisso a ele em todo o seriado?
Nos primeiros episódios do seriado, vimos explicitamente que o Homem-Fera não tinha nenhuma lealdade verdadeira ao Esqueleto: ele sempre soltava alguns comentários simples deixando claro que não gostava do chefe e esperava ver ele se ferrando algum dia, além de ter algumas atitudes muito superficiais de rebeldia contra o Esqueleto.
Também vimos que qualquer vestígio de confiança que o Esqueleto ainda depositasse no Homem-Fera se resumiu só ao início da 1ª temporada do seriado: foi apenas ali que o Esqueleto deu algumas missões de mais responsabilidade pro Homem-Fera cumprir sozinho, logo depois passando a tratar ele como um simples saco de pancadas sem valor até o final do seriado.
A submissão dele ao feiticeiro acontecia por 2 motivos básicos: 1º, ele tinha medo de enfrentar o Esqueleto; e 2º, como vimos no 15º episódio (Prince Adam no More), embora o Homem-Fera tivesse o poder de conversar com animais, a intensidade desse poder parecia diminuir quando ele se afastava do Esqueleto.
Como a origem do poder do Homem-Fera nunca foi explicada, é possível que o próprio Esqueleto tivesse dado esse poder a ele, o que explica a diminuição desse poder quando o Homem-Fera ficava longe do Esqueleto.

De onde o Mandíbula tirava as armas que ele encaixava na prótese dele?
No 1º episódio (Diamond Ray of Disappearance), o Esqueleto chamou o Mandíbula de “Mago das Armas”. E no 22º episódio (Double Edged Sword), o Chad explicou que “só criaturas mágicas como o Mandíbula podem comer pedras”.
Ficou claro que ele tinha poderes mágicos. Então, a gente conclui que ele fazia as armas aparecerem através de magia.

Por 2 vezes, o Aquático lutou contra o He-Man de forma completamente independente do Esqueleto. Mas por que ele usou o mesmo modus operandi?
De fato, no 36º e no 47º episódios (City Beneath the Sea e Search for the VHO), o Aquático usou algumas táticas bem parecidas na tentativa de vencer: ele prendeu a Teela numa caverna do mesmo modo que tinha prendido a Nami, usou um cilindro de vidro como cela pra prender a Teela igual ao que tinha usado antes pra prender a Nami e deixou um monstro marinho gigante guardando a caverna como também tinha feito antes. Mas as semelhanças pararam por aí: tirando essa parte, as histórias dos 2 episódios foram até bastante diferentes.

O que eram as criaturas que apareceram acompanhando o Aquático no 2º e no 88º episódio (Teela’s Quest  e Pacato, o Medroso)?
A Teela se referiu aos que apareceram no 2º episódio como “homens-peixes”. E pareciam ser da mesma espécie do Aquático, só que com uma aparência menos desenvolvida.
É provável que o Aquático fosse um macho-alfa da espécie dele. E assim, por ser mais forte, talvez ele tivesse o direito de mandar nos outros da mesma espécie.
Outro homem-peixe da mesma espécie foi visto no 65º episódio (The Heart of a Giant) entre as criaturas capturadas por um caçador, que pretendia abrir uma espécie de circo dos horrores expondo seres de aparência bizarra.
Os que apareceram no 88º episódio eram bem mais parecidos com o Aquático, só que em miniatura.
E pela forma como o Aquático se referiu a essas criaturas, ele deu a entender que eram filhos dele.

O Multi-Garras foi o 1º vilão fixo do seriado a deixar a história: depois do 105º episódio (O Segredo de Grayskull), ele nunca mais foi visto. Por quê?
Nos primeiros episódios em que o Multi-Garras apareceu, ele foi retratado como um vilão mais sério e mais autoritário. Mas, conforme o seriado foi avançando, ele foi passando a ser apenas mais um dos membros da quadrilha do Esqueleto frequentemente ridicularizados pelo feiticeiro.
Talvez o Multi-Garras tenha se incomodado com o novo tratamento que ele passou a receber e tenha desertado por causa disso.

Antes de se transformar no monstro Modulok, o cientista Galen Nycroft apareceu fazendo uma máquina se tornar invisível e visível através de magia no 123º episódio (Identidade Equivocada). Afinal, ele era um mago ou um cientista?
Depois de se transformar em Modulok, ele sempre se comportou como um cientista, e não como um mago. E enquanto ele ainda tinha forma humana e se encontrava preso no calabouço do palácio, os guardas do Rei Randor se referiam a ele como um cientista.
Talvez a capacidade de tornar objetos visíveis e invisíveis fosse uma capacidade natural da espécie do Galen. Supondo, nesse caso, que ele não fosse humano, é claro (embora ele parecesse apenas um homem humano com os olhos levemente deformados).

O 1º episódio em que o Modulok apareceu foi o 113º (Feliz Aniversário, Roboto), embora a vida pregressa dele só seja mostrada no 123º episódio (Identidade Equivocada), na mesma ocasião em que ele se ofereceu pra trabalhar pro Esqueleto e foi rejeitado. Por quê?
Aparentemente, houve um erro na distribuição dos episódios antes que eles fossem exibidos na televisão. E assim, o capítulo que contaria as origens do Modulok só foi lançado de fato mais de 10 episódios depois do que deveria ter sido.
Vale lembrar que o Modulok também fez uma aparição de poucos segundos no 116º episódio (Aqui e Lá! Esqueletos em Todo Lugar!), dando a entender que o Esqueleto aceitou ele na quadrilha, apesar da rejeição inicial.

No 88º episódio (Pacato, o Medroso), o falcão biônico Screeech foi retratado como um monstro gigante. Mas a partir do 119º episódio (Visitantes da Terra), ele foi retratado como um falcão de tamanho normal. Por quê?
É possível que o Esqueleto tenha reduzido o tamanho do Screeech, pra evitar que ele causasse algum tipo de destruição não prevista. Como no 88º episódio, quando o Pacato ‘cavalgou’ ele e acabou se chocando contra a sala do trono do Esqueleto e destruindo um lado do cômodo.

Existia algum tipo de amizade entre os vilões de Etérnia?
O egoísmo em fase extrema era uma das características principais entre esses personagens. Mas, em raras vezes, em cenas sempre muito rápidas, foi possível ver algumas demonstrações muito superficiais de afetividade entre eles.
No 13º episódio (Evil-Lyn’s Plot), vimos a Maligna fazendo carinho no Panthor.
No 71º episódio (Para Salvar Esqueleto), vimos o Lagartauro confortando o Mandíbula depois que esse tinha sido ferido pelo Shi-Gora.
E no 101º episódio (Caça a He-Man), vimos o Lagartauro salvando o Mandíbula quando ele tava a ponto de cair de um abismo.

O que eram os robôs de caça do Esqueleto, vistos no 101º episódio (Caça a He-Man)?
Essas máquinas pareciam ser uma mistura de robôs com motos voadoras. E embora existissem vários deles guardados dentro do Coletor, eles nunca foram vistos em outro episódio.
É possível que eles tenham sido criados pelo Esqueleto naquela época e que depois ele tenha desistido de fazer outros.

O que eram exatamente os robôs do Esqueleto?
Esses robôs voadores apareceram desde o 1º episódio (Diamond Ray of Disappearance) e, no que dizia respeito à quadrilha do Esqueleto, eles funcionavam como soldados rasos, abaixo de todos os outros membros da quadrilha.
Mas, se a gente observar, eles nem foram usados com tanta frequência pelos vilões.
Parece que os últimos robôs desse tipo que o Esqueleto tinha foram destruídos no 88º episódio (A Guerreira do Arco-Íris), já que eles nunca mais foram vistos servindo ao vilão depois disso.
No 19º episódio (The Shaping Staff), vimos que o Mentor tinha pelo menos 1 desses robôs, que ele usava pra treinar o He-Man, ao lado de outro robô parecido com um polvo. Mas nunca se explicou como ele conseguiu esse robô ou se foi ele mesmo que construiu, seguindo os passos que viu ao observar os robôs do Esqueleto.
No 69º episódio (O Falso Jogador), vimos que o Lord Todd tinha um pequeno exército desses robôs, que ele programou pra defender os pertences dele mais do que a ele mesmo.
No 24º episódio de She-Ra (A Fórmula de Encolhimento), vimos que a Horda mantinha uma pequena quantidade desses robôs vigiando um laboratório que eles construíram em Carvalho Pequeno.
Assim sendo, parece ficar claro que esses robôs não eram uma invenção do Esqueleto (embora a óbvia maioria deles se encontrasse a serviço do feiticeiro). Mas nunca se explicou qual é a origem desses robôs.

A partir do 107º episódio (O Jogador), vimos que começaram a aparecer novos vilões fixos na quadrilha do Esqueleto, como também alguns novos heróis fixos aliados do He-Man. Mas eles só apareceram por poucos episódios. Por quê?
Aparentemente, por volta do 107º episódio, pretendiam começar uma nova fase do seriado, o que evidentemente exigia a introdução de novos personagens. Mas, como o seriado foi cancelado ao completar 130 episódios, esses personagens acabaram não aparecendo muito.

💥💥💥

Outras vezes em que o blog já falou sobre He-Man e She-Ra:










Até a próxima!

Nenhum comentário: