segunda-feira, 29 de maio de 2023

8 TIPOS DE CRIATURAS DA NEVE INSPIRADAS NOS YETIS


Imaginem um filme em que os personagens se encontram andando pela Cordilheira do Himalaia. E de repente, uma figura monstruosa, peluda, com mais de 2 metros de altura e relativamente parecida com um macaco aparece ali.
Imediatamente vocês vão identificar aquilo como um yeti, certo? E não poderia ser de outra forma, já que essa é a imagem clássica com a qual se popularizaram essas criaturas, que as lendas mencionam habitando o Himalaia (ou que habitam a cordilheira de fato, de acordo com os criptozoólogos).
Por isso mesmo, essa aparência física (com algumas mudanças aqui e ali, evidentemente) acabou se estendendo pra outros tipos de monstros da neve, retratados vivendo em outros ambientes frios em filmes, seriados e desenhos animados.
Vamos ver alguns?
WU, de Ultraman (1966)
Era uma entidade protetora de uma garota órfã, que vivia perto de uma estação de esqui.
O Wu geralmente atacava quando a garota era incomodada ou agredida de alguma forma, sendo conectado a ela telepaticamente. E até um certo ponto, ele parecia obedecer às ordens dela.
A garota era odiada pelos caçadores locais, já que ela sempre quebrava as armadilhas deles pra salvar os animais. E assim, era frequentemente maltratada por eles. E na última vez em que isso aconteceu, com vários deles perseguindo ela pela montanha nevada, o Wu se descontrolou completamente (provavelmente sentindo o pânico dela) e atacou a estação de esqui.
O Ultraman foi lutar contra o monstro, mas não chegou a matar ele: no mesmo instante em que a garota caiu morta na neve (aparentemente, exausta de esforço e frio depois de ter fugido da turba de caçadores), o Wu se desmaterializou sozinho e nunca mais apareceu.
AS CRIATURAS DE GELO, do Poderoso Mightor (1967)
Essa tribo de humanoides peludos viviam nas Regiões Geladas, como eram chamadas as montanhas nevadas que ficavam não muito longe dos rochedos onde a tribo do Chefe Pondo morava.
Uma vez, eles decidiram descer do alto das suas montanhas, conquistar as terras rochosas e florestais do vale e escravizar os habitantes. E atacaram com armas feitas de gelo e até mesmo com dinossauros voadores que cuspiam raios congelantes.
Depois de algum esforço, o Mightor fez um vulcão entrar em erupção, fazendo a lava ser derramada na direção das criaturas de gelo. E isso fez elas fugirem às pressas pras Regiões Geladas, é claro. E nunca mais ousaram fazer um ataque do mesmo tipo.
OS TAPPAS, do Elo Perdido (1974)
Essas criaturas vivem nas terras frias da realidade virtual onde a Família Marshall ficou presa. E se alimentam basicamente de unicórnios e de ovos de sleestaks. Mas também gostam muito de doces.
Os tappas têm uma força física descomunal (de acordo com o Enik, eles podem quebrar o pescoço de um dinossauro se quiserem) e, até 2ª ordem, são bastante agressivos. Mas alguns podem se tornar relativamente mansos se você falar com eles num tom de voz tranquilo.
Todos eles têm medo de fogo e de calor. E assim, se alguém for atacado por eles, a forma mais garantida de fazer eles recuarem é ameaçar eles com esses elementos.
A FERA DA NEVE, dos Smurfs (1981)
Essa criatura parecia ser o último exemplar da espécie dela, já que vivia sozinha numa caverna no topo da Montanha Gelada, localizada na mesma floresta onde ficava a aldeia dos smurfs.
Devido à solidão em que se encontrava, a Fera da Neve chegou a raptar a Smurfette uma vez pra servir como companhia. E depois de alguns desentendimentos com os smurfs por causa disso, acabou fazendo amizade com eles.
O MASCOTE DO DEMÔNIO DA NEVE, de Galtar e a Lança de Ouro (1985)
Essa criatura era criada como animal de estimação pelo Demônio da Neve, uma espécie de eremita sádico e de aparência monstruosa que vivia numa região nevada do Planeta Aranon.
Embora a criatura não demonstrasse a capacidade de raciocinar, sendo usada basicamente como animal de montaria e mantida do lado de fora do covil do Demônio da Neve, ela parece ter sido treinada pra não deixar sair ninguém que o Demônio da Neve já tivesse levado pra dentro do covil dele.
Na última cena em que essa criatura apareceu (tentando barrar a fuga do Galtar, da Goleeta, do Zorn e do Tormack), é possível ver um erro de continuidade gritante: ela simplesmente sumiu sem explicação de uma cena pra outra.
OS MONSTROS DO GELO, de He-Man e os Defensores do Universo (1983)
Essas criaturas vivem nas montanhas nevadas ao redor de Darksmoke.
Os monstros do gelo são muito fortes e costumam atacar qualquer criatura que encontrem no habitat deles. Mas, se a criatura se defender e conseguir derrubar eles, não costumam insistir no ataque.
AS FERAS DA NEVE, de He-Man & She-Ra: Especial de Natal (1985)
Essas criaturas vivem numa montanha nevada de Etéria.
As feras da neve de Etéria têm basicamente a mesma aparência que os monstros do gelo de Etérnia, mas são mais poderosas: podem cuspir um hálito congelante.
Também são mais persistentes quando atacam outras criaturas e só parecem desistir do ataque quando são jogadas pra longe.
O HOMEM-NEVE, de ThunderCats (1985)
Soberano de um castelo localizado no topo da Montanha Gancho, um dos lugares mais frios do Terceiro Mundo, o Homem-Neve (chamado em alguns episódios de Cavaleiro-Neve) não parecia gostar muito de companhia a princípio, vivendo recluso com seu felino de estimação Snowmeow.
Apesar disso, ele procurava evitar que outras criaturas se ferissem em situações de risco.
Depois de um 1º contato bastante tenso com o Lion, o Homem-Neve caiu num abismo, ficando muito ferido. Mas, como o Lion desceu até lá pra resgatar ele, ambos fizeram as pazes e ficaram amigos a partir dali. E assim, o Homem-Neve passou a ajudar os ThunderCats sempre que pôde, passando também a conviver de forma mais civilizada com os demais habitantes do Terceiro Mundo.

⛄⛄⛄

Outras vezes em que a Multibússola já falou sobre...

HE-MAN
















HE-MAN & SHE-RA: ESPECIAL DE NATAL



GALTAR






MIGHTOR








O ELO PERDIDO








OS SMURFS









THUNDERCATS






ULTRAMAN







E pra dar uma olhada em produções sobre yetis mesmo, dê uma clicada aí do lado em ‘yetis’.rsrs

Até Junho!

Nenhum comentário: