segunda-feira, 20 de junho de 2022

TIRANOSSAURO ASTECA

títulos originais: Aztec Rex / Tyrannosaurus Azteca
título brasileiro: Tiranossauro Asteca
ano de lançamento: 2007
países: Alemanha / Estados Unidos
elenco principal: Dichen Lachman, Ian Ziering, Marco Sanchez
direção: Brian Trenchard-Smith
roteiro: Richard Manning

Em 1518, o conquistador espanhol Hernán Cortés vai pela 1ª vez ao território que corresponde ao atual México fazer um reconhecimento da região, acompanhado por um pequeno grupo de soldados.
Entre montanhas arborizadas, ele encontra uma aldeia, a qual decide atacar pra escravizar os nativos. Mas acaba capturado por eles sem muita dificuldade junto com a maioria dos soldados dele.
Pouco antes disso, um dos soldados, chamado Rios, acabou se afastando do grupo. E ele viu a filha do chefe da tribo sendo atacada por um tiranossauro!
O espanhol salva a jovem nativa, que leva ele até a tribo e conta ao pai dela o que aconteceu. E o Rios aproveita a oportunidade pra negociar com o chefe a liberdade dos compatriotas: se o chefe da tribo libertar os espanhóis, eles podem matar o tiranossauro e libertar os nativos desse perigo.
O patriarca concorda. Mas explica que na verdade existem 2 tiranossauros vagando por aquelas florestas (no passado, inclusive, já existiram vários). Assim, ele vai deixar os espanhóis irem embora desde que eles se livrem dos 2 monstros.
Mas se engana quem pensa que esse é o único problema que eles vão ter que resolver: além dos tiranossauros, eles vão ter que se defender das conspirações do feiticeiro da tribo, incomodado com a presença dos estrangeiros ali e furioso porque a noiva dele tá de olho no Rios...

Pois é: temos aqui um filme de terror de época.
De acordo com o IMDB, esse filme é uma coprodução germano-estadunidense. Mas a Alemanha entrou só na parte administrativa, já que o filme foi todo gravado no Hawaii.
Bom, lançado na Alemanha com o título de Aztec Rex e nos Estados Unidos com o título de Tyrannosaurus Azteca, esse filme foi lançado no Brasil com o título de Tiranossauro Asteca.
Se passando durante uma viagem fictícia do conquistador espanhol Hernán Cortés, antes de iniciar a conquista do México, o filme se aproveita do fato de que os tiranossauros viveram no território que hoje corresponde à América do Norte, dando a entender que os últimos da espécie sobreviveram até a virada do século XV pro XVI.
Como não poderia deixar de ser, o Hernán Cortés é retratado como um vilão traiçoeiro e ganancioso (tamos falando aqui do conquistador mais sádico da História da Espanha).
As cenas de terror propriamente dito (todas envolvendo os tiranossauros) são até rápidas. Mas conseguem ser meio perturbadoras.
Falando neles, em todas as cenas em que os monstros aparecem, eles são imagens de CGI (algumas ficaram boas; outras, mais ou menos). Não usaram nenhum boneco nem nada parecido pra representar os dinossauros.
O filme como um todo é mais de aventura do que de terror. Mas, desde que você não teja procurando por nenhuma superprodução, agrada a fãs de ambos os gêneros.
Mais informações sobre Tiranossauro Asteca? Lá vai:


Até a próxima!

Nenhum comentário: