segunda-feira, 12 de maio de 2025

QUANDO O VERMELHO NÃO É O LÍDER...


Se você só viu 1 único sentai na sua vida, podemos afirmar com certeza quase absoluta que o guerreiro vermelho desse seriado era o líder e também era o guerreiro mais poderoso do grupo de heróis.
Sim. Esse é o padrão mesmo: um sentai quase sempre mostra um pequeno grupo de heróis que usam trajes de combate de cores diferentes, mas com destaque total pro herói que se veste de vermelho. Quase todos são assim.
Mas existem sentais em que o guerreiro vermelho não é o líder dos heróis? É raro, mas existem.
E existem sentais em que o guerreiro vermelho não é o mais poderoso? É mais raro ainda, mas também existem.
Vamos ver isso melhor:

O 1º sentai que existiu foi Himitsu Sentai Gorenger (1975). E tava lá o guerreiro mais poderoso liderando o grupo com seu traje de combate vermelho. A regra tava lançada.
Logo depois dele, veio uma exceção: JAKQ Dengekitai (1977).
Alguns devem estar pensando:

“Ué?! Mas nesse sentai o líder e guerreiro mais poderoso do grupo também se vestia de vermelho!”

É verdade. Mas o roteiro desse sentai foi meio diferente da maioria mesmo: até o episódio 22, o guerreiro vermelho Ace foi o líder e membro mais poderoso da equipe de heróis; no episódio 23, chegou o guerreiro branco Big One, que assumiu o comando do grupo e era mais poderoso do que os outros.
A empresa que criou os sentais foi a Toei Company. Portanto, é ela que dá a palavra final se um seriado é ou não um sentai oficialmente. E a exceção seguinte, pelo menos na prática, apareceu exatamente num seriado que a Toei nunca reconheceu como um sentai (até porque não é uma produção dela). Se trata de Cybercops, os Policiais do Futuro (1988).
Nessa produção da Toho Co, tava lá o grupo de heróis, cada um usando uma armadura de uma cor diferente. Mas o líder deles era o guerreiro verde Marte.
Entretanto, o mais poderoso entre eles era o guerreiro vermelho Júpiter.
E assim, durante as lutas, era ele que assumia o papel de destaque.
Quanto aos sentais oficiais, a exceção seguinte só apareceu 17 anos depois de JAKQ. Tamos falando de Ninja Sentai Kakuranger (1994).
Aqui a líder do grupo era a guerreira branca Tsuruhime.
Contudo, durante as lutas, o guerreiro vermelho Sasuke assumia o papel de destaque, por ser o mais poderoso da equipe.
Será que os roteiristas da Toei foram influenciados por Cybercops, decidindo manter o guerreiro vermelho como o mais poderoso mesmo sem ser o líder?
Não se sabe se o motivo foi esse. Mas a tendência seguida nas exceções seguintes foi essa mesmo:
A próxima vez em que isso aconteceu foi em Denji Sentai Megaranger (1997), que trazia o guerreiro preto Koichiro como líder do grupo.
Na hora de encarar os inimigos na prática, o papel de destaque ia pro guerreiro vermelho Kenta, por ser o mais poderoso da equipe.
Em Mirai Sentai Timeranger (2000), a líder do grupo era a guerreira rosa Yuri.
Na hora de enfrentar os vilões, entretanto, o papel de destaque ia pro 1º guerreiro vermelho Tatsuya, por ser o mais poderoso da equipe (vamos lembrar que aqui existiam 2 guerreiros vermelhos).
E em Hyakuju Sentai Gaoranger (2001) o roteiro foi um pouco diferente: na parte não televisionada da história, o grupo de heróis era formado por 4 integrantes, tendo o guerreiro amarelo Gaku como líder; a parte televisionada começa com a chegada do 5º integrante, o guerreiro vermelho Kakeru, que aí se tornou o novo líder por ser o mais poderoso.
Bom, foram esses os sentais que eu já indiquei aqui no blog em que o guerreiro vermelho não foi sempre o líder. Mas mesmo quando ele não era o líder, na hora do pega pra capar, era ele que assumia o comando (o único sentai em que o guerreiro vermelho foi empurrado pro lado e transformado numa figura secundária foi JAKQ).
Mas eu ainda pretendo indicar mais sentais daqui pra frente. Quem sabe aparecem outros desse tipo, né?

💪💪💪

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

CYBERCOPS





GAORANGER


GORENGER



JAKQ


KAKURANGER





MEGARANGER


TIMERANGER



Até a próxima!😉

Nenhum comentário: