terça-feira, 15 de julho de 2025

VILÕES QUE CHEGARAM BOTANDO BANCA, MAS DEPOIS MINGUARAM


Chegar lá é fácil. Mas e continuar lá tendo destaque?

Esse pensamento se aplica bem a certos vilões de seriados. Aqueles que fizeram uma entrada triunfal ou chegaram com uma conversa de que iam revolucionar os acontecimentos dali pra frente, mas depois se apagaram a um ponto em que não mudaram mais nada no tema principal do seriado.
Claro que eu não tô falando de personagens de 1 episódio só, mas sim daqueles que foram postos na história com a intenção de serem personagens fixos.
Bom, vamos ver alguns?
BIRION
Em Chikyu Sentai Fiveman (1990), ele era um dos 3 comandantes de ataques do Império Zon, ao lado do Dongorosu e da Dorudora. Mas, enquanto os outros 2 eram bem mais atuantes, o Birion quase sempre se limitava ficar na nave, enchendo a cara de saquê e vendo o circo pegar fogo.
Simplificando: apesar de, algumas vezes, ter usando planos mais inescrupulosos do que os colegas pra derrotar o grupo Fiveman, ele atravessou o seriado todo funcionando mais como um cachaceiro encostado e se destacando menos do que os outros.
DYLAMUG
Ele apareceu com total destaque como vilão em Duelo em Devlan, o 1º episódio comum de She-Ra (1985), depois que tinham se passado os 5 episódios de apresentação do seriado. E foi retratado como um abusador que frequentava uma taverna na cidade de Devlan, humilhando e torturando os habitantes sem encontrar resistência, já que todos ali tinham medo dele.
Apesar dessa imagem inicial de que o Dylamug seria um vilão feroz e difícil de derrubar, depois disso, ele só fez tímidas aparições em mais 2 episódios do seriado.
ESCAMOSO
Êxodo, o 1º episódio de ThunderCats (1985) dá a entender que ele vai ser o vilão principal do seriado, já que ele era o chefe dos Mutantes. Entretanto, logo no 2º episódio ele já perde esse posto, sendo facilmente empurrado pro lado pelo Mumm-Ra.
Apesar de manter seu autoritarismo sobre os outros Mutantes até a última vez em que o bando foi visto, graças à sua personalidade bruta e rude, o Escamoso sozinho nunca tomou nenhuma atitude que tenha alterado o curso da história, se limitando mais a comandar os mutantes dentro das ordens que o Mumm-Ra ditava.
FANTASMEN
Em Spielvan (1986), quando o Império Water foi remodelado, com o Water criando um novo posto de liderança, abaixo da Rainha Pandora e acima dos comandantes das tropas, os Fantasmen foi criado pra ser um dos ocupantes desse novo posto no 35º episódio, O Espelho Mágico.
Apesar de fundar a seita Mumumu e dispensar a ajuda dos mecanóides nos planos dele, dando a entender que daria um novo rumo ao Império Water, o vilão acabou se excedendo em sua sede de poder e tentou se apossar do trono da Pandora à força. Mas não conseguiu mudar nada na prática e foi morto por ela, tendo aparecido em míseros 5 episódios do seriado.
HOSHENIN RETSUGA
No final de Pako, a Cápsula Miraculosa, o 1º episódio de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988), ele teve a grande luta dele contra o Jiraiya... Mas que não deu em nada! Afinal, mesmo invocando toda a magia ninja que conhecida, o Retsuga não conseguiu derrotar o Jiraiya e o Jiraiya também não matou o Retsuga no final da luta (embora tenha botado ele pra correr), já que ainda tava começando a aprender a usar os poderes dele.
Apesar de todos os poderes que demonstrou conhecer no 1º episódio do seriado, depois disso o vilão se limitou às funções de ajudante e guarda-costas do Dokussai e da Benikiba até a última aparição dele.
NAZIRA RACHID
Nos rascunhos iniciais do Clone (2001), a personagem tava prevista pra ser uma das vilãs principais da história, atormentando a vida das cunhadas em tempo integral. E nos primeiros capítulos da novela, ela chegou realmente a fazer algumas maldades desse tipo.
Como a personagem acabou caindo nas graças do público, ela foi reformulada pela autora: a Nazira deixou de ser uma personagem gratuitamente má e passou a ser só uma cunhada chata, muito mais preocupada com a ideia de arranjar um marido do que qualquer outra coisa. E sempre num tom mais cômico e sem alterar nada no tema principal da novela.
NICHIRIN KAMEN
Em Aoi Dai Yosai! Dai Abareru Bariburun!, o 15º episódio de Himitsu Sentai Gorenger (1975), ele chega a Kuro Jujigun pra funcionar como uma espécie de supervisor dos outros cyborgs, se tornando o único vilão fixo do seriado além do próprio presidente da organização, dando a entender que ele vai se destacar a partir dali.
Pouco tempo depois, o Nichirin fica sabendo que o presidente vai criar o posto de general da organização, dando por certo que era ele quem ia ocupar esse cargo. Mas, ao ver o escolhido pra ser general era o Tetsujin Kamen, o Nichirin arma um plano meio desesperado pra matar os gorengers e ganhar as boas graças do presidente. Mas acaba sendo morto pelos heróis logo depois, tendo aparecido em somente 6 episódios e sem ter mudado nada no curso da história.

👎👎👎

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

FIVEMAN






GORENGER





JIRAIYA




O CLONE




SHE-RA


















SPIELVAN







THUNDERCATS









Até a próxima!😉

Nenhum comentário: