quinta-feira, 9 de julho de 2020

JASPION 2 / SPIELVAN

título original: Jiku Senshi Supiruban
títulos brasileiros: Jaspion 2 / Spielvan
ano de lançamento: 1986
país: Japão
elenco principal: Hiroshi Watari, Jun Takanomaki (creditada aqui como Makoto Sumikawa), Naomi Morinaga
direção: Makoto Tsuji, Michio Konishi, Takeshi Ogasawara, Yoshiaki Kobayashi
roteiro: Shozo Uehara

Planeta Clean. Ano 12000 (pelo calendário vigente ali).
Um biólogo chamado Paul procura a explicação pra estranha poluição que as águas do planeta vêm sofrendo. Mas um dia, estranhas criaturas invadem a casa dele e raptam ele, levando também a filha dele, chamada Hélen, como refém.
Sob a mira das armas dos raptores, a esposa dele e o filho mais novo, chamado Spielvan, nada podem fazer. E ainda são obrigados a abandonar o planeta numa nave gigante, junto com os poucos sobreviventes do ataque daqueles invasores...
Eles acabam descobrindo que as criaturas que raptaram o Paul e a Hélen e atacaram o Planeta Clean são o Império Water, uma sociedade criminosa que viaja de planeta em planeta atrás de águas limpas pra manter vivo um parasita chamado Water, que eles acreditam ser um deus: nas águas onde o Water se instala, se forma um plâncton pestilento que polui toda a água daquele planeta, forçando a criatura a se mudar pra outro planeta e começar ali o mesmo processo.
A nave em que o povo de Clean escapou ficou avariada durante a fuga e, depois de um tempo, dá sinais de que vai explodir em breve, além dos suprimentos já começarem a se aproximar do fim. E assim, como as únicas crianças sobreviventes são o Spielvan e uma menina chamada Diana, todos concordam em embarcar os 2 numa nave menor ancorada ali e mandar eles garantirem a sobrevivência da espécie de Clean.
Claro que, além disso, eles têm que procurar o Império Water, destruir esses vilões pra vingar a destruição de Clean e salvar outros planetas de terem o mesmo destino no futuro, além de tentar resgatar o Paul e a Hélen.
E passados 12 anos de viagem, o Spielvan e a Diana (agora com 20 e 18 anos) encontram pistas do Império Water, que tá se dirigindo pra Terra, onde pretende se fixar por causa do excesso de água do planeta!
Ou seja: várias lutas vão ter o nosso planeta como palco...

Spielvan foi um dos últimos seriados japoneses de aventura lançados pela extinta Rede Manchete, que no final dos anos 80 e início dos 90 era uma espécie de ponto de encontro dos programas desse tipo no Brasil.
Embora na própria abertura do seriado ele fosse anunciado com o nome de Spielvan, a Manchete anunciava ele durante os intervalos comerciais com o título marketeiro de Jaspion 2, querendo pegar carona no sucesso do Fantástico Jaspion (1985), o carro-chefe da programação infanto-juvenil da emissora na época. Mas apesar de Spielvan ter sido produzido pela Toei assim como Jaspion e de ter sido filmado no ano seguinte a ele, um seriado não tem nada a ver com o outro em termos de história.
Outra coincidência é que o herói principal e personagem-título de Spielvan foi interpretado pelo ator Hiroshi Watari, que tinha interpretado o herói Boomer-Man em Jaspion.
Vale lembrar que ele já tinha experiência em metal heroes, já tendo aparecido no final de Space Cop (1982) e protagonizado Sharivan, o Guardião do Espaço (1983). E isso faz dele o único ator a protagonizar 2 metal heroes.
Vale lembrar que ele também trabalhou como dublê em Taiyo Sentai San Barukan (1981) e em Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982)
Embora Spielvan faça parte oficialmente só da franquia dos metal heroes, na prática a gente pode dizer que ele é uma mistura de metal hero com sentai, já que não mostra só 1 rapaz de armadura lutando contra vilões com superpoderes, mas sim um pequeno grupo de jovens guerreiros fazendo isso (característica de sentai). Mas a figura principal da história é o rapaz em questão e é ele que destrói os vilões com os golpes mortais dele (característica de metal hero).
Então, esse seriado vai agradar basicamente a fãs desses 2 subgêneros.
Spielvan é mais dramático do que a maioria dos programas desse tipo, mas tem lá umas pinceladas de comédia.
E o que os personagens aqui têm de especial?
No time do bem, como já vimos, desde o início tem o Spielvan e a Diana, aos quais mais tarde se junta a Hélen.
Nos 3 primeiros metal heroes, ou seja, Space Cop, Sharivan e Shaider, o Detetive do Espaço (1984), os vilões teletransportavam os heróis pra outra dimensão durante as lutas deles, pra dificultar as coisas; essa ideia não foi usada em Jaspion; e em Spielvan ela foi usada de forma invertida, já que aqui o herói é que se transporta voluntariamente pra longe das cidades durante as lutas, pra evitar que inocentes sejam atingidos.
Também com exceção do Jaspion, todo protagonista de metal hero tem um cara meio atrapalhado que anda junto com ele, sendo o responsável por algumas cenas de humor do seriado. E no caso do Spielvan, o personagem que desempenha essa função na história é o Daigoro.
Mas, curiosamente, esse personagem some do seriado sem explicação nenhuma a partir do capítulo 19, apesar de ter sido presença constante na história até ali.
E o Império Water passa por algumas reformulações ao longo do seriado, com a saída de vilões antigos e a chegada de novos.
Mas acho que o personagem que passa por mais mudanças na história é o General Deslock: ele começa o seriado como uma figura assustadora, com autoridade quase absoluta dentro do Império Water; quando o Imperador Guiotine chega, o Deslock vira uma espécie de bobo da corte dele; e ele termina tentando dar um golpe de estado e se apossar do trono da Rainha Pandora.
O principal ponto negativo de Spielvan foi o último capítulo, com uma conclusão que ninguém entendeu direito... Na verdade, o próprio Hiroshi Watari já declarou em mais de 1 entrevista que nem ele entendeu direito!
Pra encerrar, vale lembrar que Spielvan foi um dos seriados que inspiraram V. R. Troopers (1994). E teve até algumas de suas cenas reaproveitadas em Troopers como stoke footage, assim como aconteceu com Shaider.
A atriz Naomi Morinaga, que interpretou a Hélen em Spielvan, já tinha interpretado a Ani em Shaider, a aparência humana do monstro do capítulo 29 de San Barukan e também uma boneca mutante em 1 capítulo de Goggle Five.
O ator Toshimichi Takahashi, que em Spielvan interpretou o Dr. Bio, já tinha interpretado o vilão Iki em Jaspion, o herói Keiso em Sharivan e o General Des-Killer em Goggle Five, além de ter feito algumas figurações em Denshi Sentai Denziman (1980) e San Barukan.
O ator Satoshi Kurihara, que fez uma participação simples como o Líder do Planeta Clean em Spielvan, já tinha interpretado o Shogun Yoritomo Minamoto em Jaspion, o General Gailer em Sharivan e também já tinha feito algumas figurações em Denziman, Goggle Five e Space Cop.
O ator Jun Yoshida, que interpretou a Sacerdotisa Paú em Shaider, aqui interpretou o disfarce humano de um robô do Império Water.
O ator Eichi Kikuchi, que aqui fez uma participação simples em 1 episódio como um empresário chantageado pelo Império Water, já tinha interpretado o Professor Igana em Goggle Five e o pirata espacial Gasami 1 em Jaspion, além de já ter feito alguns monstros em Os Vingadores do Espaço (1966), Spectreman (1971), Lion-Man (1972) e o disfarce humano de um robô guerreiro em Machineman (1984).
E a hoje falecida Machiko Soga, que interpretou a vilã Pandora em Spielvan, já tinha interpretado a Rainha Hedorian em Denziman e San Barukan, além de ter interpretado as aparências humanas de 2 monstros de Space Cop e Sharivan.
Mais informações sobre Spielvan? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Denziman, Goggle Five, Jaspion, Lion-Man, Machineman, Os Vingadores do Espaço, San Barukan, Shaider, Sharivan, Space Cop e Spectreman.
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Todo mundo fala desse polemico final, mas o problema que esse final não passou aqui no Brasil.

Leo Rib disse...

De fato, o último episódio não chegou a ser exibido na TV aberta do Brasil. Mas de vez em quando ele aparece no YouTube. Eu já assisti mais de uma vez lá.