segunda-feira, 28 de julho de 2025

AMEAÇA PROFUNDA

títulos originais: Underwater / Undersea
título brasileiro: Ameaça Profunda
ano de lançamento: 2020
país: Estados Unidos
elenco principal: Jessica Henwick, Kristen Stewart, Vincent Cassel
direção: William Eubank
roteiro: Adam Cozad e Brian Duffield

Fossa das Marianas. 2050.
Um complexo de estações submarinas foi construído ali, acompanhando o trabalho da broca mais profunda do Mundo, a mais de 11000 metros abaixo do nível do Mar.
Alguns dos funcionários que trabalham lá alegam ter visto formas estranhas se movendo na escuridão da água. Mas a empresa responsável ignora isso.
Um dia, fortes terremotos começam a abalar o complexo, que logo começa a rachar e ser inundado.
A maior parte de quem se encontrava lá morre logo de cara. E enquanto os sobreviventes buscam um jeito de fugir, começam a ouvir alguma coisa fazendo barulhos estranhos lá fora, ao mesmo tempo em que os computadores revelam que a temperatura da água aumentou 10 graus sem explicação nenhuma...
Como não sobraram módulos salva-vidas na estação do complexo onde o pessoal dormia, os sobreviventes vão ter que vestir escafandros e ir andando pelo leito do Mar até chegar à outra estação, onde sobraram alguns módulos. Mas, durante o trajeto, vão começar a ser atacados por algo que eles nem sabiam que existia...

Underwater foi exibido pela 1ª vez nos cinemas em Janeiro de 2020 (e pouco depois, relançado na TV dos Estados Unidos com o título de Undersea).
Assim, ele é considerado o 1º filme de terror dos Estados Unidos da década atual.
No Brasil, ele virou Ameaça Profunda.
Dá pra ver que algumas cenas foram bem inspiradas em cenas de Alien (1979) e de Aliens: o Resgate (1986).
Depois que os heróis começam a ser atacados por criaturas marinhas de uma espécie desconhecida, não demoram a concluir que a broca deles deve ter perfurado demais o subterrâneo do Mar, acabando por soltar animais que viviam lá embaixo.
Aí também dá pra ver uma certa influência de Abismo do Terror (1989), já que a mesma situação acontece lá.
Desde a 1ª cena, algumas passagens do filme deixam uma vaga insinuação de que os responsáveis pelas estações submarinas sabiam que uma criatura específica tava lá (não posso entrar em detalhes, se não vou contar o final). Mas o assunto não se desenvolve.
O diretor tentou focar a atenção mais nas tentativas de sobrevivência dos heróis do que nos monstros. Assim, muitas situações da história ficaram no ar.
Apesar do ambiente claustrofóbico (todas as cenas se passam no complexo de estações submarinas e não vemos nem sequer a superfície do Mar), o filme consegue manter um bom clima de aventura. Mas tá mais pra suspense.
Simplificando: eu diria que Ameaça Profunda é um filme de suspense com toques de aventura e de terror.
Mais informações sobre Ameaça Profunda? Lá vai:


Mais informações sobre Abismo do Terror? Lá vai:


Mais informações sobre Alien? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a Agosto!😄

Nenhum comentário: