terça-feira, 4 de outubro de 2022

O CAÇADOR DE TROLL

título original: Trolljegeren
título brasileiro: O Caçador de Troll
ano de lançamento: 2010
país: Noruega
elenco principal: Glenn Erland Tosterud, Johanna Mørck, Otto Jespersen
direção e roteiro: André Øvredal

Algo fora do comum tem acontecido nas proximidades das florestas e montanhas norueguesas: objetos aparecem destruídos e em alguns casos pessoas aparecem mortas em meio a pegadas e outras marcas deixadas por algum tipo de animal enorme. Mas, como cadáveres de ursos sempre aparecem nas proximidades desses cenários de destruição, o Governo da Noruega afirma que os ursos são os responsáveis pela situação.
É claro que qualquer leigo pode ver que as marcas deixadas ali não foram feitas por um urso.
Estranhando tudo isso, 3 jovens chamados Johanna, Kalle e Thomas decidem filmar um documentário sobre o assunto, entrevistando vários caçadores de ursos. E entre eles, ouvem falar de um tal de Hans, considerado um mito entre os caçadores.
Os garotos seguem o cara e acabam fazendo uma descoberta estarrecedora: ele não é um caçador de ursos, mas sim de trolls! E depois de muita insistência em se aproximar dele, os jovens descobrem que são trolls, e não ursos, que têm causado aquela destruição nos arredores das montanhas e florestas.

Muita gente não entendeu isso, mas O Caçador de Troll é uma sátira. Várias cenas mostram isso claramente.
Algumas (poucas) dessas cenas são de humor escrachado, como uma parte do filme que mostra uma manada de trolls peidando dentro de uma mina abandonada e os humanos lá dentro ficando asfixiados com o cheiro. Vai dizer que você levou isso a sério?
Outras cenas são sem lógica mesmo... Por exemplo, fica bem claro que os trolls são criaturas noturnas exatamente pra evitar a luz solar, já que o contato com qualquer luz forte mata eles (os trolls jovens explodem e os velhos se transformam em pedra quando são atingidos por luz forte). Mas, na parte conclusiva do filme, os heróis se deparam com um troll de uns 100 metros de altura (sim: é esse que aparece no pôster aí do lado rsrs)! Onde que aquilo vai conseguir se esconder durante o dia pra não ser atingido por luz solar?
Outras cenas parecem mais mensagens subliminares que fazem críticas contra alguma coisa relacionada à própria Noruega. E aí já fica mais difícil pra nós, brasileiros, entendermos, né?
Mas enfim: O Caçador de Troll conta com efeitos especiais muito bons. E é um filme que consegue contar uma história com início, meio e fim (embora a gente não veja o destino final dos personagens principais, fica bem evidente o que aconteceu com eles).
Aventura? Claro! Sempre que os garotos encontram um troll eles saem correndo ou, no mínimo, se escondem. Então, as cenas de perseguição são garantidas.rsrs
Esse é um filme de terror sobrenatural? Bom... sim e não. Desde o início do filme, os trolls são descritos pelo Hans como animais comuns, mas que são mantidos escondidos pelo Governo da Noruega por motivos desconhecidos. Mas ele mesmo diz que os trolls são atraídos pelo cheiro de sangue cristão e não conseguem sentir o cheiro do sangue de ateus e de pessoas de outras religiões. E isso sugere que eles têm características sobrenaturais, né?
Há quem veja O Caçador de Troll como um remake da Bruxa de Blair (1999) adaptado às lendas norueguesas... Bom, eu diria que não chega a tanto, mas passa perto.rsrs Um filme realmente segue o mesmo estilo que o outro. E começa e termina quase igual.
Mais informações sobre O Caçador de Troll? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘góticos’ que você acha um post sobre A Bruxa de Blair.
Até a próxima!

Nenhum comentário: