terça-feira, 11 de maio de 2021

CHIKYU SENTAI FIVEMAN

título original: Chikyu Sentai Fiveman
título brasileiro: inexistente (inédito no Brasil)
ano de lançamento: 1990
país: Japão
elenco principal: Kazuko Mi-Yata, Kei Shindachi-Ya, Ryo Narushima, Ryohei Kobayashi, Toshi-Ya Fuji
direção: Takao Nagaishi
roteiro: Hirohisa Soda

Em 1962, um casal de cientistas terráqueos chamados Hoshikawa e Midori partiram pro espaço, onde tiveram 5 filhos: 3 meninos chamados Fumiya, Gaku e Ken e 2 meninas chamadas Kazumi e Remi.
O casal percebe que vários planetas habitados foram devastados por uma força misteriosa. E assim, eles começam a se empenhar em restaurar a vida nesses planetas, ajudados por uma espécie de mordomo robô chamado Asa G6.
Em 1970, eles são repentinamente atacados pela gigantesca nave chamada Barugayia, que serve como base pra um grupo chamado Zon. E descobrem que são os membros dessa máfia que têm devastado os planetas habitados das redondezas, pois a Imperatriz Medo, Soberana de Zon, vai ficar imortal depois que eles tiverem devastado 1000 planetas.
Esses vilões não vão perdoar os cientistas por tentarem reconstruir o planeta devastado onde eles se encontram agora, que foi o 1º que Zon destruiu. E atacam ferozmente a família, que consegue se esconder numa construção ali perto. Mas o Hoshikawa e a Midori mandam o Asa G6 pegar as 5 crianças e fugir dali, enquanto o casal fica pra trás pra distrair os bandidos.
O robô foge com as crianças na direção da Terra, sem chegar a ver que fim levaram seus mestres...
Em 1990, vemos que os 5 filhos do casal de cientistas agora são jovens professores numa escola de Ensino Fundamental do Japão. E um dia, eles veem a mesma cena que viram 20 anos antes: a nave Barugayia tá sobrevoando eles!
Os vilões iniciam um ataque contra Tókyo. Mas, quando os invasores menos esperam, 1 jato e 2 tanques misteriosos aparecem e detêm o ataque. E de dentro desses veículos saem 5 guerreiros, cada um vestido com uma armadura de uma cor. E eles revelam que são as 5 crianças que os vilões atacaram 20 anos antes. E aqueles veículos, aquelas armas e aquelas armaduras foram deixadas pra eles na nave pelos pais deles.
Ou seja, daqui pra frente, os crimes de Zon vão encontrar um obstáculo nunca experimentado por eles antes: o Esquadrão Terráqueo Fiveman.

Chikyu Sentai Fiveman foi o 1º sentai dos anos 90. Mas talvez seja uma das produções que a Toei mais gostaria de esquecer.
O problema é que esse foi o seriado de aventura produzido pela Toei naquela época que teve a audiência mais baixa. E nos últimos episódios, os produtores já tavam desesperados pra tirar o programa do ar o mais depressa possível e apressando o diretor pra isso. Inclusive, o diretor já enfiava de uma vez só no mesmo capítulo todos os eventos que tavam previstos pra acontecer em 2 ou 3 capítulos seguidos. Dá pra ver bem que principalmente os 3 últimos episódios foram uma correria louca de acontecimentos.
Por que isso aconteceu? Na época se disse que foi porque Fiveman basicamente se limitou a reciclar temas que já tinham sido mostrados em sentais dos anos 80, principalmente no núcleo dos vilões...
A base dos vilões é uma nave espacial que vai se instalar no Polo Norte: a gente já tinha visto situações parecidas em Taiyo Sentai San Barukan (1981), Esquadrão Relâmpago Changeman (1985) e Comando Estelar Flashman (1986).
A vilã feminina guerreira que ocupa o posto mais alto é a única do grupo dos vilões que tem uma guerreira serviçal que trabalha só pra ela: a gente já tinha visto isso em Kagaku Sentai Dynaman (1983) e Chodenshi Bioman (1984). Aliás, até a roupa da Zaza aqui é bem parecida com a roupa da Fara Kyato de Bioman.
Os monstros que vão lutar contra os heróis a cada episódio são bandidos espaciais: a gente já tinha visto isso em Changeman. E na fase final de Fiveman, a cada episódio 2 monstros passaram a ser fundidos em 1, formando monstros com uma aparência do lado direito e outra aparência do lado esquerdo: a gente já tinha visto monstros de aparência assimétrica em Denshi Sentai Denziman (1980) e em Goggle Five, os Guerreiros do Espaço (1982).
Agora, vou ter que contar uma parte do final. Se você não quiser saber nada sobre como Fiveman acaba, continue lendo a partir dos 3 asteriscos vermelhos.
A Imperatriz Medo não é uma criatura real, mas sim um holograma projetado pelo verdadeiro vilão principal, que é a própria nave Barugayia: a gente já tinha visto a mesma situação em Changeman, entre o Rei Bazu e o Planeta Gozma.
***Bom, eu, particularmente, gostei de Fiveman. E acho que essa desculpa de que o seriado não deu certo porque usou ideias que já tinham sido usadas em outros sentais não cola muito. Até porque todo sentai trabalha basicamente mostrando ideias que já tinham sido mostradas em sentais anteriores, só que usando outra explicação e decoradas com outra aparência. É ou não é?
Acho até que esse seriado aqui foi criativo na forma de fazer os monstros ficarem gigantes. Porque, em quase todos os sentais mais antigos, a gente via 2 situações básicas quando um monstro de tamanho humano morria: algum vilão fixo ressuscitava ele em tamanho gigante; ou então algum mecanismo colocado no próprio corpo do monstro fazia ele ficar gigante quando levava um golpe mortal (poucos sentais anteriores a Fiveman mostraram alguma coisa diferente disso). Mas no caso de Zon, os vilões construíam robôs gigantes que podiam absorver os monstros de tamanho humano e se transformar em cópias gigantes deles.
Acho que o que fez o barco afundar em Fiveman foram outros problemas.
Por exemplo, uma coisa que provavelmente atrapalhou foi o excesso de vilões fixos: foram 16 ao longo do seriado! E isso, é claro, impediu que a maioria desses vilões tivessem destaque na história. Alguns foram pouco mais do que figurantes.
E também tiveram algumas bobagens que deixaram o seriado mais infantil do que deveria, como 5 bonecos de pelúcia mágicos com a mesma aparência dos heróis que ficavam vendo as aventuras deles pela televisão na casa de uma pessoa não identificada e ficavam torcendo por eles... Isso ficou tão bobo que foi simplesmente tirado de cena sem explicação de um episódio pro outro.
No resto, posso dizer que Fiveman tem o mesmo nível de qualidade que qualquer sentai comum da virada dos anos 80 pros 90.
O ator Ryohei Kobayashi, que aqui interpretou o guerreiro preto Fumiya, já tinha aparecido em Jiban (1989) interpretando o herói Ryu, que cuidou da Aiume quando ela tava com amnésia.
A atriz Ryo Narushima, que aqui interpretou a guerreira amarela Remi, já tinha tido uma pequena personagem em Kosoku Sentai Turboranger (1989). E uma curiosidade: depois do seriado, ela e o Ryohei Kobayashi se casaram.
O ator Takeshi Ishikawa, que aqui interpretou o vilão Garoa, já tinha interpretado o disfarce humano de um robô guerreiro em 1 episódio de Spielvan (1986).
O ator Kinachiro Uemura, que aqui interpretou o vilão Shubarie, já tinha interpretado o Green Flash Dan em Flashman.
O ator Hideaki Kusaka, que aqui interpretou o vilão redimido Gunsa, já tinha interpretado os vilões Heru Satan em San Barukan; Mau Saíke em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983); Aton em Dynaman; Satan Goss em O Fantástico Jaspion (1985); Gyodai em Changeman; La Deus em Flashman; Zeba em Defensores da Luz Maskman (1987) e Ragon em Turboranger.
A atriz Motoko Watanabe, que aqui interpretou a vilã Zaza, já tinha interpretado a robô Koron em Choju Sentai Liveman (1988).
O ator Ryosuke Umizu, que na época respondia pelo nome de Ryosuke Kaizu, fez uma participação simples em 1 episódio aqui. Mas ele já tinha feito uma participação em 1 episódio de Flashman e já tinha interpretado o Red Mask Takeu em Maskman.
E o hoje falecido ator Rikiya Iwaki, que aqui fez uma participação simples, já tinha feito personagens menores em Denziman, San Barukan, Dynaman e Bioman e também já tinha interpretado o profeta Zel em Changeman.
Mais informações sobre Fiveman? Lá vai:


E dê uma clicada aí do lado em ‘produções japonesas’ que você acha posts sobre Bioman, Changeman, Denziman, Dynaman, Flashman, Goggle Five, Jaspion, Jiban, Liveman, Maskman, San Barukan, Sharivan, Spielvan e Turboranger.
ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!

Nenhum comentário: