sábado, 20 de janeiro de 2024

70 ANOS DO MONSTRO DA LAGOA NEGRA


Em Fevereiro vão se completar 70 anos do lançamento de um dos filmes mais famosos da Universal Pictures: O Monstro da Lagoa Negra.
Assim, pra marcar a data, decidi fazer um post lembrando algumas curiosidades sobre o filme:

Não podemos negar que a Universal tentou fazer algo relativamente diferente, já que os filmes de terror da empresa tinham a tendência de usar personagens clássicos da Literatura de Terror como vilões (como o Conde Drácula e o Monstro de Frankenstein). E nesse caso aqui, não: o monstro é uma criatura inteiramente inventada pelos próprios roteiristas da Universal. Estamos falando do Gill-Man.
Entretanto, depois do sucesso inicial do personagem, que permitiu que ele aparecesse em 2 continuações do filme, ele acabou sendo meio deixado de lado depois disso. E nunca apareceu na mesma quantidade de produções seguintes que outros monstros da Universal.
O interesse que o monstro sente pela Kay foi inspirado em A Bela e a Fera (1884).
Na cena em que a Kay resolve dar um mergulho, o monstro, ao ver ela nadando na superfície, resolve se aproximar, começando a nadar mais ou menos… 1 metro abaixo dela. Aliás, acho que ela tem algum problema ótico, porque ela não vê ele nadando literalmente ao lado dela! Tem um momento em que o braço dele quase esbarra no dela!
Bom, finalmente, o monstro segura no pé dela. E ela sente uma coisa pegando no pé dela… Mas ela deixa pra lá e continua nadando. Acho que ela não tem problema ótico: ela é meio maluca mesmo!
Na cena em que o monstro tá carregando a Kay dentro da caverna, o ator Ben Chapman não tava enxergando nada dentro da fantasia de monstro. Assim, ele acabou batendo com a cabeça da atriz Julie Adams na parede do cenário sem querer.
Na 1ª cena subaquática em que o David e o Mark veem o monstro a alguns metros de distância, a criatura não demonstra nenhuma atitude agressiva. Muito pelo contrário: foge nadando.
Esse comportamento ‘tímido’ do monstro na própria lagoa onde ele vive contradiz bastante o comportamento que ele teve no acampamento do Carl, saindo do rio e matando 2 homens que nem sequer sabiam que ele existia, né? Mas aí pode ser que ele tenha matado porque se assustou com os homens por algum motivo.
O David usa sempre 2 tanques de oxigênio nas costas e o Mark só usa 1 em todas as cenas em que eles mergulham...
Talvez isso pareça sem sentido à 1ª vista. Mas o diretor fez isso propositalmente só pra diferenciar os 2 atores de longe quando eles se encontrassem nadando dentro da água.
De acordo com o que os personagens conversam enquanto cruzam o rio de barco, o rio simplesmente acaba numa lagoa... Meio estranho, né? A água desse rio fica lá empoçando, empoçando, empoçando eternamente na lagoa? Ou a lagoa tem um buraco por onde a água sai pra outro lugar?
O Gill-Man foi interpretado por 2 atores diferentes: o ator Ricou Browning deu vida à criatura nas cenas subaquáticas e o ator Ben Champman interpretou a criatura nas demais cenas.

Inspirações que o filme de 1954 deu a algumas outras produções:

Jonny Quest (1964) → A criatura mostrada no 26º e último episódio do seriado (O Monstro do Mar de Java) foi vagamente inspirada no Gill-Man. Embora, na prática, ele se parecesse mais com uma espécie de híbrido de peixe abissal com réptil.
A última cena do episódio (que foi também a última cena do seriado) parece ser uma imitação da última cena do filme, com o monstro caindo na água depois de ter sido atingido por uma arma dos heróis e descendo pras profundezas.

Sting of Death (1966) → A criatura desse filme, até 2ª ordem, era humana. Mas, como se tratava do assistente de um cientista que fazia experiências com caravelas, não foi difícil pra ele criar uma caravela mutante que podia transformar ele numa caravela humanoide.
Embora o Egon não tivesse muito a ver com o Gill-Man como um todo (a única grande semelhança é que ambos eram monstros que se locomoviam na água e na terra com a mesma facilidade), é impossível olhar pra cena em que o Egon levou a Karen pra caverna dele e não notar a inspiração na cena em que o Gill-Man levou a Kay pra caverna dele.

Ultraman (1966) → O 4º episódio do seriado (Fúria sobre o Mar) nos mostra um réptil humanoide pré-histórico chamado Ragon.
A aparência da criatura foi explicitamente inspirada na aparência do Gill-Man. E o próprio nome do monstro se originou do título do filme em Inglês: a base do nome Ragon é a palavra “lagoon”.

Viagem Rumo ao Infinito (1966) → OK. O monstro desse filme, creditado no roteiro apenas como Thing, era um extraterrestre. Então, teoricamente, nem teríamos como comparar ele com o Gill-Man.
Mas alguém vai dizer que as cenas subaquáticas da criatura nadando não lembram as cenas do filme de 1954?

Octaman (1971) → Esse aqui é o hors concours dessa lista.
O Harry Essex, um dos roteiristas do Monstro da Lagoa Negra, foi o diretor e roteirista de Octaman. E o que ele fez aqui foi pegar o roteiro do outro filme, fazer meia dúzia de adaptações e contar a mesma história, substituindo o peixe humanoide por um polvo humanoide. Ou seja: vocês vão ver aqui inúmeras semelhanças entre os 2 filmes.

Creature from Black Lake (1976) → Já sei que alguém aqui vai dizer que esse filme não tem nada a ver com o outro, porque esse é um filme de terror de sasquatches e não de monstros aquáticos... Eu até poderia contestar isso, já que o 1º ataque do sasquatch aqui aconteceu com ele saindo de dentro de um lago. Mas vamos deixar isso pra lá.
A inspiração aqui não foi na história em si, mas sim no nome do filme. Ou alguém vai querer me convencer que Creature from Black Lake não foi um título dado pra imitar Creature from the Black Lagoon?

He-Man e os Defensores do Universo (1983) → O Aquático foi um vilão do seriado inspirado no Gill-Man, embora ambos os personagens não tivessem nada a ver um com o outro em termos de história pessoal (o Aquático era movido a intenções francamente perversas e tinha uma capacidade de raciocínio igual à de um humano).

Black Kamen Rider (1987) → O 24º episódio do seriado (Pesadelo sem Fim) começa com uma criatura com o mesmo tipo físico do Gill-Man saindo de um lago e atacando um casal que tava namorando na margem, no que parece ser uma referência à criatura saindo do rio e matando os assistentes do Dr. Carl.
Na verdade, se tratava do monstro mutante Shirlakan, um antigo professor de Biologia que se vendeu à seita Gorgom em troca de poder, acabando por ser transformado por eles no tal mutante.

Deu a Louca nos Monstros (1987)→ Nesse filme, sob o comando do Drácula, se juntaram vários monstros. Entre eles, uma criatura aquática chamada Gillman.
Esse réptil humanoide obviamente foi inspirado no Gill-Man, já que todos os monstros da quadrilha do Drácula faziam referências a monstros vistos como clássicos até o meio do século XX. Mas o nome teve que ser escrito diferente por causa dos direitos autorais, já que a Universal não liberou.

O Demônio do Paraíso (1987)→ Aqui fomos apresentados ao Akua, um feroz réptil humanoide que vivia num lago na Ilha de Kihono e que podia nadar na água e caminhar na terra com a mesma facilidade. E os humanos que chegaram a ver ele nunca concluíram se o monstro era um ser sobrenatural ou simplesmente uma criatura pré-histórica.
De qualquer forma, a inspiração no Gill-Man é evidente.

🐟🐟🐟

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

BLACK KAMEN RIDER





CREATURE FROM BLACK LAKE



DEU A LOUCA NOS MONSTROS




HE-MAN


















JONNY QUEST












O DEMÔNIO DO PARAÍSO




O MONSTRO DA LAGOA NEGRA







OCTAMAN





STING OF DEATH


ULTRAMAN









VIAGEM RUMO AO INFINITO



Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: