segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

O GOLEM

título original: Der Golem: Wie Er In Die Welt Kam
título brasileiro: O Golem
ano de lançamento: 1920
país: Alemanha
elenco principal: Albert Steinrück, Ernst Deutsch, Paul Wegener
direção: Carl Boese e Paul Wegener
roteiro: Henrik Galeen e Paul Wegener

Na Europa medieval (possivelmente no Sacro Império Romano Germânico), um rabino chamado Löw observa as estrelas e vê, pela posição delas, que algo terrível vai acontecer à comunidade judaica.
Pouco depois, o Löw começa a esculpir uma estátua, pretendendo invocar o demônio Astaroth pra encarnar nela, numa tentativa de usar essa criatura pra defender a comunidade judaica.
Pra ser mais exato, o objetivo dele é produzir ali uma criatura chamada Golem. E pra dar vida a ela é preciso atarraxar um amuleto mágico, contendo uma palavra desconhecida, no tórax dela.
O Löw realiza um ritual mágico, no qual faz o demônio aparecer e mencionar a tal palavra.
O rabino escreve essa palavra num papel, bota isso dentro de um amuleto em forma de estrela e atarraxa isso no tórax da estátua, que imediatamente adquire vida. Mas volta a ser só uma estátua normal quando tem o amuleto tirado dali.
O Löw só não sabe que, se alguém produzir uma estátua mágica daquela espécie, só vai poder controlar ela durante um certo tempo: depois disso, o demônio Astaroth vai assumir o controle da estátua e passar a usar ela com propósitos maléficos.

Originalmente, O Golem fazia parte de uma franquia com 2 outros filmes, lançados em 1914 e 1917. E os 3 mostravam o ator Paul Wegener interpretando o mesmo monstro. Mas as gravações dos outros 2 filmes se perderam e, atualmente, tudo o que existe deles são algumas fotos e algumas páginas dos roteiros.
De qualquer forma, pareciam ser 3 filmes que contavam 3 histórias de terror independentes umas das outras sobre a mesma criatura, já que o que sobrou dos outros 2 roteiros não mostra uma continuidade de acontecimentos entre as histórias.
Bom, como único filme sobrevivente da franquia, O Golem é considerado o monster movie de longa-metragem mais antigo da História do Cinema.
Levando em conta que tudo foi feito há mais de 100 anos, foi uma superprodução. Mas é claro que vemos algumas esquisitices aqui, como, por exemplo, os rabinos sendo retratados como magos.
O amuleto atarraxado no tórax do Golem muito provavelmente inspirou o amuleto sendo colocado e tirado do tórax do Morty em Uma Noite de Halloween (1999).
A cena do final em que o Golem se encontra com a menina (calma: não vou contar como acaba!rsrs) muito provavelmente também inspirou a cena de Frankenstein (1931) em que o monstro interage com uma menina na beira do lago.
Sendo um filme de 1920, acho que já tá claro que O Golem é uma produção muda e em preto e branco. Mas vale muito a pena dar uma olhada. Principalmente se você for historiador, estudante de Cinema e/ou fã de filmes daquela época.
Mais informações sobre o filme? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
E dê uma clicada aí do lado em ‘séries cinematográficas’ que você acha posts sobre Frankenstein e Uma Noite de Halloween.
Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: