quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

3 IDEIAS DE JONNY QUEST QUE FORAM APROVEITADAS EM SCOOBY-DOO


Quem já fez qualquer pesquisa sobre a situação em que a Hanna-Barbera se encontrava nos anos 60 sabe que a empresa tentou inovar de uma forma que não deu muito certo e depois teve que migrar pra outro tipo de inovação que deu mais certo. Mas, pra quem não tem ideia do que eu quis dizer com isso, vamos explicar melhor:
Até o início dos anos 60, a Hanna-Barbera tinha trabalhado basicamente com desenhos animados focados em comédia. E teve sucessos como Os Flintstones (1960) e Os Jetsons (1962).
Mas, na mesma época, a empresa decidiu investir em desenhos que fossem mais focados em aventura do que em comédia. E assim surgiram seriados como Jonny Quest (1964) e Frankenstein Jr. (1966).
Só que isso não deu lá muito certo: reclamações de pais e mães chegavam o tempo todo, se queixando do excesso de violência desses desenhos, que mostravam inclusive mortes de personagens.
Então, a Hanna-Barbera reformulou aquilo que ela pretendia lançar como desenhos de aventura: misturando o nível de comédia dos Flintstones com o nível de aventura de Jonny Quest, mas ao mesmo tempo tirando as cenas de violência explícita que tinham causado polêmica, a empresa lançou Scooby-Doo, Cadê Você? (1969), lembrado como um dos maiores sucessos da Hanna-Barbera até hoje.
E não por acaso, situações vistas em 3 episódios de Jonny Quest serviram pra inspirar 3 episódios de Scooby-Doo.
Vamos ver quais?
A maior parte do 1º episódio de Jonny Quest (O Mistério dos Homens-Lagartos), se passa no Mar dos Sargaços, retratado como um aglomerado de destroços de várias embarcações afundadas ali nas mais diferentes épocas.
E uma quadrilha de terroristas tinha se instalado ali secretamente pra praticar seus crimes.
No 3º episódio de Scooby-Doo (Uma Pista para Scooby-Doo), vemos o Cemitério dos Navios, outro aglomerado de destroços de várias embarcações afundadas ali nas mais diferentes épocas.
E uma quadrilha de traficantes de barcos tinha se instalado ali secretamente pra praticar seus crimes.
No 12º episódio de Jonny Quest (Magia Negra), um bandido chamado Korbay se passou por um praticante de magia negra e usou bonecos de vodu pra praticar atos de terrorismo numa comunidade isolada e assim acobertar um crime.
No 13º episódio de Scooby-Doo (Feitiço contra o Feiticeiro), um assaltante de banco chamado Zeb se fantasiou de feiticeira e usou bonecos de vodu pra espantar os moradores de uma comunidade isolada e assim acobertar um crime.
No 17º episódio de Jonny Quest (O Lobisomem), uma quadrilha de traficantes de ouro se instalou numa serralheria às margens de um rio numa região florestal. E eles passavam o ouro em frente dentro de troncos ocos que eram lançados ao rio.
Pra manter a coisa em segredo, um dos bandidos, chamado Pierre, se fantasiava de lobisomem e atacava os eventuais curiosos que passassem lá por perto.
No 24º episódio de Scooby-Doo (Quem é que está com Medo Aí?), uma quadrilha de traficantes de ovelhas se instalou num moinho abandonado às margens de um rio numa região florestal. E eles passavam as ovelhas em frente dentro de barris de madeira que eram lançados ao rio.
Pra manter a coisa em segredo, um dos bandidos também se fantasiava de lobisomem e atacava os eventuais curiosos que passassem lá por perto.

💥💥💥

Outras ocasiões em que a Multibússola já falou sobre...

FRANKENSTEIN JR.


JONNY QUEST




OS FLINTSTONES


OS JETSONS



SCOOBY-DOO


Até 2022!

Nenhum comentário: