quinta-feira, 23 de julho de 2020

O DEMÔNIO DO PARAÍSO

título original: Demon of Paradise
título brasileiro: O Demônio do Paraíso
ano de lançamento: 1987
países: Estados Unidos / República das Filipinas
elenco principal: Kathryn Witt, Laura Banks, William Steis
direção: Cirio H. Santiago
roteiro: C. J. Santiago e Frederick Bailey

Numa região isolada, porém turística, do Hawaii, alguns nativos realizam uma prática ilegal de pesca num lago, usando dinamites.
Logo depois, um misterioso e feroz lagarto humanoide se ergue do fundo do lago e começa a atacar e matar várias pessoas nas redondezas.
Na crença dos nativos, o monstro é uma assombração do folclore deles, chamada Akua, que, de acordo com a lenda, apareceu na região há 50 anos. E agora voltou, pois se irritou com o barulho das explosões.
Uma bióloga especialista em répteis chamada Annie concorda que a criatura só tá atacando por se irritar com as explosões. Mas explica que não se trata de uma assombração, e sim de um ser pré-histórico que ficou hibernando no fundo do lago até agora.
Seja como for, é preciso deter o monstro. E cada um pensa em fazer isso de um jeito: os nativos atiram oferendas no lago pra acalmar a assombração, a polícia quer simplesmente matar a criatura, a Annie quer que o bicho seja capturado vivo pra ser analisado e ajudar no progresso da Biologia e a dona de um hotel local chamada Angela dá ao monstro o apelido de “Demônio do Paraíso” (é: por isso que o filme tem esse nome rs) e tenta usar ele como marketing turístico pra atrair mais hóspedes pro hotel dela, embora ela própria acredite que a coisa toda seja uma lenda.
Em meio a toda essa confusão, novas vítimas vão perecendo entre as unhas e dentes do terrível monstro...

De acordo com alguns poucos sites, Demon of Paradise foi lançado no Brasil em DVD com o título de O Demônio do Paraíso. Mas não encontrei nenhuma informação mais consistente sobre isso.
Gravado nas Filipinas e tendo uma leve parceria com os Estados Unidos, esse é mais um filme de terror que segue o tema lançado em 1954 com O Monstro da Lagoa Negra: um monstro humanoide aquático que sai do lago onde vive e começa a matar os humanos que encontra pelo caminho.
Mas posso dizer que, comparado com outros filmes que beberam na mesma fonte, O Demônio do Paraíso conseguiu mostrar uma criatura com uma aparência mais realista. Ou, pelo menos, mais bem feita. Mas tem o mesmo problema da maioria desses outros: não tem cenas subaquáticas do monstro.
Ele até aparece na água várias vezes, só com a cabeça pra fora e tal. Mas nadando lá no fundo, neca.
De qualquer forma, sem dúvida nenhuma O Demônio do Paraíso vai agradar a quem gosta de filmes como O Monstro da Lagoa Negra, Sting of Death, Viagem Rumo ao Infinito (ambos de 1966) e Octaman (1971).
Já aviso que O Demônio do Paraíso deixa algumas contradições, como quando a Annie explica que o bicho é um predador noturno que foge de luz forte... E isso realmente aparece em algumas cenas, mas em outras cenas ele aparece andando à luz do Sol sem se incomodar em nada com a claridade.
A história também nunca explica bem o que o monstro é. O filme dá um pouco mais de corda pra teoria da Annie de que seria uma criatura pré-histórica, mas nunca desconsidera por completo que ele possa ser a assombração mencionada pelos nativos (embora ele não pareça manifestar nada de sobrenatural, a não ser por uma espécie de névoa que aparece sempre ao redor dele).
Algum outro vilão além do monstro? Bom, também tem lá uma quadrilha de traficantes inseridos numa subtrama da história... Só que o negócio é tão mal mostrado que não dá nem pra entender direito qual bandido é o chefe da quadrilha. Sério mesmo!rs
A última cena, que parece querer imitar a última cena de um filme de terror dinamarquês chamado Reptilicus (1961), deixa uma porta escancarada pra uma continuação. Mas nunca rolou.
Mais informações sobre O Demônio do Paraíso? Lá vai:


E dê uma clicada ai do lado em ‘ficção científica’ que você acha posts sobre O Monstro da Lagoa Negra, Octaman, Sting of Death e Viagem Rumo ao Infinito.
Até a próxima!

Nenhum comentário: