quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

10 LUGARES DE PASSADO SINISTRO II


CASA DO DR. JEKYLL
Onde se localiza?
O filme Dr. Jekyll and Mr. Hyde não explica onde a Casa do Dr. Jekyll se localiza. Mas, levando em conta que o filme foi gravado nos Estados Unidos, podemos supor que ela se encontra em algum lugar por lá.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Um dos cômodos da casa era o laboratório particular do Dr. Jekyll, onde, em 1912, ele se fez de cobaia pra experiência que transformou ele num mutante assassino, apelidado na vizinhança de Mr. Hyde.
O Dr. Jekyll perdeu completamente o controle da experiência, indo e vindo da forma dele pra forma do Mr. Hyde nos momentos mais incômodos.
Também foi naquele laboratório que o mutante, ao se ver encurralado pela polícia, preferiu se suicidar do que ser pego.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Os únicos moradores da casa eram o Dr. Jekyll e o mordomo dele. E o cientista era solteiro e não teve nenhum parente mencionado pelo filme. Assim, não se sabe pra quem a posse da casa passou depois do suicídio dele. E menos ainda o que foi feito do imóvel depois disso.

Alguém ainda mora lá?
Vejam a resposta anterior.
CASA DO DR. OBEN
Onde se localiza?
De acordo com o filme O Rato-Humano, essa casa se localiza numa área florestal da República Dominicana, aparentemente não muito longe de Santo Domingo.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Embora a casa servisse de residência ao cientista Oben e ao seu assistente Tonio, ela também abrigava um laboratório particular que parecia ter sido montado com os restos dos restos dos restos de um laboratório profissional. E com um nível de sujeira que combinava bem com todo o resto da casa.
Foi ali que, em 1988, o cientista conseguiu introduzir o esperma de um rato no útero de uma macaca, fazendo ela parir um mutante híbrido muito feroz e que tinha as unhas e os dentes infectados com um tipo de super leptospirose, capaz de matar um ser humano em poucos segundos!
É provável que o Oben tenha matado a macaca usada na experiência, já que, assim que pôde, ele mandou o Tonio se livrar também de vários ratos que ele mantinha em gaiolas no laboratório, dos quais provavelmente ele tinha tirado o esperma.
O mutante criado por ele foi mantido numa gaiola num canto do laboratório. E era eventualmente provocado pelo cientista.
Assim que se viu sozinha no laboratório, a criatura arrebentou a gaiola e fugiu.
Poucos dias depois, já tendo ficado sabendo da devastação que o mutante tinha causado nos arredores, o Oben recebeu na casa dele um fotógrafo estadunidense chamado Mark e sua modelo Marlis. E eles contaram que tinham passado por uma aldeia abandonada com marcas de sangue no chão, onde uma amiga deles tinha sido morta por alguma criatura feroz que eles não chegaram a ver.
A princípio, o Oben se fez de desentendido. Mas quando viu uma pequena sombra andando pelos corredores da casa, correu pra chamar o Tonio e mandar ele recapturar a criatura.
Mais tarde, quando o Mark e a Marlis se deitaram, o mutante degolou o Mark e depois foi ao quarto da Marlis pra tentar atacar a garota. Mas ela acordou a tempo e correu pro quarto do Mark pra pedir ajuda. E ao encontrar o cadáver, gritou, chamando a atenção do Oben e do Tonio.
O Oben se fechou com a Marlis num dos quartos da casa e mandou o Tonio ir se livrar da criatura, enquanto finalmente começava a explicar à Marlis o que tava se passando ali...
Enquanto isso, o mutante atacou o Tonio de surpresa, arrancou os olhos dele e depois degolou ele.
Ao mesmo tempo, sem nem se preocupar com o que poderia ter acontecido com o Tonio, o Oben e a Marlis decidiram fugir dali com o carro do cientista. Mas, quando já tavam dentro do automóvel, o Oben se lembrou de que não tinha pegado algumas coisas dele e voltou pra dentro da casa, levando a chave do carro junto com ele. E não demorou a ser degolado pelo mutante.
Ouvindo os gritos dele e entendendo o óbvio, a Marlis concluiu que tinha que voltar lá e pegar a chave, pois, fugindo a pé pela floresta, ela não chegaria muito longe.
Ela conseguiu pegar a chave no cadáver do Oben. Mas, quando voltou pro carro, foi atacada pela criatura, que obrigou ela a correr de volta pra dentro da casa. E até amanhecer, ela tentou escapar do mutante, que conseguiu encurralar ela na cozinha e matar ela lá.
Pouco depois, a irmã da Marlis chegou ali junto com um amigo, procurando pela irmã desaparecida. E depois de encontrarem os 4 cadáveres na casa, eles foram avisar à polícia.
Enquanto isso, o mutante se fechou dentro de uma bolsa. E quando a polícia foi até a casa pra recolher os cadáveres, os policiais acharam que aquela bolsa continha os pertences da Marlis e levaram ela embora dali de forma insuspeita.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Embora a casa fosse muito mal cuidada, ela não sofreu nenhuma grande destruição.
Então, estruturalmente, ficou de pé depois dos eventos de 1988.

Alguém ainda mora lá?
O Oben não parecia ter parentes nem amigos e, além dele e do Tonio, não parecia ser comum que ninguém tivesse acesso à casa. E por isso, não se sabe quem ficou com o imóvel depois que ele morreu ou mesmo se alguém se interessaria em ficar com aquele pardieiro no meio de uma floresta.
CASTELO DE BORSKI
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Górgona, o castelo se localiza em algum lugar não muito claro da Europa Central (aparentemente, na Alemanha).

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O Castelo de Borski foi construído no meio de uma floresta, mas foi abandonado no século XIX, não muito tempo depois que ficou pronto. E o espírito da górgona Megera, que já habitava aquela floresta, se instalou no castelo abandonado.
Algum tempo depois da construção do castelo, o burgo de Vandorf foi construído a algumas dezenas de metros dele. E quando uma enfermeira chamada Carla se mudou pra lá pra trabalhar no hospital local, a Megera conseguiu se incorporar nela nas noites de lua-cheia, fazendo a mulher ir se abrigar no castelo e, durante essas noites, fazendo ela ficar com a mesma aparência e com os mesmos poderes que a górgona.
Assim, de dentro do castelo, a Megera começava a cantar uma música hipnotizante, atraindo as pessoas pra lá e transformando elas em pedra quando olhavam direto no rosto dela.

Como esse lugar se encontra atualmente?
O Castelo de Borski já era uma construção abandonada e começando a se arruinar na época dos eventos mostrados no filme (início do século XX). E assim, provavelmente se encontra hoje nas mesmas condições ou um pouco mais arruinado do que aquilo.

Alguém ainda mora lá?
A forma física que a Megera conseguiu adquirir através da Carla morreu no final do filme. Mas talvez ela ainda more lá na forma de espírito, como já era antes da enfermeira chegar a Vandorf.
CASTELO DE GARGAMEL
Onde se localiza?
Embora obviamente o Castelo de Gargamel se localize numa região florestal da Europa, o país exato onde ele fica nunca é mencionado (pelos nomes dos personagens que aparecem vivendo nas redondezas, podemos supor que se trata da França).

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
A origem do castelo é desconhecida.
No seriado Os Smurfs, o castelo já é mostrado em ruínas, levando mesmo alguns personagens do seriado a se referirem ao castelo como “cabana”. E isso dá a entender que os moradores mais recentes dele são nobres falidos (como não há nenhuma outra construção numa vasta extensão ao redor dele, entende-se que o antigo proprietário era o rico dono de todas as terras nas redondezas).
A moradora conhecida mais antiga da construção é a mãe do Gargamel (o nome dela é desconhecido), que foi embora depois de alguns anos, deixando o filho lá sozinho com o gato Cruel.
O castelo serviu de palco pra maioria dos feitiços que o Gargamel usou pra prejudicar alguém, principalmente os smurfs. E em várias ocasiões alguns smurfs foram mantidos prisioneiros lá por ele (embora sempre conseguissem fugir de algum jeito no final).
No pátio do castelo existia um lago imundo, onde o Gargamel jogava fora as poções e outros produtos mágicos dele que tinham dado errado. E isso, algumas vezes, provocou efeitos sobrenaturais negativos na floresta.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Como a história se passa na Idade Média (o que deixa óbvio que atualmente o Gargamel já morreu) e o feiticeiro não tinha filhos, não se sabe quem ficou com o castelo depois da morte dele.
Embora ele tivesse alguns aparentados ricos, como o Balthazar, é improvável que algum deles quisesse aquele velho castelo em ruínas.
Assim, se o castelo ainda existir (pois é bem possível que ele já tenha terminado de desabar há alguns séculos), provavelmente ele se encontra abandonado.

Alguém ainda mora lá?
Vejam a resposta anterior.
CASTELO DO CONDE DRÁCULA
Onde se localiza?
De acordo com o filme Drácula, o castelo se localiza no Leste Europeu. E vemos que ele fica no alto de uma montanha rochosa e sem vegetação, cercada por várias outras montanhas do mesmo tipo. Mas o nome específico da montanha não é mencionado no filme.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O castelo era habitado pelo Conde Drácula e suas 3 esposas (nenhuma delas tem o nome mencionado).
O filme não menciona com clareza o que os 4 vampiros faziam de mal, mas vemos claramente que os habitantes das aldeias locais sabiam da existência dos vampiros e morriam de medo deles. E procuravam se proteger principalmente à noite, o que dá a entender que, fosse lá o que viesse de ruim do castelo, só atingia os humanos à noite.
O Drácula e as esposas dele dormiam em 4 caixões espalhados pelo subsolo do castelo.
A construção também parece ser controlada por algum tipo de magia, já que as portas dela se abrem sozinhas quando alguém vai passar.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Na verdade, o castelo só aparece na parte inicial do filme. E não vemos o que aconteceu com ele depois que o Drácula saiu de lá e partiu pra Inglaterra.
Mas na época em que o filme se passa, em 1931, essa construção já se encontrava em ruínas, coberta por incontáveis teias de aranha e invadida por vários gambás e tatus. Assim, não é impossível que já tenha desabado por falta de manutenção.

Alguém ainda mora lá?
Quando o Drácula foi embora, abandonou as 3 esposas dele no castelo. Assim, se por puro acaso alguma sala da construção ainda se encontrar de pé, é possível que elas ainda vivam lá.
CASTELO DO CONDE ORLOK
Onde se localiza?
O filme Nosferatu deixa claro que o Castelo do Conde Orlok ficava num canto dos Montes Cárpatos aonde a maioria das pessoas evitavam ir (principalmente depois do anoitecer), num lugar apelidado de “terra dos ladrões e dos fantasmas”.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O castelo era controlado pela magia do Conde Orlok, que podia fazer com que todas as portas dele se abrissem e se fechassem sozinhas.
Além disso, as portas não tinham fechaduras, de forma que, se alguém entrasse no castelo, não pudesse se trancar num cômodo e se proteger dos ataques do conde.
Numa sala do castelo também ficava um relógio com uma estatueta de esqueleto em cima que badalava as horas, pra lembrar ao Orlok a hora de se retirar antes do Sol nascer.
No pátio do castelo ficava uma catacumba onde o conde deixava um caixão cheio de terra, dentro do qual ele ficava deitado durante o dia numa espécie de transe.
Nas florestas a alguns quilômetros de distância do castelo vivia um lobisomem que aparecia de noite pra atacar os cavalos. Mas embora à 1ª vista pareça que ele era um guardião do castelo ou alguma coisa assim, não se sabe se esse lobisomem tinha alguma ligação com o Conde Orlok ou não, pois, como já foi dito, ele vivia numa área afastada do castelo.

Como esse lugar se encontra atualmente?
A última cena do filme mostra que o castelo começou a desabar com a morte do Conde Orlok, em 1838. E assim, provavelmente só existem ruínas dele nos dias atuais.

Alguém ainda mora lá?
Pelo menos até 1838, como já vimos, a maioria dos habitantes locais evitavam passar nas proximidades do castelo e até se espantavam quando ouviam alguém dizer que faria isso.
Entretanto, isso não quer dizer que ninguém nunca passasse por ali em hipótese nenhuma...
Numa cena em que o Thomas tava no castelo e decidiu mandar uma carta pra Ellen, ele decidiu entregar a carta a um homem que ele viu passando a cavalo nas proximidades. E quando ele tentou sair do castelo por uma janela e acabou caindo, se ferindo e desmaiando, depois ele acordou num hospital, sendo informado de que alguns fazendeiros que passavam perto do castelo viram ele caído e recolheram ele.
Como o castelo (ou as ruínas que sobraram dele) não é mais habitado, é possível que hoje os habitantes da região passem com mais frequência pelo terreno onde ele ficava. Ou até mesmo que tenham construído casas nas proximidades.
CASTELO DO DR. ZIN
Onde se localiza?
De acordo com o seriado Jonny Quest, o castelo se localiza numa região de montanhas pedregosas. Mas o país onde ele fica é desconhecido.
Contudo, como o Zin é um cientista asiático e o empregado visto no castelo dele também tem esse tipo físico, muito provavelmente o castelo se localiza em algum país do Extremo Oriente.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Dentro do castelo em si nunca ocorreu nada extremamente trágico. Mas ele é ocupado por um laboratório onde, nos anos 60, o Zin construiu suas perigosas criações, com a intenção de cumprir seus propósitos terroristas.
O Zin nunca apareceu saindo de lá e aparentemente permitia que pouca gente entrasse, preferindo falar com seus serviçais através de comunicadores (o único outro ser humano que já foi visto no castelo era um empregado, que o cientista tratava muito mal).

Como esse lugar se encontra atualmente?
Provavelmente, da mesma forma que sempre foi: nunca se viu nenhuma mudança feita no castelo.

Alguém ainda mora lá?
Muito provavelmente, o Zin ainda mora lá com seu corvo de estimação e seu empregado.
CASTELO DO GENERAL SPIDRAX
Onde se localiza?
De acordo com o seriado Sectaurs: os Guerreiros de Symbion, esse castelo é a sede oficial do Império das Trevas, onde se encontra.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O castelo é a residência do Spidrax, que é o ditador do Império das Trevas, o que deixa claro que ele já foi o palco dos planejamentos de vários esquemas maléficos praticados pelo general. Principalmente contra o Reino da Luz.
Ali também já foram mantidos reféns pra chantagear inimigos.

Como esse lugar se encontra atualmente?
O castelo nunca sofreu nenhum abalo que causasse mudanças significativas nele.
Portanto, continua igual a como sempre foi.

Alguém ainda mora lá?
O Spidrax, os súditos principais dele, os respectivos insetoides deles e dezenas de soldados ainda moram lá.
CASTELO DO MARQUÊS SINIESTRO
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Noite do Lobisomem, o Castelo do Marquês Siniestro se localiza no alto de uma colina ao lado de uma cidade isolada da Espanha.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O Marquês Siniestro governava a cidade vizinha ao seu castelo no século XVIII.
Ele não pensava antes de confiscar todo o dinheiro do povo pra usar em suas festas pessoais nem em mandar quem desagradava ele pro calabouço, localizado no subsolo do castelo.
Quando um mendigo, na ignorância dele, bateu na porta do castelo pra pedir esmolas, um guarda aconselhou o mendigo a sumir dali antes que o Siniestro visse ele, dando a entender que o marquês já tinha alguns antecedentes de fazer maldades contra quem aparecesse ali.
Pro azar do mendigo, ele foi visto logo de cara pelo Siniestro, que, depois de humilhar o mendigo de várias formas, mandou ele pro calabouço, se esquecendo da existência dele logo depois.
Anos após esse evento, quando o marquês já era só um velho doente que vivia recluso no quarto dele no castelo, ele tentou estuprar uma empregada. Mas, como ela conseguiu fugir, ele mandou ela pro calabouço também.
Presa na mesma cela onde o mendigo tinha ficado desde aquela época, a empregada foi estuprada por ele, que a essa altura já tinha enlouquecido totalmente. E que morreu de enfarte logo depois de estuprar a mulher.
Assim que viu uma oportunidade de deixar a cela, a empregada foi ao quarto do Siniestro, matou ele e fugiu do castelo.

Como esse lugar se encontra atualmente?
O castelo não voltou a ser nem sequer mencionado no filme depois que a empregada matou o Siniestro e fugiu dali.
O marquês foi retratado sozinho na velhice.
Ele não tinha filhos, mas era casado. Contudo, a esposa dele morreu antes dele (talvez devido a alguma coisa que ele tenha feito contra ela).
Assim, como ele não deixou herdeiros, não se sabe quem ficou com o castelo nem que fim o novo dono deu à construção.

Alguém ainda mora lá?
Vejam a resposta anterior.
CAVERNA DE TROG
Onde se localiza?
O lugar exato onde essa caverna se localiza nunca é explicado com detalhes pelo filme O Monstro das Cavernas. Mas é possível ver que se trata de um ambiente de charnecas que se encontra na Inglaterra.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Em 1970, 3 rapazes chamados Bill, Cliff e Malcolm encontraram aquela caverna enquanto passeavam aleatoriamente pela região. E decidiram entrar ali pra explorar. Mas o Bill foi surpreendido pelo único habitante da caverna: um troglodita que matou ele imediatamente.
O Cliff também foi ferido pela criatura. Mas conseguiu correr até o Malcolm, que ajudou ele a fugir.
Dias depois, tendo ficado sabendo do que aconteceu, uma cientista chamada Brockton foi até a caverna junto com o Malcolm e conseguiu fotografar o troglodita.
A notícia de que um rapaz tinha sido morto por um animal feroz naquela caverna aparentemente desabitada acabou vazando. E somada ao fato de vários investigadores entrando na gruta pra ver o que afinal tinha acontecido ali fez com que curiosos e repórteres começassem a se aglomerar diante da caverna nos dias seguintes.
Por fim, irritada com o barulho, a criatura teve um ataque de fúria e matou todos que se encontravam dentro da caverna, além de sair e matar também quem ela encontrou perto da entrada. Até que a cientista Brockton derrubou o troglodita com tiros de soníferos e levou ele pro laboratório dela pra ser estudado. E deu a ele o nome de Trog.
Um cristão criacionista chamado Sam, não aceitando a existência de uma prova do evolucionismo, soltou o Trog do laboratório, permitindo que ele fizesse o caminho de volta pra caverna, deixando um amplo rastro de destruição por onde passou e levando com ele uma menina que ele achou pelo caminho.
A Brockton seguiu o troglodita até a caverna e convenceu ele a entregar a menina a ela. Mas, logo depois, a caverna foi atacada pela polícia e pelo exército, que exterminaram o Trog.

Como esse lugar se encontra atualmente?
É bem possível que a caverna ainda continue sendo explorada por outros cientistas em busca de outros trogloditas, vivos ou mortos.

Alguém ainda mora lá?
Com a morte do Trog, não.

Posts sobre as produções em que esses lugares apareceram:

Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1912)


Nosferatu (1922)


Drácula (1931)


A Noite do Lobisomem (1961)


A Górgona (1964)


Jonny Quest (1964)


O Monstro das Cavernas (1970)


Os Smurfs (1981)


Sectaurs: os Guerreiros de Symbion (1986)


O Rato-Humano (1988)


Até a próxima!

Nenhum comentário: