segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

O GABINETE DO DR. CALIGARI

título original: Das Cabinet des Dr. Caligari
título brasileiro: O Gabinete do Dr. Caligari
ano de lançamento: 1920
país: Alemanha
elenco principal: Conrad Veidt, Friedrich Feher, Werner Krauss
direção: Robert Wiene
roteiro: Carl Mayer e Hans Janowitz

Numa praça, ou algo parecido, um jovem chamado Franzis tá conversando com um homem mais velho.
Nenhum dos 2 parece se encontrar nas melhores condições mentais, enquanto falam coisas sem sentido sobre espíritos assombrando a vida deles e tal.
Uma mulher igualmente desnorteada passa por eles.
O Franzis diz ao idoso que aquela é a noiva dele. E que eles passaram por uma tragédia que o velho nem imagina na cidade natal deles, chamada Holstenwall...

O Gabinete do Dr. Caligari começa com esse prólogo e, depois disso, entramos na mente do Franzis enquanto ele conta uma história sinistra ao velho, se passando numa cidade formada só por construções retorcidas e ruas cheias de curvas sem sentido.
E de acordo com o que ele conta, um misterioso homem chamado Caligari chegou a essa cidade pra se apresentar numa feira de variedades, expondo um jovem que ele mantinha infinitamente inconsciente dentro de um caixão, chamado Cesare. Mas não demorou muito a ficar claro que o Caligari era um psicopata que, através de hipnose, levava o Cesare a cometer assassinatos!
O filme tem um plot twist nos minutos finais. Mas, se você for mais observador, talvez não se surpreenda tanto. Porque, prestando atenção no prólogo e na aparência física das coisas que o Franzis descreve, já é de se esperar o que aparece no final do filme.
O Gabinete do Dr. Caligari é considerado por alguns historiadores o 1º longa-metragem do Expressionismo Alemão.
Devido aos recursos da época em que foi feito, há mais de 100 anos, o filme é mudo, em preto e branco e não há cenas externas (tudo foi filmado em estúdios).
Pouco depois que O Gabinete do Dr. Caligari foi exibido pelas primeiras vezes, a cópia que o diretor tinha ficou inutilizada por motivos não muito claros, o que deu a essa produção o título de “filme perdido”. Mas, nos anos 50, o ator Werner Krauss, que interpretou o Caligari, revelou que ele tinha uma cópia. E quando ele morreu, em 1959, a película foi entregue a um arquivo cinematográfico na Alemanha, o que acabou permitindo que ela chegasse até os dias de hoje.
Indispensável pra historiadores, estudantes de Cinema e fãs de expressionismo e de filmes do início do século XX.
Mais informações sobre O Gabinete do Dr. Caligari? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!
Brasil 2024: tempo de pensar no que é melhor pra sua cidade.

Nenhum comentário: