sábado, 18 de julho de 2020

DEU A LOUCA NOS MONSTROS

título original: The Monster Squad
título brasileiro: Deu a Louca nos Monstros
ano de lançamento: 1987
país: Estados Unidos
elenco principal: Andre Grower, Duncan Regehr, Stephen Macht
direção: Fred Dekker
roteiro: Fred Dekker e Shane Black

Transilvânia. 1887.
O cientista Abraham Van Helsing tenta derrotar o Conde Drácula abrindo uma espécie de furacão sobrenatural através de magia. Mas ele falha: o vampiro escapa, enquanto o cientista é que acaba sendo sugado pelo furacão.
Passados 100 anos, numa cidade do interior dos Estados Unidos, a mãe de um menino chamado Sean encontra um livro antigo escrito por alguém chamado Van Helsing. E embora ela não saiba direito quem é, decide comprar o livro pro Sean, pois de vez em quando ela ouve o filho falar esse nome: o Sean tem um clubinho de meninos pré-adolescentes que são fãs de filmes de terror antigos.
Como o livro tá todo em Alemão, e a única pessoa que eles conhecem que fala Alemão é um velho vizinho deles que mora sozinho, os garotos acabam se aproximando dele. E apesar da aparência sinistra que passava antes, o velho se revela muito gentil e solícito.
De acordo com o que ele lê no livro, existe um amuleto mágico semi-indestrutível que impede que as forças sobrenaturais do mal dominem o Mundo. Entretanto, de 100 em 100 anos, esse amuleto fica vulnerável por alguns minutos. E se algum ser maligno destruir o objeto mágico nessa ocasião, as forças sobrenaturais maléficas vão governar o Mundo pra sempre a partir daí.
E o livro diz que essa ocasião vai acontecer exatamente no dia seguinte à data em que eles se encontram.
Enquanto isso, o Drácula descobre que tanto o tal amuleto quanto o livro do Van Helsing foram parar naquela cidade. E indo até lá, ele se reúne com o Monstro de Frankenstein, um monstro aquático chamado Gillman, um lobisomem, uma múmia e algumas garotas que ele transforma em vampiras. E pondo todos esses monstros sob o comando dele, o vampiro dá início aos planos dele de dominar o Mundo.
Quando essas criaturas começam a fazer vítimas pela cidade, a turma do Sean logo entende o que tá havendo. Mas como sabem que ninguém vai acreditar neles, vão ter que agir sozinhos pra deter os monstros.

Quando Deu a Louca nos Monstros começou a ser planejado, a intenção dos criadores do filme era criar uma produção sobre os monstros clássicos que apareceram nos filmes de terror da Universal Pictures nos anos 30, 40 e 50. Mas, como a Universal não liberou os direitos autorais pra eles usarem a imagem dos personagens, eles tiveram que usar personagens apenas inspirados nas criaturas daqueles filmes (com exceção do Drácula, das 3 vampiras que andam junto com ele e do Monstro de Frankenstein, que não têm mais direitos autorais prendendo eles a nada).
Os monstros que inspiraram esses personagens aqui foram os que apareceram nos filmes Drácula, Frankenstein (ambos de 1931), A Múmia (1932), O Lobisomem (1941) e O Monstro da Lagoa Negra (1954). Mas, mesmo assim, Deu a Louca nos Monstros não pôde fazer nenhuma menção direta a nada que aparecia naqueles filmes.
Até alteração de grafia de nome tiveram que fazer (como eu já disse, o nome da nova versão do monstro aquático aqui era Gillman, enquanto no filme original de 1954 era Gill-Man).
Mas Deu a Louca nos Monstros tá bem longe de ser o único caso desse tipo: várias outras produções que tentaram usar a imagem de monstros da Universal tiveram problemas com direitos autorais.
Por exemplo, tem um capítulo de Scooby-Doo, Cadê Você? (1969), chamado Os Fantasmas Galopantes, em que a Hanna-Barbera usou as imagens de 3 monstros que obviamente foram inspirados nos vilões dos filmes Drácula, Frankenstein e O Lobisomem. Mas, por uma questão de direitos autorais, nenhum deles pôde ser chamado por nenhum desses nomes durante o episódio. Geralmente os outros personagens só se referem a eles como “aqueles 3 monstros”.
Mas e quanto a esse filme aqui, que é o que nos interessa?rsrs Vamos lá:
Obviamente, é um filme de terror infantil. E é claro que, sendo assim, a aventura e a comédia é que vêm em 1º lugar, embora as cenas aterrorizantes e até explicitamente violentas não deixem de aparecer (imaginem como a patrulha do politicamente correto ia chiar se esse filme fosse feito hoje!).
Tem coisas que são deixadas sem explicação...
Por que o amuleto e o livro foram parar naquela cidade e como o Drácula localizou eles lá? E por que quase todos os monstros obedecem cegamente ao Drácula, já que não são da mesma origem que ele e, teoricamente, nem têm os mesmos interesses que ele?
Bom, na edição final, o diretor decidiu cortar 13 minutos pra que o filme não ficasse muito grande (fechou com 79 minutos). Então, talvez as respostas pra algumas dessas perguntas tenham ficado nas cenas deletadas.
Alguns personagens foram mal aproveitados ao longo da história: poderiam ter tido uma atuação bem maior. Mas, como parece que o diretor não queria fazer um filme muito longo...
Os efeitos especiais são bons? Pros padrões de uma produção infantil dos anos 80, eu diria que sim. Mas nada que possa ser considerado um marco na História do Cinema, é claro.
Mais informações sobre Deu a Louca nos Monstros? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
E dê uma clicada aí do lado em ‘aventura’ que você acha posts sobre Drácula, Frankenstein, O Lobisomem, O Monstro da Lagoa Negra e Scooby-Doo.
Até a próxima!

2 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Eu assisti na Tela Quente na época e me lembro de uma piada que se tornou clássica.."lobisomem tem saco"

Leo Rib disse...

rsrs
É. Essa era uma das cenas cômicas do filme.