segunda-feira, 3 de novembro de 2025

ARRAIAS AO ATAQUE


Curiosamente, as arraias sempre inspiraram muito pouco os roteiristas que criam monstros de produções de terror e ficção científica.
Não que as arraias sejam animais ferozes por natureza (ao contrário: elas só costumam atacar quando são tocadas). Mas vamos lembrar que até as baratas já foram mais usadas pra inspirar monstros do que as arraias. E temos que admitir que, em termos de aparência ameaçadora, comparando uma arraia com uma barata, a arraia ganha. Se você tá nadando no Mar e uma arraia de repente passa na sua frente e se você tá andando na rua e uma barata de repente passa na sua frente, você vai se assustar mais com qual situação?
Bom, de qualquer forma, alguns monstros já foram, sim, inspirados em arraias. Vamos ver alguns?
EI-NEJIRE

Em Denji Sentai Megaranger (1997), esse foi o 1º nejire, ou seja, o 1º monstro mutante criado por Nejirejia a atacar os heróis, no 1º episódio do seriado.
Devido à falta de prática, eles não conseguiram matar o Ei-Nejire diretamente e ele fugiu, indo se refugiar numa das naves de Nejirejia. Mas os megarangers conseguiram destruir a nave logo depois com o monstro dentro.
FALSA SEREIA

No episódio 32 do Gênio Maluco (1969), esse monstro apareceu num pesadelo que o Zeca teve.
Essa arraia odiava os humanos pelo fato de eles matarem os peixes. E assim, quando viu o Zeca, o Gênio e a Geniazinha chegando ao fundo do mar, aproveitou a chance pra se vingar: ela se disfarçou numa rainha sereia e fez eles beberem uma poção mágica que transformou eles em peixes, pra que um dia também morressem sendo pescados por algum humano.
IKAGERASSU

No episódio 7 de Robô Gigante (1967), essa arraia monstruosa foi mandanda pela BF pra aterrorizar o litoral, tendo o poder de cuspir ácido. E por sinal, acabou matando acidentalmente seu próprio aliado Supaida ao fazer isso.
O Ikagerassu foi morto pelo Robô Gigante no final do episódio. Mas, no último episódio do seriado, um clone dele foi criado pela BF e mandado pra atacar os membros da Yunikon, sendo igualmente vencido pelo Robô Gigante.
PESSUTA

No episódio 13 de Ultraman (1966), esse monstro bebedor de petróleo saiu do Mar pra atacar o litoral do Japão. Mas foi ferido mortalmente pela resistência humana que ele encontrou, apesar de ter tido tempo de começar um incêndio por onde tinha passado. E quando o Ultraman chegou pra apagar o fogo, o monstro, apesar de já quase morto, ainda cometeu um débil ataque contra ele, sendo morto pelo herói imediatamente depois.
A intenção inicial dos roteiristas é que o Pessuta fosse uma cabeça de monstro com 2 estrelas do mar gigantes que cresceram à direita e à esquerda dela. Mas, quando a fantasia ficou pronta na prática, ele ficou parecendo mais uma quimera de arraia, estrela do mar e morcego.
MONSTROS DO MAR DE BERING

Em O Monstro do Mar de Bering (2013), essas arraias monstruosas viviam nas águas geladas do Noroeste da América do Norte. E se aproximavam de criaturas de outras espécies tanto pra beber o sangue delas quanto pra botar filhotes dentro delas e usar como hospedeiras.
Apesar de serem criaturas marinhas, elas tinham o poder de voar como aves. Mas tinham um ponto fraco que permitia que fossem derrotadas: elas explodiam se fossem atingidas por luz forte.

🐉🐉🐉

Outras vezes em que a Multibússola já falou sobre...

MEGARANGER



O GÊNIO MALUCO



O MONSTRO DO MAR DE BERING




ROBÔ GIGANTE


ULTRAMAN












Até a próxima!😉

sábado, 1 de novembro de 2025

RYAN GOSLING

O canadense Ryan Gosling talvez seja mais conhecido pelo filme Half Nelson (2006), pelo qual chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator. Mas foram poucas as produções de terror em que ele se envolveu até hoje.
A estreia dele na televisão foi em 1995, em 1 episódio do seriado Clube do Terror.
A estreia do Ryan no cinema foi no ano seguinte, na comédia de terror Frankenstein: O Sonho Não Acabou.
Também em 1996, ele protagonizou 1 episódio do seriado de terror Goosebumps.
Em 2015, foi lançado um vídeo sobre esse seriado chamado Goosebumps German DVD and Blu-Ray Commercial. E o Ryan aparece lá em algumas cenas.
E em 2011, ele apareceu no curta de terror Touch of Evil.
Mais informações sobre o Ryan? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

EM TEMPOS DE HALLOWEEN...


O Halloween tá vindo aí. E o que vem à mente da maioria dos fãs de filmes de terror quando se fala nessa data é a franquia mais inspirada nela desse gênero: a série cinematográfica Halloween, começada com o filme homônimo em 1978.
Então, vamos ver algumas curiosidades sobre esse filme?

👹Durante a pré-produção, o filme tava programado pra se chamar O Assassino de Babás. Depois, acharam mais interessante mudar pra Halloween.

👹O roteiro original de Halloween mostraria algo bem diferente da história que foi vista durante as continuações: o Michael Myers seria simplesmente o próprio mal encarnado em forma humana, a obsessão dele seria simplesmente por matar babás e pessoas que se aproximassem dessas babás (não havia previsão de nenhum parentesco dele com a Laurie) e ele usaria uma máscara de palhaço em vez de uma máscara de borracha branca sem expressão.

👹Os produtores do filme não tinham dinheiro pra contratar figurinistas nem pra mandar fazer figurinos. E assim, as roupas que os atores e atrizes aparecem vestindo no filme são roupas que eles mesmos tinham em casa e levaram pra usar nas filmagens.

👹O psiquiatra Samuel Loomis deveria ter um casamento em crise. Mas o ator Donald Pleasence, que interpretava o personagem, pediu pra que essa parte fosse tirada do roteiro, dizendo que o personagem convenceria mais se fosse um workaholic sem vida pessoal.

👹Quando o filme tava nos seus primeiros rascunhos, os produtores pensaram em convidar o Christopher Lee ou o Peter Cushing pra interpretar o psiquiatra. Mas, devido ao salário baixíssimo que eles tinham a oferecer, obviamente isso não passou das intenções iniciais.

👹Na cena da morte da Judith, que foi filmada em plano único (sem cortes), ela aparece subindo pro quarto dela com o namorado. Mas 1 minuto e 20 segundos depois ele aparece vestindo a camisa e descendo a escada, ficando claro que eles tiveram algum tipo de contato sexual que deixou ambos bem satisfeitos...
É difícil entender qual é o tipo de prática sexual que pode ter acontecido em tão pouco tempo. Mas talvez eles tenham praticado masturbação a 2 ou sexo oral.

👹Talvez a parte mais sem sentido do filme seja a fuga do Michael do hospício, já que ele fez isso dirigindo um carro e sem nunca ter saído do hospício e nem sequer encostado num carro desde que era criança.
Na verdade, chegou a ser filmada uma cena em que o Samuel comenta “Alguém aqui deu lições de direção a ele!”, embora o assunto seja esquecido logo depois. Mas a cena em que ele fala isso foi excluída na edição final do filme.

👹Há mais algumas esquisitices em relação a esse assunto...
Um assassino violento fugindo de carro de um hospício é motivo pra que as polícias de todos os estados vizinhos sejam acionadas, independente do hospício querer ou não que o caso venha a público. E nada parecido com isso aconteceu ali.
Mesmo que o carro tivesse com o tanque cheio, isso não teria bastado pro Michael dirigir o automóvel por toda a distância percorrida do hospício até a cidade de Haddonfield e depois ainda continuar dirigindo o carro através da cidade.
Não vão querer me convencer de que ele parou em algum posto de gasolina e pediu pra abastecer, né?
E na porta do carro tava escrito “SEAL OF THE STATE OF ILLINOIS. AUG 26th 1818. FOR OFFICIAL USE ONLY.”
Será que um carro com essas características visto por aí não ia no mínimo chamar alguma atenção?

👹Há uma cena em que o Michael prega um garoto numa parede com uma faca, depois ele fica parado e olhando fixo pro cadáver do garoto, enquanto vira a cabeça pra direita e pra esquerda.
A ideia ali era passar uma imagem de retardo mental mesmo, de uma pessoa sem muito discernimento que fica olhando pra alguma coisa que acabou de fazer.
Esse movimento foi imitado em vários slashers seguintes, quando o vilão é mostrado com mais clareza [o Jason Voorhees, principalmente, aparece olhando pra alguém ou pra alguma situação e fazendo esse movimento em várias cenas nos filmes da franquia Sexta-Feira 13 (1980)].

👹O filme de 1978 deu origem a 3 linhas de tempo que contam 3 versões diferentes da história.
A 1ª começa com um filme de 1981, que tem a história continuada num filme de 1988, que tem a história continuada num filme de 1989, que tem a história continuada num filme de 1995.
A 2ª linha de tempo começa com um filme de 1998, que ignora o que foi mostrado nos 3 filmes anteriores e continua a história que foi mostrada no filme de 1981. E teve uma continuação em 2002.
E a 3ª linha de tempo começa com um filme de 2018, levando em conta só o que foi mostrado no filme de 1978 e ignorando todos os outros filmes. E teve 2 continuações, lançadas em 2021 e 2022.

👹Diferente de outros vilões de slashers, que quase sempre vão ficando com uma aparência física cada vez mais suja e desgastada conforme os seus filmes vão avançando, o Michael nunca chega a ficar extremamente sujo e com a máscara e as roupas danificadas nas primeiras continuações do filme, apesar de chegar a ser atingido de formas que matariam um ser humano normal.

👹O filme teve 3 títulos quando foi exibido no Brasil: foi lançado nos cinemas como Halloween, foi exibido pelo SBT como O Dia das Bruxas e depois foi lançado em DVD como A Noite do Terror.

💀💀💀

Outras vezes em que a Multibússola falou sobre...

Halloween








Os filmes do Jason Voorhees


























Até Novembro!😊→

sábado, 25 de outubro de 2025

RICHARD BRANCATISANO

O australiano Richard Brancatisano provavelmente é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o ranger verde da 14ª temporada de Power Rangers (2006).
O único filme de terror de que ele participou até hoje foi A Isca (2012), que é mais um filme de terror sobre tubarões pra se juntar às centenas que já existem.rsrs
Mais informações sobre o Richard? Lá vai:













Até a próxima!😉

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

VALE DOS DINOSSAUROS

título original: Valley of the Dinosaurs
título brasileiro: Vale dos Dinossauros
ano de lançamento: 1974
países: Austrália / Estados Unidos
produção: Hanna-Barbera Productions

Nos anos 70, uma família estadunidense, composta pelo pai John, a mãe Kim, a filha mais velha Katie e o filho mais novo Greg, tá viajando num bote de borracha com seu cachorro Digger pelo Rio Amazonas. E eles decidem entrar num afluente não registrado que encontraram. Mas o bote vira e, logo depois, eles são engolidos por um turbilhão e jogados num outro rio afluente, reaparecendo num vale cercado de vulcões que ficam soltando fumaça ininterruptamente.
Mais estranho do que isso: o vale é cheio de dinossauros de espécies diferentes e de outras criaturas pré-históricas!
Quando tão prestes a ser atacados por um desses dinossauros, os estadunidenses são salvos por uma família de homens das cavernas que vivem no vale. E consequentemente, fazem amizade com eles e são acolhidos na caverna deles.

Bom, esse é o tema básico de Vale dos Dinossauros, coprodução Austrália/Estados Unidos lançada pela Hanna-Barbera. E que seguiu os moldes instalados pra programação infantil nos Estados Unidos nos anos 70: programas infantis tinham que ser focados em informação e educação.
É: durante praticamente todos os episódios, os recém-chegados ficam ensinando aos anfitriões cavernícolas deles sobre fenômenos da Química e da Física, de acordo com as dificuldades que vão aparecendo.
O desenho não conseguiu passar de 16 episódios. E acho que não vingou exatamente porque não vemos aqui um grande desenvolvimento de nenhum dos personagens fixos. São só os nativos do vale explicando sobre as dificuldades que existem ali e os recém-chegados ensinando a eles como ter uma vida mais fácil. Mas não fica claro que esse personagem é mais amigável, aquele é mais antipático, aquele outro é mais carente… Em termos de personalidade, são todos meio nivelados.
O desenho ficou muito didático, mas pouco atraente.
As aventuras que eles encontram são relacionadas a como se defender de animais perigosos do vale, de tribos inimigas ou simplesmente de fenômenos naturais perigosos.
O 1º episódio de Vale dos Dinossauros foi ao ar em 07 de Setembro de 1974. Ou seja, no mesmo dia em que foi ao ar o 1º episódio do Elo Perdido, que tinha quase o mesmo tema, ou seja, uma família se perdendo ao navegar por um rio, entrando numa passagem estranha, chegando a um lugar cheio de criaturas pré-históricas...
Só que O Elo Perdido foi uma criação da Sid & Marty Krofft Television Productions.
Bom, tudo leva a crer que Vale dos Dinossauros foi uma tentativa da Hanna-Barbera de fazer frente à Sid & Marty Krofft, né?
Curiosamente, em nenhum dos 2 seriados foi feito um último episódio mostrando a conclusão da história. Então, tanto em Vale dos Dinossauros quanto no Elo Perdido, ficamos sem saber se as famílias conseguiram ou não voltar pra casa.
Outras produções da Hanna-Barbera que a Multibússola já indicou foram a versão de 1967 dos Herculoides; a versão de 1981 dos Herculoides; Os Flintstones (1960); Os Jetsons (1962); Jonny Quest (1964); A Feiticeira Faceira; A Formiga Atômica; A Lula Lelé; O Esquilo sem Grilo; O Xodó da Vovó; Zé Buscapé (todos esses de 1965); Frankenstein Jr; Os Impossíveis (ambos de 1966); O Poderoso Mightor (1967); Scooby-Doo, Cadê Você? (1969); Os Mussarelas (1972); Goober e os Caçadores de Fantasmas (1973); A Família Dó Ré Mi (1974); Treme-Treme (1977); Os Smurfs (1981); Janjão e Pequeno (1983); e Galtar e a Lança de Ouro (1985).
Mais informações sobre Vale dos Dinossauros? Lá vai:


Mais informações sobre a versão de 1967 dos Herculoides? Lá vai:


Mais informações sobre a versão de 1981 dos Herculoides? Lá vai:


Mais informações sobre A Família Dó Ré Mi? Lá vai:


Mais informações sobre A Feiticeira Faceira? Lá vai:


Mais informações sobre A Formiga Atômica? Lá vai:


Mais informações sobre A Lula Lelé? Lá vai:


Mais informações sobre Frakenstein Jr? lá vai:


Mais informações sobre Galtar? Lá vai:


Mais informações sobre Goober? Lá vai:


Mais informações sobre Janjão e Pequeno? Lá vai:


Mais informações sobre Jonny Quest? Lá vai:


Mais informações sobre Mightor? Lá vai:


Mais informações sobre O Elo Perdido? Lá vai:


Mais informações sobre O Esquilo sem Grilo? Lá vai:


Mais informações sobre O Xodó da Vovó? Lá vai:


Mais informações sobre Os Flintstones? Lá vai:


Mais informações sobre Os Impossíveis? Lá vai:


Mais informações sobre Os Jetsons? Lá vai:


Mais informações sobre Os Mussarelas? Lá vai:


Mais informações sobre Os Smurfs? Lá vai:


Mais informações sobre Scooby-Doo? Lá vai:


Mais informações sobre Treme-Treme? Lá vai:


Mais informações sobre Zé Buscapé? Lá vai:


Até a próxima!😉

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

SEANN WILLIAM SCOTT

O minnesotano Seann William Scott começou a chamar mais a atenção da grande mídia a partir da série cinematográfica American Pie (1999). E ele é mesmo um ator basicamente de comédias, o que talvez explique as pouquíssimas participações dele em filmes de terror.
A estreia dele na área foi no ano 2000, em Premonição.
No ano seguinte, o Seann foi visto na comédia de terror light Evolução.
Bom, a meu ver, esse último é mais uma comédia de ficção científica. Mas, como tem lá uns monstros e tal, acho que alguns sites classificaram como “terror light” por causa disso.
Em 2018, o Seann protagonizou Bloodline.
E agora em 2025, ele participou de Dolly.
Mais informações sobre o Seann? Lá vai:






Até a próxima!😉

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

VLADEK SHEYBAL

Esse mês se completam 33 anos que o polonês Vladek Sheybal faleceu, devido a um enfarte.
Ele foi um ator principalmente de dramas. E as participações dele em produção de terror foram pouquíssimas.
A estreia do Vladek na área foi em 1970, em 1 episódio do seriado Play for Today.
Em 1972, ele apareceu em 1 episódio do seriado Os Protetores.
Em 1974, o Vladek foi visto no único filme de terror de longa-metragem da carreira dele: Il Bacio.
E em 1977, ele participou de 1 episódio do seriado Supernatural.
Mais informações sobre o Vladek? Lá vai:








ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

sábado, 11 de outubro de 2025

PHILLIP JEANMARIE

O californiano Phillip Jeanmarie é mais conhecido no Brasil por ter interpretado o ranger azul da 10ª temporada de Power Rangers (2002).
Ele é um ator principalmente de produções televisivas. E foram pouquíssimos os filmes de terror em que ele apareceu até hoje.
A estreia do Phillip na área foi em 2006, no terror light Slip.
Em 2011, ele protagonizou o curta-metragem de terror Vamp Fan.
Em 2023, o Phillip protagonizou outro curta de terror: Unkind Cut.
E ele acabou de filmar um novo filme de terror chamado Moodswing Whiskey.
Mais informações sobre o Phillip? Lá vai:










Até a próxima!😉

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

VIÚVAS DA MANCHETE


É possível que quem tem menos de 25 anos tenha ouvido falar pouco ou nada da Rede Manchete. Então, só pra orientar esses, se tratava de uma emissora de TV que tinha sede no Rio de Janeiro no final do século passado (fundada em 1983 e falida em 1999).
E quem chegou a ver a Manchete com certeza se lembra de uma característica da programação infantil / adolescente da emissora: a grande quantidade de seriados japoneses que ela exibia.
Entre as produções que a Multibússola já indicou, passaram por lá Lion-Man (1972); O Poderoso Lion-Man (1973); Esquadrão Relâmpago Changeman; O Fantástico Jaspion (ambos de 1985); Comando Estelar Flashman; Spielvan (ambos de 1986); Black Kamen Rider; Defensores da Luz Maskman (ambos de 1987); Cybercops, os Policiais do Futuro; Jiraiya, o Incrível Ninja; Kamen Rider Black RX (os 3 de 1988) e Jiban (1989).
Tudo isso chegou a passar na tela da Manchete quase ao mesmo tempo, entre o final dos anos 80 e início dos 90.
E como dá pra ver, a maioria desses seriados foram lançados na 2ª metade dos anos 80, ou seja, já chegavam aqui poucos anos depois de terem sido feitos.
Pois bem. Isso mexeu TANTO com os sentimentos de algumas crianças e adolescentes daquela época, elas desenvolveram um amor tão grande por esses seriados, que literalmente se fecharam pra qualquer outra produção japonesa de aventura lançada antes ou depois dos anos 80. Talvez com medo de que as produções de outras épocas ofusquem as produções oitenteiras exibidas pela Manchete.
Então, quando alguém menciona alguma produção desse tipo lançada nos anos 90 ou depois disso, algumas dessas antigas crianças e adolescentes (que hoje já são adultos com por volta de 40 ou 50 anos) tacam pedra nessas novas produções, dizendo que elas são muito abobalhadas, que elas são infantis demais, que os heróis delas não passam uma imagem tão destemida e vigorosa quanto os heróis dos anos 80...
Os seriados lançados a partir de 2020, principalmente, são considerados politicamente corretos demais por esse público.
Enfim, é aquele velho discurso do “No meu tempo era tudo melhor!!!”.
Bom, esse grupo de fãs de seriados japoneses de aventura que fazem louvores às produções dos anos 80 e desprezam as outras foram apelidados na Tokunet de “Viúvas da Manchete”.
Não é uma expressão nova, não! Pelo que eu já pesquisei, em 2007, ainda na época do Orkut, já se usava essa expressão pra definir esse tipo de fã de tokusatsu.
Pra quem não sabe, é uma expressão considerada ofensiva por muita gente. E eu não tô fazendo apologia a ela. Só tô explicando do que se trata.
É bom lembrar que nenhum extremismo tem bons resultados. E se você começa a declarar que só uma coisa específica é o máximo e todo o resto não presta, isso não costuma acabar bem.
É claro que você pode ter as suas preferências. Todo mundo tem. Não conheço ninguém que goste de todas as coisas no mesmo peso e na mesma medida.
Então, é evidente que você tem o direito de não gostar e/ou de não querer ver essa ou aquela produção. Mas cuidado com os maniqueísmos (do tipo “Só isso é bom e todo o resto é mau!!!”, “Só isso está certo e todo o resto está errado!!!”).
Quem leva as coisas pra esse lado geralmente vai acabar fazendo escândalos em praças e transportes públicos gritando frases do tipo “Vocês têm que ir pra minha igreja, porque tudo que não é da minha igreja é do diabo!!!”.
Espero que você tenha cérebro suficiente pra nunca chegar a esse ponto.

💔💔💔

Outras vezes em que a Multibússola falou sobre...

BLACK KAMEN RIDER






CHANGEMAN











CYBERCOPS






FLASHMAN






JASPION







JIBAN




JIRAIYA





LION-MAN



MASKMAN




O PODEROSO LION-MAN 




RX




SPIELVAN








Até a próxima!😉

sábado, 4 de outubro de 2025

PHILLIP ANDREW

O texano Phillip Andrew deixou a carreira de ator em 2006. E ele é mais conhecido por ter interpretado o Ranger Lobo Lunar, na 10ª temporada de Power Rangers (2002).
Na sua curta fase de atuação, o único filme de terror em que ele apareceu foi Jovens Amaldiçoados (2004).
Mais informações sobre o Phillip? Lá vai:














Até a próxima!😉

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Como se Defender desse Vilão? (hoje com O MONSTRO DA NEVE DO QUEBEC)

nome completo: inexistente
espécie: incerta (um animal normal que sofreu algum tipo de deformação ou mutação, uma cruza de 2 animais de espécies diferentes ou um yeti, de acordo com diferentes suposições)
planeta de origem: Terra
residência: uma montanha florestal do Quebec
função social: predador
armas e/ou poderes: força física sobre-humana e resistência física sobre-humana
serve a: ninguém
é servido por: ninguém
inimigo mortal de: ele não parece tratar ninguém como inimigo, embora trate todas as formas de vida que encontra pelo caminho como presas
foi visto pela última vez em: a montanha onde ele vive
1ª produção em que apareceu: Snow Beast (2011)
1º ator a interpretar o personagem: Gregg Christensen

Que riscos eu corro vindo dessa criatura?
O único objetivo desse monstro parece ser conseguir mais e mais comida. E depois de já ter exterminado todos os animais da montanha onde ele vive por esse motivo, agora ele voltou os interesses alimentares dele pros humanos.
Então, você corre o risco de virar a próxima refeição dele.

Como eu faço pra evitar encontrar essa criatura?
Esse monstro nunca foi visto fora da montanha onde ele vive. Então, desde que você nunca vá até lá, você nunca vai encontrar ele.

Se eu já tiver encontrado, o que eu faço?
As únicas formas de deter esse monstro que se mostraram eficazes foram injetando líquidos soníferos nele e cobrindo ele com uma grande quantidade de neve.
Você pode usar uma dessas táticas e aproveitar pra fugir enquanto ele se encontrar fora de combate. Mas se apresse: isso não vai deter ele por muito tempo.
Você também pode se trancar num lugar onde ele não consiga entrar. E ele vai insistir por algum tempo em pegar você, mas depois vai embora.

É possível matar essa criatura?
Não se sabe.
Pelo menos até agora, todos os ataques diretos feitos contra esse monstro no máximo detiveram ele por algum tempo, mas nunca mataram.

Mais algumas informações que talvez você não saiba sobre o universo em que essa criatura vive:


Até Outubro!😊→

sábado, 27 de setembro de 2025

GEOFFREY BURRIDGE

Esse mês se completam 38 anos que o inglês Geoffrey Burridge faleceu devido a complicações causadas pela AIDS.
Ele foi um ator mais de dramas e programas de TV. E foram raríssimas as produções de terror em que ele apareceu.
A estreia do Geoffrey na área foi em 1978, em 1 episódio do seriado A Ghost Story for Christmas.
E em 1981, ele foi visto no clássico Um Lobisomem Americano em Londres.
Mais informações sobre o Geoffrey? Lá vai:











Mais informações sobre Um Lobisomem Americano em Londres? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

SNOW BEAST

títulos original e brasileiro: Snow Beast
ano de lançamento: 2011
países: Canadá / Estados Unidos
elenco principal: Jason London, John Schneider, Paul D. Hunt
direção: Brian Brough
roteiro: Brittany Wiscombe

O biólogo Jim se prepara pra partir pras florestas frias do Canadá, onde pretende estudar os linces. E a filha adolescente dele, chamada Emmy, tá sendo obrigada a ir com ele, já que ela foi expulsa da escola por mau comportamento.
A garota não tá nem um pouco satisfeita. Até porque nem existe sinal de celular na área pra onde eles vão.
Quando chegam nas bordas da floresta, eles encontram os 2 assistentes do Jim. E juntos eles entram na floresta de carro.
Enquanto isso, os guardas florestais que trabalham naquele distrito tão pregando fotos de desaparecidos num cartaz ali, deixando claro que o sumiço de pessoas na região tem se tornado comum nos últimos tempos.
Um dos guardas começa a desconfiar que algum animal tá matando as pessoas, pois alguns disseram ter visto alguma coisa se mexendo entre as árvores nos lugares onde as pessoas sumiram.
O grupo do Jim começa a estranhar também a ausência de animais na floresta: não tem nem 1 passarinho lá!
Mas às vezes eles escutam alguma coisa rosnando nas proximidades. E também veem pegadas estranhas na neve, sem conseguir entender qual tipo de animal tem pés daquele formato.
Bom, tanto os biólogos quanto os guardas não vão demorar muito pra ver de perto do que se trata...

Snow Beast foi anunciado na época do seu lançamento como um remake de Snowbeast (1977), que no Brasil virou A Fera das Neves. Mas não foi nada disso.
Os únicos pontos em comum que os 2 filmes têm são os títulos parecidos e a presença de monstros da neve cobertos de pelos brancos. As histórias são completamente diferentes.
Aliás, se eu tiver que comparar o roteiro desse filme com o de algum outro, eu compararia Snow Beast mais com A Ilha dos Cães (1982), visto que a história lá também gira em torno de uma criatura que devorou todos os animais de uma floresta, ficou sem ter o que comer por causa disso e agora tá com intenções comestíveis em relação aos humanos que ela encontra pelo caminho.
Além disso, os personagens lá também escutam alguma coisa não identificada fazendo barulhos estranhos na floresta, uma cena aqui da Emmy olhando por uma janela e dando de cara com o monstro também lembra um pouco uma cena do Eric olhando pelo olho mágico de uma porta e dando de cara com o Ida’s Son...
Snow Beast nunca explica o que o monstro é. Mas os biólogos levantam algumas possibilidades, supondo que ele pode ser uma cruza de 2 animais de espécies diferentes, um animal normal que sofreu algum tipo de deformação ou mutação ou então algum animal aparentado com os yetis do Himalaia.
A aparência do monstro ficou boa: ele tá bem assustador.
Dentro do que se propõe a mostrar, é um bom filme.
A cena final deixou uma porta aberta pra uma continuação. Mas, pelo menos até agora, nada à vista.
Foi lançado em Portugal com o título de Besta da Neve.
Mais informações sobre Snow Beast? Lá vai:


Mais informações sobre A Fera das Neves? Lá vai:


Mais informações sobre A Ilha dos Cães? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉