terça-feira, 26 de agosto de 2025

HORROR CORPORAL


O horror corporal é um subgênero do terror que tem como base mostrar a aparência física de um personagem sendo destruída aos poucos e, geralmente, de forma irreversível.
Quase sempre, isso aparece em filmes de ficção científica. Mas, às vezes, também se conecta com outros subgêneros, como o sobrenatural.
Não é o meu subgênero preferido. Mas, como eu já indiquei alguns filmes aqui que tiveram exemplos disso, vamos nos lembrar deles:

Acho que o 1º filme com esse tema que vem à nossa mente é O Incrível Homem que Derreteu (1977), né?
O filme conta a história do astronauta Steve West, que, depois de uma expedição às proximidades de Saturno, foi atingido por uma misteriosa energia extraterrestre e trazido de volta à Terra inconsciente (supostamente, graças ao piloto eletrônico do foguete dele).
Ao acordar na Terra e ver que o corpo dele começou a derreter devido à radiação que sofreu, ele escapa do hospital onde tava sendo mantido e sai matando todos que encontra pelo caminho, enquanto os pedaços gosmentos do corpo dele vão desabando pelos lugares por onde ele passa.
Não raciocinando mais direito devido ao derretimento de cérebro, supostamente o Steve pretendia comer partes das vítimas dele numa tentativa de repor as partes perdidas do corpo dele, seguindo a mesma lógica do Creeper de Olhos Famintos (2001). Mas nunca vemos explicitamente o Steve devorando ninguém.
A última cena do filme é uma metáfora muito interessante, com um zelador encontrando os últimos vestígios gosmentos do corpo dele, varrendo isso e jogando numa lata de lixo, enquanto a história dele é mantida em segredo pelo governo e outra expedição é enviada a Saturno, ou seja, se você não tem mais valor pro governo, você é varrido pro lixo, eles esquecem o seu caso e seguem em frente como se você nunca tivesse existido.

Outro filme que vale a pena lembrar aqui é Um Lobisomem Americano em Londres (1981).
Esse é um caso meio específico, porque não tamos falando aqui do herói principal nem do vilão principal de nenhum filme. E também não é o corpo físico dele que passa por um processo de destruição do aspecto físico, mas sim o espírito.
O personagem em questão é o Jack Goodman, o melhor amigo do protagonista David Kessler e que foi morto pelo mesmo lobisomem que feriu ele.
De acordo com o filme, quando um lobisomem fere alguém e não mata, essa pessoa passa a ser um novo lobisomem. Mas quando ele fere alguém e mata, o espírito dessa pessoa fica vagando pela Terra, só podendo ser enxergado por lobisomens. E o que esses enxergam é a aparência do espírito ficando cada vez mais devastada.
Numa ocasião em que encontrou o David, o Jack explicou a ele que essa maldição só vai ser quebrada quando o último lobisomem do Mundo morrer.

E não podemos esquecer A Mosca (1986).
Alguém provavelmente começou a pensar:

“Mas se incluir A Mosca nessa lista, vai ter que incluir dezenas de outros filmes, já que A Mosca não mostra um personagem caminhando pra destruição física, mas sim se transformando num monstro.”

De fato. E personagens se transformando em monstros aparecem em vários outros filmes. Mas no caso da Mosca, claramente o diretor e os roteiristas nem ligaram tanto pro resultado final da transformação do personagem: eles se preocuparam muito mais em mostrar os detalhes nojentos do processo de transformação.
O filme conta a história do cientista Seth Brundle, que inventou 3 cabines de teletransporte. E um dia, ao se usar como cobaia pra testar a máquina, não percebeu que uma mosca entrou com ele na cabine.
O inseto foi destruído durante o processo. Mas o DNA dele foi absorvido pelo corpo do Seth, causando as alterações físicas mais bizarras e grotescas a partir dali e fazendo o cientista enlouquecer aos poucos, até o seu destino trágico e inevitável.
A Mosca 2 (1989) continuou a história. Mas se preocupou muito mais em mostrar o sofrimento psicológico do novo protagonista do que horror corporal.

↓↓↓

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

A MOSCA





A MOSCA 2




O INCRÍVEL HOMEM QUE DERRETEU


OLHOS FAMINTOS



UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES








Até a próxima!😉

sábado, 23 de agosto de 2025

T. J. STORM

O indianiano T. J. Storm talvez seja mais conhecido no Brasil por ter interpretado o vilão Doom Master no seriado V. R. Troopers (1994). E realmente ele sempre se dedicou mais às produções de ação e aventura.
Mas as produções de terror não são raras no curriculum dele.
A estreia do T. J. na área foi em 1999, no filme Ameaça Urbana.
Em 2005, ele apareceu em BloodRayne.
Em 2010, o T. J. foi o diretor de coreografia de Detention.
Em 2014, ele participou de Godzilla, que alguns sites classificaram como “terror light”. E vocês adivinham quem ele interpretou no filme? O próprio monstro! É: nas cenas em que o Godzilla aparecia, era ele que tava ali dentro da fantasia.
Em 2018, Tales of Frankenstein contou com o T. J. no elenco. E ele também interpretou o monstro em algumas cenas do Predador, continuação do filme homônimo de 1987.
No ano seguinte, ele apareceu em Enigma.
Em 2020, o T. J. protagonizou The Legend of Dog Lady Island.
E em 2022, ele foi visto na comédia de terror Uma Múmia no Halloween 2.
Mais informações sobre o T. J.? Lá vai:


Mais informações sobre O Predador (o de 1987)? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

ROBÔ GIGANTE

título original: Jaianto Robo
título brasileiro: Robô Gigante
ano de lançamento: 1967
país: Japão
elenco principal: Akio Ito, Mitsunobo Kaneko, Shozaburo Date
direção: Itaru Orita, Katsuhiko Taguchi, Koichi Takemoto, Michio Konishi e Minoru Yamada
roteiro: Hiro Matsuda, Masaru Igami, Mon Shichijo e Shu Abe

Pouco depois que um misterioso extraterrestre identificado como Imperador Girochin chega à Terra e afunda no Mar, um navio é atacado por um feroz monstro gigante, que afunda a embarcação.
Os únicos sobreviventes são um rapaz chamado Juro e um menino chamado Daisaku, que conseguem nadar até uma ilha. E lá, eles são capturados pelos soldados da BF, a organização comandada pelo Girochin.
Eles ficam sabendo que o alien mandou construir um robô gigante de 30 metros, disposto a usar ele pra conquistar a Terra. Mas o cientista terráqueo que foi forçado a construir esse robô se revolta contra a BF e decide destruir aquela base, ao mesmo tempo em que ele aconselha o Juro e o Daisuku a fugirem dali.
O cientista realmente faz isso. Mas o robô é tão resistente que suporta a explosão sem nenhum arranhão! E como o Daisuku, meio brincando, fala ao lado de um mecanismo que controla o robô, esse registra a voz dele como a voz de comando que ele tem que obedecer. E agora, ele só serve ao menino.
Uma arma valiosa, já que, daqui pra frente, o Girochin vai atacar com vários monstros gigantes seguidos, além de outros robôs gigantes menos poderosos.

Em Maio de 1967, foi lançada no Japão uma série de revistas em quadrinhos de aventura chamada Jaianto Robo.
Em Outubro do mesmo ano, a Toei lançou um seriado live-action com mais ou menos os mesmos personagens principais daquela série, igualmente chamado Jaianto Robo. Mas que no Brasil seria lançado como Robô Gigante.
É bem evidente que eles pegaram carona na moda de Ultraman e Os Vingadores do Espaço (ambos de 1966), que mostravam heróis robóticos gigantes lutando contra monstros gigantes, embora o robô gigante visto aqui seja muito mais desprovido de personalidade própria do que aqueles que foram vistos nos 2 seriados anteriores, pelo menos até o final do seriado...
Robô Gigante não é um seriado longo (tem só 26 episódios). E mostra o que se espera ver num seriado japonês de aventura dos anos 60.
Claro que a história tem as suas esquisitices. Por exemplo, o menino Daisaku: é um personagem que, apesar de ser criança, anda por aí sozinho e não tem família nem ninguém responsável por ele!
A impressão que dá é que o personagem foi projetado pra ser um adulto no seriado (porque ele é tratado como adulto durante 90% do tempo), mas decidiram botar uma criança pra interpretar ele, pro seriado parecer mais atrativo pro público infantil.
Os efeitos especiais são bem datados. Mas eram os efeitos daquela época, né?
A história também mostra algumas situações que nunca seriam aceitas num programa infanto-juvenil de hoje, como crianças enfrentando os vilões com armas de fogo. E até crianças sendo mortas pelos vilões.
Contudo, se você gosta de programas desse tipo, Robô Gigante tem tudo pra agradar.
Eu até diria que, se você é fã de Frankenstein Jr. (1966), você também vai gostar de Robô Gigante. Afinal, o tema é bem parecido, né?
O hoje falecido ator Mitsuo Ando, que aqui interpretou o vilão Oba, interpretaria o Presidente de Kuro Jujigun em Himitsu Sentai Gorenger (1975), teria um pequeno personagem em 1 episódio de Denshi Sentai Denziman (1980) e interpretaria o vilão Leider em Sharivan, o Guardião do Espaço (1983).
Mais informações sobre Robô Gigante? Lá vai:


Mais informações sobre Denziman? Lá vai:


Mais informações sobre Frankenstein Jr? Lá vai:


Mais informações sobre Gorenger? Lá vai:


Mais informações sobre Os Vingadores do Espaço? Lá vai:


Mais informações sobre Sharivan? Lá vai:


Mais informações sobre Ultraman? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

SRDJAN TODOROVIC

Embora o iugoslavo Srdjan Todorovic (também creditado algumas vezes como Zika Todorovic) já tivesse desde os anos 60 uma carreira consolidada como ator, foi há 15 anos atrás que ele se tornou realmente famoso no Mundo inteiro por causa de uma produção de terror: o filme Terror sem Limites (2010).
Essa foi uma das produções cinematográficas mais polêmicas já lançadas nesse século. Chegou a ser proibida no Brasil em Julho de 2011, só sendo liberada definitivamente 1 ano depois, em Julho de 2012.
Assim como tinha acontecido com Antropophagus (1980), Terror sem Limites foi muito degradado pelas fofocas e informações desencontradas, mencionando cenas e situações que nem existem no filme.
Logo de cara foi chamado de “filme de terror pornô”, “filme de terror pra pedófilos”, “filme de terror que incentiva corrupção sexual de menores”... E daí pra baixo. E toda essa polêmica começou exatamente por causa da proibição que o filme sofreu, que muita gente nem entendeu e aí saiu afirmando que o filme tinha sido proibido por ser tudo isso (e mais um pouco) dessas definições aí em cima.
Bom, esclarecendo: Terror sem Limites não é um filme pornô, porque não tem nenhuma cena real de sexo; menos ainda incentiva a corrupção de menores, já que nenhum dos heróis da história defende essa prática como certa ou como algo que se deve fazer. E nenhum personagem que se envolve com essa situação na história acaba bem.
O filme recebeu essa censura no Brasil porque ele tem 2 cenas de estupro de crianças. Mas evidentemente o que é mostrado ali não são estupros de verdade. E também não foram usadas crianças pra fazer essas cenas, mas sim bonecos.
Essas situações são criadas pelo vilão principal da história, que é um psicopata decidido a filmar uma produção de sadismo extremo, mostrando cenas reais (dentro do universo do filme) de torturas, estupros e assassinatos bizarros relacionados a sexo.
Numa dessas, ele consegue drogar o personagem do Srdjan e fazer ele transar com uma figura indistinta, envolta em panos. Até que, quando ele volta a si, ele vê que a tal figura é o filho dele de 6 anos.
Ao perceber isso, ele tem um ataque de fúria e massacra todos os responsáveis pelo filme.
Assim sendo, qual foi o incentivo que foi mostrado aí à corrupção de menores? Eu não vi nenhum. Pelo contrário: a gente vê até uma certa apologia ao amor paterno, com o pai virando uma fera que estraçalha a unhas e dentes os responsáveis por ele ter estuprado o filho inconscientemente.
Obviamente, ninguém tá dizendo que Terror sem Limites é um filme ‘bonitinho’, que pode passar na Sessão da Tarde. É evidente que é um filme com cenas mais fortes do que o comum, tem várias situações que vão ser consideradas de mau gosto, não é pra ser assistido por pessoas mais impressionáveis... Mas não tem sentido dizer que é um filme pornô nem que é um filme que incentiva sexo com crianças.
E claro: é considerado um filme de terror por causa da multidão de cenas splatter vistas aqui.
Outras produções de terror de que o Srdjan participou foram Vec Vidjeno (1987), Flert (2005) e Sektor (2008).
Mais informações sobre o Srdjan? Lá vai:


Mais informações sobre Antropophagus? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

SAMUELL BENTA

Mais conhecido no Brasil por ter interpretado o ranger preto da 15ª temporada de Power Rangers (2007), o inglês Samuell Benta é um ator mais de dramas. E foram raríssimos os filmes de terror com que ele se envolveu até hoje.
Em 2011 ele apareceu em Animal.
Ah, sim: ESSE filme não tem nada a ver com aquele outro filme de terror que também se chama Animal, lançado em 2014, sobre a fera sanguinária supostamente criada por experiências mutantes das Forças Armadas dos Estados Unidos.
O filme de 2011 é um curta-metragem de menos de 5 minutos. E mostra um cara voltando pra casa de madrugada, andando pela rua sozinho.
Ele decide cortar caminho passando por um bairro mais barra pesada. E como não poderia deixar de ser, acaba sendo abordado por 2 bandidos que querem o dinheiro dele.
Só que ele olha pro Céu e vê a lua-cheia... Pro azar dos bandidos, o cara é um lobisomem!
Não é difícil adivinhar o que acontece daí pra frente, né?rsrs
E em 2023, o Samuell foi o roteirista de outro curta-metragem de terror, chamado Ghoul.
Mais informações sobre o Samuell? Lá vai:


Mais informações sobre Animal? Lá vai:


Até a próxima!😉

sábado, 9 de agosto de 2025

THIAGO MENDONÇA

Embora o brasileiro Thiago Mendonça seja mais conhecido pelas novelas de que já participou, em 2017 ele também apareceu na comédia de terror A Comédia Divina.
Mais informações sobre o ator? Lá vai:
















Até a próxima!😉

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Como se Defender desse Vilão? (hoje com OS MONSTROS DA FOSSA DAS MARIANAS)

nome completo: os indivíduos da espécie não têm nomes próprios
espécie: sem nome mencionado
planeta de origem: Terra
residência: (em circunstâncias normais) subterrâneo do Mar
função social: predadores
armas e/ou poderes: força física condizente com o tamanho de cada um deles (os filhotes não têm força física basicamente nenhuma, os adultos são mais fortes do que um humano comum e o chefe do bando, por ter centenas de metros, tem uma força física devastadora, capaz de provocar terremotos)
servem a: eles parecem viver em bandos de centenas de indivíduos, com cada bando obedecendo ao indivíduo maior que se encontra ali
são servidos por: ninguém
inimigos mortais de: eles não tratam criaturas de outras espécies como inimigas, mas sim como presas, tanto pra se alimentar dessas criaturas quanto pra usar os corpos delas como hospedeiros pros filhotes deles
foram vistos pela última vez em: Fossa das Marianas
1ª produção em que apareceram: Ameaça Profunda (2020)

Que riscos eu corro vindo dessas criaturas?
Certamente, elas vão matar você assim que se aproximarem. Ou pra comer ou então pra botar um filhote dentro do seu cadáver.

Como eu faço pra evitar encontrar essas criaturas?
Esses monstros nunca foram vistos a menos de 11000 metros de profundidade. Então, desde que você nunca desça tanto assim no Mar, você nunca vai ver nenhum deles.

Se eu já tiver encontrado, o que eu faço?
Quando não tão caçando, esses monstros dormem pendurados em algum lugar que se encontre disponível, um ao lado do outro, como se fossem morcegos. E se você encontrar eles nessas ocasiões, basta não fazer barulho e sair dali o mais rápido que você puder. E eles vão continuar lá dormindo.
Se você encontrar eles acordados, não é impossível enfrentar eles diretamente e ferir até matar. Mas, dependendo do tamanho do monstro que você encontre, pode ser bem difícil: a força e resistência física deles aumenta na mesma proporção que o tamanho.
Mas também é possível escapar deles sem matar todos: se o chefe do bando morrer, os outros todos se desorientam e parecem ficar sem saberem o que fazer. Então, não vão mais perseguir nem atacar você.
Contudo, devido ao tamanho do chefe, só é possível matar ele com uma super explosão.

É possível matar essas criaturas?
Vejam a resposta anterior.

Mais algumas informações que talvez você não saiba sobre o universo em que essas criaturas vivem:


Até a próxima!😉

sábado, 2 de agosto de 2025

TED PRIOR

O neojerseyano Ted Prior teve contato frequente com filmes de terror durante a maior parte da carreira dele. E não só como ator, mas também como diretor, produtor, compositor, cenógrafo, técnico de efeitos especiais e dublê.
A estreia dele na área foi em 1983, protagonizando e compondo o tema de abertura de um filme bastante obscuro e que mistura elementos de slasher e sobrenatural: Sledgehammer.
Em 1987, o Ted trabalhou como ator, dublê, cenógrafo e técnico de efeitos especiais em Killer Workout. E no mesmo ano, ele apareceu na comédia de terror Surfistas Nazistas Devem Morrer.
No ano seguinte, ele foi roteirista e diretor de arte de Pesadelos da Guerra (o diretor foi o hoje falecido irmão dele, chamado David A. Prior) e também foi cenógrafo do trash Fênix, a Guerreira.
Esse último, na verdade, é só um filme de aventura classe Z que costumava passar no SBT de tarde nos anos 90. Mas consta em alguns sites como “horror” (talvez porque tem lá uns monstros do deserto e a vilã principal é uma cyborg feia pra cacete).
Em 1990, o Ted foi roteirista de Pelotão Vampiro (também do David A. Prior).
Em 1993, o Ted foi assistente de direção de Armadilha Noturna (também do David A. Prior).
No ano seguinte, o Ted apareceu em Mutant Species e Fluidos do Mal.
Em 1997, ele foi visto em The P.A.C.K.
Em 2007, o Ted produziu o filme Zombie Wars.
No ano seguinte, ele produziu o curta-metragem de terror Crossroads.
Em 2011, o Ted trabalhou como ator e assistente de direção em Breath of Hate.
No ano seguinte, ele trabalhou como ator e assistente de direção em Night Claws (também do David A. Prior).
E em 2015, o Ted foi ator e assistente de direção em The Last House.
Mais informações sobre o ator? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 28 de julho de 2025

AMEAÇA PROFUNDA

títulos originais: Underwater / Undersea
título brasileiro: Ameaça Profunda
ano de lançamento: 2020
país: Estados Unidos
elenco principal: Jessica Henwick, Kristen Stewart, Vincent Cassel
direção: William Eubank
roteiro: Adam Cozad e Brian Duffield

Fossa das Marianas. 2050.
Um complexo de estações submarinas foi construído ali, acompanhando o trabalho da broca mais profunda do Mundo, a mais de 11000 metros abaixo do nível do Mar.
Alguns dos funcionários que trabalham lá alegam ter visto formas estranhas se movendo na escuridão da água. Mas a empresa responsável ignora isso.
Um dia, fortes terremotos começam a abalar o complexo, que logo começa a rachar e ser inundado.
A maior parte de quem se encontrava lá morre logo de cara. E enquanto os sobreviventes buscam um jeito de fugir, começam a ouvir alguma coisa fazendo barulhos estranhos lá fora, ao mesmo tempo em que os computadores revelam que a temperatura da água aumentou 10 graus sem explicação nenhuma...
Como não sobraram módulos salva-vidas na estação do complexo onde o pessoal dormia, os sobreviventes vão ter que vestir escafandros e ir andando pelo leito do Mar até chegar à outra estação, onde sobraram alguns módulos. Mas, durante o trajeto, vão começar a ser atacados por algo que eles nem sabiam que existia...

Underwater foi exibido pela 1ª vez nos cinemas em Janeiro de 2020 (e pouco depois, relançado na TV dos Estados Unidos com o título de Undersea).
Assim, ele é considerado o 1º filme de terror dos Estados Unidos da década atual.
No Brasil, ele virou Ameaça Profunda.
Dá pra ver que algumas cenas foram bem inspiradas em cenas de Alien (1979) e de Aliens: o Resgate (1986).
Depois que os heróis começam a ser atacados por criaturas marinhas de uma espécie desconhecida, não demoram a concluir que a broca deles deve ter perfurado demais o subterrâneo do Mar, acabando por soltar animais que viviam lá embaixo.
Aí também dá pra ver uma certa influência de Abismo do Terror (1989), já que a mesma situação acontece lá.
Desde a 1ª cena, algumas passagens do filme deixam uma vaga insinuação de que os responsáveis pelas estações submarinas sabiam que uma criatura específica tava lá (não posso entrar em detalhes, se não vou contar o final). Mas o assunto não se desenvolve.
O diretor tentou focar a atenção mais nas tentativas de sobrevivência dos heróis do que nos monstros. Assim, muitas situações da história ficaram no ar.
Apesar do ambiente claustrofóbico (todas as cenas se passam no complexo de estações submarinas e não vemos nem sequer a superfície do Mar), o filme consegue manter um bom clima de aventura. Mas tá mais pra suspense.
Simplificando: eu diria que Ameaça Profunda é um filme de suspense com toques de aventura e de terror.
Mais informações sobre Ameaça Profunda? Lá vai:


Mais informações sobre Abismo do Terror? Lá vai:


Mais informações sobre Alien? Lá vai:


ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até Agosto!😄

sábado, 26 de julho de 2025

STEVE BOND

O israelense Steve Bond é um ator mais de televisão do que de cinema. E ele tem principalmente dramas e romances no currículo.
Foram poucos os filmes de terror em que ele apareceu até hoje.
A estreia do Steve na área foi em 1976, em Massacre no Colégio.
Em 1980, ele foi visto em A Poção Mágica.
Em 1983, o Steve foi o protagonista masculino do Depredador.
Vale lembrar que o personagem do Steve, chamado Joel, foi um dos ‘mocinhos de slasher’ menos atuantes daquela época.
Ele vai com um grupo de amigos até a parte menos acessível de uma floresta isolada pra escalar um rochedo chamado Suicide Peak. Mas não toma nenhuma atitude muito significativa em momento nenhum.
A morte do personagem só chama a atenção do público porque se passa na parte mais agitada do filme (os últimos 15 minutos):
No alto do Suicide Peak, o Joel começa a descer o rochedo pendurado por uma corda, enquanto um amigo dele fica lá no alto segurando a corda, que de repente começa a sacudir de uma forma estranha... E o Joel olha pra cima irritado, pensando que é alguma brincadeirinha sem graça do amigo. Mas se espanta profundamente quando vê um homem horrivelmente deformado cortando a corda! E ele começa a descer o mais rápido que pode, mas acaba caindo pelo rochedo a baixo quando a corda se parte.
Em 1988, Drácula: Pacto de Sangue contou com o Steve no elenco.
E em 1991, ele participou do filme O Destino de Tyler.
Mais informações sobre o Steve? Lá vai:


Mais informações sobre O Depredador? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 21 de julho de 2025

15 ANOS DO CAÇADOR DE TROLL


Em Outubro desse ano vão se completar 15 anos de lançamento do filme O Caçador de Troll.
Assim, vamos ver algumas curiosidades sobre essa produção?
Durante o filme, a palavra “troll” é usada de uma forma meio genérica pra definir o que parecem ser várias espécies diferentes de mamíferos meio simiescos que vivem nas florestas e montanhas da Noruega e se escondem da luz, já que luz forte mata eles.
Bom, ocorre que, pelo próprio Folclore Norueguês, não existe uma definição muito exata do que seja um troll.
A partir do lançamento do livro Gnomos (1976), do neerlandês Wil Huygen, que retratou os trolls como seres explicitamente perversos e inimigos principais dos gnomos, essas criaturas passaram a ter uma definição um pouco mais exata. Mas, mesmo assim, ainda há divergência sobre a aparência e comportamento delas.
Desse modo, o que o filme fez nesse sentido foi tentar ir pra essa pluralidade de visões diferentes sobre o que os trolls são.
Levando em conta que o filme começa com uma mensagem escrita afirmando que a história a seguir se passa em 2008 e, mais tarde, o Hans apresenta um documento preenchido por ele datado de 2009, quando afinal o filme se passa?
É possível que ele tenha preenchido o documento propositalmente com outra data que só seria compreendida pelas autoridades norueguesas e não seria captado se caísse nas mãos de curiosos. Afinal, era um documento destinado a uma operação secreta do Governo da Noruega.
A cena em que um troll ataca cabras numa ponte é uma referência a um conto do Folclore Norueguês, que menciona 3 cabras passando por uma ponte e sendo atacadas por um troll que vivia embaixo dela.
A questão de cristãos não poderem caçar trolls porque os trolls conseguem sentir cheiro de sangue cristão parece sem sentido. Afinal, o Hans deixa claro que os trolls são animais comuns. Pra um animal comum, qual é a diferença que faz a religião de uma pessoa?
Bom, o diretor disse numa entrevista que isso seria mais uma superstição do Hans, já que, nas lendas criadas a partir do fim da Idade Média, os trolls sempre mencionam que sentem o cheiro de sangue cristão quando tão pra atacar um humano.
O filme não usou nenhum animatrônico nem outros tipos de bonecos pra representar os trolls. Todos eles são imagens de CGI.

👹👹👹

Outras vezes em que o blog já falou sobre O CAÇADOR DE TROLL:




Até a próxima!😉

sábado, 19 de julho de 2025

WILL SNOW

O australiano Will Snow (creditado algumas vezes como William Snow) parece ter deixado a carreira de ator em 2007, já que nem o IMDB nem a Wikipedia registram novos trabalhos dele desde aquele ano.
Foram pouquíssimas as produções de terror em que ele apareceu durante a carreira.
A estreia do Will na área foi em 1999, quando ele protagonizou A Décima Vítima.
Em 2005, ele foi visto em 1 episódio do seriado Jovens Bruxas.
E em 2007 2 filmes de terror contaram com o Will no elenco: Brotherhood of Blood e Tiranossauro Asteca.
Mais informações sobre o Will? Lá vai:








Mais informações sobre Tiranossauro Asteca? Lá vai:


Até a próxima!😉

terça-feira, 15 de julho de 2025

VILÕES QUE CHEGARAM BOTANDO BANCA, MAS DEPOIS MINGUARAM


Chegar lá é fácil. Mas e continuar lá tendo destaque?

Esse pensamento se aplica bem a certos vilões de seriados. Aqueles que fizeram uma entrada triunfal ou chegaram com uma conversa de que iam revolucionar os acontecimentos dali pra frente, mas depois se apagaram a um ponto em que não mudaram mais nada no tema principal do seriado.
Claro que eu não tô falando de personagens de 1 episódio só, mas sim daqueles que foram postos na história com a intenção de serem personagens fixos.
Bom, vamos ver alguns?
BIRION
Em Chikyu Sentai Fiveman (1990), ele era um dos 3 comandantes de ataques do Império Zon, ao lado do Dongorosu e da Dorudora. Mas, enquanto os outros 2 eram bem mais atuantes, o Birion quase sempre se limitava ficar na nave, enchendo a cara de saquê e vendo o circo pegar fogo.
Simplificando: apesar de, algumas vezes, ter usando planos mais inescrupulosos do que os colegas pra derrotar o grupo Fiveman, ele atravessou o seriado todo funcionando mais como um cachaceiro encostado e se destacando menos do que os outros.
DYLAMUG
Ele apareceu com total destaque como vilão em Duelo em Devlan, o 1º episódio comum de She-Ra (1985), depois que tinham se passado os 5 episódios de apresentação do seriado. E foi retratado como um abusador que frequentava uma taverna na cidade de Devlan, humilhando e torturando os habitantes sem encontrar resistência, já que todos ali tinham medo dele.
Apesar dessa imagem inicial de que o Dylamug seria um vilão feroz e difícil de derrubar, depois disso, ele só fez tímidas aparições em mais 2 episódios do seriado.
ESCAMOSO
Êxodo, o 1º episódio de ThunderCats (1985), dá a entender que ele vai ser o vilão principal do seriado, já que ele era o chefe dos Mutantes. Entretanto, logo no 2º episódio ele já perde esse posto, sendo facilmente empurrado pro lado pelo Mumm-Ra.
Apesar de manter seu autoritarismo sobre os outros Mutantes até a última vez em que o bando foi visto, graças à sua personalidade bruta e rude, o Escamoso sozinho nunca tomou nenhuma atitude que tenha alterado o curso da história, se limitando mais a comandar os mutantes dentro das ordens que o Mumm-Ra ditava.
FANTASMEN
Em Spielvan (1986), quando o Império Water foi remodelado, com o Water criando um novo posto de liderança, abaixo da Rainha Pandora e acima dos comandantes das tropas, o Fantasmen foi criado pra ser um dos ocupantes desse novo posto no 35º episódio, O Espelho Mágico.
Apesar de fundar a seita Mumumu e dispensar a ajuda dos mecanóides nos planos dele, dando a entender que daria um novo rumo ao Império Water, o vilão acabou se excedendo em sua sede de poder e tentou se apossar do trono da Pandora à força. Mas não conseguiu mudar nada na prática e foi morto por ela, tendo aparecido em míseros 5 episódios do seriado.
HOSHENIN RETSUGA
No final de Pako, a Cápsula Miraculosa, o 1º episódio de Jiraiya, o Incrível Ninja (1988), ele teve a grande luta dele contra o Jiraiya... Mas que não deu em nada! Afinal, mesmo invocando toda a magia ninja que conhecia, o Retsuga não conseguiu derrotar o Jiraiya e o Jiraiya também não matou o Retsuga no final da luta (embora tenha botado ele pra correr), já que ainda tava começando a aprender a usar os poderes dele.
Apesar de todos os poderes que demonstrou conhecer no 1º episódio do seriado, depois disso o vilão se limitou às funções de ajudante e guarda-costas do Dokussai e da Benikiba até a última aparição dele.
NAZIRA RACHID
Nos rascunhos iniciais do Clone (2001), a personagem tava prevista pra ser uma das vilãs principais da história, atormentando a vida das cunhadas em tempo integral. E nos primeiros capítulos da novela, ela chegou realmente a fazer algumas maldades desse tipo.
Como a personagem acabou caindo nas graças do público, ela foi reformulada pela autora: a Nazira deixou de ser uma personagem gratuitamente má e passou a ser só uma cunhada chata, muito mais preocupada com a ideia de arranjar um marido do que qualquer outra coisa. E sempre num tom mais cômico e sem alterar nada no tema principal da novela.
NICHIRIN KAMEN
Em Aoi Dai Yosai! Dai Abareru Bariburun!, o 15º episódio de Himitsu Sentai Gorenger (1975), esse cyborg chegou a Kuro Jujigun pra funcionar como uma espécie de supervisor dos outros cyborgs, se tornando o único vilão fixo do seriado além do próprio presidente da organização, dando a entender que ele ia se destacar a partir dali.
Pouco tempo depois, o Nichirin ficou sabendo que o presidente pretendia criar o posto de general da organização, dando por certo que era ele quem ia ocupar esse cargo. Mas, ao ver que o escolhido pra ser general era o Tetsujin Kamen, o Nichirin armou um plano meio desesperado pra matar os gorengers e ganhar as boas graças do presidente. Mas acabou sendo morto pelos heróis logo depois, tendo aparecido em somente 6 episódios e sem ter mudado nada no curso da história.

👎👎👎

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

FIVEMAN






GORENGER





JIRAIYA




O CLONE




SHE-RA


















SPIELVAN







THUNDERCATS









Até a próxima!😉

sexta-feira, 11 de julho de 2025

SIMON CALLOW

O inglês Simon Callow participou de mais em dramas e comédias ao longo da longa carreira dele. Mas ele também foi visto em produções de terror.
A estreia dele na área foi em 1980, quando ele protagonizou 1 episódio do seriado Play for Today.
Depois de um longo período sem aparecer em outros programas do mesmo gênero, em 2006, o Simon foi visto em A Lenda da Lápide de Esmeralda.
Em 2008, ele protagonizou O Casamento Alquímico.
Em 2014, o Simon protagonizou a comédia de terror Blanche Dumas from B to Z.
Em 2018, ele protagonizou 1 episódio do seriado A Ghost Story for Christmas.
Em 2022, o Simon participou de 1 episódio do seriado Inside Nº 1.
No ano seguinte, ele apareceu em Doctor Jekyll e também protagonizou Murder Ballads: How to Make It in Rock ’n’ Roll.
E em 2024, o Simon participou de Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2.
Uma produção que não é de terror, mas que eu já mencionei aqui no blog e contou com ele no elenco foi Uma Janela Para o Amor (1985).
Mais informações sobre o Simon? Lá vai:


Mais informações sobre Uma Janela Para o Amor? Lá vai:


Até a próxima!😉

segunda-feira, 7 de julho de 2025

TONY RAMOS

O brasileiro Tony Ramos é lembrado antes de tudo pelas várias e várias novelas de que já participou. Mas foram poucas as produções de terror em que ele já se envolveu até hoje.
Em 1971, ele apareceu na comédia de terror Diabólicos Herdeiros.
Em 1993, o Tony foi visto na novela de terror light Olho no Olho (tratavam ali do tema ‘paranormalidade’, de uma forma bastante fantasiosa, é claro), que foi uma das novelas da Globo que deram menos certo. Em parte, por causa da falta de carisma dos heróis principais; em parte por causa de uma certa reformulação que a história sofreu no núcleo dos personagens cômicos, devido à saída inesperada de alguns atores: 2 meses depois da estreia, o ator Felipe Pinheiro morreu e o ator Thales Pan Chacon teve que deixar a novela por problemas de saúde.
Bom, em 2001, o Tony participou de Buffo & Spallanzani.
E em 2017, o seriado de terror Vade Retro contou com ele no elenco.
Outras produções em que o Tony trabalhou como ator e que eu já indiquei aqui foram Sai de Baixo (1996), O Clone (2001) e Caminho das Índias (2009). E ele também foi apresentador do Vídeo Show (1983) por um breve período.
Mais informações sobre o Tony? Lá vai:


Mais informações sobre Caminho das Índias? Lá vai:


Mais informações sobre O Clone? Lá vai:


Mais informações sobre Sai de Baixo? Lá vai:


Mais informações sobre Vídeo Show? Lá vai:


Até a próxima!😉