segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

40 ANOS DE ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN I


Em Fevereiro vão se completar 40 anos do lançamento de Esquadrão Relâmpago Changeman, considerado tanto no Japão quanto no Brasil um dos sentais mais clássicos que já existiram.
No Japão, por ser lançado em 1985, quando tavam se completando 10 anos da existência dos sentais na TV Japonesa e por ser uma produção que a própria Toei esperava que fosse uma coisa mais inovadora; no Brasil, por ser o primeiríssimo sentai exibido nas telinhas brasucas, ou seja, antes da chegada dele aqui, o público brasileiro nem fazia ideia de que esse tipo de seriado existia.
Então, pra marcar o festejo de esmeralda de Changeman, vamos ver algumas curiosidades sobre o seriado?
Como tem muita coisa pra dizer sobre isso, vou dividir o post em 2 partes.

💥A Pré-Produção:
O nome original do seriado em japonês seria Dengeki Sentai Cosmoman. Mas foi mudado pra Dengeki Sentai Changeman poucos dias antes das filmagens começarem.

Nos sentais mais antigos, os vilões queriam fazer maldades e destruir a Terra... Mas por quê? Porque queriam.rsrs Só isso. Não tinha nenhuma explicação convincente pra isso. Eles eram maus só porque eram maus.
Em poucos anos, essa explicação começou a não colar muito. E nos 2 sentais anteriores a Changeman, ou seja, Kagaku Sentai Dynaman (1983) e Chodenshi Bioman (1984), os roteiristas já começaram a dar algumas explicações um pouco mais consistentes pros malefícios que os vilões cometiam. E como isso deu muito certo, quando tava chegando a vez de Changeman, decidiram que cada vilão fixo teria um motivo pessoal pra cometer os malefícios que cometia.
Nos últimos meses antes de iniciar as filmagens, os diretores pensaram em escalar o Junichi Haruta pra interpretar o Change Dragon, já que ele tinha a mobilidade física suficiente pra aparecer nas cenas de luta e ação. Mas depois acharam melhor escalar o Haruki Hamada pra fazer o Dragon, enquanto o Junichi foi ‘transferido’ pro Fantástico Jaspion (também de 1985), no qual ele interpretou o MacGaren.

💥Produções mais antigas nas quais os roteiristas se inspiraram (ou, pelo menos, é o que parece):
No último episódio, é revelado que o Bazu é só um holograma que era projetado pelo Planeta Gozma, que é, esse sim, o vilão principal do seriado.
Eu já vi alguns fãs do seriado levantando a suposição de que a Toei quis fazer nesse episódio alguma coisa parecida com a cena do Mágico de Oz (1939) em que o personagem-título é desmascarado.
A última aparência que o Giluke assume (o Super-Giluke) tem orelhas pontudas e viradas pra fora, o que foi uma homenagem que a Toei fez aos incas venusianos, os vilões do seriado National Kid (1960) que tinham a cabeça mais ou menos com aquele formato.
A máscara do Buba foi inspirada no formato da cabeça dos klingons, do seriado Jornada nas Estrelas (1966).
Quando os 5 membros do esquadrão se encontram dentro da base, os homens vestem um uniforme cinza e as mulheres vestem um uniforme vermelho.
O uniforme cinza é inspirado no uniforme dos heróis de Ultra Seven (1967).
Changeman teve uma certa influência de Star Wars (1977): a Força Terrestre que protegia e energizava os heróis foi inspirada na Força dos Jedis, assim como o Rei Bazu escravizando criaturas de vários planetas diferentes e formando uma organização governada por ele foi inspirado no Imperador Palpatine escravizando criaturas de vários planetas diferentes e formando um império governado por ele.
O Change Robô foi visivelmente inspirado no Daina Robo, o robô gigante de Dynaman.
Muito provavelmente o Iangueran foi inspirado na Tiamat, da Caverna do Dragão (1983). Afinal, ela também era um dragão com cabeças de formatos e cores diferentes e que cuspia uma substância diferente por cada boca.
E não vamos esquecer: A Caverna do Dragão eram uma produção da Toei Animeshon.

O monstro espacial Gabu foi vagamente inspirado nos xenomorfos da franquia Alien (1979): é um monstro sem olhos e com bocas que saem de dentro de outras bocas.
A aparência do monstro espacial Gome foi inspirada nos monstros do filme O Lodo Verde (1968).
A aparência do monstro espacial Demos foi vagamente inspirada no monstro Dakoda, dos Vingadores do Espaço (1966).
A aparência do monstro espacial Delical foi vagamente inspirada no monstro Telescopos, de Spectreman (1971).
E a aparência do Hara Ross foi inspirada no Pica-Pau?
Bom, ele é uma caricatura dos roqueiros dos anos 80. Mas é inegável uma certa semelhança dele com o Pica-Pau. E isso muito provavelmente foi proposital.
Ele é o monstro mais debochado que os Changeman enfrentam. E o Pica-Pau é um personagem extremamente debochado.

💥Curiosidades sobre os heróis principais:
Em quase todos os sentais, quando os heróis se encontram nas suas identidades civis, cada um deles se veste com pelo menos 1 peça de roupa com a mesma cor do traje de combate que ele usa.
Isso também acontece durante a maior parte do tempo em Changeman. Mas, durante os primeiros 12 episódios, o Hiryu Tsurugi se veste todo de preto com uma camisa branca por baixo quando passeia por aí, embora o traje de combate dele seja vermelho (do episódio 13 pra frente ele passa a vestir sempre uma jaqueta vermelha).
O Sho Hayate é um personagem que hoje certamente seria visto como um exemplo de “masculinidade tóxica”, já que ele solta várias frases machistas ao longo do seriado.
Por exemplo, ele fica indignado em ter que “confiar nas moças” enquanto a Sayaka leva o grupo até um lugar suspeito que ela identificou no episódio 13 (A Garota do Planeta Tecnolíquel), ele diz que tá “envergonhado por ter sido enganado por uma mulher” quando tinha caído numa armadilha da Rainha Ahames no episódio 17 (O Navio Fantasma)...
E além disso, ele vive tentando se chegar em todas as mulheres que ele vê pelo caminho.
Mas, se a gente observar, quando essas cenas terminam, ele nunca aparece se dando bem quando se comporta dessa forma. Pelo contrário: quase sempre ele acaba passando vergonha por ter agido assim. Ou seja, acho que esse comportamento do personagem serve até mais pra satirizar os homens que são escancaradamente machistas.
Nunca foi explicado por qual motivo a Sayaka Nagisa tem o mesmo rosto que a mãe do Príncipe Ícaro.
Bom, possivelmente, a Sayaka é descendente de alguém do planeta dele que veio pra Terra há séculos atrás. E por isso mesmo ele tem a ideia de ter filhos com ela: assim eles seriam descendentes do povo do planeta dele por parte de pai e de mãe.

💥Curiosidades sobre os vilões principais:
Uma pergunta que muita gente se faz: já que o Bazu tem uma quantidade tão grande criaturas de planetas diferentes escravizadas por ele, quando ele começou a tentar dominar o Universo?
No episódio 31 (O Segredo de Bazu), ficamos sabendo que o profeta Zel deixou uma gravação contando um segredo que poderia destruir o Bazu. E depois de deixar essa gravação dentro de uma boneca com aparência de monstro, ele lançou a boneca ao espaço... e ela acabou caindo na Terra.
Uma família terráquea encontrou a boneca, que foi passando de geração em geração às meninas dessa família. Até que, em 1985, a menina Iukare (a então dona da boneca) diz à Sayaka que a boneca é muito mais antiga do que a avó dela.
Tudo isso dá a entender que a boneca caiu na Terra provavelmente no século XIX. E o Zel já temia o Bazu algum tempo antes disso (vamos lembrar que a boneca ainda passou um tempo flutuando no espaço antes de cair na Terra).
Ou seja, provavelmente desde o século XVIII o Bazu já causava algum tipo de caos entre os planetas. E deve ter sido ali que ele começou a escravizar as criaturas desses planetas e transformar elas em membros de Gozma.
No episódio 7 (O Enviado do Planeta Atlanta), vemos que o Bazu tem um poder relativamente parecido com o do Satan Goss, podendo enfurecer os monstros que servem a ele: esse poder foi usado no monstro Demos.
Uma das polêmicas do início do seriado foi a aparência da cabeça do Giluke.
É que o designer que tinha desenhado a concepção inicial do personagem tinha projetado ele pra ser careca, com a cabeça toda branca e com uma coroa estilizada em volta da cabeça. Mas, quando o figurino foi feito na prática, o que saiu foi uma espécie de capacete assimétrico.
E a princípio, mantiveram o personagem usando uma maquiagem branca. Só que essa cor não combinava com a cor do capacete. E assim, quando começaram a filmar de fato, decidiram mudar pra uma maquiagem dourada.
Dizem alguns sites que o ator Shohei Yamamoto, que interpretava o Giluke, fazia a própria maquiagem. E isso não é impossível, já que ele tinha formação em teatro kabuki e, ali, ele tinha o hábito de fazer isso.
Nos episódios finais do seriado, quando o personagem se transforma em Super Gilke, finalmente fizeram a maquiagem nas cores que tavam programadas desde o início.
No início do seriado, o Buba aparece lutando com uma foice. Mas, depois da filmagem das primeiras cenas de ação, o ator Yoshinori Okamoto, que interpretava o vilão, reclamou porque a foice era de movimentação muito difícil durante as cenas de luta. E assim, ele pediu que ela fosse substituída por outra coisa mais facilmente manejável.
Foi assim que tiveram a ideia de dar ao Buba aquela espada com a ponta parecida com uma chave de rosca.
Na história, é possível que a nova arma dele tenha algum processo de reconstrução caso seja destruída. Afinal, ela é derretida pelo monstro espacial Zolter no episódio 40 (O Estranho Doce). E depois ela fica intacta com a explosão do corpo do Buba no episódio 52 (A Morte de Buba).
Muita gente se pergunta por qual motivo a Shima tem voz de homem...
Isso nunca foi explicado com detalhes. Mas, as cenas de flashback dela no episódio 46 (A Transformação de Shima) mostram que ela falava com voz de menina quando era criança. E quando ela é atingida pelo golpe “espada vital” do Buba no episódio 52, isso destrói a persona com a qual ela se apresentava a todos, ao mesmo tempo em que a voz dela muda de masculina pra feminina.
Então, a única coisa que fica clara é que essa voz masculina tinha alguma coisa a ver com o estado dela se colocando a serviço de Gozma. Nem antes nem depois da fase em que ela serviu a Gozma ela tem voz masculina.
Então, talvez seja algum efeito colateral de alguma energia que o Bazu colocou nela ou alguma coisa assim.
Vários monstros espaciais, ao serem ressuscitados pelo Gioday, ficam com os pés proporcionalmente maiores...
Embora isso nunca tenha sido explicado, temos que lembrar que quando um monstro é ressuscitado pelo Gyodai em tamanho gigante, ele adquire alguns novos poderes e se torna uma versão mais bestial do que ele foi em tamanho humano. Inclusive, os que conseguiam conversar em tamanho humano perdem essa capacidade quando ficam gigantes: a partir dali, eles só rosnam e rugem.
Então, provavelmente os pés maiores eram uma característica da transformação pela qual eles passavam, ficando com uma aparência mais de fera mesmo.
Muita gente não entendeu por qual motivo o Gioday ressuscita o monstro espacial Kigan no episódio 24 (A Fuga de Gioday), já que esse monstro tinha acabado de quase matar ele, absorvendo as forças dele.
Bom, naquela fase, o Gioday já tá viciado em ressuscitar as criaturas destruídas pela Poderosa Bazuca: sempre que ele ouve essa arma disparando, ele vai instintivamente até o local do disparo e ressuscita a criatura que foi destruída, aparentemente sem nem ter muito discernimento do que tá fazendo.
Isso fica claro no episódio 13 e no episódio 55 (Adeus, Heróis do Universo!): quando ele ouve o tiro da Poderosa Bazuca, que tinha sido disparada contra o Balas, ele acorda e vai correndo até onde tá se passando a luta (a dublagem brasileira cortou essa parte, mas no áudio original em Japonês podemos ouvir o Balas dizendo “Espere, Gyodai! Eu não morri!”); e quando ele ouve o tiro da Poderosa Bazuca no Planeta Gozma, ele vai correndo até ali perto e dispara o raio dele nos destroços do Talismã Meriliano, fazendo ele ressuscitar em tamanho gigante.

No episódio 51 (A Mensagem de Nana), vimos que o Iangueran botou ovos fertilizados... Então, ele era fêmea? E quem era o pai desses ovos?
O seriado só mostrou 1 único exemplar dessa espécie e nunca foi mencionado que ele tenha cruzado com outro da mesma espécie.
Ao mesmo tempo, a história dá a entender que o filho desse exemplar seria mais poderoso do que ele quando nascesse.
Isso faz pensar que os exemplares dessa espécie são hermafroditas e se reproduzem por partenogênese, ou seja, eles engravidam e botam ovos férteis sem cruzar.
No episódio 1 (Os Defensores do Planeta Terra), os soldados hidler são apresentados como feras, cobertas de gosma, soltando fumaça pela boca e com uma língua de cobra entrando e saindo o tempo todo. E eles atacam os humanos a unhas e dentes.
Algumas crianças da época ficaram apavoradas quando viram essa imagem! E assim, tiveram pais que entraram em contato com a Toei reclamando.
Assim, os diretores amenizaram um pouco a imagem dos soldados hidler: a gosma e a boca com língua de cobra e soltando fumaça saíram e eles passaram a ser mais mostrados de longe (podem ver que, com exceção dos primeiríssimos episódios, é raro a câmera fechar na cara de um soldado hidler).

🌟🌟🌟

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

A CAVERNA DO DRAGÃO







ALIEN








CHODENSHI BIOMAN








ESQUADRÃO RELÂMPAGO CHANGEMAN









KAGAKU SENTAI DYNAMAN


O FANTÁSTICO JASPION



OS VINGADORES DO ESPAÇO




SPECTREMAN







Até a próxima!😉

sábado, 4 de janeiro de 2025

CARLETON CARPENTER

Esse mês se completam 3 anos que o vermontês Carleton Carpenter faleceu, devido a falência múltipla dos órgãos aos 95 anos.
Ele sempre foi um ator mais de comédias e dramas. E as produções de terror em que ele apareceu foram raríssimas.
A estreia do Carleton na área foi em 1958, em 1 episódio do seriado Shirley Temple’s Storybook.
E em 1981, ele foi visto no slasher Quem Matou Rosemary?
Mais informações sobre o Carleton? Lá vai:











ATENÇÃO: esse post é inédito! Não consta na Bússola do Terror!
Até a próxima!😉