sábado, 20 de fevereiro de 2021

10 LUGARES DE PASSADO SINISTRO IV

DESCAMPADO DE POTTSVILLE
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Noite do Medo, o descampado se localiza nas proximidades da cidade de Pottsville, em Idaho.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Como o Prefeito Gordon Lane frequentemente despejava lixo tóxico sem tratamento ali no início dos anos 80, a terra do lugar se tornou tão poluída que ferozes monstros mutantes começaram a se formar, se erguendo do solo do descampado e indo frequentemente à cidade pra devorar todas as criaturas que encontrassem pelo caminho.
Como esses mutantes passavam a maior parte do tempo no próprio descampado, as pessoas e animais que entravam ali quase sempre viravam comida pra eles.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Na última vez em que o descampado foi visto, uma mão monstruosa apareceu saindo da terra.
Assim, podemos entender que mais mutantes continuam se formando daquele solo contaminado.

Alguém ainda mora lá?
Em 1983, existiam no descampado um barraco abandonado visivelmente há um certo tempo e um galpão que também parecia ter sido abandonado há menos tempo. Contudo, com exceção dos mutantes, ninguém foi mostrado MORANDO propriamente lá.
EDIFÍCIO KRONENSTEDE
Onde se localiza?
De acordo com o filme O Elevador Assassino, esse prédio se localiza no Centro de Amsterdan.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O prédio tinha 3 cabines de elevador com portas duplas, uma do lado da outra. E em 1983, um dos funcionários da fábrica onde esses elevadores eram feitos, chamado Kroon, tinha botado um chip orgânico no elevador do meio, o que não era uma boa ideia (esses chips orgânicos, criados no Japão, começaram a se reprogramar sozinhos e fazer coisas que não tinham sido programados pra fazer, o que fez os japoneses abandonarem a ideia).
Isso transformou o elevador num organismo vivo e com vontade própria.
Assim, logo depois, o elevador quase matou sufocadas 4 pessoas que tavam dentro dele; depois, ele abriu as portas pra um homem cego com a cabine fora do andar, fazendo o homem cair no poço e morrer; depois, ele guilhotinou um vigia do prédio; e depois, ele abriu as portas, laçou um faxineiro do prédio com os cabos dele e puxou o homem pra dentro, fazendo ele cair no poço e morrer.
Apesar das investigações do técnico Felix e da repórter Mieke, eles não conseguiam entender o que tava havendo com o elevador (até porque ele quase sempre atacou quando não tinha nenhuma testemunha por perto). Até que, decidindo fazer uma investigação por conta própria, o Felix encontrou uma gosma azul saindo do elevador, entendendo que aquilo era a parte orgânica do corpo da máquina.
O elevador tentou matar o Felix fazendo todos os movimentos que podia. Mas acabou arrebentando os próprios cabos, caindo no poço e se arrebentando lá embaixo.
Ouvindo falar no que tinha acontecido no prédio, o Kroon foi até lá e descarregou uma pistola no elevador, dizendo que a máquina tava doente. E em resposta, o elevador laçou o pescoço dele com um cabo e enforcou ele.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Depois da destruição do elevador mutante, provavelmente as coisas no prédio voltaram a funcionar da mesma forma que funcionavam antes.

Alguém ainda mora lá?
O prédio, que pertencia à empresa Icarus, era um prédio de escritórios com um restaurante na cobertura. Então, ninguém nunca MOROU propriamente lá.
FORTALEZA DE NEOGURADO
Onde se localiza?
De acordo com o seriado Chodenshi Bioman, a Fortaleza de Neogurado se localiza no Polo Sul.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
A Fortaleza de Neogurado foi construída pra servir como base da organização Gia.
O Dr. Man era o chefe da organização. E construiu vários robôs guerreiros de vários tipos diferentes, que foram se tornando os membros do grupo abaixo dele, pensando que ele era um robô como eles.
Mas, em 1984, quando descobriram que ele já tinha sido um cientista humano que tinha se transformado num cyborg através de experiências eletrônicas, os generais Meisun, Monsuta e Fara armaram uma conspiração pra derrubar o Man e assumir o poder sobre Gia em triunvirato.
Eles entendiam que Gia tinha que ser comandado só pelas máquinas que sempre foram máquinas. E como o Man já tinha sido humano, ele não merecia reinar sobre eles.
Mas o cientista descobriu a conspiração, criou um androide com a aparência dele e fez com que o androide fosse destruído ao ser atacado, forjando assim a própria morte. E depois ele pegou o Meisun, o Monsuta e a Fara de surpresa e reduziu a capacidade dos cérebros eletrônicos deles de pensar sozinhos: a partir dali, eles só teriam as ideias que ele quisesse que eles tivessem.
Depois disso, o Man conseguiu raptar e manter prisioneiro na fortaleza um antigo colega dele chamado Shibata, que tinha se submetido ao mesmo tipo de transformação cibernética que ele, mas, ao contrário dele, com propósitos altruístas.
O Man também conseguiu prender na fortaleza o super-robô gigante Barujion e seu piloto, o robô exterminador Shiruba. Mas esse último conseguiu fugir logo depois.
Pretendendo destruir o grupo Bioman, os inimigos principais de Gia, o Man mandou a Fara entrar no Barujion e pilotar o robô numa luta contra eles.
Só que, apesar do Barujion em si ser quase invencível, a Fara não era. E ela foi sendo quebrada aos poucos com os impactos dos golpes que o robô levava durante a luta.
Conclusão: ela acabou tendo que fugir de volta pra fortaleza, indo pedir ao Man que consertasse ela, enquanto ele se limitava a olhar pra ela com frieza e desdém. E segundos depois, a criatura acabou entrando em curto e explodindo diante do seu criador.
Pouco depois, tanto os Bioman quanto o filho do Man, chamado Shuichi, invadiram a fortaleza pensando em resgatar o Shibata. Mas, quando conseguiram chegar até ele, o Man prendeu todos eles juntos numa cela.
Num ato de sacrifício extremo, o Shibata usou as últimas energias dele pra explodir a parede da cela e permitir que os outros fugissem. Mas o corpo dele entrou em colapso e explodiu por causa disso.
Mais tarde, quando todos os súditos do Man já tinham sido destruídos pelos Bioman, o Shuichi voltou à fortaleza, pretendendo convencer o pai a desistir dos planos dele. Mas os pedidos do garoto foram em vão, enquanto o Man partia pra uma luta definitiva contra os Bioman, na qual ele obviamente não se deu bem...
Já mortalmente ferido, o velho cyborg declarou que tinha acionado uma superbomba por controle remoto pra explodir o planeta inteiro. E fugiu de volta pra fortaleza logo depois.
Os Bioman seguiram o Man até lá e encontraram ele terminando de morrer e o Shuichi do lado dele implorando inutilmente pra ele desarmar a bomba.
Finalmente, na hora de explodir, a bomba se armou diante deles... Mas eles conseguiram desarmar a máquina quando faltava menos de meio segundo pra ela explodir!

Como esse lugar se encontra atualmente?
Depois que os Bioman desarmaram a bomba, eles saíram da Fortaleza de Neogurado junto com o Shuichi e ninguém nunca mais entrou lá.
Sem manutenção, em pouco tempo a fortaleza foi sendo coberta por toneladas e toneladas de neve até ficar completamente soterrada e inacessível pra sempre.

Alguém ainda mora lá?
Vejam a resposta anterior.
ILHA DAS BEAST CREATURES
Onde se localiza?
De acordo com o filme Attack of the Beast Creatures, essa ilha se localiza no Atlântico Norte (o nome oficial da ilha, se é que ela tem um, é desconhecido).

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
A ilha é habitada por uma tribo de pequenas criaturas humanoides extremamente ferozes, identificadas pelo título do filme como beast creatures. E sempre que elas percebiam a presença de humanos na ilha, atacavam e devoravam eles (ou, no mínimo, tentavam compulsivamente fazer isso).
A ilha também é cheia de lagos ácidos. E assim, se algum humano perseguido pelos monstrinhos acabasse caindo num desses lagos, era dissolvido ali até a morte.

Como esse lugar se encontra atualmente?
As últimas notícias que se teve dessa ilha foram em 1920, quando um grupo de náufragos chegou ali. E quando só uns poucos sobreviventes foram resgatados por um navio que passava nas proximidades, eles deixaram a ilha nas mesmas condições em que tinham encontrado.
Assim, provavelmente tudo por lá continua igual até hoje.

Alguém ainda mora lá?
Além das beast creatures e de alguns peixes em alguns riachos da ilha, não parece existir nenhuma forma de vida animal lá.
ILHA DE ROKA
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Montanha dos Canibais, a Ilha de Roka é uma floresta de médio porte cercada pelo Mar que se localiza no litoral norte de Papua Nova Guiné, perto da Ilha de Kar Kar.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
O histórico de situações violentas que se passaram na Ilha de Roka é longo...
Os primeiros habitantes da ilha foram os pukas, que provavelmente chegaram lá num período pré-histórico.
Posteriormente, outras tribos se instalaram na ilha, mas todas demonstravam medo dos pukas, não só devido à violência gratuita com que se comportavam em relação a outros povos, mas também ao seu estilo de vida primitivo: os pukas faziam sexo com animais, se alimentavam de animais ainda vivos e praticavam canibalismo. E assim, eram vistos como o terror da ilha pelos outros habitantes.
Eles sempre viveram nas proximidades de uma montanha que chamavam de Ra-Ra-Me (que na língua deles significava “Montanha do Deus Antropófago”), no centro da ilha. E por isso mesmo, as outras tribos nunca se atreviam a subir a montanha e nem sequer gostavam de falar sobre ela.
As lendas sobre os tabus dos nativos envolvendo a montanha chegaram ao outro lado do estreito. E assim, o Governo da Nova Guiné acabou proibindo que estrangeiros se aproximassem da Ilha de Roka.
Em 1972, o arqueólogo Edward Foster teve o barco dele arrastado pra ilha durante uma tempestade. E entrou na floresta com um pouco de remédios que conseguiu salvar.
Depois de passar por uma tribo de pescadores pacíficos, ele acabou sendo capturado pelos pukas, que pretendiam matar ele logo em seguida.
Entretanto, ao ver que o filho do chefe da tribo, chamado Asaro, tinha ficado doente, o Edward curou o garoto com os remédios dele. E isso fez com que os pukas poupassem a vida dele, mas não impediu que mantivessem ele como escravo e obrigassem ele a participar dos ritos de canibalismo contra a própria vontade.
Depois de algumas tentativas frustradas de fuga, o Edward se aproveitou de uma ocasião em que uma tribo inimiga atacou os pukas e finalmente escapou, levando o Asaro como refém.
Dizimados pela luta, os pukas sobreviventes foram se abrigar dentro de uma enorme caverna com paredes de urânio, no topo de Ra-Ra-Me.
Apesar das proibições do governo, pelo menos 2 habitantes brancos se fixaram na Ilha de Roka: um padre chamado Moses, que foi realizar uma missão numa aldeia de pescadores (aquela por onde o Edward passou) em meados do século XX; e um médico chamado Manolo, que decidiu viver ali como eremita em 1976.
Os 2 se conheceram e mantinham um contato pacífico casual. Mas o Moses sabia claramente da existência dos pukas. Só que evitava tocar no assunto, preferindo fingir que eles já eram um povo extinto: o padre entendia que a tribo dos pescadores e a tribo dos pukas pareciam ter algum tipo de acordo de paz, que seria mantido desde que uma não se metesse com a outra.
Em 1978, um cientista inglês chamado Henry Stevenson foi até a Ilha de Roka, certo de que ficaria rico com o urânio que encontraria numa terra inexplorada. Mas foi capturado pelos pukas, levado pra caverna deles e morto lá.
Como o detetor de urânio que o cientista levava com ele continuou apitando dentro da caverna depois da morte dele, os pukas entenderam que aquilo era o coração dele e que ele era um deus imortal. E assim, passaram a oferecer culto ao cadáver apodrecido dele.
Não muito tempo depois, desembarcaram na ilha a esposa e o cunhado do Henry, chamados Susan e Arthur. E guiando eles ia o Edward, acompanhado pelo Asaro.
A Susan dizia que tava só à procura do marido desaparecido, mas ela tava era de olho no urânio. E o Edward queria aproveitar a oportunidade pra exterminar os últimos pukas que tivessem sobrevivido e se vingar da escravidão em que ele tinha vivido.
A Susan foi atacada por um puka, mas foi salva pelo Manolo. E esse se juntou ao grupo e conduziu eles à aldeia de pescadores.
O Asaro decidiu voltar pro lado dos pukas, aparentemente fazendo eles ficarem abertamente contra os recém-chegados. E numa luta contra o Edward, foi morto por ele.
O Arthur transou com uma mulher casada da aldeia, fazendo o marido dela se suicidar depois de ver a situação. E logo depois, a mulher foi morta por um puka.
Diante desses eventos, o Moses expulsou os recém-chegados da aldeia, certo de que o tratado de paz com os pukas tinha acabado de descer pelo ralo pra sempre por causa do que eles tinham feito.
Não demorou muito e o Edward morreu caindo do alto de uma cachoeira.
O Arthur foi morto por um puka, que levou o cadáver dele pra tribo pra virar o almoço daquele dia.
E o Manolo e a Susan foram capturados pelos pukas e levados pra caverna, onde foram mantidos prisioneiros e passaram por uma série de torturas e humilhações por parte dos canibais. Mas, depois de conseguirem se soltar, mataram alguns pukas e tomaram o rumo da praia.
Não se sabe se eles sobreviveram até chegar lá.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Assim como o Padre Moses imaginava, muito provavelmente a relativa paz entre os pukas e as outras tribos da Ilha de Roka deve ter acabado por completo depois dos eventos mostrados no filme.
Mas, com exceção disso, nada mais deve ter sofrido grandes alterações, já que a ilha era mantida intocada pelo governo.

Alguém ainda mora lá?
Nenhuma das tribos que viviam na Ilha de Roka foi mostrada sendo tirada de lá. Então, sim.
ILHA DE SÉRIFOS
Onde se localiza?
A Ilha de Sérifos se localiza no Mar Egeu.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Desde que os primeiros habitantes de Sérifos chegaram ali, a ilha parece ter sido um lugar bastante tranquilo. Inclusive, de acordo com o filme Fúria de Titãs, foi ali que o herói Perseu foi criado e também foi onde a mãe dele viveu até a morte, na mais profunda paz.
Entretanto, as coisas mudaram a partir do início dos anos 80...
De acordo com o filme Antropophagus, um pequeno barco de madeira aparentemente vazio chegou boiando até uma das praias de Sérifos em 1980, sem atrair muita atenção devido à sua aparência simples. Mas, nadando por baixo dele, vinha um homem enorme, deformado e louco. E no mesmo instante em que chegou à praia, ele matou 2 turistas alemães, iniciando logo depois um massacre contra todos os habitantes da ilha que ele pôde.
O povo da ilha logo identificou a criatura como um monstro, devido à aparência e ao comportamento dele. Mas uma milionária da ilha, chamada Ruth Wortmann, logo viu que se tratava do irmão dela, chamado Klaus Wortmann (eles eram uma família aristocrática que não se misturava muito com o povo comum de Sérifos).
Enquanto os habitantes sobreviventes da ilha fugiam às pressas, a Ruth ficou pensando em como esconder o irmão, aparentemente com medo do escândalo que isso causaria. E não teve medo de ficar, pois o Klaus não atacava ela.
Eles moravam numa mansão, que tinha uma ligação subterrânea com uma catacumba da ilha. E nessa catacumba o Klaus ia empilhando as dezenas de cadáveres das pessoas que ele tinha matado.
Só escapou (momentaneamente) uma garota cega chamada Ariette, que foi se esconder numa adega.
O Klaus também destruiu os aparelhos da estação de telégrafo da ilha, deixando o lugar sem comunicação.
Enquanto isso, a Ruth ia escrevendo um diário, registrando as desgraças que tinham acontecido ali desde a chegada do irmão.
Alguns dias depois, escondido atrás de algumas ferragens numa praia, o Klaus viu um barco ancorando na ilha e um pequeno grupo desembarcando, deixando no barco só uma gestante e o piloto. E assim, ele matou o piloto, aprisionou a mulher e soltou as amarras do barco, fazendo ele se afastar muitas dezenas de metros da ilha.
A Ruth tentou espantar os recém-chegados pra que deixassem a ilha. Mas, como não conseguiu e viu que eles inevitavelmente se tornariam as próximas vítimas do Klaus, ela tentou destruir o diário e depois se suicidou.
De fato, o Klaus foi matando quase todos os membros do grupo e também a Ariette, até que só 2 dos recém-chegados, chamados Julie e Alan, conseguiram escapar. E esse último conseguiu estourar a barriga do Klaus com um golpe de picareta, fazendo o vilão morrer mastigando as próprias vísceras que saíam dali.

Como esse lugar se encontra atualmente?
A Ilha de Sérifos tem um aspecto montanhoso e rochoso. E sua vegetação é baixa, ao contrário do que se via na época do massacre de 1980.
Não há metrópoles, mas sim pequenas cidades e povoados com construções geralmente de pequeno e médio portes e com paredes predominantemente brancas.

Alguém ainda mora lá?
Além do povo comum, a Ilha de Sérifos é um dos principais pontos turísticos pra quem visita a Grécia.
ILHA DOS CÃES
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Ilha dos Cães, a tal ilha se localiza num dos Grandes Lagos do Canadá. Mas a localização exata é um pouco difícil de entender...
É mencionado um lugar chamado Saint Martin no filme como sendo o local mais próximo da Ilha dos Cães onde era possível comprar mantimentos. Mas o único lugar chamado Saint Martin que fica num dos Grandes Lagos (no Lago Michigan, pra ser exato) é uma ilha florestal sem nenhum tipo de loja. E fica no território dos Estados Unidos, não do Canadá.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Originalmente, a ilha pertencia à Família Parsons, os milionários da região. E durante uma festa em 1946, uma mulher dessa família, chamada Ida Parsons, foi estuprada pelo ex namorado bêbado na floresta da ilha.
Segundos depois, o tarado foi despedaçado pelos cães de guarda que a Ida mantinha na ilha. E ela própria terminou de matar ele, quebrando-lhe a cabeça com uma pedrada.
Não se sabe o que houve imediatamente depois do estupro. Mas ela ficou grávida e teve um filho demente e deformado. E continuou morando na ilha com a criança.
Nos primeiros tempos de vida do bebê, mais alguém continuou morando na ilha, já que tirou algumas fotos da Ida com o bebê no colo, nas quais ela sempre aparecia com cara de ódio e tentando esconder o bebê entre panos.
Depois disso, aparentemente, ela passou a criar o filho sozinha na ilha, enquanto aumentava sua criação de cães de guarda ali, ao mesmo tempo em que só saía da ilha 2 vezes por ano pra comprar mantimentos. E mesmo assim, ela nunca falava nenhuma palavra com ninguém nem olhava nos olhos de ninguém durante essas saídas.
Como as únicas construções da ilha eram o casarão que servia como residência dos Parsons e uma casa de barcos à beira do lago, enquanto o resto da ilha era uma floresta da qual saíam incessantes latidos e uivos de cachorros, as raras pessoas que passavam nas proximidades da ilha apelidaram o lugar de Ilha dos Cães. E ninguém se atrevia a desembarcar lá, tanto por medo dos ferozes cães quanto por medo de bater com o barco: a ilha era cercada por várias pedras submersas e era preciso conhecer muito bem o caminho pra chegar à praia sem bater com o casco do barco numa delas. E tudo isso tornava o lugar assustador pros habitantes das margens do lago.
Embora a Ida juntasse uma grande coleção de livros de medicina na ilha, aparentemente pra saber como cuidar do filho, ela parece ter tratado ele sempre como pouco mais do que um dos cães dela: não deu nenhum nome a ele (no roteiro, ele é identificado apenas como Ida’s Son), deixava ele sozinho na ilha quando saía pra comprar mantimentos, aparentemente acostumou ele a ficar no porão da casa durante a maior parte do tempo e deixava ele entrar no máximo na cozinha da casa.
Ao longo das décadas, a eremita foi escrevendo um diário com frases confusas, registrando a sua vida de desgraças. Mas em 1981, ela ficou doente e viu que ia morrer. E assim, furou os tanques de combustível das lanchas dela e quebrou os remos, pra que o filho continuasse “seguro” na ilha e sendo protegido pelos cães depois da morte dela.
Pouco depois, a velha Ida se sentou numa poltrona do quarto pra descansar e nunca mais se levantou dali. E o filho, sem saber como se virar sozinho e sem entender que fim a mãe tinha levado, comeu as coisas que encontrou na cozinha. E nos meses seguintes, quando a comida comum acabou, ele foi comendo todos os bichos que foi encontrando pela ilha. Inclusive os cães!
Em 1982, devido a um acidente com o barco em que viajavam, 6 pessoas foram parar nas praias da ilha. E o Ida’s Son não demorou a matar 3 deles, levando os cadáveres pro porão da casa: foi o que ele encontrou pra comer agora que os animais tinham acabado.
Os 3 sobreviventes do grupo, chamados Carla, Eric e Sandy, encontraram o diário da Ida no casarão, perto da poltrona onde o esqueleto dela ficou sentado, e entenderam a maior parte do que tinha acontecido ali. Mas enquanto procuravam fósforos pra incendiar a casa de barcos (eles pretendiam fazer isso pra chamar a atenção de alguma embarcação que passasse pelo lago, de modo que alguém se aproximasse dali e visse eles pedindo socorro) foram atacados pelo Ida’s Son, que matou o Eric.
A Sandy foi se esconder na casa de barcos enquanto o Ida’s Son matava a Carla. E quando ele entrou na casa de barcos, a Sandy incendiou o lugar com ele lá dentro, enquanto ela fugia correndo.
Apesar de queimado da cabeça aos pés, ele saiu de lá e tentou matar a Sandy. Mas ela arrancou uma placa de “NÃO ULTRAPASSE” do chão e atravessou a barriga dele com o suporte da placa, finalmente matando ele.
Depois disso, a Sandy andou até as docas da ilha e se sentou ali em estado catatônico. E não se sabe se ela foi resgatada por alguém ou não.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Nunca se soube o que aconteceu com o resto da Família Parsons. Mas se alguém além da Ida ainda ficou vivo, talvez ele tenha voltado pra tomar posse da ilha depois do incidente de 1982 (se alguém viu a casa de barcos em chamas e foi lá ver o que se passava, certamente o que se passou ali ganhou as manchetes da época).
De qualquer forma, como não é muito fácil chegar à Ilha dos Cães por causa das pedras, talvez o lugar tenha ficado abandonado de vez.

Alguém ainda mora lá?
Vejam a resposta anterior.
ILHA DOS CARANGUEJOS MUTANTES
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Ilha do Pavor, se localiza no Oceano Pacífico.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
Aparentemente, a ilha possuía uma natureza normal até 1946, quando foi atingida pela radiação dos testes nucleares do Atol de Bikini.
Depois disso, 2 caranguejos alterados pela radiação se transformaram em monstros mutantes capazes de absorver as características de tudo o que eles comiam.
Um grupo de humanos enviados lá em algum momento dos anos 50 desapareceram sem deixar vestígios. Ou, como parece ficar evidente, foram devorados pelos caranguejos mutantes.
Em 1957, quando um 2º grupo chegou lá, um dos monstros comeu a cabeça de um marinheiro assim que ele chegou e caiu acidentalmente na água.
O avião que levou o grupo até lá explodiu logo depois de decolar pra ir embora, devido a um problema técnico, matando todos os tripulantes.
Depois disso, os monstros começaram a caçar todos os que ficaram na ilha, devorando 5 e provocando a morte de 1.
Além de tudo isso, quem ficar preso na tal ilha não tem como chamar ajuda, já que as más condições climáticas da região impedem o contato por rádio.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Os monstros foram provocando desabamentos no subterrâneo da ilha ao longo do tempo, abrindo grandes crateras no chão e fazendo os pedaços da ilha afundarem no Mar aos poucos.
Quando o último monstro morreu, a ilha já tinha sido reduzida a pouco mais do que uma ilhota de alguns metros quadrados de extensão.
Provavelmente, ela ainda se encontra assim agora.

Alguém ainda mora lá?
Os únicos seres vivos que restaram na ilha na última cena do filme foram o casal Dale e Martha. Mas também não há certeza se eles sobreviveram, já que, além do pouco espaço restante, não ficou nenhuma fonte de comida nem de água potável na ilha. E já que eles não tinham como chamar ajuda...
ILHA DOS MATANGOS
Onde se localiza?
De acordo com o filme A Ilha da Morte, essa ilha, sem um nome próprio mencionado durante o filme, se localiza no Oeste do Oceano Pacífico, nas proximidades do Sul do Japão.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
A ilha foi atingida por radiação atômica, muito provavelmente vinda das bombas que atingiram Hiroshima e Nagasaki, em 1945. E isso alterou a estrutura física das formas de vida que existiam ali: as tartarugas ficaram deformadas, aparentemente as aves marítimas também foram atingidas (já que, pelo menos até os anos 60, quando alguma gaivota avistava a ilha ela dava meia volta e voava na direção oposta) e, a mudança principal, os cogumelos da ilha evoluíram pra uma forma monstruosa, conhecida como matango.
Por volta de 1960, um navio encalhou na ilha, com uma tripulação que pretendia exatamente analisar os efeitos causados no Mar pelas bombas atômicas que tinham atingido o Japão. Ou seja, é possível que eles tenham detetado excesso de radiação na ilha e tenham se aproximado mais do que deviam exatamente por causa disso.
Os tripulantes perceberam que a ilha era cheia de cogumelos e foram comendo eles, passando a manifestar um comportamento estranho por causa disso. E depois, foram sumindo 1 por 1 do navio.
O capitão registrou esses acontecimentos no diário de bordo. Mas depois, aparentemente, teve o mesmo destino que os outros: comeu um dos cogumelos e entrou num processo de metamorfose, se transformando num novo matango e indo pra floresta da ilha se reunir aos outros, enquanto o navio se cobria de mofo e cogumelos grandes.
Em 1963, chegou à ilha um grupo de náufragos, formado pelo milionário Masafumi Kasai e seus amigos Kenji Murai, Akiko Soma, Etsuro Yoshida e Mami Sekiguchi. Além do Capitão Naoyuki Sakuta e de um marinheiro chamado Senzo Koyama.
Sem terem como sair da ilha, devido a uma avaria no iate deles, todos se abrigaram no navio abandonado.
As condições precárias em que o grupo se encontrava, principalmente pela falta de comida, fizeram com que as brigas e atos egoístas em busca de sobrevivência começassem a aparecer. E a se tornar cada vez mais frequentes...
Uma noite, um matango entrou sozinho no navio pra espiar os humanos, conseguindo assustar todos eles. Mas, quando viu que tava em menor número, ele se teletransportou pra longe dali.
No dia seguinte, cedendo à fome, o Etsuro comeu um cogumelo. E apresentando sinais de loucura depois disso, tentou assumir o comando do grupo, sendo apoiado pela Mami.
Depois de matar o Senzo, o Etsuro foi desarmado pelos outros e expulso dali junto com a Mami. Mas morreu logo depois, enquanto a Mami foi se abrigar na floresta...
O Naoyuki roubou toda a comida da dispensa e foi pro iate avariado deles, pretendendo escapar do jeito que desse (mas acabaria se suicidando sem chegar a lugar nenhum).
Depois disso, enquanto o Kenji e a Akiko saíram pra procurar comida, a Mami, que tinha comido cogumelos na floresta, voltou ao navio e convenceu o Masafumi a ir pra lá com ela.
Apesar da rejeição inicial em se juntar ao grupo de matangos, o Masafumi acabou cedendo e ficando por lá. E o Etsuro, ressuscitado devido à metamorfose, começou a se transformar num novo matango.
Então, os matangos tentaram abertamente raptar o Kenji e a Akiko. E levaram a garota, que comeu um cogumelo e decidiu ficar ali (e se transformar num novo matango). Mas o Kenji conseguiu manter a lucidez o suficiente pra não comer nenhum cogumelo e se jogar no Mar, nadando até o iate avariado e velejando a esmo pra longe dali do jeito que deu.

Como esse lugar se encontra atualmente?
Provavelmente, nas mesmas condições em que se encontrava quando o Kenji fugiu de lá.

Alguém ainda mora lá?
Além dos matangos e das tartarugas, não.
Se algum outro grupo de náufragos chegou lá, agora eles já devem ser novos matangos também.
ILHA DOS MORTOS
Onde se localiza?
De acordo com o filme Fúria de Titãs, a Ilha dos Mortos se localiza do Rio Estige.

Por que o passado desse lugar é considerado sinistro?
A Ilha dos Mortos era habitada por um feroz cão de guarda de 2 cabeças que costumava matar todos os humanos que desembarcavam ali.
E depois que a Medusa foi transformada num monstro por Afrodite, ela acabou indo parar na ilha por motivos desconhecidos, se instalando dentro de um templo no centro da ilha.
Assim, quem escapava do ataque do cão monstruoso era morto pela górgona (ou por olhar diretamente pra ela e se transformar em pedra ou então pelas flechadas certeiras dela).

Como esse lugar se encontra atualmente?
Tanto a Medusa quanto o cão monstruoso foram mortos pelo Perseu. Mas várias estátuas de pedra (que um dia foram pessoas) ficaram espalhadas pela ilha.
A única outra criatura que ainda mora na ilha é o barqueiro Caronte, um esqueleto vivo coberto com um chador que cobra 1 moeda pra transportar as pessoas da margem do rio até a ilha e vice-versa.

Alguém ainda mora lá?
Vejam a resposta anterior.

Posts sobre as produções em que esses lugares apareceram:

A Ilha do Pavor (1957)


A Ilha da Morte (1963)


A Montanha dos Canibais (1978)


Antropophagus (1980)


Fúria de Titãs (1981)


A Ilha dos Cães (1982)


A Noite do Medo (1983)


O Elevador Assassino (1983)


Chodenshi Bioman (1984)


Attack of the Beast Creatures (1985)


Até a próxima!

Nenhum comentário: