segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

15 ANOS DO REMAKE DE FÚRIA DE TITÃS


Em Março vão se completar 15 anos do lançamento do remake de Fúria de Titãs.
Pra marcar o festejo de cristal do filme, vamos ver algumas curiosidades sobre ele?
O Fúria de Titãs de 2010 na verdade tem muito pouca inspiração na Mitologia Grega: ele se preocupa muito mais em ser uma versão moderna do Fúria de Titãs de 1981 do que em retratar os mitos gregos originais.
Mesmo assim, vários personagens vistos no remake foram criados especialmente pra essa versão, ou seja, não existem no filme de 1981 (o Draco, a Io, os fanáticos religiosos de Argos e os djins do deserto).
O Kraken, que aparece em ambos os filmes, não existe na Mitologia Grega: ele é um personagem do Folclore Escandinavo (aparece principalmente nas antigas lendas norueguesas).
No mito original, a Princesa Andrômeda realmente tava a ponto de ser devorada por um monstro marinho quando foi salva pelo Perseu. Mas o nome do monstro era Ceto, e não Kraken.
O deus Hades é o vilão principal do remake. Mas nem os mitos gregos nem o filme de 1981 retratam ele causando nenhum tipo de dano ao Perseu nem dificultando o caminho dele.
As bruxas do Estige foram retratadas aqui como 3 monstros. Mas essa parte, sim, ficou mais próxima da Mitologia Grega do que o que foi mostrado no filme de 1981.
Acontece que, no mito grego original, o Perseu enfrentou as greias, que eram 3 monstros vagamente parecidos com mulheres humanas velhas, mas que não tinham olhos. E assim, as 3 compartilhavam 1 único olho entre si.
Ora, foi isso que foi mostrado aqui, né?
Já no filme de 1981, as bruxas do Estige foram retratadas como 3 velhas sem olhos. Mas humanas, e não monstros.
Os únicos deuses que têm propriamente destaque no filme são Zeus e Hades.
Originalmente, tava previsto que todos os deuses e deusas teriam no mínimo algumas falas na 1ª cena em que eles aparecem. E Apolo teria destaque em algumas cenas ao longo do filme todo.
Isso chegou a ser filmado, mas foi cortado na edição final do filme.
No filme de 1981, o Acrísio e o Calibos são 2 vilões diferentes, que aparecem em fases diferentes do filme e não têm nada a ver um com o outro.
No remake, os 2 personagens foram fundidos e tratados como o mesmo vilão.
Numa cena, enquanto o Perseu e os guerreiros de Argos se preparam pra partir e veem quais são as armas que têm disponíveis, o herói encontra uma pequena coruja-robô. Mas o Draco diz pra ele deixar aquilo ali...
É que, no filme de 1981, a coruja-robô Bubo ajudou o Perseu várias vezes ao longo da história. Assim, essa cena do filme de 2010 é só um easter egg pra homenagear o outro filme.

🐉🐉🐉

Outras vezes em que o blog já falou sobre...

A versão de 1981 de FÚRIA DE TITÃS








A versão de 2010 de FÚRIA DE TITÃS








Até Março!😄→

Nenhum comentário: